Onde comer em Bolonha na Itália: restaurantes e bares

Encontrar onde comer em Bolonha é uma das grandes diversões e atrações dessa cidade gastronômica da Itália na região de Emilia Romagna. Abaixo, fiz uma lista de restaurantes e comidinhas em Bolonha baseada nas experiências da minha viagem. Certamente, fiz um tour gourmet durante os 5 dias em que fiquei em Bolonha. Provei um pouco de tudo: vinhos, bares, mercados e restaurantes. Aviso: há bons restaurantes para todos os bolsos. Aproveite. Bom apetite.

Parpagallo
Na foto: Anna Maria, Donatello, Serghei, Bentivoglio e Tamburini
Na foto: Anna Maria, Donatello, Serghei, Bentivoglio, Pappagallo e Tamburini

Procurando hotéis em Bolonha?  
Clique aqui e confira ofertas de Hotéis em Bolonha
com a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos
!

 

Onde comer em Bolonha: dicas de restaurantes e bare

$ Trattoria Ana Maria 

Via delle Belle Arti, 17. Típica tratoria da nona. Almoço e jantar. Fecha as segundas-feiras. Confira mais detalhes no post do Café viagem: cafeviagem.com/trattoria-anna-maria-bologna 

$ Osteria Dell’Orsa

Via Mentana, 1 40126 (no quarteirão universitário). Baratíssimo e delicioso. Frequentado por jovens. Prove o ragù alla bolognese. Todos os dias, do meio-dia a meia-noite.
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/osteria-dellorsa-bologna-italia

$ Osteria del Sole

 Vicolo Ranocchi 1/d. Osteria histórica onde os fregueses levam a comida e pagam apenas a bebida. Imperdível!
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/osteria-del-sole-bologna

+ Leia também: o que comer em Emilia Romagna 

$ Spacca Pizza

Via San Vitale, 45. Endereço da clássica receita de pizza napolitana em Bolonha. Todos os dias, ao meio -dia e à noite.

 Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/spacca-napoli-a-pizza-bologna

$ Osteria Marsalino 

Via Marsala, 13. Público jovem, ótima pedida para o happy hour italiano, o “aperitivo”. Oferece “menu km zero”. www.marsalino.it

$$ Trattoria Serghei

Via Piella, 12. Pequeno e aconchegante, frequentado por locais.

$$ Cantina Bentivoglio

Via Mascarella, 4/B. Restaurante, enoteca e clube de jazz. Imperdível, considerado um dos melhores lugares para ouvir jazz na Europa. A cozinha é a tradicional bolognese. Reserve com antecêdencia. Aberto todos os dias. www.cantinabentivoglio.it

$$ Ristorante Donatello 

Via Augusto Righi, 8. Restaurante centenário. Prove a cotoletta! Não abre para jantar nos sábados e domingos. Fecha aos domingos.
+ Leia o post do Café Viagemcafeviagem.com/ristorante-donatello-bologna

$$$ Ristorante Pappagallo

Piazza della Mercanzia, 3. Um contemporâneo da cozinha Bolognese, localizado ao lado do pórtico mais antigo de Bologna. É mais charmoso do que gostoso. www.alpappagallo.it

$$ Salumeria Tamburini

Via Caprarie, 1. Delicatéssen e wine bar, nos arredores da Via Pescherie Vecchie, templo gastronômico de Bologna. Aberto todos os dias. www.tamburini.com

$$Enoteca Italiana 

Via Marsala, 2. Um wine bar para degustar os melhores vinhos italianos com fiambres e sanduíches. Aberto de segunda a sábado, das 7h às 21h.
+ Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/enoteca-italiana-uma-loja-e-wine-bar-em-bologna

$$ Le Stanze Cafe

1 Via del Borgo di San Pietro. Cafeteria, restaurante e bar dentro de uma antiga capela toda restaurada. Ótimo para drinks. Fecha às segundas-feiras.
Leia o post do Café Viagem: cafeviagem.com/le-stanze-bologna

$ Paolo Atti & Figli

 Via Caprarie 7. Fundado em 1880, outro ponto gourmet histórico com massas frescas e produtos típicos para levar ou comer no local. Fecha aos domingos. www.paoloatti.com

$$ Eataly

Via Degli Orefici, 19. A famosa megaloja gourmet (mesma de NY, porém pequena) com produtos italianos, livros, cervejaria, cafeteria e wine bar. Aberto todos os dias. www.bologna.eataly.it

$ La Sobertteria Castiglione

Via Castiglione 44. Gelato fresco, um dos sorveterias mais famosas da cidade, conhecida por seus diversos sabores com chocolate. Aberto todos os dias. www.lasorbetteria.it 

$ Gelateria Delle Moline 

 Via delle Moline, 13/B. A pequena fachada não surpreende tanto como os sabores dos seus deliciosos gelatos. Prove o pistache. Incrível.

bolonha Castiglione (5) copy
Bolonha Atti

 

EMILIA-ROMAGNA-BLOG-VILLE
Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Mariana G. disse:

Estou adorando seus posts sobre a Itália, em especial os de Parma e Bolonha… estava com dificuldades pra encontrar boas dicas sobre estes lugares ;)
Estou pensando em passar 2 ou 3 noites na região, só estou na dúvida se me hospedo em Bolonha ou em Parma (a outra ficaria para uma visita tipo bate e volta), será que vc poderia me dar sua opinião? Qual das duas cidades tem mais a oferecer e merece um pouquinho mais de tempo?
Obrigada!

Oi Mariana

Muito obrigada!! Passei uma semana por essa região. Modena também é uma cidade muuuuito interessante. Fiquei em Bolonha e peguei o trem para Parma e Modena e passei o dia em ambas as cidades.
Mas, as três são excelentes para dormir. Fica difícil escolher apenas uma. Modena e Parma são menores, mais enxutas. Bologna é maior, com mais opções de restaurantes, principalmente pela região universitária. Se for ficar por lá, pegue um hotel por esta região que é mais animada.
BEIJOS
Ale

Ana Cristina disse:

Alexandra, de todas estas só conheço a Papagallo, a Paolo Atti e a Tamburini. Todas as dicas anotadas para a próxima viagem!
Obrigada

Ana

p.s. da próxima, vá comer tortellini com colher de ouro no Caminetto d’oro. Um luxo, rsrsrs…