O roteiro em Lausanne na Suíça faz parte da viagem da SWISS Experience que fiz pela região do Lago de Léman. Um tour completo pelo lado francês da Suiça no verão. A viagem faz parte de um projeto da Swiss Internacional Airlines com o apoio do Switzerland Toursim (leia mais sobre esta ação, aqui!).
—– SOBRE LAUSANNE NA SUÍÇA
Lausanne fica a poucos minutos de trem de Genebra. Assim como sua vizinha, a língua oficial é o francês. É a capital do Cantão de Vaud e considerada a segunda maior cidade às margens do Lago Léman. No verão, Lausanne se transforma num destino especial de férias já que leva todo o jeitão de praia. Afora a beleza do lago, a região também é cercada por vinhedos, alpes e inúmeras belezas naturais. Por ser a sede do Comitê Olímpico Internacional, Lausanne também é conhecida como a Capital Olímpica. É uma cidade universitária, famosa por seus hotéis de luxo, cafés, charmosas ruelas e pelo seu centro histórico. É muito fácil se deslocar de metrô pela cidade. Quem se acomoda em qualquer hotel de Lausanne ganha um “Transport Card” – ou seja, um cartão de transporte gratuito que vale pelo número de dias em que você for ficar hospedado na cidade. Na Zona 1 e 2 do metrô estão os principais pontos turísticos.

Linha do metrô de Ouchy (Lago Léman e Museu Olímpico) a Catedral (Riponne)
PROCURANDO HOTEL EM LAUSANNE?
Pesquise aqui ofertas no Bookin.com com cancelamento gratuito
OUCHY (bem abaixo) é a parada para curtir o Lago, o Museu Olímpico e os hotéis de luxo. GARE CFF é por onde você provavelmente chegará de trem já que é a estação principal. A estação de FLON é onde estão situados inúmeros restaurantes e bares, é a área moderna e jovem da cidade. E RIPONNE é onde está localizada a Catedral de Lausanne, no topo do morro. Vale a pena iniciar o seu roteiro por lá (Catedral e Centro Histórico) e ir descendo caminhando até FLON
Abaixo, listei um passeio para quem fica 24 horas na cidade. O tour está na ordem que fiz o meu passeio, parte dele com uma guia local do escritório de turismo da cidade (o nome dela indicado no final do post).
1 . M U S E U O L Í M P I C O
Como o hotel em que me hospedei ficava às margens do Lago Léman em Ouchy, minha primeira visita na cidade, logo pela manhã, foi ao MUSEU OLÍMPICO. Imperdível! O museu foi recentemente remodulado e é uma baita atração. Veja todos os detalhes dessa visita aqui no post que fiz sobre o Museu. Ah, não deixe de visitar o café do museu.
Endereços
Museu Olímpico – Quai d’Ouchy 1, 1006 Lausanne | Site: www.olympic.org/museum
Valor ingresso para adultos: 18 francos suíços. Crianças de 6 a 16 (até 6 anos não paga): 10. Confira o preço especial para famílias no site. Horário: −10h às 18h. No inverno, fecha nas segundas-feiras.
2. A L M O Ç O E C A M I N H A D A P E L A M A R G E M D O L A G O
Após a visita ao museu, passamos em frente a alguns hotéis luxuosos famosos ( Beau Rivage e Angleterre) e almoçamos em um dos restaurantes da rua principal em frente ao Lago Léman em Ouchy, o RESTAURANT DU PORT (do hotel 3 estrelas e bem recomendado HÔTEL DU PORT). O dia de verão estava perfeito e pegamos uma mesa com guarda sol ao ar livre. Os pratos com peixe e salada estavam deliciosos. Para acompanhar o dia lindo, pedi uma taça de vinho branco da região de Lavaux, da uva típica Dezaley.
ENDEREÇOS:
Restaurante do Hotel Du Port: Place du Port 5, Sous-Gare-Ouchy. Site: www.hotel-du-port.ch
Restaurante do Hotel Beau Rivage: Place du Port 17 − 19. Metrô Ouchy. Site: m.brp.ch/fr

Lausanne e o astral da caminhada pelas margens do lago
Para quem procura algo mais sofisticado e marcante, a dica é investir no restaurante e café do majestoso Beau Rivage (que funciona das 12h às 23:30). É um dos hot spots de Lausanne!! Aos domingos, esse hotel 5 estrelas serve também um brunch famoso e concorrido!

Parada para almoço no restaurante do Hotel Du Port

Almoço com o grupo do Swiss Experience brindando o dia lindo!
3. C A T E D R A L D E L A U S A N N E E A R R E D O R E S
De Ouchy, pegamos o metrô e fomos até a estação Riponne onde cruzamos a ponte em direção à Catedral de Notre Dame ( construída em 1275) que está no topo do morro da Cidade Velha. É a maior catedral da Suíça e um dos maiores monumentos góticos da Europa. Há um mirante na parte exterior ao lado da Catedral onde é possível ter uma vista linda da cidade. A Catedral ainda tem algumas preciosidades como esculturas góticas e pinturas. Curiosidade: desde 1405, há um profissional vigia responsável pela torre do relógio. Ele garante que não há fogo e grita as horas como se fazia antigamente.
ENDEREÇOS
Catedral – Place de la Cathédrale, 1005. Estação metrô: Riponne-M. Béjart
Café de l’Evêché – Rue Louis Curtat, 4. Site: www.leveche.ch
MUDAC – Museu de Design (em frente à Catedral). Place de la Cathédrale 6. Site: www.mudac.ch

na subida até a Catedral, a dica de um café e restaurante: o Cafe de L’Evêché

A Catedral de Lausanne impressiona

A torre da Catedral, o Museu de Design e alguns detalhes curiosos da área como o design da lixeira de rua e as interferências nas chaminés

O famoso órgão da Catedral de Lausanne
4. E S C A L I E R D U M A R C H É E C H O C O L A T E L E B A R B A R E
Em frente à Catedral está um dos pontos mais pitorescos de Lausanne : Escalier du Marché – uma escadaria do século 13 que liga a Catedral ao centro histórico com suas praças, ruelas e comércio. Dois segredos logo na descida: o chocolate Le Barbare (veja o post aqui!) e uma fonte típica da Suíça, com água potável para matar a sede no caminho.
ENDEREÇO
Le Barbare – Escaliers du Marché 27. Post no Café Viagem sobre o local.

pit stop gourmet no Le Barbare no caminho das escadarias que levam ao comércio, ruelas e praças

pit stop para matar a sede na escadaria
5. R U E L A S E P R A Ç A S H I S T Ó R I C A S
Após descer as escadarias ( Escalier du Marché) siga adiante e perca-se pelas ruelas: Rue du Pont, Rue de Marcerie, Place e Rue de La Louve e arredores. No caminho você vai cruzar com lojinhas, grandes redes de departamento suíças (como a Globus ), além de restaurantes charmosos e mercados gourmets. Os pontos principais serão: RUE DE BOURG (rua de compras com seus casarios antigos) e a PLACE DE LA PALUD (o coração de Lausanne com sua fonte antiga – aos sábados pela manhã, há um mercado típico por lá).
ENDEREÇOS
Restaurante Cafe du Grutli – Rue Mercerie 4. Site: www.cafedugruetli.ch
La Ferme Vaudoise (loja de produtos gourmets típicos do terroir da região) Place de la Palud 5. Site: www.lafermevaudoise.ch
Cervejaria Les Brasseurs – Rue Centrale 4. Site: www.les-brasseurs.ch
Globus (loja de departamento suíça com grandes marcas e uma excelente praça de alimentação e supermercado) Rue du Pont 5. Site: www.globus.ch

O coração de Lausanne: a Praça de La Palud

Place de La Palud – o coração de Lausanne

A dica de restaurante no caminho é o Cafe Du Grutli – super bem recomendado!

Em plena Praça de La Palud, uma loja com produtos gourmets da região!

um must go: ponto gastronômico famoso em Lausanne, a cervejaria Les Brasseurs
6. N O I T E E M F L O N
A caminhada (descida) do roteiro pode terminar em FLON – área jovem e moderna da cidade. Lojas, bares, pubs estão concentrados nessa região. É o que há de melhor para quem quer curtir a noite. Dei uma volta por lá no fim do dia (também conferi as lojas de departamento e shopping da área) e voltei ao anoitecer para jantar no descolado Le Nomade (média de 40 francos suíços por pessoa). A estação de metrô de FLON é bem movimentada e não há perigo de transitar por lá à noite. Mas aviso: é o único local em Lausanne que vi jovens drogados pedindo dinheiro. É a atmosfera tresloucada e criativa da cidade.
ENDEREÇOS
MAD CLUB -Rue de Genève 23. Site: www.madclub.ch
Restaurante Le Nomade – Place de l’Europe 9. Site: www.restaurantnomade.ch

A área de Flon: a boate mais popular da cidade (MAD CLUB), um bar que imita a praia e os banheiros públicos transparentes (quem tem coragem de ir?)

A região moderna de Flon com seus bares e comércio

Vieiras maravilhosas, batatinhas e um bom vinho suíço no Nomade
SAIBA MAIS
Post índice de Lausanne no Café Viagem (dica de hotel, visita ao museu, onde ir)
Post índice de Genebra no Café Viagem
- Site oficial de turismo de Lausanne em www.lausanne-tourisme.ch
- Site oficial de turismo da Suíça sobre Lausanne em português: www.myswitzerland.com/pt/lausanne
DICA: a guia local que fez o tour comigo por Lausanne e me revelou este local delicioso foi Anette Miserez (recomendo!). Para contactar um guia entre em contato com algt@lausanne-tourisme.ch (escritório oficial de turismo da cidade onde Anette trabalha!)
TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM
Genebra | Carouge | Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch | Zurique | Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey
Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines
Voando de executiva com a Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS
Emoções de um Verão na Suíça
Sobre a SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa
SOBRE A SWISS EXPERIENCE
Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto SWISS Experience. Agradeço imensamente a oportunidade de fazer parte dessa viagem inesquecível!
rosana bicudo | 28/02/2017
|
Olá, vc tem algum guia em Lausanne para me indicar? Ou alguma empresa que ofereça os serviços de guia? Vou me hospedar em Lausanne, mas não sei como chegar até o cemiterio de Tolochenaz onde está enterrada meu idolo Audrey Hepburn, queria muito ir até lá, mas parece meio complicado. acho que precisarei de ajuda de um guia local.Obrigada
Alexandra Aranovich | Autora | 01/03/2017
|
Oi Rosana
Tudo bem?
A dica de guia está no final deste post sobre Lausanne. É a Anette Miserez – contato com algt@lausanne-tourisme.ch
Gostei muito dela.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
Gilberto Miranda | 20/03/2018
|
Olá, boa noite, dia 20/04/18 estaremos chegando em Laussane, para uma visita a amigos.
Ficaremos até 23/04, onde seguiremos com um auto, para diversos lugares. Já reservamos hotel De Lá Paix.
Poderia dar algumas dicas, de passeios/visitas ?
Somos em 2 (dois) casais na melhor idade. Se necessitarmos um guia é possível? Quanto disporemos?
Grato
Gilberto