Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A gastronomia de Monte Verde em Minas Gerais

* POST PATROCINADO

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, localizado no interior de Minas Gerais no Brasil. Tornou-se um dos locais mais procurados por turistas quando o assunto é a Serra da Mantiqueira. Porém, sua fama não vem somente das opções de ecoturismo e das confortáveis pousadas. Monte Verde também é conhecida pela excelente cena gastronômica e pela grande variedade de restaurantes estabelecidos na região. Sua culinária é peculiar e diferenciada, mistura a típica cozinha mineira (como pratos de feijão Tropeiro e Leitão a Pururuca) com alguns pratos de origem européia. Merecem destaque, também, os pratos à base de truta e o famoso fondue, de queijo ou de carne. Abaixo, algumas sugestões de estabelecimentos para provar as especialidades gostosas dessa pequena e encantadora cidade.

TURISMO - MONTE VERDE - MG

Foto: Rodrigo Cibantos | Roteiro de Turismo

Foto: Rodrigo Cibantos

Foto: Rodrigo Cibantos

O restaurante Mont Vert, ou a “Casa do Fondue”  é extremamente bem avaliado no TripAdvisor, citado, inclusive, como o melhor fondue de Monte Verde. Oferece rodízio todos os dias e  o destaque é para o fondue na pedra e o mix de chocolate (meio chocolate branco e meio chocolate preto). Os preços são fixos por pessoa, e a casa está localizada na Rua Rolinha, 71 – Centro. Site: www.casadofondue.com.br

Um pedacinho do cardápio do Mont Vert (fonte: site do restaurante)

Um pedacinho do cardápio do Mont Vert (fonte: site do restaurante  )

No entanto, quando se fala de peixe, o restaurante Paulo das Trutas deve ser a primeira opção dos visitantes. Com duas unidades especializadas em servir pratos à base de truta fresca, o restaurante possui mais de 20 anos de tradição. E ainda,  faz questão de servir exclusivamente peixes criados pelo próprio e único trutário de Monte Verde. O restaurante está situado na Rua da Floresta, 810 e na Av. Monte Verde, 120. Site: www.paulodastrutasmonteverde.com.br

foto: Julio Marcello

foto: Julio Marcello

Para um ambiente mais tranquilo, a opção é o  Rancho da Picanha – famoso pela picanha na pedra, servida com diversas opções de acompanhamentos. O local também oferece música ao vivo nos finais de semana. O destaque de sua cozinha é para a picanha mineira. Há , também, outras opções de comidas típicas da região, como as trutas, filés sopas e fondues. Onde fica? Av. Monte Verde, 1040.

foto: Julio Marcello

foto: Julio Marcello

Outro restaurante bastante conhecido é a Panela de Ferro. Uma opção rústica de culinária em Monte Verde. A casa possui um salão que acomoda grupos e famílias com conforto. Uma das indicações de pratos é o risoto de funghi secchi, acompanhado de fatias de picanha na chapa. Ou, quem sabe, a costela bovina no bafo, acompanhada de arroz branco, feijão tropeiro, ovo frito, couve, e banana frita à milanesa. Sentiu fome? Então anota o endereço: av. Monte Verde, 945.

Além da gastronomia local, os visitantes de Monte Verde contam com  sabores internacionais como o bacalhau de influência portuguesa do Trás os Montes. O restaurante tem um deque suspenso com vista panorâmica das montanhas e para a Avenida Monte Verde. Mas se a sua preferência for pela cozinha italiana, o Portali di Nápole faz sucesso com o seu polpetone ao sugo recheado com mussarela e gratinado ao forno, também localizado na Avenida principal da cidade: a Monte Verde.

Polpetone do Dinapoli. Foto site www.portaledinapoli.com.br

Polpetone do Portali di Napoli. Foto site www.portaledinapoli.com.br

 

Cafe Viagem
SAIBA MAIS

ROTEIRO TURISMO mostra como chegar em Monte Verde:
basta percorrer o Rodovia Fernão Dias até a cidade de Camanducaia e então subir a serra para Monte Verde. Para maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Monte Verde acesse o link do site Roteiro de Turismowww.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/monte-verde

Leia também:
Roteiro de Turismo em Camburi | SPLeia aqui!
Roteiro de Turismo em Penedo | RJ  Leia aqui!

          Post patrocinado

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Eu amo Monte Verde, já fui para lá com meu marido diversas vezes e realmente a gastronomia daquele lugar é maravilhosa. Gostaria de indicar um Restaurante que todas as vezes que vamos para lá é parada obrigatória, se chama Pinheiro Velho, tem umas pastinhas de entrada que são especiais, destaco a de truta defumada, nunca comi algo parecido, ainda mais com os azeites temperados que eles nos apresentam, realmente divino. Também as sopas ou cremes no pão são perfeitos. Vale muito a pena conhecer!
    Av. Monte Verde, 37650 – Monte Verde, Minas Gerais, Brazil.

  • Boa tarde Alexandra,

    Curtimos demais suas dicas… fui para Montevideo e Punta del Este praticamente com todas as sua dicas e adoramos! Muito bom!

    Estou fazendo um roteiro pelas cidades históricas de minas. Vamos de carro, saindo do interior de SP.
    As cidades: São João Del Rei, dormiremos 3 noites em Tiradentes, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e dormiremos mais 3 noites em Mariana.
    Tem alguma dica pra nos dar?

    Grande abraço,
    Aguardo retorno.
    Claudivan Cavalcante

  • Já fomos duas vezes para Monte Verde…Lugar especial,romântico,lindíssimo para tirar fotos…. Excelente gastronomia….Super indico a casa do fundee, a casa da vovó onde você pode comer o melhor strudel e o melhor bolo de laranja que já provei…Sem contar o atendimento da Dona Neusa que faz com amor e carinho os bolos e geléias!

DEIXE SEU COMENTÁRIO