A experiência gastronômica inesquecível de Portillo no Chile

Por Alexandra Aranovich

Este post sobre a gastronomia de Portillo no Chile faz parte de uma série especial onde conto sobre as emoções da nossa temporada em família nesse hotel e estação de ski situada na Cordilheira dos Andes a 160 km de Santiago do Chile (entre Chile e Argentina na Ruta Panamericana ). Seu clima familiar é realmente único. Existe algo de mágico no ar que faz casais e famílias frequentarem a estação há anos. Depois de viver a primeira experiência de Portillo, você sonha em voltar. E um dos motivos que contribui (e muito) para querer repetir a dose é porque você provavelmente vai querer repetir os pratos e sabores da gastronomia fantástica do talentoso chef Rafael Figueroa (que está há mais de 2 décadas no hotel) e de sua equipe.

Portillo Ski food

No pacote padrão de Portillo estão inclusas 4 refeições diárias, todas realizadas no restaurante principal. Na verdade, são mais do que refeições. São 4 momentos de puro deleite visual, de explosão de sabores, de suspiros incontáveis. E juro, não estou exagerando. Cada cena gastronômica é um evento social, uma celebração que conta com o visual incrível dos pratos e das grandes janelas de vidro que descortinam as imponentes montanhas de neve e a Laguna del Inca.

Portillo Wine Fest (3)

A gastronomia é quase tão importante quanto o ski em Portillo. A cada temporada os pratos se renovam mas as receitas tradicionais (e de sucesso) são mantidas.

a cor ao entardecer...

a cor ao entardecer…

Pela manhã e no almoço, o ambiente é mais descontraído (tanto na decoração quanto no traje esportivo dos hóspedes). À noite, com velas e cortinas fechadas, o salão ganha um astral mais elegante. Abaixo, uma difícil tentativa de resumir aos leitores do Café Viagem o banquete gourmet de Portillo. Certamente quem não esquia tem muitas chances de se divertir, olha só…ski Portillo Gastronomia (54)

O clima mais descontraído do almoço

O clima mais descontraído do almoço, com roupa de ski

E a noite, família chique de vela na mesa

E a noite, família chique de vela na mesa

 

— O restaurante e os pratos inesquecíveis 

A cozinha do Chef Rafael Figueroa (um profissional que se criou nas panelas do hotel!) prima pelos ingredientes locais e pelos sabores da cozinha chilena. Indescritível o manjar dos Deuses que provamos. Literalmente (e em bold e letra maiúscula) um  B A N Q U E T E   D E   E M O Ç Õ E S.

ski Portillo Gastronomia (7)

Nas  E N T R A D A  S , destaco algumas estrelas como a sopa de champignon, as ostras à parmegiana

Saladinha fresca de dia e ostras gratinadas à noite

Saladinha fresca de dia e ostras gratinadas à noite

Nos  P R A T O S   P R I N C I P A I S…
as empanadas chilenas de carne, o pastel de choclo vegetariano, o assado de tiras, o turbot com molho de laranja,, o robalo, a quiche com queijo de cabraski Portillo Gastronomia (40)

ski Portillo Gastronomia (41)

E nas  S O B R E M E S A S  fantásticaaaas:
o Suspiro Limeño (suspiro de limão com doce de leite), da torta de lucuma (merengue) com frutas vermelhas, a mil folhas

Ao meu ver, os doces campeões: suspiro de limão e torta de lucuma

Ao meu ver, os doces campeões da nossa temporada : suspiro de limão e torta de lucuma

Uma ideia de como eram os menus. Sempre havia a opção extra de entradas de salada ou sopa do dia.

Uma ideia de como eram os menus. Sempre havia a opção extra de entradas de salada ou sopa do dia.


— No check in: “Muito prazer, maître e garçom”

A experiência gastronômica de Portillo começa no check in. Antes de conhecer o quarto, o hóspede é apresentado ao maître do salão principal. Essa é a hora de apontar suas restrições alimentares (se houverem!) e de eleger tanto o horário das refeições para jantar e almoço quanto a sua mesa que será perene durante a estada. Sim, a mesma mesa do café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Note que o maître dará a preferência do primeiro turno de almoço e jantar para as famílias com crianças.Portillo Ski Chile

E nesse momento também que o garçom, que atenderá a sua mesa todos os dias, será apresentado à família. Aliás, cabe uma observação: é visível que o hotel prima pela excelência dos serviços. No dia da minha chegada vi muitas famílias (que já estavam partindo) se despedindo do seu garçom com abraços carinhosos, beijos e um “até o próximo ano”. Sentiu o clima?

 

— O incrível Café da Manhã 

O café da manhã de Portillo, assim como em todas as refeições do hotel, é servido à mesa. Nada de bufê ou mesa com pratos expostos. Você elege o que quer e tudo chega fresquinho pelas mãos do garçom. Os pães (feitos pela padaria do hotel ) são um escândalo de bom, um melhor do que o outro. Eu amei a granola com iogurte. Na verdade, amei tudo nesse café. E admito que foi bem difícil sair da mesa todos os dias para as pistas.

ski Portillo Gastronomia (51)

amei esse café!

amei esse café!

ops, esse aí é o meu filho fazendo bagunça no café da manhã com sua panqueca com cobertura de chocolate e açúcar

ops, esse aí é o meu filho fazendo bagunça no café da manhã com sua panqueca com cobertura de chocolate e açúcar

Bom dia neve!!

Bom dia neve!!

— Uma pausa para o Almoço 

Depois de suar nas pistas pela manhã, a pausa para almoço com a família era um momento merecido e agradável.  Nosso almoço era por volta das 12h30. Já o  jantar , às 20h. Tanto no almoço com no jantar, o garçom apresenta o menu que tem sempre de 3 a 4 opções de pratos com entrada, prato principal, sobremesa e taça de vinho. As opções sempre incluem um prato vegetariano, uma prato com carne e, normalmente, um prato com pescado.

O visual do almoço...

O visual do almoço…

A sala gostosa onde as famílias aguardam a sua vez de fazer a refeição

A sala gostosa onde as famílias aguardam a sua vez de fazer a refeição

Chile Portillo

ski Portillo Gastronomia (24)

 

— O Cardápio Kids 

Tanto no almoço quanto no jantar, as opções para as crianças são bem variadas. De hambúrguer com batatas fritas a peixe ou filé com arroz e massa com molho bolonhesa. Adultos “chatos pra comer” normalmente pedem o menu kids que, além de bem servido, tem sabores caseiros e  internacionais. Impossível não gostar da massa à bolonhesa ou do arroz, bife e batatas fritas, certo? É possível também pedir entrada no menu kids (saladas, sopas e outros). Para o meu filho, o grande momento era a sobremesa em uma super taça de sorvete com calda de chocolate. 

ski Portillo Gastronomia (11)

A batata frita foi presença constante no prato do filho. Tudo bem, férias pode, certo?

menu kids portillo

Um dia a carne acompanhou as fritas. Depois foi a vez do peixe e do frango assado.

O guri precisava de energia, então sorvete e batata frita estavam liberados, kkkk

O guri precisava de energia, então sorvete e batata frita estavam liberados, kkkk

 

— Café ou Chá? Sol ou Lareira?

Depois do almoço, há sempre um balcão com chás e café na sala em frente ao restaurante. É lá que os hóspedes se reúnem, descansam e aguardam a sua vez de almoçar ou  jantar,  lagarteando nos sofás ou jogando cartas e brincando com a família. Uma delícia! É um local que estimula o convívio (sabia que o hotel não tem televisão ? E você vai ver como é bom).

Portillo Ski Chile

Depois do almoço a gente adorava pegar um chá e levar para a varanda ao ar livre onde curtíamos o calor do sol nas espreguiçadeiras admirando a Laguna Del Inca (e até dando uma cochilada antes de voltar para as pistas).

Portillo Ski Chile

À noite, o espaço em frente ao restaurante era também perfeito para tomar um drink, conversar com outras famílias, jogar cartas e celebrar esse momento juntinho tão especial. Rimos muito por lá celebrando as nossas férias e até ensinando as crianças a brincarem do jogo da mímica dos filmes (priceless!). Há algo de mágico no hotel Portillo que estimula esse relacionamento familiar que se perdeu com tempo, com a televisão e a internet.

DCIM103GOPRO


— O Chá da Tarde, o after ski 

Nos dois primeiros dias a gente perdeu o chá da tarde tamanha a vontade de esquiar até o último instante do dia (as pistas fecham por volta das 17h). Essa refeição serve para dar uma enganada no estômago, principalmente para quem tem horário de jantar mais tarde. O chá (ou café) acompanha doces, tortas, biscoitos e frios e pães para sanduíches.  É servido das 17 às 18 horas.

Portillo After Ski Chile

Portillo After Ski (2)

— O Jantar à luz de velas 

Depois do banho, famílias arrumadinhas e perfumadas, encerravam o dia com esse elegante jantar à luz de velas. Normalmente à noite, a gente se permitia pedir uma garrafa de um bom vinho chileno (somente taça de vinho está inclusa no pacote da refeição). As receitas divinas do Chef mereciam. O horário do jantar para o primeiro turno (o nosso) era às 20 horas. O segundo, às 21h45.Chile Ski Portillo

Chile Portillo

ski Portillo Gastronomia (34)

 

— Música e Bar, e um Pisco

Os hóspedes mais animados (eu e o maridex), após o jantar davam uma esticadinha no bar e disco do hotel para tomar um drink e curtir as apresentações de música ao vivo. As crianças ficam brincando na salinha ou na sala dos computadores enquanto os pais se divertiam um pouco. Os espaços são muito próximos e não havia problema de ficar alguns instantes longe da gurizada.

ski Portillo Gastronomia (56)


— Wine Fest

Na temporada de inverno, Portillo organiza semanas especiais . Sem dúvida, para quem curte vinho (eu amooo), a semana eleita é a que acontece no final de agosto. É nesse período que vinícolas chilenas se apresentam (uma por dia) no fim do dia (antes do jantar!) com a presença de enólogos e degustações guiadas. A gente participou de dois encontros do Wine Fest: o da Matetic e o da Casas del Bosque. Aliás, duas vinícolas excelentes que recomendo de olhos fechados. Foi bem divertido.Portillo Wine Fest]Portillo Wine Fest (2)

rola até brincadeiras beeem ousdas e engraçadas nas degustações

Rola até brincadeiras beeem ousdas e engraçadas nas degustações – o desafio aqui era beber todos os restinhos dos jarros das mesas (cuspidos!) para ganhar uma caixa de vinhos. Um americando topou.

Wine Fest Portillo

Eu não cheguei a conferir um restaurante mais simples que tem dentro do hotel, o Tio Bob’s. Os hóspedes do hotel Portillo podem fazer a sua refeição por lá também. Tem um sistema mais fast-food (com grelhados e saladas) , mas igualmente gostoso e com a vista das montanhas.

O visual do restaurante mais simples também é lindo

O visual do restaurante mais simples também é lindo

Fiquei tão encantada com a gastronomia de Portillo que certamente poderia escrever uma tese. Mas vou parando por aqui pra não não cansar você leitor.ski Portillo Gastronomia (46)

Na lojinha do hotel há um livro à venda com a gastronomia e as melhores receitas do Chef de Portillo. Custa por volta de 40 dólares. Arrependo-me muito de não ter comprado o livro pois ainda sinto uma fome i-men-sa de Portillo e da explosão de sabores do Chef Figueroa. Apesar de curta (a gente fez a miniweek), nossa  temporada em família por lá foi intensa tanto para as memórias gustativas quanto as afetivas.

ski Portillo Gastronomia (48)

E com tanto esporte , era um prazer comer bem sem se preocupar com as calorias.

portillo dulce

Wine Fest Portillo

 

Tim-tim e até a próxima, Portillo.

VEJA TODA A SÉRIE DE PORTILLO NO BLOG:

A VIAGEM EM FAMÍLIA A PORTILLO, POST ÍNDICE E RESUMO DA EXPERIÊNCIA

A ESTRUTURA DO HOTEL DE PORTILLO PARA FAMÍLIAS  (quartos, guarderia, programação, etc)

A GASTRONOMIA ÍMPAR DE PORTILLO

A ESCOLA E AS PISTAS DE PORTILLO

A ESTRADA E A VIAGEM DE SANTIAGO À PORTILLO

⇒ 6 PROGRAMAS EM FAMÍLIA EM SANTIAGO DO CHILE

vídeo no Youtube dos melhores momentos Portillo em Família!

unnamed-1
SAIBA MAIS


PORTILLO – ESTAÇÃO DE SKI E HOTEL
CHILE

Distância de Santiago (160 km) por volta de 2h30 de carro pela rodovia que liga Santiago do Chile à Mendoza, na Argentina.
Site: www.skiportillo.com
Como chegar
Fanpage Portillo
Valores: um pacote em Portillo custa em média de US$ 1400 (miniweek) a 2.200 (7 dias) por pessoa. Inclue hospedagem, 4 refeições diárias, estrutura do hotel e skilift. Consulte o site do hotel para promoções e mais informações sobre tarifas.

SEGURO DE VIAGEM
Não esqueça de incluir um bom seguro na sua viagem em família. O Café Viagem indica a Real Seguro Viagem que faz cotação entre as principais seguradoras e garante o melhor preço. Faça aqui a sua cotação !

 

seguro_viagem_geral_640

 


*Agradecemos o convite do hotel Portillo que oportunizou a nossa hospedagem durante uma miniweek no hotel e a Exploring Chile, nosso parceiro em transfer no Chile. 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
16
dez
15
Deixe o seu comentário!