Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A Barra de Ibiraquera em Santa Catarina, paraíso do SUP

O Café Viagem tem um post com dicas gerais da praia de Garopaba e arredores (link no final do post) que inclui Ibiraquera em Santa Catarina (situada ao lado da Praia do Rosa), mas que tem poucas dicas da praia que merece alguns destaques especiais. Além de ser uma praia linda (com mar e lagoa), Ibiraquera é bem popular pois é o point de quem pratica Kite Surf e Stand Up Paddle em Santa Catarina. O texto abaixo foi adaptado a partir da minha coluna março/2015 no jornal Zero Hora.  Bom passeio!

Ibiraquera Santa Catarina

Nesse último verão em Santa Catarina, encontramos vários locais que alugam pranchas de Stand Up Paddle na praia de Garopaba e nas praias próximas (Rosa, Siriú, Barrinha, Rosa). Os mais indicados para se aventurar no SUP com crianças foram as lagoas vizinhas do mar, como a Lagoa do Meio na Praia do Rosa, a Lagoa na Praia do Siriú e a da Barra de Ibiraquera.


Ibiraquera Santa Catarina (3)

Ibiraquera Santa Catarina (9)
Depois de experimentar os três locais, posso destacar que a mais apropriada para iniciar a brincadeira com crianças a bordo é a Lagoa de Ibiraquera, situada na praia conhecida como uma das melhores do Brasil para quem se amarra em kitesurf, windsurf e, é claro, stand up paddle.

Ibiraquera Santa Catarina (14)

Ibiraquera Santa Catarina (7)

Ibiraquera Santa Catarina (5)


⇒ O SUP EM IBIRAQUERA

A Lagoa (na Barra de Ibiraqueraapresenta grande faixa com águas rasas, facilitando o aprendizado dos pequenos praticantes (e até adultos!). Na Lagoa de Ibiraquera não é permitido barcos a motor, o que permite mais segurança para os iniciantes. Ivan Floater – atual Presidente da Confederação Brasileira de SUP – é quem aluga as pranchas e equipamentos, além de oferecer aulas. Contato aluguel de pranchas: (48) 9102 44 33. Média de preço aluguel de prancha no local: R$ 30  (uma hora).

Ibiraquera Santa Catarina (4)

 

⇒ ONDE COMER: TARTARUGA

Se você for de carro até Ibiraquera, sugiro estacionar o carro em frente ao restaurante Tartaruga (R. Dois, 283) . A barraca com aluguel de pranchas ficará logo a sua frente. Depois de curtir a praia e o SUP na Lagoa, nada melhor do que fazer uma refeição no Tartaruga que serve frutos do mar e peixe acompanhado de um bom feijão com arroz, farofa, salada e banana à milanesa.

Ibiraquera Santa Catarina (2)

Restaurante Tartaruga

ONDE TOMAR UM CAFÉ: CASA DOCE

Para a turma que curte um doce, lanche ou café, a sugestão é seguir para a Casa Doce (Estr. IMB-308 ). A simpática casinha fica entre Ibiraquera e o acesso à Praia do Rosa. Por lá, você será  recebido com sucos, tortas e mesas em um jardim lindo com pracinha em meio a mata nativa. A gurizada vai amar o jardim. Ah, os adultos idem. Uma pena que o espaço não abre o ano todo, apenas no verão e na Páscoa. —-> Leia aqui o post sobre a Casa Doce no Café Viagem!

Praia de Ibiraquera (14)

Praia de Ibiraquera (10)


EXPLORANDO A REGIÃO

Se você estiver de carro (a gente estava!) vale a pena explorar a região e praias vizinhas. Ao lado de Ibiraquera está a pacata Praia do Luz, onde é permitida a entrada de carro. Ainda fizemos a volta pela Lagoa e fomos conhecer a pousada de charme Ponta da Piteira  – que tem restaurante e uma vista fantástica da Lagoa.

O visual da Lagoa da Ponta da Piteira

O visual da Lagoa da Ponta da Piteira

Ibiraquera Santa Catarina (16)

A Praia do Luz

A Praia do Luz

ONDE FICAR

É possível ficar em Ibiraquera (que tem casas para alugar) ou nas praias próximas como Rosa, Silveira, Barrinha ou até Garopaba. Em Ibiraquera, somente para casais in love, indico a Hospedaria Ponta da Piteira . Também para casais apaixonados, o Solar Mirador é uma bela opção na praia vizinha, o Rosa. Para quem estiver com crianças, indico a Fazenda Verde e o Village Rosa – ambas pé na areia com estrutura para quem tem pitocos pequenos a tiracolo.

 

 


unnamed-1
SAIBA MAIS

IBIRAQUERA – SANTA CATARINA | BRASIL

Leia também no Café Viagem: 
Todos os posts do Café Viagem sobre Garopaba e arredores

==> PARA PESQUISAR HOSPEDAGEM EM  GAROPABA E ARREDORES, CONSULTE ABAIXO:
Com crianças indicamos:  Fazenda Verde ,  Village Rosa

Sobre o Stand Up Paddle
O Stant Up Paddle, ou SUP como é chamado de forma simpática pelos seus praticantes, chegou no Brasil por volta de 2005 mas se espalhou mesmo pelas praias, lagoas e rios do Brasil nos últimos dois anos. É conhecido como um dos esportes náuticos mais democráticos já criados. Basicamente consiste em se equilibrar de pé em uma prancha (maior e semelhante a de surf) com um remo.Site da Confederação Brasileira de SUP : www.cbsup.com.br

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO