Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Um convite para história do Café Viagem: tô na mesa de comentaristas da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019 

É com imensa alegria e satisfação (e até um certo frio na barriga) que comunico uma data histórica na minha vida: fui convidada a ser um dos 16 comentaristas no painel da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019. Para quem não sabe, trata-se de um dos encontros mais importantes do setor vitivinícola. É a maior degustação de vinhos do mundo, onde 1000 pessoas apreciam juntas a safra do ano, ou melhor, degustam e comentam as amostras mais representativas, pré-selecionadas por enólogos, da safra de vinhos do Brasil.  E eu vou estar ali no palco… socorro, ainda bem que tem vinho pra acalmar!

Avaliação Nacional de Vinhos 2019

Tá vendo esta mesa aí no palco? Sim, meu lugar na Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019. Pensa o nervosismo. Foto: Jeferson Soldi

Blogueira, sommelier, mas acima de tudo apaixonada por vinho

Definitivamente, a serra gaúcha e o vinho me proporcionam muitas alegrias, aprendizados e recompensas como a desse convite tão especial. Aliás, já contei aqui no Café Viagem que as andanças pela serra gaúcha foram as grandes responsáveis pelo vinho entrar com tudo na minha vida e nas dicas de enoturismo do blog. Participar de Vindimas, da Avaliação Nacional de Vinhos, visitar vinícolas e conferir outros eventos importantes abriram as portas para a sede de aprender mais sobre a bebida. O passo seguinte, foi fazer o curso da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) que contei neste post!

No entanto, tenho certeza que não fui convidada para integrar o painel de comentaristas da Avaliação por conta da minha recente formação. Ela ajudou, claro. Mas talvez, o que tenha pesado muito mais nessa escolha foi outra paixão: a de por compartilhar com vocês – queridos amigos e leitores-  experiências tão fascinantes de viagem ou gastronomia envolvendo o vinho, principalmente no Brasil. Certo?

 

Então, obrigada a vocês leitores e, em especial, à Associação Brasileira de Enologia pela confiança e convite de tamanho respeito.
Agradecimentos também à ABS-RS pelo ano de estudo em 2018 e ao Marcelo Vargas da Cias Innovation America pelo “reforço” este mês de agosto no Curso de Análise Sensorial

Levo ao pé da letra o conceito da campanha do IBRAVIN ( “Seu  vinho, suas regras”). Para mim, degustar um vinho é muito mais do que sentir ou avaliar aromas, taninos, acidez, corpo ou sabores. Na minha regra, eu avalio principalmente tudo que está por trás daquele vinho: lugar, companhia, comida, celebração. Vinho é memória gustativa, olfativa e até visual de um instante, de uma viagem, de um jantar, de um encontro. É a lembrança engarrafada da história de alguém (e ou de um lugar) que se mistura com nossa. 

+ Leia aqui a matéria da ABE com os 16 comentaristas selecionados para a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019

E como participar da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019

Se você quiser participar da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019 precisa ficar atento ao dia da inscrição online pois as poucas vagas acabam em 20 minutos! Sim, 20 minutos. É o evento dos setor mais concorrido e prestigiado do Brasil. Já participei da Avaliação em 2017 e da Avaliação em 2018.

E só para especialistas, enólogos, sommeliers ?  Não, fique tranquilo. Também participam consumidores apaixonados por vinhos (eu me considero uma!) Vale pena. Ainda mais que nos três dias que antecedem o evento, acontece também, uma feira imperdível de vinhos (Wine South America) em Bento Gonçalves (RS), na mesma localização. Dois eventos distintos e imperdíveis, em datas próximas.

Inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019 abrem dia 4/09

–  e acabam em 20 minutos!!

Às 9h do dia 4 de setembro

Às 9h do dia 4 de setembro será dada a largada para quem sonha em viver uma das experiências mais prestigiadas do mundo do vinho: a Avaliação Nacional de Vinhos. Basta acessar www.enologia.org.br (impreterivelmente no horário de abertura da inscrição)e fazer a sua inscrição. O evento reúne enólogos, sommeliers, mas também leigos no assunto. A Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019 está agendada para 28 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

Quanto custa a inscrição

Associado da ABE R$ 300. Não associados pagam R$ 390 com almoço incluso.

GARANTA JÁ SEU HOTEL

Garanta seu hotel em Bento Gonçalves já com a facilidade do Booking.com de cancelamento gratuito na maioria dos quartos. Clique aqui e reserve!
Veja também: post do Café Viagem com dicas de pousadas e hotéis em Bento Gonçalves e arredores

 

Sobre a Avaliação Nacional de Vinhos

Em 2019, será a 27ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos. O evento é considerado a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Afinal, registra a marca incrível de 338 amostras inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras dos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Durante o evento, que acontece este ano dia 28 de setembro, os participantes degustam as 16 amostras mais representativas da Safra 2019 do vinho brasileiro. Além das degustações e comentários, acontecem também homenagens, almoço e um aprendizado incalculável.

 A Avaliação é muito disputada, sendo encontro e reencontro de amigos do vinho
Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – Daniel Salvador

 

Etapa por etapa

A Avaliação Nacional de Vinhos inicia em junho, quando as vinícolas inscrevem amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, coletam os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Já a terceira etapa é a degustação e avaliação dos vinhos por 120 enólogos. Por fim, o resultado é divulgado no encontro oficial com o grande público quando são apresentadas 30% das amostras mais representativas entre as 47 vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras.

 

SAIBA MAIS


27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019

Regiões e estados das amostras: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.
Etapas: inscrições de amostras pelas vinícolas (junho), coleta das amostras (julho e agosto), Degustação de Seleção (27 de agosto a 5 de setembro)
Data do evento final: 28 de setembro de 2019
—–> Inscrições para apreciadores: a partir das 9h do dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br
Promoção: Associação Brasileira de Enologia – ABE

 

—– ORGANIZE SUA VIAGEM PARA BENTO GONÇALVES

—– RESERVE O SEU HOTEL COM ATÉ 50% DE DESCONTO PELO  BOOKING.COM 
—– ALUGUE SEU CARRO NAS MELHORES LOCADORAS: RENTCARS
—– SERRA GAÚCHA (PACOTES, INGRESSOS, TRANSPORTE SERRA GAUCHA)

 

MAIS DICAS DE BENTO GONÇALVES  NO CAFÉ VIAGEM:

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DE BENTO GONÇALVES E REGIÃO DO VINHO NA SERRA GAÚCHA
VERÃO: 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS DA FESTA DA VINDIMA– período da colheita da uva de de várias programações especiais para os visitantes.
COM CRIANÇAS: 10 PROGRAMAS IMPERDÍVEIS COM A TURMINHA DO SUCO DE UVA EM BENTO
ROTEIRO FIM DE SEMANA: VALE DOS VINHEDOS COM AMIGAS – roteiro completo com vinícola, hospedagem e restaurantes
ONDE COMER NO VALE DOS VINHEDOS – o beabá de onde comer com mais de 12 endereços imperdíveis da rota  

(Este post faz parte da série Amo Serra Gaúcha )

“Amo Serra Gaúcha” é uma série especial do blog Café Viagem que publica às quintas-feiras eventos, novidades e notícias fresquinhas da serra gaúcha, Rio Grande do Sul.  Para quem quiser mais dicas e roteiros, sugiro conferir também o nosso post índice sobre serra gaúcha ou a nossa página AMO SERRA GAÚCHA 

VEJA OUTROS DESTAQUES DE SETEMBRO NA SERRA GAÚCHA


5 a 22/09  Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
25 a 27/09 : Wine South America 2019 – Bento Gonçalves

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO