WoK, o museu da cozinha em Hannover na Alemanha

Por Alexandra Aranovich

Quando soube que visitaria um museu da cozinha em Hannover na Alemanha fiquei curiosa. Como assim um museu da cozinha? Sim, trata-se de um alemão apaixonado por comidas e cozinhas que colecionou ao longo da vida inúmeras relíquias culinárias e abriu um museu, com o apoio de investidores, que conta a história das cozinhas no mundo e na Alemanha. É o World of Kitchen – WoK (em alemão Küchenmuseum ), o primeiro museu de cozinha da Europa. Um lugar completamente inusitado e muito interessante para os apaixonados por gastronomia e até arquitetura.

 

Sobre o museu da cozinha de Hannover

 

O museu da cozinha abriu em 2010 e tem hoje em exposição 37 cozinhas e milhares de objetos relacionados ao mundo gourmet e do lar.

O museu começa com um tour de cozinhas de várias décadas…

a cozinha dos anos 60 no museu da cozinha de Hannover, o Wok

a cozinha dos anos 70 no museu da cozinha de Hannover, o Wok

essa eu lembro, cozinha escura dos anos 80 no museu da cozinha de Hannover, o Wok

E tem também as cozinhas internacionais, representando alguns países…

Muitos dos objetos do museu, principalmente heranças de famílias, foram doados por pessoas que descobriram o museu e adoraram a proposta…

Além das cozinhas, tem lavanderias, roupas de limpeza e eletrodomésticos que contam a história da evolução das casas no mundo.

uma antiga máquina de lavar roupa no museu da cozinha, do tempo do Ariri Pistola

essa é ótima: a pia de cozinha de antigamente era em uma gaveta, era assim que se lavava a louça

 

E não é só museu, o WoK também oferece aulas e cursos de culinária, biblioteca gourmet e espaço gourmet .

 

espaço de aulas de culinária do World of Kitchen de Hannover

milhares e milhares de livros de gastronomia de várias épocas

Aliás o espaço do café, chamado de Schloss-Café é um charme que só vendo. Fiquei com a impressão que funciona mais para eventos do que para o público em geralPelo menos foi o que me falaram quando busquei informações após admirar o ambiente.

Fiz o tour do museu com uma guia. Confesso que achei um pouco longa a duração, mas muito interessante a forma como tudo é exposto. Uma viagem ao tempo das cozinhas, uma perfeição. Cenários muito bem equipados e que nos remetem a lembranças do passado. Minha guia me contou que muitas pessoas de idade visitam o museu em buscas dessas boas lembranças do passado da cozinha da avó ou da sua casa.

Minha guia no museu da cozinha me mostrando como funciona as antigas máquinas de lavar roupa

 

Quanto custa a vista e tour

O tour guiado completo pelo museu contando toda a história da cozinha e culinária no mundo custa 12 euros (tem duranção de uma hora e meia a duas horas). Um tour mais resumido com duração de uma hora custa 8,90 euros. Todos os tours incluem pequenas degustações.

Por fim, uma curiosidade para os brasileiros. O museu tem uma parede com fotos de chefs famosos no mundo. Fala sério, quem você acha que Paul Bocuse se parece na foto??

Gente, Didi Mocó ePaul Bocuse, chef famoso que inspirou o filme do Ratatouille são praticamente a mesma pessoa!!!!!!!!!!

 Clique aqui e veja + dicas
da Alemanha no blog 

 



SAIBA MAIS

 

 

WORLD OF KITCHEN – WOK
Lister Höfe
Spichernstrasse 22 | 30161
Hannover  | Alemanha
Tel.:  +49 174 7020046
Contato: wokmuseum@aol.com

Site oficial de turismo de Hannover  www.hannover.de
Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

 



Booking.com


A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
19
jun
17
Deixe o seu comentário!