Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este

Por Alexandra Aranovich

Procurando uma vinícola mais próxima de Punta del Este para um passeio e degustação?  Fui conhecer recentemente a Bodega Alto de La Ballena,  uma pequena vinícola familiar de terroir marítimo situada a 16 km de Punta Ballena no departamento de Maldonado. Punta Ballena, para quem não sabe, fica coladinha em Punta del Este no Uruguai. Punta Ballena é a praia onde está localizada a Casapueblo , a obra prima do artista  Carlos Paez Vilaró. Além da Alto de la Ballena, existem outras duas vinícolas perto de Punta del Este para um passeio bate-volta: a Gárzon (a mais famosa, em Pueblo Gárzon – a 60 km de Punta del Este) e a Viña Éden (em Pueblo Éden, uns 30 km de Punta Ballena). Como o tempo era curto, fui conhecer a mais próxima da Península de Punta del Este, a Alto de la Ballena. Adorei e recomendo!

o fim de tarde que começa assim…

Alto de La Ballena Vinicola mais proxima de Punta del Este

e termina sem palavras…

Essa é uma região jovem de produção de uva no Uruguai. E a bodega Alto de la Ballena é uma das pioneiras nesse solo. A vinícola pertence a um casal muito simpático: Paula Pivel e Álvaro Lorenzo.  Ambos abandonaram suas profissões para realizarem o sonho de  produzir vinho e ter um estilo todo próprio de vida. São eles que recebem os visitantes para uma degustação no deque da vinícola onde é possível apreciar os vinhos excelentes e uma paisagem única do Cerro Pan de Azúcar (Morro Pão de Açúcar) com os vinhedos e a Laguna Del Sauce.

Curiosidades: o Cerro Pan de Azúcar é a terceira elevação mais alta do Uruguai. Já a Laguna Del Sauce é uma reserva de água doce, adorada para a prática de esportes aquáticos de vela e remo. A laguna está rodeada por um bosque e belas residências que podem ser vistas na estrada até a vinícola.

Apesar de ser considerada um vinícola boutique, o local não tem uma megaestrutura . O deque é simples e as grandes estrelas são os vinhos e o visual esplêndido com a brisa do encontro do oceano com o Rio da Prata. Agendei a degustação por email e Paula me recomendou que fosse feita ao entardecer, no fim do dia, para que fosse possível apreciar o pôr do sol único de seu terroir.

Paula Pivel, enóloga da Alto de la Ballena foi quem nos recebeu

Aliás, uma dica: é imprescindível  agendar a visita e degustação na Bodega Alto de la Ballena ! No final deste post você encontra os contatos.

caminhada nos vinhedos

A bodega Alto de la Ballena faz parte do Los Caminos del Vino (rota uruguaia das bodegas familiares do Uruguai) e da  Asociación de Turismo Enológico. Ouvi falar pela primeira vez da vinícola em minha visita à Bodegas Carrau da fronteira entre o Uruguai e Brasil onde encontramos e tiramos fotos com vários e importantes vitivinicultores uruguaios.  De casaco azul na foto, está Paula e logo abaixo seu marido Álvaro. Ainda quero conhecer as vinícolas de todos com quem tirei esta foto especial para mim!

Fundada por volta do ano 2000, Alto de La Ballena teve sua primeira colheita em 2005. São 20 hectares onde apenas 8 são de vinhedos.

as pedras bem presentes no solo onde os vinhedos se beneficiam das brisas marinhas

As cepas características da bodega são as tintas Tannat, Merlot, Cabernet Franc e Syrah, além da branca Viognier. Um dos grandes destaques da Alto de La Ballena é o ” romance”  do  Tannat (90%) com Viognier (10%) – vinho que encerra a  degustação junto ao fim do dia com o céu sendo pintado pela natureza. Um vinho com aroma mais intenso.

o vinho de destaque na Alto de la Ballena: tannat e viognier

O nome Alto de la Ballena refere-se às baleias pois essa região no Depto. de Maldonado também é conhecida por Sierra de la Ballena. Aliás, adoro os rótulos! Os vinhos tem um frescor delicioso, principalmente o branco Viognier que em 2016 teve uma excelente colheita. Pela sua localização, bodega recebe influencia do mar que está a poucos quilômetros dos vinhedos. Dica: leve mais de uma garrafa do branco Viognier (eu levei só duas e me arrependi!).

o meu preferido da Alto de La Ballen: o branco viognier

O local transmite uma paz imensa. Antes da degustação, caminhamos nos vinhedos  de Syrah e e pelas pedras que são características do solo. Fiquei muito triste quando Paula me contou que no dia 23 de dezembro de 2016 um forte tornado devastou seus vinhedos prejudicando a produção de 2017, coisas da natureza. Desejo do fundo do meu coração que a natureza seja generosa para os próximos anos com seu terroir pois o vinho e seus produtores merecem!

esperando o pôr do sol com um rosé após o branco

Enquanto degustávamos os vinhos com queijos, conversei com Paula e anotei várias dicas da região que pretendo visitar em breve.

Apesar de pequena, os vinhos de Alto de la Ballena encantam por sua qualidade e pela proximidade com que Paula recebe os visitantes. A poesia da paisagem também aguça os sentidos a cada vinho que vamos provando embalados por uma boa conversa. De coração, desejo que essa terra seja abençoado pela natureza e afaste os ventos fortes, geadas e granizos para bem longe dos parreirais.

De repente o sol vai se despedindo…

depois do laranja, o horizonte se veste de rosa e  e azul…

Saímos de lá com uma caixa de vinhos que são vendidos entre US$ 15 (Viogner) a 20 dólares a garrafa. Uma excelente compra. A saber: em 2016 o Guia Descorchados avaliou o Reserva Cabernet Franc 2011 Alto de la Ballena como o ” melhor vinho em outras cepas tintas do Uruguai”  e o Cetus Syrah 2012 Alto de Ballena como o ” melhor syrah do Uruguai” .

 

Anote para agendar a visita:

Email visitas@altodelaballena.com  (com Paula)
PS: as degustações são pagas em dinheiro (pesos ou dólares). Já os vinhos comprados no local podem ser pagos em cartão de crédito.

Opção 1
Passeio e degustação de 4 rótulos  com queijos e pães (Viognier, Rosé, Tannat-Merlot-Cabernet Franc e  Reserva Tannat-Viognier)
USD 32 por pessoa

Opção 2
Passeio e degustação top de 6 rótulos  com queijos e pães  ( Viognier, Rosé, Reserva Cabernet Franc, Reserva Tannat-Viognier,  Reserva Merlot,  Cetus Cuvée )
USD 50 por pessoa


SAIBA MAIS

 


ALTO DE LA BALLENA BODEGA Y VIÑEDOS
Ruta 12 km 16.400
Sierra de la Ballena, Maldonado | a 12 km de Punta del Este
Coordenada pelo 094 410328
Site : www.altodelaballena.com
Fanpage : www.facebook.com/Alto-de-la-Ballena-Bodega

 



Booking.com

 

+ DICAS DE PUNTA DEL ESTE NO BLOG

 

Onde Ficar em Punta del Este – dicas de hotéis por região

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

9 restaurantes mais em conta em Punta del Este para favoritar

ONDE COMER EM PUNTA DEL ESTE

Melhores medialunas em Punta del Este

Museu da Casapueblo
 |  o museu e a experiência imperdível do pôr do sol de camarote

Museu Ralli | um museu gratuito e belíssimo no bosque de Punta

Museu do Mar
| uma atração com crianças

POST ÍNDICE URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM as melhores dicas do Uruguai do blog

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
05
abr
17
Deixe o seu comentário!
  1. Aparecida Brandão24/04/2017 - 18:00

    Quero visitar a vinícola.
    Estou em Punta del este, no Sílabas
    Somos 4 adultos
    Como posso marcar
    Obrigada