Nossos dias de Podolski e Müller no Campo Bahia em Santo André

Por Alexandra Aranovich

Conhecer a BAHIA era um sonho antigo. E se hospedar no Campo Bahia em Santo André, hotel que ficou famoso por hospedar ídolos do futebol como Lukas Podolski , Thomas Müller e toda a seleção alemã durante a Copa do Mundo de 2014, mais ainda. O sonho se realizou em uma viagem de verão inesquecível e tão aguardada. Fizemos o roteiro da Costa do Descobrimento (litoral da Bahia) em uma viagem de 8 dias que finalizou com chave de ouro no vilarejo de Santo André em Santa Cruz de Cabrália.

E é lá, à beira-mar e cercado pela envolvente natureza da região, que está situado o charmoso Campo Bahia, hotel brasileiro que é membro da Small Luxury Hotels of the World, marca que representante um portfólio de alguns dos melhores pequenos hotéis de luxo independentes do mundo. Ou seja, tivemos nossos dias de mordomia e alto luxo na Bahia! Coisa para gringo, dá uma olhada…

Clique aqui e Pesquise no Booking.comtarifas
para 
reservas pelo melhor preço no Campo Bahia.

Antes de mais nada, conto que ouvi comentários que o projeto inicial do Campo Bahia era de um condômino de luxo, idealizado por um empresário alemão. No meio do caminho, ocorreu a proposta para que a área fosse adaptada para abrigar os jogadores da Alemanha durante a Copa do Mundo. Com o aporte dos gringos, o Campo Bahia ganhou toda uma concepção luxuosa e diferenciada, com peças de arte, design e artesanato escolhido a dedo. E, após a partida da delegação alemã, tudo isso ficou disponível aos futuros hóspedes do hotel junto com lembranças da seleção alemã (em fotografias) que compõe a decoração.

Realizando um sonho: férias na Bahia em família !

 

—- Como chegar ao Campo Bahia ?

DE PORTO SEGURO A SANTA CRUZ DE CABRÁLIA
Chegamos de avião em Porto Seguro na Bahia. Primeiro, visitamos e nos hospedamos por 4 noites no sul da Costa do Descobrimento: Arraial D’ Ajuda e Trancoso, o lado mais urbano e badalado do destino. Depois, alugamos um carro e partimos para o norte em direção ao lado mais rústico e com praias mais desertas.  Santa Cruz de Cabrália está a 27 km de distância de Porto Seguro.

Família na balsa que transporta o carro de Santa Cruz de Cabrália para Santo André

A estrada até Santa Cruz de Cabrália é bem tranquila, em asfalto, percorrida toda ao lado da praia, pela costa. Aviso: atenção aos buracos do trajeto! A estrada passa por pontos turísticos da Costa do Descobrimento como a Cruz de Cora Vermelha (marco da celebração da primeira missa do Brasil em 1500) e a a reserva indígena Pataxó.

Chegando em Santo André e a vista do Rio João de Tiba

O Campo Bahia está localizado no vilarejo de Santo André que faz parte do município de Santa Cruz de Cabrália. Para chegar até o vilarejo é preciso pegar uma balsa em Santa Cruz de Cabrália que atravessa o Rio João de Tiba. A travessia dura por volta de 10/15 minutos em uma viagem com belas paisagens. Vale o passeio. Chegando em terra firme, são poucos  quilômetros até o hotel na beira da praia. E então, bem-vindo ao time dos sortudos! Aqui a muvuca e o axé de Porto Seguro ficam para trás e dão lugar ao sossego e a trilha sonora da natureza.

Dica: para quem não quiser alugar um carro, o hotel Campo Bahia tem serviço de translado a um custo adicional.

—-  A infra do Campo Bahia

Atravessar o “portal” do Campo Bahia foi a primeira emoção do hotel. O portal tem o formato do apanhador dos sonhos (ou filtro dos sonhos) – objeto indígena e, como a maior parte dos amuletos, simboliza a proteção.

O portal na entrada do Campo Bahia

O Campo Bahia tem 14 casas (chamadas de villas) e 61 suítes decoradas com muito bom-gosto e peças de artistas. Os ambientes unem móveis de design contemporâneo e artesanato local.  O projeto arquitetônico é assinado pelo capixaba Sandro Pretti.

As villas têm dois andares. O hóspede tem a possibilidade de reservar apenas uma das suítes das vilas (que tem até 6 quartos) OU a casa inteira. 

Afora as vilas, o jardim do Campo Bahia me encantou. É cercado por flores e plantas nativa. Não parei um segundo de admirar o paisagismo de cada cantinho. Fiquei até amiga do jardineiro Damião e levei umas mudinhas para casa (obrigada, Damião). Aliás, não dá pra falar de Campo Bahia sem citar os funcionários, uns fofos! Sempre sorridentes e prestativos. A atenção do Fábio do bar (que me deu umas aulas de berimbau), a do Caio ( Chef da cozinha) e seu jovem assistente de cozinha, e das queridas atendentes da nossa mesa no café da manhã. Beijooo!

como não se apaixonar pelo paisagismo desse lugar…

 

Nossa programação preferida foi ficar fazendo “nada x nadinha” na piscina. A gente ficava lá de bobeira, tomando nossa água de coco florida, nosso welcome drink no bar temático da Alemanha ao lado da piscina, lendo ou brincando com as crianças. Slow life total! Precisa mais do que isso pra ser feliz? Luxo também é se permitir fazer nada em um lugar fantástico. Concorda?

 

Afora a piscina com jacuzzi e o bar temático da Alemanha (com muitas fotos da seleção alemã), o Campo Bahia oferece sauna, SPA e restaurante. Quando estávamos hospedados, o SPA estava fechado, então não conseguimos testar as massagens que levam a assinatura L´Occitane .

O bar temático com fotos da Alemanha na piscina

Pertinho da passagem do hotel para a praia tem um espaço com churrasqueira (para eventos), academia, uma área para jogos e brinquedos para as crianças.

o lado dos pais (bar) e o das crianças

O hotel também oferece atividades extras com passeios de barco e pela região, além de translado. Como estávamos de carro, acabamos fazendo por nossa conta alguns tours e também uma pescaria no Rio João de Tiba com a dica de um biólogo gaúcho que mora na região.
A madeira é um item que impressiona no Campo Bahia. E toda a madeira utilizada  é certificada e proveniente da Amazônia Paraense. Fiquei apaixonada também pelas luminárias típicas dessa região da Bahia e me arrependi de não ter levado algumas na mala (tem à venda nas lojas de artesanato na estrada).

os detalhes da decoração do Campo Bahia: madeira, artesanato local e indígena e objetos de design

—-  A praia cheia de paz

O Campo Bahia é completamente pé na areia e com boa segurança pois quem não é hóspede não passa pela porta que divide a areia do jardim do hotel. A praia é bem deserta, com períodos de maré baixa e alta. Logo que chegamos fomos correndo conhecer a praia e caminhar até a Ponta de Santo André (menos de 10 minutos de caminhada a partir do hotel pela areia). É lá que o Rio João de Tiba se encontra com o mar, formando uma paisagem fantástica.

A praia do hotel Campo Bahia, bom-dia!!!!!!!!!!

Caminhada toda a manhã era sagrada. Lá vai a minha mãe em direção a Ponta de Santo André

Outra peculiaridade bem interessante da praia são as tartarugas que desovam pela região. Encontramos vários cantinhos cercados na areia para proteger os ovos. Bravo!

caminhando do Campo Bahia à Ponta de Santo André no encontro do rio e do mar

E no meio da praia deserta, tivemos uma aula de berimbau com o Pinguim

—-  O luxo das villas e suítes

Como estávamos em cinco pessoas  (casal, 2 filhos e a minha mãe), foi sugerido pelo hotel que ficássemos em uma casa no lugar de alugar apenas duas suítes.  A nossa villa era a Taba, que fica mais distante da praia e próxima do restaurante. Tinha 5 suítes (e 6 quartos) que podem ser ocupadas por até 8/12 pessoas.

Eu e meu marido ficamos em uma suíte, minha mãe em outra e as crianças… bem, com tanto espaço cada um acabou optando por ter a sua própria suíte (a gurizada delirou com um quarto e banheiro para cada um!). Cada quarto tem uma decoração diferente e, como já falei, de muito bom gosto.

cada um na sua suíte, bom demais!!

Cada casa do Campo Bahia têm obras de diferentes artistas. A nossa villa Taba tinha quadros lindos do brasileiro Marcone Moreira. Ah, já falei do conforto da cama? Bem, um paraíso. Sem falar que  lençóis e toalhas são impecáveis.

Nossa suíte no Campo Bahia

A obra de Marcone Moreira, um bilhete de boas-vindas aos hóspedes com welcome drinks e apanhador de sonhos (adorei esse presentinho!) e o detalhe dos produtos Natura no banheiro com kit completo de higiene

Uma sala de estar com varanda interliga os ambientes e é um espaço comum a todas as suítes.  Na geladeira, a água mineral é à vontade, ou seja, cortesia. Achei isso uma maravilha.

A sala da nossa “casinha” no Campo Bahia

A menos que você esteja comemorando uma lua de mel ou data romântica, a minha experiência me diz que vale a pena fechar  um grupo de amigos (ou família) e alugar a casa inteira para umas férias perfeitas por aqui.

 

—-  Do café ao jantar

O café da manhã estava incluído na nossa diária. As louças vieram todas da Alemanha e são lindas. E o conteúdo em cada prato também é de cair o queixo. Frutas da estação, queijos, tapioca, geleias e produtos locais. Ah, eu falei dos sucos? Feitos na hora, o nosso preferido foi o suco verde.

Bom-dia lugar lindo!

bom-dia mesa maravilhosa

E ainda: no café você pode solicitar alguns pratos elaborados na hora como tapiocas recheadas, ovos e o meu favorito, o waffle.

Um café da manhã que você respeita !

Muito amor à mesa, nesse café da manhã do hotel Campo Bahia

Muito amor por esse waffle no café da manhã do Campo Bahia !

O almoço e jantar não  inclusos no valor da diária. O que fizemos foi almoçar todos os dias na rua (entre um passeio e outro) e jantar no hotel. Conheci o paulista Caio Silva que é o novo Chef do Campo Bahia. Sua especialidade são os frutos do mar, mas o menu contempla também pratos para todos os gostos, inclusive o kids que meu filho solicitou em dois momentos.

o ambiente do restaurante e café da manhã no Campo Bahia é todo voltado para o jardim

Experimentamos o badejo em crosta de castanha com purê  banana, o ceviche de lagosta e a divina salada tropical com vieiras e camarão. Tudo fantástico e muito bem preparado. Na sobremesa, provamos a torta cremosa de chocolate de Belmonte. Para quem tiver curiosidade, os pratos custam entre R$ 85 (badejo) a R$ 48 (salada tropical).

detalhe para a cozinha aberta do restaurante onde fiquei observando o preparo dos pratos

No bar ao lado da piscina também pedimos alguns petiscos como as tapiocas em cubo e tomamos muita água de coco.

—-  A escolha do Campo Bahia no nosso roteiro 

Não foi em vão que optamos por nos hospedarmos no Campo Bahia. Primeiro, queríamos algo especial para comemorar uma vitória pessoal da minha mãe que em 2016 passou por uma delicada cirurgia. Segundo, por motivos óbvios: temos na família dois aficionados por futebol (pai e filho!).

Meus ” alemães” preferidos!!

E ainda, vale contar uma história rapidinho que nos faz ter uma relação afetiva com o time de futebol da Alemanha que foram os primeiros a se hospedar no Campo Bahia: durante a Copa de 2014, a imagem do meu filho vibrando pela Alemanha em uma partida em Porto Alegre (Alemanha x Argelia) foi parar em várias matérias da televisão da Rede Globo e em sites internacionais. Ele apareceu no Jornal Nacional, Fantástico e até na Retrospectiva do fim de ano da Globo. Para quem quiser ver a matéria do Bom-Dia Brasil que entrevistou o meu filho um dia antes da partida do 7×1,  basta clicar aqui! Ou ainda: ler a minha coluna no jornal Zero Hora onde conto a façanha do guri!

Para meu filho e meu marido, amantes do futebol, estar no hotel onde grandes ídolos fizeram concentração, festejaram tantas conquistas e brindaram a vitória foi um momento único e especial. Pena que diante de tantas imagens da seleção alemã que decoram o hotel não encontramos a do nosso ídolo maior, o meu pequeno torcedor alemão-gauchinho!  É para ele que vou torcer pra toda a vida.

—-  Quanto custa

As diárias da suítes das villas partem de R$ 880. Já a villa Taba (a casa em que nos hospedamos) tem diárias no Booking.com a partir de R$ 2.350 (para até 8 pessoas). No Booking.com você consegue ofertas com possibilidade de cancelamento gratuito (verifique disponibilidade no ato da reserva). O valor inclui café da manhã. Uma criança de até dois anos que compartilhar o quarto dos pais não paga.

Até a próxima, Bahia !!

+ DICAS DE SANTO ANDRÉ
E NOSSO ROTEIRO NA BAHIA :

 

O que fazer e como chegar em Santo André na Bahia

Onde comer em Santo André na Bahia

Roteiro completo de 8 dias pela Costa do Descobrimento na Bahia em família (post em breve)



SAIBA
MAIS

 

HOTEL CAMPO BAHIA
HOTEL 5 ESTRELAS

Avenida Beira Mar, 1885, vila de Santo André
Santa Cruz Cabrália, Bahia | Brasil
Site: www.campobahia.com

===> TARIFAS E PROMOÇÕES NO CAMPO BAHIA : CONSULTE  AQUI E FAÇA SUA RESERVA!

*A nossa hospedagem no Campo Bahia foi parte cortesia e parte (1 diária e toda a alimentação) paga do nosso bolso.

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
26
mar
17
Deixe o seu comentário!