Provando a famosa salsicha de Nuremberg na Alemanha

Por Alexandra Aranovich

Um dos sabores memoráveis da minha última viagem à Alemanha foi o da famosa salsicha de Nuremberg. Peraí, salsicha? Sim, vai por mim, a salsicha de Nuremberg (ou Nürnberg em alemão) vai deixar saudades e a vontade de sentir o gostinho da Alemanha outra vez.

Nuremberg é a maior cidade da Alemanha na região da Francônia, situada ao norte do estado da Baviera. A cidade é pólo gastronômico da Alemanha com um cozinha criativa que valoriza ingredientes locais e sua história. E é claro que Nuremberg vai muito além da salsicha (veja aqui o post Onde Comer em Nuremberg). Mas não dá para deixar de abrir um capítulo especial para falar da deliciosa Nürnberg Rostbratwürst que juntamente com a Currywurst de Berlim são minhas salsichas favoritas.

Salsicha na Alemanha,
um assunto sério!

Para começo de conversa, bratwurst (salsicha) na Alemanha é sempre assunto sério.  Tão sério quanto cerveja. Salsichas e linguiças reinam nos menus dos restaurantes e comidas de rua da Alemanha. E, levam ingredientes de qualidade (diferente das nossas salsichas brasileiras). Cada região do país tem a sua especialidade, com cor, carnes, temperos, formatos e até nomes diferentes.

Muitas salsichas (ou receitas com salsicha) fazem parte da história e até patrimônio de cidades alemãs, como a de Nuremberg que conto a seguir.

Tem loja de salsicha em Nuremberb na Königstrasse, rua principal do comércio

De um lado, a salsicha de Nuremberg vendida de duas formas para levar na mala. Do outro, o valor do sanduba clássico com a salsicha vendido em restaurantes e barracas de rua

Provando a salsicha de Nuremberg

As salsichas de Nuremberg são fininhas, grelhadas, pequenas (entre 7 e 9 centímetros ) e saborosas. Lembram muito as linguiças do churrasco argentino e uruguaio, só que com a metade do comprimento. O formato é do tamanho de um dedo (legítimo finger food!) – e tem explicação histórica…

Conta-se que no tempo das tabernas da Idade Média, quando os estabelecimentos fechavam muito cedo, as salsichas ganharam esse formato para passarem pelo buraco da fechadura das portas e serem vendidas ao povo mesmo com o restaurante fechado.

Salsicha de Nuremberg vai bem com…

Quase sempre, as salsichas de Nuremberg são servidas acompanhadas de salada de batata. E ainda:  mostarda amarela levemente picante (um picante, para o meu paladar, na medida exata!). Só de olhar as fotos deste post, morro de fome e saudades.

Outros acompanhamentos tradicionais da salsicha de Nuremberg são o Sauerkraut (chucrute ) e o Kren (raiz forte).

Mas a forma mais local e tradicional para experimentar a Nürnberg Bratwürst é no prato mais barato da cidade. Por volta de dois euros e cinquenta centavos você prova o drei im weggla Nürnberg, ou seja, três salsichas no pão crocante (pão para nós brasileiros, parece um pão francês, só que mais gostoso) e mostarda. Impossível não provar esse lanche estilo “choripán versão alemão” em sua vista a Nuremberg!

O sanduba clássico é servido em restaurantes, barraquinhas de rua e food trucks. Prove.  Simples e perfeito.

salsicha de Nuremberg no pão por dois euros e cinquenta centavos no Bratwursthäusle

Onde comer a  salsicha de Nuremberg

As salsichas de Nuremberg são servida em todos os restaurantes, barraquinhas de rua e bares da cidade. Impossível não cruzar com elas no seu passeio. Abaixo, alguns endereços (todos no centro histórico) que provei e recomendo para saborear as pequenas notáveis de Nuremberg e lamber dos dedos.

salsichas de Nuremberg vendidas no mercado de Hauptmarket, mesmo local onde acontece a feira de Natal de Nuremberg

Hausbrauerei Altstadthof Nürnberg
Um lugar escondido em uma ruela do centro histórico, bem próximo ao castelo imperial de Nüremberg. Paraíso dos amantes de cerveja e whisky, ambos orgânicos por aqui e maravilhosos. Prove a rotbier, ceveja vermelha típica de Nüremberg. Nossa conta com 3 cervejas, 1 copo de vinho e 2 pratos (um deles com salsicha de Nuremberg) saiu 36.50 euros.

Albrecht-Dürer Stube
Um restaurante minúsculo e tradicional, campeão no TripAdvisor. Adoramos. Foi a nossa primeira refeição em Nuremberg à noite. Comemos muito bem, pedimos até  sobremesa. Tomamos cerveja e vinho. A conta foi 40 euros para o casal.

Bratwursthäusle 
Bem típico,  lindo e um dos melhores locais para provar a salsicha de Nuremberg em qualquer versão. Adoramos!

Kaffeestube am Hesperidengarten
Mais afastado, frequentado por locais. Ideal para almoço, cerveja ou café. Abre das 10h às 18h

Bratwurst Röslein
Um local tradicional e antigo (de 1493). Espaço imenso, e bem servido. Duas cervejas + um prato com 6 salsichas de Nuremberg por 14 euros. Bem próximo ao Zum e ao mercado de Hauptmarkt

Zum Spießgesellen
Único que não fomos (por falta de tempo) mas ficamos com vontade . Local tradicional, bem central, espaço grande e famoso.

Hauptmarkt
O Mercado Central ao ar livre de Nuremberg. É lá que acontece o mercado de Natal de Nuremberg. Na praça em frente à igreja. Compramos nossas mostardas de Nuremberg para levar na mala. Eles vendem a salsicha no pão.

Já estamos com saudades da salsicha de Nuremberg, da mostarda e dessa viagem gastronômica pela Alemanha

Ficou com fome de viagem?
Quer mais dicas de restaurantes, cafés e pratos de Nuremberg? Consulte o post ONDE COMER EM NUREMBERG

 

PLANEJE A SUA VIAGEM PARA ALEMANHA

OFERTAS DE HOTÉIS EM NUREMBERG NO BOOKING.COM
OFERTAS DE HOTÉIS EM NUREMBERG PELO HOTÉIS.COM
Chip celular na Europa (internet livre)
Seguro Viagem (cotação com principais empresas de seguro
Aluguel de carro

 


SAIBA MAIS

 

Centro de Informações ao Turista de Nuremberg  tourismus.nuernberg.de
Endereço: Hauptmarkt, 18 e Königstraße, 93 | Nüremberg | Alemanha
PDF com dicas em português

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

+ DICAS DA ALEMANHA NO BLOG

ONDE COMER EM NUREMBERG : + de 12 dicas de cafés e restaurantes

7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

 SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

VEJA O POST ÍNDICE : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA   

 

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Apesar do convite, todas as opiniões e dicas são isentas e refletem a nossa experiência .

Booking.com

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
26
jul
17
Deixe o seu comentário!
  1. Natalie07/08/2017 - 09:09

    Oi, Alexandra. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie