O ponto de partida: escolhendo transporte, guia e vinícolas em Mendoza

Por Alexandra Aranovich

Quando decidimos viajar com um grupo de amigos ao reino do Malbec na Argentina já sabíamos que seria imprescindível escolher o guia e vinícolas do roteiro em Mendoza com antecedência, reservando refeições, passeios e degustações. Já tinha ouvido falar que Mendoza não é um destino para chegar e resolver tudo na hora. E não é mesmo. Afinal, são mais 1350 vinícolas, sendo mais de 300 abertas à visitação. Sem falar das distâncias entre as vinícolas que podem ser de até 110 km (Valle de Uco, por exemplo, fica a uma hora e meia de carro do centro de Mendoza). É preciso um planejamento prévio e por isso achei que este post era necessário nesta série do blog “ Entre Vinhos e Amigos em Mendoza” .

Vai por mim: contar com um boa guia de turismo para agendar as suas visitas e transporte é tudo de bom quando se trata desse destino. Abaixo, um relato da nossa experiência.

Ao centro o Leo, nosso guia em Mendoza e também amigo depois da viagem!

Vai por mim: se for a Mendoza, não dirija !

Você pode alugar um carro em Mendoza e dirigir até as vinícolas. Mas é bom saber que as distâncias são grandes (de até 110 km) e se bebe muuuito (e bem) nas degustações. Ou seja, não recomendo mesmo dirigir. Mendoza é um destino para ser guiado. O ideal é fechar um pacote de transporte com transfer aeroporto/hotel e passeios em vinícolas.

De galera no ônibus é mais divertido. Alugar carro para visitar vinícolas, não recomendo !

Montando o roteiro Mendoza
e escolhendo vinícolas, transporte e guia

Selecionar poucas das mais de 300 vinícolas para visitar não é tarefa fácil. Onde almoçar, como montar o roteiro de vinícolas partir das regiões de vinhedos de Maipú, Luján de Cuyo e Vale de Uco? Enfim, são dúvidas e mais dúvidas que vão surgindo quando se monta um roteiro a Mendoza. Na nossa experiência, a figura de um bom guia/empresa de turismo foi essencial no planejamento do roteiro. Chegamos a orçar todo o pacote da viagem com uma agência de turismo de Porto Alegre mas não achamos que valia a pena. Então, compramos passagens aéreas e fizemos reserva de hotel em Mendoza por nossa conta. Mas fomos atrás de ajuda para montar o roteiro de vinícolas. Consultamos algumas empresas de Mendoza por email até encontramos o nosso mestre em Mendoza. Voltamos todos fãs do Leo.

Leonardo Sarcinellada Vendimia Wine Tours
– nossa dica, nosso guia e amigo em Mendoza

Há várias empresas que oferecem tours e pacotes em Mendoza, incluindo transfer aeroporto. Pesquisamos bastante e encontramos um SuperAchado e extremamente bem avaliado (e elogiado) no TripAdvisor: o Leonardo da Vendimia Wine Tours  Leo foi mais do que o nosso guia turístico em Mendoza. Nos surpreendeu a cada experiência que planejou. Nos recebeu com aquele carinho que se recebe um grande amigo. Nos encheu de dicas e mimos. Pode ter certeza, Leonardo da Vendimia foi um dos grandes acertos da nossa viagem a Mendoza entre amigos. Mandou muito bem e por isso ganhou um post aqui no blog cheio de recomendações!! Um cara simples, inteligente, honesto, trabalhador e sorridente!

Leonardo ao fundo sentado com a nossa galera na Bodega La Azul

Leo acertou o roteiro e transporte comigo por email e WhatsApp (no fim do post, veja os contatos). Passei para ele o perfil do grupo e preferências. A partir daí, Leo enviou valores e sugestões de vinícolas e negociamos. Em vários momentos questionei Leo sobre almoço ou vinícolas sugeridas. Ele me pediu para confiar nele. E estava certo. Foi um roteiro im-pe-cá-vel.

Tivemos 8 degustações e experiências em vinícolas extraordinárias, sendo 3 refeições (almoços) harmonizados. Tudo isso em 3 dias (nossa viagem foi de 4 noites, mas tivemos apenas 3 dias completos em Mendoza).
–> LEIA  aqui o post do nosso roteiro resumido com vinícolas e restaurantes!

Incluímos também no pacote do Leo o transfer aeroporto/hotel e hotel/restaurantes à noite. Recomendo o Leonardo da Vendimia de olhos fechados. Um pacote como o nosso (3 dias em vinícolas excepcionais e almoços idem + transfers) sai por volta de 480/560 dólares por pessoa. E vale cada centavo. Não é jabá, é elogio mesmo de quem voltou feliz da vida dessa viagem (eu e mais 9 pessoas!).

partiu, estrada linda de Mendoza!

Extras e surpresas que nos conquistaram
da Vendimia Wine Tours

O Leonardo ainda nos surpreendeu com uns presentinhos que adoramos na chegada (não vou contar para não estragar a surpresa!). Além da Vendimia Wine Tours, Leonardo também tem uma empresa de souvenir de Mendoza com sua esposa que é designer (a Wine Design – por isso tudo é tão lindo, incluindo o logotipo da Vendimia). Mas foi a agenda de vinhos e anotações personalizada que recebemos dele que me conquistou: tinha o logo de todas as vinícolas que visitamos e, ainda, o logotipo do Café Viagem. Gente, fofo demaissss (entende por que adorei a Vendimia? ).

Ameiiii o nosso caderninho de vinhos com o logo do Café Viagem (ideia do Leonardo!!)

De um lado alguns mimos que ganhamos no tour e do outro lado alguns que compramos da marca Wine Design

E isso que nem falei o principal: Leonardo registra todos os passeios em sua câmera e oferece as fotos no final do tour sem custo extra para seus clientes. É um bônus.

Nosso pacote foi feito em um micro-ônibus pois estávamos em 10 pessoas + guia e motorista. Contudo, o Leonardo também atende grupos menores ou mesmo apenas casais. Nesse caso, utiliza um carro ou uma van.

 

Com o Leonardo tirando fotos sobrou mais tempo pra gente brindar !

Reservando restaurantes concorridos

Com o transporte garantido, vinícolas definidas, hotel reservado em Mendoza (falarei do hotel em um post mais adiante), bastou elegermos alguns restaurantes para jantar que tínhamos vontade de conhecer. E como uma mesa para 10 pessoas, como foi o nosso caso, não se consegue num piscar de olhos em restaurantes concorridos, fizemos reservas antecipadas também, só que online diretamente nos sites dos restaurantes.
PS: se precisar, o Leonardo da Vendimia faz esta reserva também para o grupo! A gente que acabou fazendo por conta própria mesmo já que tinha uma blogueira de viagem no grupo, certo?

O legal é que o Leonardo não se cansou de registrar a alegria imensa do grupo em Mendoza!

O Enzo, filho do Leo, que no último dia nos emocionou (mas isso já é outra história!)

 

Confira o post do nosso roteiro resumido :

Roteiro Mendoza entre Vinhos e Amigos:
resumo da nossa viagem com visita a 8 vinícolas, dicas de restaurantes e lista de vinhos degustados

 

+ Dicas de Mendoza no Café Viagem

 

RESUMO DO NOSSO ROTEIRO MENDOZA ENTRE AMIGOS 

DICAS DE MENDOZA NA ARGENTINA – ROTEIRO COMPLETO FEITO NO INVERNO

Enólogo por um dia na Bodega Norton de Mendoza

—> As experiências principais irão ganhar um post detalhado aqui no Café Viagem.
Aguarde a série Mendoza do Café Viagem!

 

 


SAIBA MAIS

 


VENDIMIA WINE TOURS
LEONARDO SARCINELLA

Fanpage: ww.facebook.com/Vendimiacom
Contato: WhastApp  +54 9261 545 0651  | email: info@vendimia.com
—> Veja aqui avaliação do Leonardo da Vendimia.com no TripAdvisor

 

Procurando  hotéis e pousadas em Mendoza?
Não deixe de conferir aqui as ofertas do Booking
 que além das tarifas econômicas
tem a facilidade de reserva com cancelamento grátis para a maioria dos quartos.

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM
A REAL SEGURO VIAGEM FAZ A COTAÇÃO E  BUSCA OS MELHORES PREÇOS E VÁRIAS OPÇÕES DE SEGURO, CONSULTE AQUI !



Booking.com

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
01
maio
17
Deixe o seu comentário!