Ski em Portillo no Chile: em família na montanha mágica

(post atualizado em abril  de 2018) Nossa vigem de ski a Portillo no Chile em família foi muito especial e marcou o nosso ano. Neste post índice você vai encontrar a série de artigos da nossa experiência por lá com os filhos. Da estrutura do hotel às aulas de ski, do trajeto até a estação (a partir de Santiago do Chile) aos momentos mágicos  que vivemos. E ainda: tudo sobre a ma-ra-vi-lho-sa culinária chilena orquestrada pelo Chef Rafael Figueroa.

Ski em Portillo no Chile: uma viagem em família à montanha mágica

Portillo em Familia

Tudo sobre Portillo no Chile com crianças: índice de postagens


POST INDÍCE
 A VIAGEM EM FAMÍLIA A PORTILLO, POST ÍNDICE E RESUMO DA EXPERIÊNCIA

⇒ O HOTEL PORTILLO NO CHILE
A ESTRUTURA DO HOTEL DE PORTILLO PARA FAMÍLIAS
 (quartos, guarderia, programação, etc)

⇒ A GASTRONOMIA DO HOTEL PORTILLO
A GASTRONOMIA ÍMPAR DE PORTILLO

⇒ AULAS DE SKI, ESCOLA DE ESQUI E PISTAS
A ESCOLA E AS PISTAS DE PORTILLO

⇒ COMO CHEGAR: 
a estrada e a viagem de Santiago à Portillo

⇒ SANTIAGO DO CHILE COM CRIANÇAS:
6 programas em família em Santiago do Chile

No vídeo abaixo você confere alguns dos momentos especiais da família nas pistas de Portillo!

 Portillo com crianças – um resumo da nossa experiência 

Admito, era um sonho antigo do meu marido (amante do snowboard) estar em Portillo no Chile com a família. Pois essa montanha mágica é uma das preferidas entre as famílias e grupos de amigos em busca de emoções na neve. Situada na Cordilheira dos Andes a 160 km de Santiago do Chile (entre Chile e Argentina), diante da paisagem imponente da Laguna Del Inca, Portillo é um centro de ski com apenas um hotel de capacidade para apenas 450 hóspedes.

Aliás, se orgulha de receber anualmente cada um dos seus visitantes em busca de sua experiência particular. Grande parte dos hóspedes fazem parte de famílias que frequentam a estação há décadas, amor de geração a geração, de avô para neto, desde a sua inauguração, por volta de 1949.

Portillo Chile (16)

Portillo no Chile – um dos centros de ski mais tradicionais do mundo

Portillo é um dos centros de ski mais tradicionais do mundo e o mais antigo da América do Sul. Por isso, já passou por renovações (as suítes com vista para a Laguna del Inca foram todas restauradas) mas preservou com elegância a sua alma e o espírito dos Andes. Manteve intacto o clima saudoso de um passado que celebrava a convivência entre os amigos e a família.

Portillo Chile (18)

A estrutura de Portillo no Chile

Um lugar onde os hóspedes são recebidos com abraços na porta de entrada pela equipe do hotel. E esses mesmos hóspedes, ao término da sua semana ou miniweek, se despedem do maître e do garçom que os serviu com mais abraços e um “até o próximo ano”. Pasmem, desde sempre não há televisão em nenhum local do hotel, nem mesmo nos quartos. O motivo? Estimular o verdadeiro descanso e preservar esse luxo que é a convivência familiar. Após as refeições, encontramos grupos jogando cartas, jogos de tabuleiro, rindo ou mesmo jogando conversa fora.

Portillo tem quatro restaurantes, bar, sala de ioga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, jacuzzi, piscina, salão de beleza, sala de massagem, centro de fitness, sauna, sala de internet, cinema,salão de jogos, Escola de Esqui, clínica médica e serviço de aluguel de equipamentos.

DCIM103GOPRO

Adoramos a pista, a gastronomia e a hospitalidade de Portillo no Chile

Entretanto, a atmosfera que desperta os bons tempos também passou por uma restauração: o hotel tem Wi-Fi. Ou seja, o isolamento é possível para todos aqueles que insistem em se conectar em seus tablets e celulares. Ainda bem que mesmo com internet disputando a atenção dos viajantes, quem se destaca são as grandes estrelas de Portillo: as pistas, a gastronomia, a hospitalidade ímpar e a escola de ski com excelente reputação mundial.

Portillo Ski

Portillo no Chile: a montanha mágica

Fazer parte desse mundo, mesmo que  por apenas 4 dias durante uma miniweek, foi uma experiência memorável para toda a família. Teve um pouco de neve, um pouco de sol e muito calor humano. É uma estação que você se despede já sonhando em voltar.

Ski Portillo Chile (19)
Portillo Chile (5)

A viagem descrita acima foi feita no período de 22 a 25 de agosto.

SEGURO DE VIAGEM NEVE
Não esqueça de incluir um bom seguro na sua viagem em família. Faça aqui a sua cotação !

SAIBA MAIS

PORTILLO – ESTAÇÃO DE SKI E HOTEL
CHILE

Distância de Santiago (160 km) por volta de 2h30 de carro pela rodovia que liga Santiago do Chile à Mendoza, na Argentina.
Site: www.skiportillo.com

Valores: um pacote em Portillo custa em média de US$ 1400 (miniweek) a 2.200 (7 dias) por pessoa. Incluem hospedagem, 4 refeições diárias, estrutura do hotel e skilift.
Consulte o site do hotel para mais informações sobre tarifas


*Agradecemos o convite do hotel Portillo que oportunizou a nossa hospedagem durante uma miniweek no hotel e a Exploring Chile, nosso parceiro em roteiros personalizados e transfer no Chile. 

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Patricia Leardine disse:

Eu sempre fui curiosa quanto à neve e estações de ski. Nesse ano não foi possível realizar esse tipo de passeio, mas espero conseguir em breve. Não sei se me hospedaria porque primeiro gostaria de saber como é. Quer dizer, acho que vou adorar a neve, mas não sei se vou gostar de esquiar, então uma primeira experiência vai dizer. Eles aceitam dayuse? Achei muito legal a proposta de destacar o ambiente externo e as atividades :)

Oi Patrícia

Pode deixar que vou detalhar nos próximos posts. Na verdade os espaços de convivência são internos. E há várias atividades para quem não esquia também, mas são todas promovendo o relax e a convivência social. E pra quem gosta de gastronomia, é um prato cheio. Dá pra passar o dia aproveitando só a boa mesa, sério.

De qualquer forma, é um lugar fácil de aprender a esquiar. Tem várias pistas fáceis grudadinhas no hotel e bons professores.
Acho que eles aceitam sim o dayuse. Só que a viagem é longa demais pra fazer bate-volta a partir de Santiago de carro. Acho que quem faz isso é quem está indo para Argentina ou vai de helicóptero.
Beijos
Ale

Rafael disse:

Alexandra,

Boa tarde.

Vocês foram de carro de Saantiago a Portillo?

Oi Rafael

Sim, a gente foi de carro. Mas contratamos um serviço de transfer da Exploring Chile para nos levar e buscar, pois é preciso ter experiência pra fazer a parte final da montanha na estrada.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

SAMY disse:

Alexandra,
Valeu a pena o miniweek ou melhor pegar 1 semana, nunca esquiamos e estou pensando em dividir 4 dias de neve e 4 dias em santiago.
O que acha?
abs

Oi Samy

Tudo bem? Eu acho bom dividir. Eu gostei bastante da miniweek. Mas é claro que se você amaaaa esquiar vale a pena ficar mais tempo.
Beijoo
Alexandra do Café Viagem

Sthefanya disse:

Vcs ficaram em qual tipo de hospedagem ?

Rafaella Martins disse:

Alexandra
Tudo bem?
Estamos com nossa viagem agendada, mas na dúvida sobre o aluguel de roupas para esquiar.
O hotel oferece esse serviço? Ou precisamos ver isso em Santiago? Melhor chegarmos em Portillo bem agasalhados certo? O hotel oferece aluguel de calças próprias para esquiar ? Óculos? Capacetes?? Pode me ajudar com essas informações??
Obrigada e parabéns pelo blog!! Suas informações foram perfeitas. Estou indo com filhos e sobrinhos e depois de ler seus relatos estou mais segura e ainda mais animada !

Oi Rafaella
O ideal é comprar as roupas de baixo (meias, térmicas, etc) em Santiago ou no Brasil na Decathlon (que tem preço bom). Em Portillo eles alugam calças, capacetes, etc. Não tenho certeza se alugam óculos. Eles também tem loja na estação caso precise de algo.
Desejo uma boa viagem pra vocês (estamos indo amanhã para o Chile!!!!!)
Beijos
Alexandra do Café Viagem

Rafaella Martins disse:

Obrigada pelo retorno.
Quem sabe nos encontramos por lá.
Bjs e uma boa viagem.

jéssica tolentino disse:

Oi Alexandra tudo bem?

Gostei muito do seu blog. eu e minha familia estamos nos programando para ir para o chile em 2019, queremos mostrar a neve para nossa filha de 4 anos. você acha que ela irá aproveitar bem portillo ou indica outro lugar?
abraços