Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro 24 horas em Lausanne na Suíça: onde ir e comer

Para quem não está acompanhando, o post ” roteiro em Lausanne na Suíça “ faz parte do roteiro SWISS Experience que fiz pela região do Lago de Léman. A viagem faz parte de um projeto d@SwissInternacionalAirlines com o apoio do Switzerland Toursim (leia mais sobre esta ação, aqui!).

Lausanne Swiss Experience

 

—– SOBRE LAUSANNE


Lausanne fica a poucos minutos de trem de Genebra. Assim como sua vizinha, a língua oficial é o francês. 
É a capital do Cantão de Vaud e considerada a segunda maior cidade às margens do Lago Léman. No verão, Lausanne se transforma num destino especial de férias já que leva todo o jeitão de praia. Afora a beleza do lago, a região também é cercada por vinhedos, alpes e inúmeras belezas naturais. Por ser a sede do Comitê Olímpico Internacional, Lausanne também é conhecida como a Capital Olímpica. É uma cidade universitária, famosa por seus hotéis de luxo, cafés, charmosas ruelas e pelo seu centro histórico. É muito fácil se deslocar de metrô pela cidade. Quem se acomoda em qualquer hotel de Lausanne ganha um “Transport Card” – ou seja, um cartão de transporte gratuito que vale pelo número de dias em que você for ficar hospedado na cidade.  Na Zona 1 e 2 do metrô estão os principais pontos turísticos.

Linha do metrô de Ouchy (Lago Léman e Museu Olímpico) a Catedral (Riponne)

Linha do metrô de Ouchy (Lago Léman e Museu Olímpico) a Catedral (Riponne)

OUCHY (bem abaixo) é a parada para curtir o Lago, o Museu Olímpico e os hotéis de luxo. GARE CFF é por onde você provavelmente chegará de trem já que é a estação principal. A estação de FLON é onde estão situados inúmeros restaurantes e bares, é a área moderna e jovem da cidade. E RIPONNE é onde está localizada a Catedral de Lausanne, no topo do morro. Vale a pena iniciar o seu roteiro por lá (Catedral e Centro Histórico) e ir descendo caminhando até FLON


Abaixo, listei um passeio para quem fica 24 horas na cidade. O tour está na ordem que fiz o meu passeio, parte dele com uma guia local do escritório de turismo da cidade (o nome dela indicado no final do post).

Lausanne Swiss Experience (39)

unnamed-2


1 .  M U S E U   O L Í M P I C O

Como o hotel em que me hospedei ficava às margens do Lago Léman em Ouchy, minha primeira visita na cidade, logo pela manhã, foi ao MUSEU OLÍMPICO. Imperdível! O museu foi recentemente remodulado e é uma baita atração. Veja todos os detalhes dessa visita aqui no post que fiz sobre o Museu. Ah, não deixe de visitar o café do museu.
Endereços
Museu Olímpico –  Quai d’Ouchy 1, 1006 Lausanne | Site: 
www.olympic.org/museum
Valor ingresso para adultos: 18 francos suíços. Crianças de 6 a 16 (até 6 anos não paga): 10. Confira o preço especial para famílias no site. Horário: −10h às 18h. No inverno, fecha nas segundas-feiras.

Museu Olimpico Lausanne

Museu-Olimpico-Lausanne-8


unnamed-2


2.   A L M O Ç O   E   C A M I N H A D A   P E L A

M A R G E M   D O   L A G O

Após a visita ao museu, passamos em frente a alguns hotéis luxuosos famosos ( Beau Rivage e Angleterre) e almoçamos em um dos restaurantes da rua principal em frente ao Lago Léman em Ouchy, o RESTAURANT DU PORT (do hotel 3 estrelas e bem recomendado HÔTEL DU PORT). O dia de verão estava perfeito e pegamos uma mesa com guarda sol ao ar livre. Os pratos com peixe e salada estavam deliciosos. Para acompanhar o dia lindo, pedi uma taça de vinho branco da região de Lavaux, da uva típica Dezaley.
ENDEREÇOS:
Restaurante do Hotel Du Port: Place du Port 5, Sous-Gare-Ouchy. Site: www.hotel-du-port.ch
Restaurante do Hotel Beau Rivage: Place du Port 17 − 19. Metrô Ouchy. Site: m.brp.ch/fr

Roteiro Lausanne na Suíça - o astral da caminhada pelas margens do lago

Lausanne e o astral da caminhada pelas margens do lago

Para quem procura algo mais sofisticado e marcante, a dica é investir no restaurante e café do majestoso Beau Rivage (que funciona das 12h às 23:30). É um dos hot spots de Lausanne!! Aos domingos, esse hotel 5 estrelas serve também um brunch famoso e concorrido!

Parada para almoço no restaurante do Hotel Du Port

Parada para almoço no restaurante do Hotel Du Port

Almoço com o grupo do Swiss Experience brindando o dia lindo!

Almoço com o grupo do Swiss Experience brindando o dia lindo!


unnamed-2

 

3.   C A T E D R A L   D E    L A U S A N N E   E  

A R R E D O R E S

De Ouchy, pegamos o metrô e fomos até a estação Riponne onde cruzamos a ponte em direção à Catedral de Notre Dame ( construída em 1275) que está no topo do morro da Cidade Velha. É a maior catedral da Suíça e um dos maiores monumentos góticos da Europa. Há um mirante na parte exterior ao lado da Catedral onde é possível ter uma vista linda da cidade. A Catedral ainda tem algumas preciosidades como esculturas góticas e pinturas. Curiosidade: desde 1405, há um profissional vigia responsável pela  torre do relógio. Ele garante que não há fogo e grita as horas como se fazia antigamente.


ENDEREÇOS
Catedral – Place de la Cathédrale, 1005.
 Estação metrô: Riponne-M. Béjart
Café de l’Evêché – Rue Louis Curtat, 4.  Site: www.leveche.ch
MUDAC – Museu de Design (em frente à Catedral). Place de la Cathédrale 6. Site: www.mudac.ch

Roteiro Lausanne

na caminhada até a Catedral, a dica de um café: o Cafe de Le Eveche

na subida até a Catedral, a dica de um café e restaurante: o Cafe de L’Evêché

A Catedral que impressiona

A Catedral de Lausanne  impressiona

A torre da Catedral, o Museu de Design e alguns detalhes curiosos da área como o design da lixeira de rua e as interferências nas chaminés

A torre da Catedral, o Museu de Design e alguns detalhes curiosos da área como o design da lixeira de rua e as interferências nas chaminés

O famoso órgão da Catedral

O famoso órgão da Catedral de Lausanne


unnamed-2

 

4.   E S C A L I E R   D U   M A R C H É   E  

C H O C O L A T E    L E    B A R B A R E

Em frente à Catedral está um dos pontos mais pitorescos de Lausanne : Escalier du Marché – uma escadaria do século 13 que liga a Catedral ao centro histórico com suas praças, ruelas e comércio. Dois segredos logo na descida: o chocolate Le Barbare (veja o post aqui!) e uma fonte típica da Suíça, com água potável para matar a sede no caminho.
ENDEREÇO
Le Barbare – Escaliers du Marché 27. Post no Café Viagem sobre o local.

 

as escadarias famosas de Lausanne

O chocolate Le Barbare no caminho das escadarias que levam ao Centro Histórico

pit stop gourmet no Le Barbare no caminho das escadarias que levam ao comércio, ruelas e praças

pit stop para matar a sede na escadaria

pit stop para matar a sede na escadaria


unnamed-2

 

5.   R U E L A S   E   P R A Ç A S    H I S T Ó R I C A S

Após descer as escadarias ( Escalier du Marché) siga adiante e perca-se pelas ruelas: Rue du Pont, Rue de Marcerie, Place e Rue de La Louve e arredores. No caminho você vai cruzar com lojinhas, grandes redes de departamento suíças (como a Globus ), além de restaurantes charmosos e mercados gourmets. Os pontos principais serão: RUE DE BOURG (rua de compras com seus casarios antigos) e a PLACE DE LA PALUD (o coração de Lausanne com sua fonte antiga – aos sábados pela manhã, há um mercado típico por lá).

ENDEREÇOS
Restaurante Cafe du Grutli – Rue Mercerie 4. Site: www.cafedugruetli.ch
La Ferme Vaudoise
(loja de produtos  gourmets típicos do terroir da região) Place de la Palud 5. Site: www.lafermevaudoise.ch
Cervejaria Les Brasseurs – Rue Centrale 4. Site: www.les-brasseurs.ch
Globus
(loja de departamento suíça com grandes marcas e uma excelente praça de alimentação e supermercado) Rue du Pont 5. Site: www.globus.ch

O coração de Lausanne: a Praça de La Palud

O coração de Lausanne: a Praça de La Palud

Place de La Palud - o coração de Lausanne

Place de La Palud – o coração de Lausanne

A dica de restaurante no caminho é o Cafe Du Grutli - super bem recomendado!

A dica de restaurante no caminho é o Cafe Du Grutli – super bem recomendado!

Em plena Praças de La Palud, uma loja com produtos gourmets da região!

Em plena Praça de La Palud, uma loja com produtos gourmets da região!

Um ponto gastronômico famoso em Lausanne: a cervejaria Les Brasseurs

um must go: ponto gastronômico famoso em Lausanne, a cervejaria Les Brasseurs

unnamed-2

 

6.  N O I T E   E M   F L O N

A caminhada (descida) do roteiro pode terminar em FLONárea jovem e moderna da cidade. Lojas, bares, pubs estão concentrados nessa região. É o que há de melhor para quem quer curtir a noite. Dei uma volta por lá no fim do dia (também conferi as lojas de departamento e shopping da área) e voltei ao anoitecer para jantar no descolado Le Nomade (média de 40 francos suíços por pessoa). A estação de metrô de FLON é bem movimentada e não há perigo de transitar por lá à noite. Mas aviso: é o único local em Lausanne que vi jovens drogados pedindo dinheiro. É a atmosfera tresloucada e criativa da cidade.

ENDEREÇOS
MAD CLUB -Rue de Genève 23. Site: www.madclub.ch
Restaurante Le Nomade – Place de l’Europe 9. Site: www.restaurantnomade.ch

A área de Flon: a boate mais popular da cidade (MAD CLUB), um bar que imita a praia e os banheiros públicos transparentes (quem tem coragem de ir?)

A área de Flon: a boate mais popular da cidade (MAD CLUB), um bar que imita a praia e os banheiros públicos transparentes (quem tem coragem de ir?)

A região moderna de Flon com seus bares e comércio

A região moderna de Flon com seus bares e comércio

Vieiras maravilhosas, batatinhas e um bom vinho suíço no Nomade

Vieiras maravilhosas, batatinhas e um bom vinho suíço no Nomade

 

unnamed-1
SAIBA MAIS


Post índice de Lausanne no Café Viagem
(dica de hotel, visita ao museu, onde ir)
Post índice de Genebra no Café Viagem

DICA: a guia local que fez o tour comigo por Lausanne e me revelou este local delicioso foi Anette Miserez (recomendo!). Para contactar um guia entre em contato com algt@lausanne-tourisme.ch (escritório oficial de turismo da cidade onde Anette trabalha!)

—->  PESQUISE AQUI E RESERVE O SEU HOTEL EM LAUSANNE !

Hotel em Lausanne na Suiça

 

TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM 
Genebra
 | Carouge |  Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch |  Zurique |  Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey

Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines 

Voando de executiva com a  Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS

Emoções de um Verão na Suíça

Sobre a  SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa 

 

unnamed-1
SOBRE A SWISS EXPERIENCE

Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS Experience. Agradeço imensamente a oportunidade de fazer parte dessa viagem inesquecível!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá, vc tem algum guia em Lausanne para me indicar? Ou alguma empresa que ofereça os serviços de guia? Vou me hospedar em Lausanne, mas não sei como chegar até o cemiterio de Tolochenaz onde está enterrada meu idolo Audrey Hepburn, queria muito ir até lá, mas parece meio complicado. acho que precisarei de ajuda de um guia local.Obrigada

  • Olá, boa noite, dia 20/04/18 estaremos chegando em Laussane, para uma visita a amigos.
    Ficaremos até 23/04, onde seguiremos com um auto, para diversos lugares. Já reservamos hotel De Lá Paix.
    Poderia dar algumas dicas, de passeios/visitas ?
    Somos em 2 (dois) casais na melhor idade. Se necessitarmos um guia é possível? Quanto disporemos?
    Grato
    Gilberto

DEIXE SEU COMENTÁRIO