Circuito dos Vinhos – tour no Vale dos Vinhedos a partir de Gramado

Por Alexandra Aranovich

Semana passada, a convite da Citral Serra, o Café Viagem foi conhecer um novo tour no Vale dos Vinhedos: o “ Circuito dos Vinhos ” . Trata-se de um pacote turístico especial e diferente de tudo que existe no mercado para quem está turistando em Gramado e Canela (RS) e gostaria de fazer um bate-volta ao Vale dos Vinhedos em  Bento Gonçalves. O grande atrativo do novo tour é que ao chegar no Vale dos Vinhedos a van dará voltas na rota e funcionará como um ônibus turístico hop-on-hop-off — ou seja, você sobe e desce à vontade nos mais de 25 pontos de parada.

O passageiro é livre para decidir onde vai descer e embarcar novamente em toda a rota do Vale dos Vinhedos. Explico…

Testamos o tour Circuito dos Vinhos a convite da Citral Serra. A biscoiteria Itallini foi uma das nossas paradas

⇒  Como funciona o Circuito dos Vinhos

O tour Circuito dos Vinhos parte pela manhã cedo (8h) em uma van de Gramado e Canela e busca os turistas em seus hotéis. Precisa ser agendado com no mínimo 24 horas de antecedência com a Citral Serra. No trajeto até o Vale dos Vinhedos o guia vai contar detalhes da história dos imigrantes da região bem como curiosidades e vinícolas que fazem parte do roteiro.  

Sim, tem parada no Pórtico para um fotinho

A chegada ao Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves é em trono das 10h45. Durante o dia, a van dará umas  5 voltas completas na rota do Vale dos Vinhedos. Os passageiros ganharão mapa onde consta as mais de 25  paradas no Vale dos Vinhedos que fazem parte do Circuito dos Vinhos. As paradas são vinícolas, lojas, pontos turísticos (como o pórtico de Bento) e restaurantes.

O Silvano, motorista e guia do tour

Cada passageiro escolhe onde quer parar, degustar e almoçar.  E receberá ajuda do guia se for necessário para fazer suas escolhas.

Evidente que será preciso que o passageiro se programe para pegar a van durante o deslocamento conversando com o guia sobre horários das paradas. Sugiro ter em mãos o telefone do motorista caso você se atrase ou fique confuso com horários.

Dica: em algumas paradas é possível fazer mais de uma atração. Por exemplo: quem desce na Vinícola Miolo pode aproveitar também para ver a vista do SPA do Vinho e fazer degustação na Cave de Pedra – tudo caminhando!

Curtindo o convite da Citral Serra com essa vista linda da Miolo

⇒  Quem é a Citral Serra ?

A Citral Serra é um receptivo da Serra Gaúcha que pertence ao mesmo grupo da Citral Transporte e Turismo S.A. – empresa privada na ramo de transportes com mais de 65 anos de experiência no estado do Rio Grande do Sul. A Citral tem linhas regulares no trajeto do aeroporto e da rodoviária de Porto Alegre até as rodoviárias de Gramado e Canela. Também oferece um ônibus circular que faz roteiro nos principais pontos turísticos de Gramado e Canela no valor por volta de  R$ 3,45 (por embarque).

Com loja em Gramado, a Citral Serra oferece pacotes turísticos em Gramado e Canela e arredores, como o Tour Vinho e Uva, Tour Linha Bela e o novo Circuito de Vinhos.

visual do alto da Cave de Pedra (vale a pena!)

Bruna Borges, gerente de marketing da Citral Serra e criadora do Circuito dos Vinhos conta que foi após uma viagem à zona turística de vinhedos na Africa do Sul que surgiu a inspiração do tour. “Na África, existe um ônibus que funciona de forma semelhante, o Tour de Vinhos de Cape Town. Testei e é um sucesso. 

⇒  O Circuito dos Vinhos é bom para quem…

A ideia de deixar o turista livre para fazer suas escolhas no roteiro e degustar vinhos com toda a tranquilidade me parece ótima. Principalmente para quem quer experimentar os vinhos da região sem precisar dirigir (e não quer correr o risco de dirigir embrigado, levar multa, etc!) e estiver  hospedado em Gramado e Canela.

degustação na vinícola Miolo que também tem uma loja

Grande parte dos pacotes oferecidos para o Vale dos Vinhedos a partir de Gramado e Canela privilegiam as grandes vinícolas do Vale. No Circuito dos Vinhos existe a possibilidade de eleger tanto uma vinícola grande quanto um pequena e familiar. 

Curtindo o passeio no Vale dos Vinhedos em 3 momentos: jardim da Miolo, casa centenária da Marco Luigi e paisagem de outono

⇒  Posso pegar o tour a partir de
Bento ou  Vale dos Vinhedos ?

Infelizmente, não. Se você estiver turistando no Vale dos Vinhedos não poderá pegar a van. Apenas quem parte com o veículo a partir de Gramado e Canela. Existe um projeto futuro para o tour Circuito dos Vinhos funcionar  também a partir de Bento, mas por enquanto só parte de Gramado e Canela.

parada na Casa Valduga para almoço no restaurante da vinícola

⇒  Dica para embarque e desembarque

E para quem precisa de uma ajuda, o Café Viagem indica 3 roteiros  (cada número é uma parada) para 1 dia de Vale dos Vinhedos neste circuito

SUGESTÃO DE ROTEIRO 1 POR CAFÉ VIAGEM :
3 PARADAS

  1. Visita e degustação na Vinícola Almaúnica (e talvez degustação e compras na loja de biscoitos Itallini)
  2. Almoço Mamma Gema Tratoria
  3. Visita Vinícola Miolo, SPA do Vinho (paisagem da entrada na fonte) e degustação às cegas na Cave de Pedra

Degustação às cegas na Cave de Pedra, bem próxima à Miolo

SUGESTÃO DE ROTEIRO 2 POR CAFÉ VIAGEM:
2 PARADAS

  1. Visita Marco Luigi  (visual lindo), visita igreja de vinho (Capela Nossa Senhora das Neves)
  2. Visita Vinícola Valduga, almoço vinícola Valduga, visita ao Jardim Leopoldina (sorvete, cerveja, compras), degustação Larentis

Linda vista da Vinícola Marco Luigi próxima a Capela feita de vinho

Almoço no restaurante da Casa Valduga que serve pratos típicos da culinária italiana

SUGESTÃO DE ROTEIRO 3POR CAFÉ VIAGEM:
3 PARADAS

  1. Visita e degustação Milantino e Don Laurindo (uma ao lado da outra)
  2. almoço típico na Giordani Gastronomia
  3. Relax no Jardim Leopoldina (sorvete, compras, cerveja) e visita e degustação Casa Valduga (se der tempo, na Larentis )

Don Laurindo da família Brandelli no Vale dos Vinhedos

+ DICAS DA SERRA GAÚCHA : 

 POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS E ROTEIROS DE GRAMADO E CANELA 

AMO SERRA GAÚCHA – destaques e novidades para apaixonados pela Serra Gaúcha no RS

Post Índice Bento Gonçalves | RS – todas as nossas dicas das 5 rotas turísticas de Bento

♥ ♥  26 Hotéis e pousadas para namorar na Serra Gaúcha 

Foto Alice Klein que participou com o Café Viagem do Tour Circuito dos Vinhos


SAIBA MAIS

 

CITRAL SERRA – CIRCUITO DOS VINHOS

Av. das Hortênsias, 2112 – Sala 2
Bairro: Centro – Gramado/RS
contato@citralserra.com.br
Tel.: (54) 3286 4184 
VALORES
Por enquanto, o Circuito dos Vinhos só funcionará nas sextas-feiras e tem o valor de 120 reais (baixa temporada) e R$ 140 (alta temporada | julho e agosto) por pessoa. No valor está incluso guia e transporte ida-volta Gramado/Canela/Nova Petrópolis a Bento Gonçalves. Refeições e degustação serão pagas a parte em cada local.

Melhores sites planejar viagem

Conheça os parceiros do Café Viagem para pesquisar e fazer reservas para sua viagem.
Todos eles foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

HOSPEDAGEM NA SERRA GAÚCHA –  o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas  com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos casos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS. CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante. CONSULTE AQUI!

SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços.  FAÇA AQUI COTAÇÃO.

INGRESSOS, PACOTES E TRANSFER NA SERRA GAÚCHA A BELA VIAGEM é o site online com o maior número de ofertas da Serra Gaúcha a partir de Gramado e Canela : tours, ingressos, bustour e pacotes para um dia nos Cânions ou Vale dos Vinhedos. E com facilidade de pagamento parcelado no cartão. FAÇA AQUI A SUA BUSCA

 ⇒  QUER CONSULTORIA PARA UM TOUR PERSONALIZADO NO VALE DOS VINHEDOS E/OU BENTO? Escreva para gente : contatocafeviagem@gmail.com

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
16
abr
17
Deixe o seu comentário!
  1. Claúdia Jacot18/04/2017 - 15:34

    Que experiência incrível, ótima postagem.

  2. Bianca28/06/2017 - 02:56

    Oi, Alexandra! Adorei o seu post! Vou agora em Julho e é stava querendo mesmo uma opção de passeio no Vale dos Vinhedos que fosse menos turística e eu pudesse ficar mais livre para escolher o que eu gostaria de conhecer. Você acha que seria possível fazer um roteiro de 3 paradas incluindo visita Marco Luigi, almoço no Mamma Gema e depois relaxar no Jardim Leopoldina?

    • Alexandra Aranovich28/06/2017 - 21:38

      Oi Bianca

      Vai ser corrido, mas acho que dá tempo sim.
      Só tente fazer coisas proximas, como

      Almoço Mamma Gema Tratoria + Vinícola Miolo + SPA do Vinho (paisagem da entrada na fonte) + Cave de Pedra

      Marco Luigi + Jardim Leopoldina

  3. Bianca29/06/2017 - 10:54

    Boa ideia, Alexandra! Posso então ir primeiro no Jardim Leopoldina, depois almoçar na Mamma Gema e finalizar na Miolo (amei aquela vista e o Wine Bar!) Se der tempo vou na Cave de Pedra também. O que acha? Queria te fazer outra pergunta! É possível visitar as vinícolas sem fazer a degustação? Ou tem que pagar a degustação pra entrar? Eu e meu marido não bebemos, mas queríamos visitar e conhecer mesmo assim.

    • Alexandra Aranovich29/06/2017 - 18:29

      Bianca

      Eu faria por proximidade

      Vinícola Valduga e vai caminhando até Jardim Leopoldina
      pega o onibus
      e vai Almoçar no Mamma Gema
      pega o ônibus
      vai até Miolo , tira foto da vista do Spa do vinho e vai até a Cave de Pedra (tudo caminhando)

    • Alessandro30/06/2017 - 10:44

      É minha dúvida também. Gostaria de saber se é possível fazer as visitas sem a degustação. E se tem que pagar o ingresso em todas as visitas, pois eu também não bebo.

      • Alexandra Aranovich30/06/2017 - 11:22

        Oi Alessandro
        você pode visitar sem pagar as vinícolas. Só paga se quiser fazer degustacão.
        Abs
        Alexandra do Café Viagem

    • Alessandro30/06/2017 - 10:45

      É minha dúvida também. Gostaria de saber se existe visita somente à vinícola, mas sem a degustação. E se tem que pagar o ingresso em todas as visitas, pois eu também não bebo.

  4. Bianca02/07/2017 - 13:43

    Muuuito obrigada pelas dicas, Alexandra! Me ajudou muito! Adorei o seu blog!