Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

5 atrações imperdíveis em Belém do Pará

Selecionei 5 atrações imperdíveis em BELÉM DO PARÁ neste post para você aproveitar ao máximo a cidade. Belém completou 400 anos no dia 12 de janeiro de 2016. A festa foi grande por lá. Eu conheci Belém no final de 2015. O convite surgiu a partir do Radisson Hotel da rede Atlantica Hotels , uma experiência incrível de hospedagem e de turismo. É uma cidade rica em sabores , onde o concreto e floresta se confundem. E como não queria deixar de prestar a minha homenagem nesta data tão especial, tratei de adiantar um post da nossa experiência destacando 5 passeios imperdíveis. Ou melhor, 5 coisas que fizeram a gente se apaixonar por Belém. 

O melhor de Belem do Para 0

Espero que apreciem. Belém merece ser degustada com a boca, com os olhos e com os sentimentos. Apresenta uma cozinha de raiz, indígena e bem brasileira. E ainda: é coroada pelas riquezas de rios, da Amazônia e de um povo faceiro e devoto à Nossa Senhora de Nazaré.

O melhor de Belem do Para (30)

 

 

1.  M E R C A D O   V E R – O – P  E S O

A alma de Belém e da gastronomia brasileira está neste mercado imenso em tamanho e na simpatia dos seus vendedores. Inaugurado por volta de 1627, é um dos mais antigos do país. Se você só tivesse poucas horas para visitar Belém eu diria que a escolha certa seria ir direto ao Mercado Ver-O-Peso. Calcule no mínimo duas hora para percorrer todos os setores (o mercado é dividido por especialidades!), a casa de Carnes Francisco Bolonha, a Praça do Pescador, a área de ervas, entre outros. A melhor dica que posso oferecer ao leitor do blog (vai por mim, eu fiz isso) é pegar uma guia local e credenciada para apresentar o mercado aos famintos.  Indico fortemente a Amanda como guia que passou toda a manhã com a gente (amandaguiabelem@gmail.com). Ela nos pegou no hotel de carro e fez um tour histórico que incluiu o Teatro da Paz, Forte, Catedral e, é claro, muito tempo no  Mercado Ver-O-Peso. O valor do tour é por volta de 150 reais e inclui o trajeto de carro ( ela busca e leva você no hotel!).
—> Veja aqui o post que conta em detalhes esta experiência no Mercado!

imperdivel em Belem

Mercado Ver o Peso Belem

No mercado, permita-se experimentar sem frescuras os produtos típicos e ao mesmo tempo exóticos: a cachaça de jambu, as castanhas do Pará ao natural, a fruta abricó, o suco de bacuri e murici (no setor de Polpas), o açaí típico com peixe frito e farinha e os mingaus de milho, arroz e outras tantas outras variedades. Admire também os ingredientes e produtos ricos do Pará como o tucupi, o Pirarucú, o camarão aviú, a farinha de tapioca, a farinha de Bragança, o peixe filhote, a pescada amarela, a maniva (que faz o famoso prato da maniçoba).
–» Dica: vá ao  mercado com fome de Amazônia e toda a sua curiosidade.

O clássico açaí com peixe do Mercado

O clássico açaí com peixe do Mercado


2. E S T A Ç Ã  O   D A S   D O C A S

É outro ponto turístico imperdível de Belém. Local de contemplação do rio Guajará, além de ser também a versão mais moderna da cidade. A Estação das Docas foi toda renovada (arquitetura linda!) e conta com lojas, feirinhas, espaços gastronômico e passeios de barco pela orla. Mas a grande atração é mesmo o pôr-do-sol que traz não só os turistas como muitos casais apaixonados até o local. Deu para perceber que se encostar no murinho, apreciar a paisagem até o anoitecer (entre beijos e mais beijos) é um costume bem típico e delicioso por lá.
–» Dica para comer: para jantar nas Docas (ou beber e petiscar) indico dois lugares: a cervejaria Amazon Beer (que vive cheia, prove a cerveja de Bacuri) e o restaurante Lá em Casa. Mas por favor, deixe a sobremesa para a Cairu , sorveteria famosa de Belém que tem filial nas Docas. Prove os sabores locais como castanha do Pará, taperebá, bacuri e murici.

–» Dica de passeio: é neste local, na Estação das Docas, que partem os barcos que fazem passeios pela Baía do Guajará. Há um ponto que vende os tours locais e também os barcos que levam a Marajó e Manaus (Valeverde Agência de Viagens).  Eu fiz o “Orla Ao entardecer” e recomendo. O passeio pelo rio sai R$ 50 por pessoa e tem duração de umas duas horas.

—> Leia aqui o post do Café Viagem sobre comidas, pôr do sol e passeio de barco na Estação das Docas
Site: www.estacaodasdocas.com.br

 O melhor de Belem do Para (4)
O melhor de Belem do Para (7)

O melhor de Belem do Para

3. M A N G A L    D A S    G A R Ç  A S

Eu esperava um pouco mais desta reserva ecológica em plena cidade, mas curti e recomendo pois é possível ter uma ideia da diversidade das plantas e animais da Amazônia. E mais: uma ideia da riqueza gastronômica no bufê do Manjar das Garças. Não deixe de almoçar por lá e provar de tudo: maniçoba, filhote, pato no tucupi, muçuã e a sobremesa de pudim de queijo de Cuia e a torta de doce de leite com cupuaçu (salivei só de lembrar, nhamy nhamy).
No Mangal, há um mirante para o rio que possivelmente é um dos locais mais fresquinhos de Belém (já que na cidade faz sempre muito calor). Além da mata nativa e do restaurante, o Mangal das Garças tem viveiro, farol, borboletário e museu. Mas aviso: algumas atrações são pagas (viveiros, borboletário e farol!).

Sites:  www.manjardasgarcas.com.br

O melhor de Belem do Para (41)

O melhor de Belem do Para (40)

O melhor de Belem do Para (37)

4.  F O R T E   D O   P R E S É P I O

É a área da Catedral de Belém e do primeiro bairro da cidade, onde tudo começou no século XVII. Um marco na fundação da cidade, na colonização do Pará.  A vista de Belém ao lados dos canhões do Forte é linda. Prepare a câmera. Ah, é preciso pagar ingresso para visitar o Forte. Afora a Catedral e o Forte, não deixe de visitar nesta área o museu e galeria da  Casa das Onze Janelas (que já teve um bar famoso que infelizmente fechou).

Praça Frei Caetano Brandão |  Cidade Velha – Belém
O melhor de Belem do Para (26)
O melhor de Belem do Para (23)

O melhor de Belem do Para (21)

A Casa das Onze Janelas

A Casa das Onze Janelas

 

5. T H E A T R O   D A   P A Z 

É um teatro lindo, fundado em 1878 durante o período áureo do Ciclo da Borracha no Brasil. Belém foi considerada “A Capital da Borracha” e a riqueza do Theatro da Paz demonstra o poder da região amazônica naquela época.  Com sorte, você pode adquirir ingressos para grandes espetáculos de ópera e jazz que acontecem por lá.  Ou, faça como eu que não tive essa sorte mas aproveitei para fazer o tour guiado pelo teatro que custa apenas 6 reais (veja aqui!)

–» Dica: bem próximo ao teatro está um dos cinemas mais antigos do Brasil, vale a foto. É o Cinema Olympia que funciona até hoje. E vale a pena conferir a programação.

Rua da Paz S/N – Centro – Belém
Site: www.theatrodapaz.com.br

O melhor de Belem do Para (28)

O melhor de Belem do Para (29)

Outras atrações que também recomendo:

Basílica de Nazaré
Erguida no local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora. Atualmente a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém. É lá que acontece grande parte da festa do Círio. A imagem está exposta no altar e bem protegida.

Museu das Gemas

Parque do Utinga

Museu Emílio Goeldi



unnamed-2
SAIBA MAIS


BELÉM- PARÁ  | Brasil

DICA DE HOTEL EM BELÉM: RADISSON BELÉM DO PARÁ
Avenida Comandante Brás de Aguiar, 321
BELÉM- PARÁ  | Brasil Tel. (91) 3205-1399
Site:  www.atlanticahotels.com.br
TARIFAS—-> Para mais informações sobre o hotel, tarifas e melhores ofertas no Booking, clique aqui !!


Quer mais dicas de Belém no blog?

ENTÃO  CONHEÇA A  SÉRIE ESPECIAL SOBRE A NOSSA EXPERIÊNCIA RADISSON E BELÉM DO PARÁ.

 

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS E ROTEIRO DE 3 DIAS EM BELÉM

HOTEL: A EXPERIÊNCIA ROMÂNTICA DO RADISSON

RESTAURANTE REMANSO DO BOSQUE – CELEBRANDO O AMOR E A PREMIADA GASTRONOMIA EM BELÉM

UM TOUR GUIADO NO MUNDO DO MERCADO-VER-O-PESO

ONDE COMER EM BELÉM DO PARÁ – dicas do que provar e onde ir para passar bem

ESTAÇÃO DAS DOCAS E O PASSEIO ORLA AO ENTARDECER 

#PARTIUBELÉM – O CONVITE E PREPARATIVOS PARA A VIAGEM E DICAS DE AMIGOS

*A viagem a Belém foi um convite da Atlantica Hotels ao blog Café Viagem para viver a Experiência Radisson em Belém do Pará. Adoramos e agradecemos a oportunidade que foi simplesmente a cara do blog, o Brasil na veia!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Que lindo ver a minha terrinha nesse blog que amo tanto! O coração apertou de saudade! Post maravilhoso e fotos lindas! Parabéns!

DEIXE SEU COMENTÁRIO