Como é dirigir uma Ferrari no Autódromo de Modena

Por Alexandra Aranovich

Dirigir uma Ferrari no Autódromo de Modena na Itália foi sem dúvida uma das experiências mais inesquecíveis da minha viagem à região de Emilia Romagna. Principalmente para o meu marido. Algo que, talvez, jamais faríamos se eu não estivesse participando do projeto Blog Ville em Emilia Romagna na Itália. Assim como a volta de bicicleta em Montese (veja o post aqui!), a “voltinha” de Ferrari foi surpreendente. Sensacional. Finalizo o ano dizendo a mim mesa: “saia mais da casinha, Alexandra! Aventure-se. Abrace mais a natureza. Permita-se mais momentos a dois. Namore. E, é claro, entre um abraço aqui e um beijo acolá, permita-se alguns luxos como, quem sabe, dirigir uma Ferrari.” Não sou uma aficionada, contudo admito que ficar coladinha ao lado dessa máquina vermelha ao vivo e a cores causa tremores no corpo.

Autodromo de Modena

Fui ali dar um voltinha de Ferrari e já volto!!

Fui ali dar um voltinha de Ferrari e já volto!!

Autodromo di Modena

Algumas das maiores celebridades automotivas de todos os tempos nasceram na região de Emilia Romagna, nas proximidades da cidade de Modena, considerada a terra dos motoresFerrari e Lamborghini são dois grandes exemplos. Duas supermáquinas que habitam o coração da região nomeada de Motor Valley devido a grande quantidade de museus e atrações turísticas envolvendo a paixão por carros e motos.

Modena Ferrari

Pois bem, chegamos cedo em Modena para conhecer o Autódromo di Modena (por volta de 60 km de distância da cidade de Bolonha). Estávamos num grupo de seis pessoas. Tudo foi previamente agendado. O Autódromo oferece  uma super pista de testes da Ferrari onde qualquer cidadão comum pode sentir a adrenalina da paixão italiana por motos e carros pisando firme no acelerador.

Modena Ferrari

Fizemos o teste nesta Ferrari F430 que vai de 0 a 100 km/h, em apenas 4 segundos. Antes de colocar os pés na pista, participamos de uma aula básica de 10 minutos (com lanchinhos!) com instruções sobre como dirigir, onde acelerar, onde trocar a marcha, onde reduzir, onde foi que eu não entendi absolutamente nada. Pode repetir?

Autodromo di Modena Ferrari

instrutor dando as orientações antes de pilotar a máquina!

A hora em que entramos na pista ao lado da Ferrari foi aquele auê. Frenesi total. Meu marido tirou fotos de todos os ângulos possíveis do carro.Autodromo di Modena Ferrari

Ferrari Autodromo de Modena

Quanto a mim, fiquei exaltada. Porém, admito, que não tive coragem de acelerar o carro. Na minha vez de pilotar  o co-piloto insistiu para que eu pisasse com mais firmeza no acelerador. Completamente em pânico diante do ícone dos motores, arrepiei. Um fiasco só. Mesmo sabendo que tinha ao meu lado a segurança de um co-piloto que poderia frear a qualquer instante.

o nervorsismo da largada!

o nervorsismo da largada!

sorriso pós pista!

sorriso pós pista!

Por outro lado, meu marido, é claro, pisou com firmeza no acelerador. Está no sangue dos homens! Acelera, Mojo! Modena Ferrari O custo para algumas voltas (se não me engano são 5) é alto. Mas a experiência com certeza é única. Ainda mais para os apaixonados por carros e velocidade. Vale a pena. Podemos falar que voltamos com muitos quilômetros rodados dessa viagem para a Emilia Romagna, certo?

Nossa equipe de pilotos no final da manhã!!

Nossa equipe de pilotos no final da manhã!!

Vale a pena dar uma olhadinha no vídeo que o casal do blog The Planet D (Deb e Dave) fez neste dia. Eu apareço só um segundo (esqueceram de ligar a GoPro na minha vez!!), mas o maridex tá lá, representando o blog.

 

VEJA MAIS DICAS DE MODENA NO BLOG

O que fazer em um dia
Roteiro, passeio para curtir a cidade de Modena em 1 dia (igreja, refeição, museu, etc). Leia aqui! 

Terra da Ferrari
Pilotanto uma Ferrari no Autódromo de Modena e museu da Ferrari. Leia aqui!

A hora do Aperitivo
O happy hour italiano,O  spritz e um local perfeito em Modena para viver esta experiência. Leia aqui!

Aceto Balsamico
Visita e almoço na Acetaia Pedroni e Osteria di Rubbiara. Leia aqui!

Post Índice com todas as dicas e roteiro de Emília Romagna: Bolonha, Modena, Parma, Montese

 

cafe viagem


SAIBA MAIS


AUTÓDROMO DI MODENA


Strada Promposiana, 255/A
41123
Modena 
Emilia Romagna – Itália
SITE: www.autodromodimodena.it

Preço: por volta de de 400 a 650 euros para 5 voltas no Autódromo + lanches Importante: leve a carteira de motorista!
MAIS SOBRE FERRARI EM MODENA: depois de dar uma de piloto, vale a pena conferir o Museu Casa Enzo Ferrari – onde a antiga casa do fundador da Ferrari contrasta com o prédio futurista onde está localizado o museu-loja-café. O espaço foi inaugurado no início de 2013. Fica na Via Paolo Ferrari, 85
. Mais informações em 
www.museocasaenzoferrari.it

*A autora participou desta atração a convite do projeto Blog Ville.  

EMILIA-ROMAGNA-BLOG-VILLE

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
21
dez
13
Deixe o seu comentário!
  1. […] muito mais para se fazer no Motor Valley, você pode dar uma voltinha numa Ferrari por exemplo, como fez a Alexandra do blog Café Viagem, fazer um tour gratuito para conhecer a produção de vinagre Balsamico artesanal como fez o Kash […]

  2. José Olympio Neto01/08/2015 - 18:16

    Cara Alxandra,

    Estarei em Módena em outubro próximo e pretendo dar uns giros de Ferrari no autódromo.

    Como sempre estive próximo das competições automobilisticas (kart, turismo, rallye, etc) tenho alguma experiencia em pilotagem. Por isso, pergunto:

    Sabem vocês se o monitor que nos acompanha leva em consideração a performance de quem está dirigindo, de forma a permitir uma pilotagem mais agressiva? Ou existe um limite máximo de velocidade, independentemente da habilidade do piloto?

    Afinal,você há de concordar, não haveria graça nenhuma em investir tanto para pilotar uma Ferrari em pista fechada, a modestos 130 Kms/h.

    Parabenizando-a pelo seu blog, agradeço antecipadamente os esclarecimentos.

  3. luisa03/05/2017 - 18:20

    Ola Alexandra!

    Adoro o seu blog! Estou indo com o meu namorado para Bologna, Parma, Modena e arredores… Gostaria de saber se poderia me ajudar em uma questão..

    Quanto tempo a visita ao autódromo + o tempo das voltas de Ferrari demorou?
    Se puder responder agradeceria muito, estamos precisando para nos organizar nos horários e seguir viagem!

    Obrigada!

  4. Michelle18/06/2017 - 15:02

    Boa tarde. Eu e meu marido vamos à Itália no início do outono. Pensamos em alugar um carro em Florença e e gostaríamos de ir ao museu da Ferrari, depois ir em uma dessas duas cidades Parma ou Bolonha dormir por lá e no dia seguinte seguirmos para Veneza. Minha dúvida é em qual dessas duas cidades eu aproveitaria melhor o finzinho de tarde a noite. Qual você me recomendaria dormir?