Feriados de 2017 – dicas para suas viagens do ano no Rio Grande do Sul

Por Alexandra Aranovich

, Nem bem o verão partiu e já sonhamos com a próxima folga. E o bom é que os feriados de 2017 prometem agitar o ano. Grande parte dos feriados nacionais caem em dias úteis, ou seja, vai ser difícil não emendar uma boa folga e garantir pelo menos um feriadão. Basta se programar com antecedência e garantir boas tarifas de aéreo ou hotéis. Abaixo indico datas e alguns parceiros do Café Viagem para você pesquisar promoções de viagens no Rio Grande do Sul . E ainda: países e estados vizinhos (como Uruguai e Santa Catarina). Marcamos os links de posts do blog com boas ideias para você programar o seu roteiro em datas especiais e feriados.

Benditos Feriadões! Boa pesquisa, bom descanso durante 2017.

 

ENTÃO, BORA PROGRAMAR…

F E R I A D O S    A B R I L 

Páscoa : 14 (sexta-feira da Paixão) e 16 de abril (Domingo de Páscoa)
Feriadão: de 14 (sexta) a 16 de abril (domingo)

Tiradentes : 21 de abril
Feriadão: 21 (sexta)  a 23 de abril (domingo)

 

A  serra gaúcha é um destino perfeito para este mês. A Páscoa decora as cidades de Gramado e Canela. Em Bento Gonçalves, região dos vinhedos, a paisagem do outono começa a tomar forma e o clima vai ficando mais ameno e agradável. Outra região que pode ser uma boa surpresa é a dos cânions em Cambará do Sul, período ideal principalmente para quem não gosta do frio intenso que se inicia no final de maio.
Dicas de hotéis confira nos posts:
hotéis indicados em Gramado e Canela para quem leva crianças
15 dicas de hotéis e pousadas econômicas em Gramado e Canela 

E como o Uruguai é vizinho do Rio Grande do Sul, vou incluir o país neste post. Afinal, todo gaúcho adora pegar o carro e atravessar a fronteira, nem que seja para umas comprinhas nos Free-Shops em Rivera ou Chuí. O Uruguai é um excelente destino para o mês de abril, afinal com sorte você ainda consegue pegar uma praia em Punta del Este ou um sol pelo Rio da Prata.  Não é a toa que o país realiza em abril, durante a semana da Páscoa, a Semana do Turismo. Mas aviso: sem virtude da Semana do Turismo, a Páscoa é um período concorrido para viagens em todo o país. O Café Viagem recomenda os destinos de Punta del Este, La Paloma, Carmelo, Colônia do Sacramento e Montevidéu. Para um roteiro romântico no Uruguai, não deixe de conferir este post.

Canela decorada para a Páscoa

F E R I A D O S   M A I O

Dia do Trabalhador: 1º de maio
Feriadão: de 29 de abril (sábado) a 1º de maio (segunda )

 

Início de maio tem Festival de Balonismo na Praia de Torres. Um programa legal para explorar também as belezas da região e quem sabe se aventurar também pela Rota do Sol até os cânions em Cambará do Sul . O festival de Balonismo de Torres acontece entre 28 de abril (sexta-feira) e 1º de maio (segunda-feira, feriado do dia do Trabalhador)

Maio e junho são os meus meses favoritos para se jogar em qualquer destino da serra gaúcha. A paisagem do outono toma conta da região e os cenários são de tirar o fôlego. Sem falar que neste período (que não é considerado alta !) dá para encontrar excelentes tarifas promocionais de hotéis no Booking tanto em Gramado quanto em Canela ou Bento Gonçalves, vai por mim. Uma boa época para percorrer e se aventurar de carro pela Rota Romântica, sem pressa. Ou, quem sabe investir em destintos não tão concorridos como Nova Petrópolis (vizinha de Gramado)Garibaldi (vizinha de Bento Gonçalves) e São Chico com o nostálgico e restaurado Parador Veraneio Hampel.

Um cantinho especial para namorar o outono na  Aldeia do Imigrante – Nova Petrópolis

 

F E R I A D O S   J U N H O  

⇒ Corpus Christi : 15 de junho
Feriadão: de 15 (quinta-feira) a 18 de junho (domingo)
♥♥ Dia dos Namorados 12 de junho  (não é feriado e cai em uma segunda-feira )

 

A paisagem do outono segue linda no RS durante o mês de junho. Para este período indico se aventurar pela região da campanha, mesmo que faltem hotéis confortáveis em muitas regiões. Foi durante este período que fiz a viagem pela Rota Farroupilha e recomendo alguns destinos que vão encantar você não só com a história do RS  mas também como boa gastronomia. Que tal Pelotas? Cidade dos doces, dos casarios antigos, charqueadas e das parrillas.

Turistando por Pelotas no Quindim, o ônibus turístico

O Dia dos Namorados em 2017 cai em uma segunda-feira. A dica é antecipar a comemoração para o fim de semana (10 e 11 de junho). Faça a sua reserva antecipada e garanta o seu fim de semana romântico. Para ajudar na escolha, veja o post  ” 25 Hotéis e pousadas para namorar na serra gaúcha” 

Clima totalmente lua de mel no Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul

F É R I A S   E S C O L A R E S   D E  J UL H O 

Julho não tem feriado mas tem folga na escola das crianças. No Rio Grande do Sul, muitas famílias procuram Gramado e Canela para curtir as férias de julho com pimpolhos. Temos um bom roteiro para um fim de semana em família e amigos em Canela neste post aqui! 
Outros destinos que recomendamos para esse período por perto são: a dupla Beto Carrero e resort Infinity Blue, almoço com amigos em Morro Reuter Nova Petrópolis , Pelotas e Cambará do Sul (Cânions). E ainda: o simpático hotel Vila Michellon no Vale dos Vinhedos ou o Hotel Alpestre em Gramado. Se o destino eleito for Bento, não deixe de conferir o post com “ 10 atrações imperdíveis em Bento Gonçalves com a turma kids do suco de uva” 

F E R I A D O S   S E T E M B R O

Independência do Brasil : 7 de setembro
Feriadão: de 7 (quinta) a  10 de setembro (domingo)

Farroupilha (somente no Rio Grande do Sul) : 20  de setembro (quarta-feira)

churrasco de ovelha na Fazenda Pontal

No início de setembro, o gaúcho já começa a sonhar com a chegada de um calorzinho e dá a partida nas escapadas para as praias do litoral norte ou praias de rio como São Lourenço do Sul (Costa Doce). Um passeio que pode surpreender é o da Fazenda Pontal ao lado de Capão da Canoa.

Setembro também é tempo de começar a namorar um outro vizinho, o estado de Santa Catarina: praias, vinícolas e cânions. Ou a nossa ” Orlando brasileira”  no parque do Beto Carrero World em Penha, ao lado de Camboriú. 

A nossa viagem pela Rota Farroupilha feita em 2016 pode inspirar a sua no período em que o RS comemora a Semana Farroupilha. Para quem fica em Porto Alegre, indico dar uma voltinha no Acampamento Farroupilha. Mas se for curtir o feriado longe da capital, não deixe de conhecer as Minas de Camaquã e Caçapava do Sul, um turismo de ecoaventura

Minas do Camaquã em Caçapava do Sul, ecoaventura no RS

—> Em setembro já pense em garantir a sua reserva de hotel em GRAMADO e CANELA  para o período de Natal. No Booking você consegue muitas opções com cancelamento gratuito. Vale a pena garantir!

F E R I A D O S   O U T U B R O

Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças: 12 de outubro
Feriadão: de 12 (quinta)  a 15 de outubro (domingo)

Que tal escapar dos destinos óbvios do RS em outubro (como Gramado e Bento), e investir em programas diferentes no mês de outubro? A sugestão do Café Viagem é a Hospedaria Rio do Vento em Caxias do Sul (templo dos morangos) , programa que indico fortemente com turma de amigos. Se for Dia das Crianças, leve a turma e feche a pousada que tem por volta de 6 quartos. Afora comer bem em Caxias do Sul e se divertir na pousada (e se afundar nas sobremesas com morangos), você pode programar um pulo em Flores da Cunha e em Caravaggio no mesmo fim de semana/feriado.

Garibaldi, a Capital do Espumante no Brasil, também merece a visita nesse período. Se estiver com crianças, não deixe de agendar uma volta de trem Maria Fumaça. Fique atento para a data do evento Garibaldi Vintage (im-per-dí-vel) que acontece entre os meses de outubro e novembro.

Ainda nessa região da serra, o Hotel Dona Adélia também pode ser uma agradável surpresa, principalmente para os comensais de plantão. Explore as rotas rurais e a pequena Otávio Rocha.

Garibaldi Vintage, uma festa pra colocar na sua agenda do ano !

 

F E R I A D O S   N O V E M B R O

Finados: 2 de novembro
Feriadão: de 2  (quinta)  a 5 de novembro (domingo)

Proclamação da República : 15 de novembro

PS: o feriado da Proclamação da República é o mais difícil de emendar pois é em uma quarta-feira.  Com sorte e planejamento, dá para emendar de 15  a 20 de novembro ou de 11 a 15 de novembro.

Feriados de novembro já são excelentes para pensar nas compras para o Natal. Por isso, vale a pena dar um pulo nos free-shops da fronteira para garantir os presentes e bebidas de fim de ano. Rivera no Uruguai (fronteira com Santana do Livramento), nesse quesito, é perfeita. Além dos megacomplexos de compras (tem até dois shoppings), também oferece uma excelente gastronomia e atrações de enoturismo. Em Santana do Livramento não deixe de se aventurar no Vale da Ferradura para experiências com vinho. No caminho até Rivera, quem sabe dormir uma noite em Dom Pedrito  no hotel Alexandre para uma visita à vinícola Guatambu, estância do vinho. 

Compras, vinhos e boa gastronomia em Rivera, fronteira do RS com o Uruguai

Por fim, Novembro também é o mês para dar uma conferida no Natal Luz de Gramado. Assim, você escapa das multidões de turistas do mês de dezembro que invadem a região. Neste período, as atrações são menos concorridas e fica mais fácil e tranquilo aproveitar o clima da decoração natalina.

A Praça das Etnias decorada para o Natal Luz

F E R I A D O S  D E Z E M B R O

Natal : 25 de dezembro
Feriadão: de 23 (sábado) a  25 de dezembro (segunda)

Ano Novo/Réveillon : 1º de janeiro
Feriadão: 30 de dezembro (sábado) a 1º de janeiro de 2018 (segunda)

No feriado do Natal normalmente o pessoal aproveita para ficar com a família. Mas no ano novo, já dá para ir programando desde o início do ano a sua supervirada tanto no Rio Grande do Sul quanto em algum destino do mundo. Quem sabe Chile? Europa? Uruguai?  Por isso, no caso do Ano Novo, recomendo ficar desde cedo atento às promoções fantásticas de resorts do Zarpo bem como as ofertas de hotéis e pousadas no mundo todo no Booking !


Booking.com

**Fica a dica**

O  nosso parceiro Zarpo tem uma coleção de ofertas do Rio Grande do Sul. Clique e inscreva o seu email pra conferir as ofertas. 

 

+ DICAS DE TURISMO DO RIO GRANDE DO SUL?

 CONFIRA NOSSO POST ÍNDICE COM MAIS DE 30 DESTINOS GAÚCHOS

 
  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
13
mar
17
Deixe o seu comentário!