Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Almoço em vinícola em São Joaquim na belíssima Monte Agudo

Onde comer em São Joaquim: vinícola Monte Agudo – simplesmente sublime!  

Se você procura uma dica de almoço em vinícola em São Joaquim em Santa Catarina, anote: Monte Agudo. Trata-se de uma vinícola boutique e familiar (da família Rojas Ferraz) que oferece uma experiência gastronômica não só saborosa como belíssima. Vinhos de excelente qualidade e, de quebra, com uma paisagem apaixonante dos vinhedos da serra catarinense

Onde fica a Monte Agudo

A Monte Agudo é uma vinícola situada em São Joaquim (SC), a 230 km de Florianópolis na serra caterinense. É vizinha da, igualmente imperdível, Leone Di Venezia. Recebe muito bem e com charme os visitantes.

Almoço em vinícola em São Joaquim

 

Onde ficar em São Joaquim SC

Nós ficamos hospedados no centro da cidade em um hotel tradicional em frente à praça central de São Joaquim: São Joaquim Park Hotel (3 estrelas). A cidade tem várias pousadas. Quem procura uma hospedagem mais romântica ou de charme indico o Rio do Rastro Eco Resort em Bom Jardim da Serra, mas observe que o hotel fica a 50 km de São Joaquim e mais distante das vinícolas.

Veja aqui todos os hotéis e pousadas em São Joaquim e compare valores

+ e aqui pousadas em Bom Jardim da Serra

Chegando na Fazenda Monte Agudo

Primeiramente, queria contar que antes de conhecer a vinícola Monte Agudo, eu já era apaixonada pelo seu rosé Merlot Sublime, um dos raros vinhos catarinenses que encontro à venda na praia de Garopaba (SC). Adoro o vinho e compro no restaurante Zanoni. No entanto, ao chegar na vinícola, confirmei que não é só o vinho rosé que merece o título de sublime. Na verdade, tudo na Monte Agudo (visual, refeição, degustação) é sublime. 

Além das degustações, a Monte Agudo oferece sunset e piquenique nos vinhedos, almoços e jantares. As refeições funcionam o ano todo nos finais de semana, sempre com reservas antecipadasDevido ao terreno acidentado e ao capricho em todos os detalhes do jardim e ambiente fechado, o visual da propriedade é de cinema

Vinícola Monte Agudo São Joaquim

Com Patrícia Ferraz, sócia-proprietária  da Monte Agudo, e o meu vinho rosé queridinho do verão em Santa Catarina

Os vinhos da Monte Agudo

Quem recebeu o nosso grupo foi a sócia-proprietária Patrícia Ferraz. Ela conduziu a nossa degustação que se finalizou durante o almoço. As 3 variedades principais cultivadas na Monte Agudo são Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay.

Começamos com o espumante Sinfonia Brut Rosé, elaborado no método charmat, de aroma e sabor frutado e com cremosidade em boca.

A seguir, provamos o Sauvignon Blanc e o Chardonnay (meus favoritos juntamente com o Rosé Sublime).

Enquanto degustávamos, o almoço foi sendo servido.

vinhos Monte Agudo São Joaquim

Almoço harmonizado da vinícola Monte Agudo

O almoço harmonizado funciona com um preço único para a refeição completa. São sempre 2 opções de entrada, prato principal e sobremesa. Quem comanda a cozinha da Monte Agudo é a Chef Kathia Rojas Yunis prioriza ingredientes e receitas locais dando o seu toque de charme e sabor. 

Vinícola Monte Agudo São Joaquim Santa Catarina

Toda a refeição teve toques de ingredientes e iguarias típicas da região da Serra de Santa Catarina. Como entrada, escolhi o carpaccio de FRESCAL, produto da região da serra e planalto catarinense. Uma variação do charque gaúcho ou da carne de sol do nordeste. A versão de Santa Catarina, o frescal, é uma carne curtida à sombra, por até 48 horas. Um método de conservação muito utilizado pelos tropeiros que cruzavam a Serra Catarinense em tempos remotos. 

Vinícola Monte Agudo São Joaquim Santa Catarina

Meu prato principal foi o ENTREVERO com pinhão, clássico da serra catarinense. Leva carne, linguiça, bacon, pimentão vermelho, pinhão. Muito saboroso. Como opção, havia também uma massa com truta. O vinho que acompanhou o entrevero foi o tinto da Monte Agudo, blend de Cabernet Sauvignon e Merlot.

Vinícola Monte Agudo São Joaquim Santa Catarina

 

Por fim, a sobremesa e um ingrediente mais famoso do que a uva em São Joaquim: a maçã. Abre parênteses: a cidade de São Joaquim é o maior produtor do Brasil de maçã. A Chef serviu uma torta de maçã desconstruída , coisa pra comer ajoelhada. Pensa num doce bom!!!!

Vinícola Monte Agudo São Joaquim Santa Catarina

a torta de maça desconstruída, bom demais

 

Quanto custa o almoço harmonizado da Vinícola Monte Agudo

O almoço harmonizado com vinhos a vontade na Monte Agudo custa R$ 154 por pessoa (valor em maio de 2019). Vale cada centavo! Importante: o restaurante trabalha somente com reservas. Sempre ligue antes!

Vinícola Monte Agudo São Joaquim Santa Catarina

Enfim, sobre os vinhos, recomendo fortemente degustar o rosé Merlot, o Sauvignon Blanc, o chardonnay, o espumante… bem, pensando bem, prove todos. Sou fã da Monte Agudo de São Joaquim! Vinhos e lugar para reunir a turma de amigos e brindar à vida! AMEIIII e recomendo fortemente.

 

Leia aqui o roteiro de 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina 

Reserva de Hotéis

SAIBA MAIS


VINHEDOS MONTE AGUDO

Rodovia SC 438 km 69,5
São Joaquim – Santa Catarina
Contatos:  (49) 9969 9777 –  30159177
[email protected]
patr[email protected]

Site: www.monteagudo.com.br

 

Valores: o almoço harmonizado com vinhos a vontade custa R$ 154 por pessoa (valor em maio de 2019).
Vale a pena acompanhar a vinícola nas redes sociais pois organizam vários eventos:
INSTAGRAM @vinhedosdomonteagudo
FACEBOOK  www.facebook.com/VinhedosdoMonteAgudo

 

Organize sua Viagem de Enoturismo para Santa Catarina

+ Encontre Hotéis e Pousadas em Santa Catarina com até 50% de desconto

+ Alugue carro em Santa Catarina em até 12x

+ 8 vinícolas em Santa Catarina para visitar

+ Roteiro de Enoturismo em Santa Catarina completo 

+ Vinícola Abreu Garcia : vinhos, arqueologia, natureza e gastronomia

+ Visita Vinícola Leone Di Venezia, a Itália em Santa Catarina

+ Almoço e degustação na Vinícola Monte Agudo

+ O vinho da Uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina

Leia aqui todos os posts com dicas de Santa Catarina no Café Viagem

Saiba mais sobre os vinhos de Santa Catarina e do Brasil em 

www.valesdauvagoethe.com.br

www.vinhodealtitude.com.br

www.vinhosdobrasil.com.br

O Café Viagem viajou a convite do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho – Vinhos do Brasil) e Sebrae.
Uma honra ter sido selecionada para esta viagem tão incrível. Não vejo a hora de levar os amigos e repetir todas as vinícolas que citei acima! Me apaixonei, de verdade.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO