Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Emoções na neve: as pistas e a escola de ski em Portillo no Chile

Portillo no Chile – como é esquiar e ter aulas nas pistas de Portillo

Este post faz parte da série especial sobre nossa experiência em família na neve de PORTILLLO NO CHILE. Nesse artigo relato como são as pistas e escola de ski em Portillo , principalmente  as para crianças. No final de 2015, Portillo recebeu  o prêmio de melhor ski resort e o de melhor hotel de ski do Chile  (World Ski Awards). Depois de visitar a estação, não fiquei espantada com tamanha distinção. Fazer parte desse mundo, mesmo que  por apenas quatro dias durante uma miniweek em agosto, foi uma experiência marcante para toda a família. Você se despede já sonhando em voltar.

Aula Ski Portillo

Afinal, como é esquiar em Portillo?

Bem, primeiramente preciso admitir que, afora o meu marido snowboarder, somos todos (eu e meu filho) iniciantes (ou quase  intermediários) no esporte. Mas, modestamente, acho até que levamos jeito pra coisa. Não somos radicais, mas aventureiros moderados que curtem a natureza branquinha e a oportunidade de estarmos juntos fazendo um esporte.

E lá vai a trupe, pronta para a segunda aventura na neve juntinhos !

Essa é a minha trupe pronta para a segunda aventura na neve juntinhos !

 

>> PISTAS MAIS LIVRES

O  hotel tem capacidade apenas para 450 hóspedes e, por isso, tudo fica ainda mais exclusivo . Mesmo nos dias mais cheios não há mais de 1000 esquiadores nas montanhas. E o número só aumenta de 450 para 1000 porque Portillo oferece pacotes de 1 dia de ski mas tem lotação máxima na montanha para garantir o conforto e tranquilidade dos visitantes.  Ou seja, pistas mais livres para aprender sem atropelamentos  (priceless!).

Pistas perfeitas e livres, um dos diferenciais de Portillo

Pistas perfeitas e livres, um dos diferenciais de Portillo

 

>> DO HOTEL DIRETO PARA A PISTA

Em Portillo, adoramos a facilidade de descer do quarto direto para as pistas. É tudo muito prático e com poucas filas no aluguel de equipamentos, aulas e guarda-volumes. O dia inicia em um maravilhoso café da manhã onde já descíamos praticamente prontos, levando casacos e tudo mais.

tá vendo a portinha? Por ali você entra e sai do hotel para as pistas

tá vendo a portinha? Por ali você entra e sai do hotel para as pistas

Do café, bastava descer as escadas do hotel até o subsolo onde a gente agendava as aulas e alugava os os skis e botas. Desse andar já saímos em uma portinha direto para as pistas ou para as placas onde estavam sinalizados os nomes dos professores. Se não me engano, as aulas iniciam pontualmente às 9h30 (e no turno da tarde, às 14h30).

Mapa das pistas e condições do tempo e da neve

Mapa das pistas e condições do tempo e da neve

Aula Ski Portillo (27)

Portillo equipamento

—–> DICAS

O ideal é já agendar a sua aula logo após o check in no hotel, assim como experimentar e alugar equipamento se for preciso. Nossa experiência com duas horas de aulas pela manhã funcionou muito bem deixando a tarde livre para ficarmos juntos.

e lá vamos nós para a aula!!

e lá vamos nós para a aula!!

Esqueceu ou precisando de algo? Ao lado da recepção há uma loja bem completa com roupas e equipamentos.

a loja do hotel tem vários itens de roupas e equipamentos

a loja do hotel tem vários itens de roupas e equipamentos

>> Ski em Portillo: A FAMA DA ESCOLA DE SKI E SNOWBOARD

Particularmente, para iniciantes e intermediários, recomendo não fazer economia nas aulas de ski. São elas que dão toda a segurança no aprendizado. A escola de Portillo tem fama e tradição internacional com instrutores extremamente qualificados e até premiados. E ainda: são mais de 60 anos de experiência em aulas na neve (os caras são muito profi!).

pessoal se encontrando com seus professores em frente ao hotel

pessoal se encontrando com seus professores em frente ao hotel

Aulas especiais

Vale destar as  aulas especiais para portadores de deficiência (um trabalho belíssimo que vimos de perto pois durante nossa estada estava acontecendo a semana  do programa Andes Mágico).
Aula Ski Portillo (19)

Aula Ski Portillo (21)

Sem dúvida, Portillo é um dos melhores lugares para iniciar o aprendizado na neve. Não só pelos excelentes professores como também pela facilidade das pistas. Existem pelo menos 3 áreas especiais para quem está tendo o primeiro contato com os skis ou snow.

Aula Ski Portillo (17)

Pista ao lado do hotel

A pista ao lado do hotel é a mais fácil de todas com esteira e sinalizações de bichinhos para a criançada, um amor. Perto dessa pista, há mais algumas verdes e azuis ( com teleférico) bem tranquilas. E ainda: a famosa pista que passa por um túnel simulando um trenzinho (faz até barulho de trem quando a gente passa por ela).

Aguardando o profi !

Aguardando o profi !

Gostamos também da pista do lado oposto do hotel com a poma lift (aquele transporte que puxa a gente sentado!). Essa área é ainda mais vazia do que a pista das crianças e tão fácil quanto.

a pista ao lado do hotel onde crianças e iniciantes dão os seus primeiros passos

a pista ao lado do hotel onde crianças e iniciantes dão os seus primeiros passos

Aula Ski Portillo (14)

Os professores de Portillo

Grande parte dos professores falam inglês e espanhol. Poucos hablam português (alguns se arriscam no portunhol!). Mas vai por mim, isso não é um empecilho para ter uma boa aula. Meu filho de 8 anos teve aulas de snowboard com um professor canadense que só falava inglês. E mesmo meu filhote entendendo apenas o básico da língua inglesa, se comunicaram muito bem, não me pergunte como. Acho esse lance até legal, pois além da aula as crianças acabam tendo contato com outra língua, concorda?

meu filhote e seu professor canadense de snowboard

meu filhote e seu professor canadense de snowboard

 

>> Ski em Portillo: AULAS PELA MANHÃ

Meus filhos fizeram 3 dias de aula particular pela manhã. Eu fiz duas aulas em grupo que, por sorte, acabaram sendo quase aulas particulares já que a turma foi dividida entre dois professores, conforme o nível. Após a divisão, fiquei sozinha com o meu professor (bravo!). Essa foi a segunda experiência com os skis e snows das crianças. A primeira vez nas pistas aconteceu em 2013 no Valle Nevado (veja aqui!).

Cada um com o seu professor, apresento o meu!

Cada um com o seu professor, esse aí é o Ronad, meu teacher!

DCIM103GOPRO

Minha gatinha na aula!

Filhota impressionou sem se arriscar muito.

Filhota impressionando nas pistas!!

E o meu gatinho que ficou ainda mais lindo na neve de snow!

E o meu gatinho que ficou ainda mais lindo na neve de snow!

 

>> CURTIÇÃO EM FAMÍLIA À TARDE

Se a manhã era dedicada às aulas, à tarde era livre para gente curtir a montanha em família. Com as crianças, resolvemos não arriscar e ficamos pelas pistas fáceis treinando e filmando eles (veja no vídeo abaixo!). Volta e meia, eu ou o meu marido dávamos uma volta (cada um na sua vez) nas pistas com nível mais difícil (mas admito que não me arrisco nem morta nas pistas pretas e em muitas vermelhas!). Por volta das 17h devolvíamos o equipamento e íamos curtir a jacuzzi ou as atrações do resort como: oficina de padaria, sala de jogos e Wine Fest.

 

>> ESQUIAR É COMO IR À PRAIA

Uma vez li uma expressão que curti: esquiar é como ir à praia e também vicia. Eu concordo. Exige esforço físico, aulas e uma megaorganização (botas, equipamentos, roupas). Mas por outro lado compensa muuuito pela paisagem e sensação única. É um exercício não só de equilíbrio mas também de relaxamento total. Único detalhe que nunca me canso de repetir é: vá com cautela e faça um bom seguro de viagem que contemple esportes (veja aqui), principalmente com crianças.

Aula Ski Portillo (2)

 

Assim como o mar na praia, as pistas na montanha também merecem respeito. Na dúvida, não arrisque. Portillo foi incrível. E esquiar em família (com segurança!) é uma das coisas mais prazerosas que já fizemos juntos.

Aula Ski Portillo (25)

Portillo ski

 

TODA A SÉRIE PORTILLO NO CAFÉ VIAGEM:

A VIAGEM EM FAMÍLIA À PORTILLO | POST ÍNDICE E RESUMO DA EXPERIÊNCIA

A ESTRUTURA DO HOTEL DE PORTILLO PARA FAMÍLIAS (quartos, guarderia, programação, etc)

A GASTRONOMIA ÍMPAR DE PORTILLO 

⇒ A ESCOLA E AS PISTAS DE PORTILLO

TRANSFER E ESTRADA DE SANTIAGO À PORTILLO

 


SAIBA MAIS

PORTILLO – ESTAÇÃO DE SKI E HOTEL
CHILE

Distância de Santiago (160 km) por volta de 2h30 de carro pela rodovia que liga Santiago do Chile à Mendoza, na Argentina.
Site: www.skiportillo.com
Como chegar
Fanpage Portillo
Valores: um pacote em Portillo custa em média de US$ 1400 (miniweek) a 2.200 (7 dias) por pessoa. Incluem hospedagem, 4 refeições diárias, estrutura do hotel e skilift. Consulte o site do hotel para mais informações sobre tarifas e valores.


SEGURO DE VIAGEM

Não esqueça de incluir um bom seguro na sua viagem em família. O Café Viagem indica a Real Seguro Viagem que faz cotação entre as principais seguradoras e garante o melhor preço. Faça aqui a sua cotação !

seguro_viagem_geral_640


*Agradecemos o convite do hotel Portillo que oportunizou a nossa hospedagem durante uma miniweek no hotel. E ainda:  a Exploring Chile, nosso parceiro em transfer no Chile. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá Alexandra!
    Eu tinha interesse em ir a Portillo, mas olhando melhor achei poucas pistas e pouco acesso a terrain. Quero planejar uma viagem de 7 dias mas pelo que vi 7 dias em Portillo me pareceu que seria entediante. Pela sua experiência vocês gostariam de ter ficado mais dias?
    Obrigada

    • Oi Kelly
      Sim, a gente queria muito ter ficado 7 dias.
      As pistas são incríveis, mas com as crianças acabamos ficando mais por baixo, nas pistas verdes e azuis.
      Nada entendiante, pelo contrário: mágico!
      Beijos
      Alexandra

  • Alexandra, adoro seu site. Gostaria de saber se as aulas são pagas por fora ou estão inclusas no pacote do hotel. Obrigada

DEIXE SEU COMENTÁRIO