Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

‘Safra das Safras’ será degustada em novembro na Avaliação Nacional

Avaliação Nacional de Vinhos Brasil Safra 2020 muda data e formato do evento que será on-line

700 kits estarão à venda a partir do dia 23 de setembro

Atualizado em setembro 2020 – Associação Brasileira de Enologia mudou a data do evento da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo em razão da pandemia do Coronavírus. E confirmou também que será virtual. Normalmente, o encontro acontece no mês de setembro em Bento Gonçalves (RS). Na Avaliação de 2019, tive a honra de estar no painel dos comentaristas (veja neste post). É realmente um evento único para os apaixonados por vinho. E a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020 promete ser inesquecível por conta da tão comentada e elogiada safra histórica do Brasil, considerada uma das melhores de todos os tempos.  Mas como vamos degustá-la?  Como será feito o evento on-line?

Avaliação Nacional de Vinhos

A minha visão do palco da Avaliação Nacional de Vinhos 2019

Avaliação Nacional da “Safra das Safras” 

Inspirados pela ‘Safra das Safras’, enólogos de todo o Brasil estão desafiados a fazerem o melhor vinho de suas vidas. Tudo do resultado da safra 2020 no Brasil que, por conta das condições climáticas e dos novos investimentos em tecnologia, resultou em uma das melhores safras de todos os tempos. E o resultado será apresentado na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, agendado para o dia 7 de novembro, 17.

O formato do evento em 2020 com medidas de segurança

 Segundo enólogo e presidente da Associação Brasileira de Enologia, Daniel Salvador, a ideia é realizar um espetáculo digital que todos poderão assistir.  A transmissão ao vivo será pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE, no dia 7 de novembro, a partir das 17h.

Entre as mudanças desta edição também está o local e o horário. Todo cenário será montado no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem de vinhos. O evento deixa de ser de manhã e passa a acontecer a partir das 17h, excepcionalmente este ano.

E como será a Degustação da safra na Avaliação Nacional 2020

Quem quiser, pode adquirir o kit com as 16 amostras representativas da Safra 2020 para degustar junto ao evento virtual.

700 kits estarão à venda a partir do dia 23 de setembro pelo site www.enologia.org.br

Cada kit conterá 16 garrafas baby (187 ml), o que permitirá que a amostra seja degustada por duas pessoas. O conjunto inclui, ainda, duas taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O envio será feito pela ABE por transporte privado. Todo material será embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas.

Amigos do Vinho Brasileiro em ação

A ideia é engajar todos que já participaram e comentaram na Avaliação Nacional de Vinhos para convidarem seus amigos e seguidores. E fico feliz de ser uma dessa pessoas que já descobriu o vinho brasileiro e te convida para descobrir também nesse grande evento nacional/

 Em 27 edições, foram mais de 400 comentaristas entre enólogos, médicos, sommeliers, jornalistas, celebridades e enófilos. E blogueiros, como eu!!


Onde será a Avaliação Nacional 2020

A 28ª edição da  Avaliação Nacional de Vinhos Brasil segue sendo realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde serão apresentados as amostras mais representativos da Safra 2020 (30%), e degustadas as 16 amostras selecionadas neste grupo.

Avaliação Nacional 2020

‘Safra das Safras’ com recorde de amostras na Avaliação Nacional 

Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, 396 amostras foram inscritas. A participação vem de 56 vinícolas, que mostrarão ao mundo a qualidade do vinho nacional, sua diversidade de terroirs e estilos. 

O próximo passo será a Degustação de Seleção, sob a Coordenação Técnica da Embrapa Uva e Vinho, programada entre os dias 15 e 18 de setembro. O número de dias diminuiu, mas as degustações acontecerão em dois turnos: manhã e tarde. Em razão do Coronavírus, ao invés de 120 serão 64 enólogos. Além disso, todos os protocolos de segurança serão seguidos, inclusive com o devido distanciamento.

 

Inovação nos vinhos

As novidades já aparecem nas Categorias de Vinhos. A primeira é a criação de uma categoria específica para Vinhos Rosés Finos Secos. A segunda, é que a Categoria Vinhos Tintos Finos Secos passa a aceitar, além de 100% varietais, vinhos com corte de uvas tintas finas. As outras quatro categorias seguem iguais: Vinhos Base para Espumante, Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos e Vinhos Tintos Finos Secos Jovens.
Mais um evento que se adapta para atender oferecer uma experiência que continuará sendo inesquecível – Daniel Salvador, Presidente Associação Brasileira de Enologia

Leia também sobre a Avaliação Nacional de Vinhos no Café Viagem

Os vinhos brasileiros Safra 2019 na Avaliação Nacional

Eu, comentarista na Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019 – que honra!

Avaliação Nacional de Vinhos aponta a Safra 2018 como histórica para o Brasil

Avaliação Nacional de Vinhos: o “Oscar” dos vinhos brasileiros

SAIBA MAIS

Sobre a Associação Brasileira de Enologia (ABE) : www.enologia.org.br
28ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020
Data: 7 de novembro de 2020 – 17h
Local: SPA DO VINHO, Vale dos Vinhedos
Transmissão ao vivo será pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE
Inscrições do público Online:
700 kits estarão à venda a partir do dia 23 de setembro pelo site www.enologia.org.br
informações: (054) 3452 6289

Post feito com informações de Assessoria de Imprensa ConceitoCom

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO