Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Começou a temporada da Baleia Franca do Sul de Santa Catarina

Baleia Franca Austral já chegou no Litoral Sul de Santa Catarina

No dia 1 de julho começou a temporada da Baleia Franca do Sul do litoral catarinense. Para os pesquisadores, é tempo de trabalho e proteção através do projeto ProFranca do Instituto Australis. E para os curiosos e apaixonados pela vida marinha, é tempo de contemplar e observar esses incríveis animais. 

Em Santa Catarina, a Baleia Franca Austral tem um passado triste de matança e um futuro promissor de preservação de uma espécie. É doloroso, mas a economia dessa região se desenvolveu com a matança das baleias. O massacre iniciou no século XVII e durou em torno de 400 anos. A propósito, durante muito tempo as baleias desapareceram da costa. E, pasmem, só em 1987 a caça da baleia foi proibida por lei federal em todo o Brasil. Atualmente, as baleias são protegidas e patrimônio natural. Em 2020, um novo projeto chegou para ajudar na conservação da espécie, o ProFranca – Projeto Franca Austral – que é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Socioambiental. 

praia do Silveira

Praia do Silveira Canto Norte – melhores pontos de observação da baleia são subindo morros e pedras10

Rota da Baleia Franca do Sul de SC

Anos atrás, percorri o roteiro turístico criado pelo Sebrae e chamado de Rota da Baleia Franca. A rota integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, considerados berçários. É nessa região da costa sul de Santa Catarina que as Baleias Franca, que passam o verão se alimentando na Antártida, vêm ter os seus filhotes e amamentá-los entre julho e outubro. Logo, é nesse período do ano que muita gente visita a região para contemplar de longe o espetáculo da natureza de uma das espécies de baleias mais ameaçadas de extinção. 

+ Veja aqui o nosso roteiro Rota Baleia Franca em Santa Catarina 

+ Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira  – post com dicas de pousadas e hotéis

Como tenho casa em Santa Catarina, sempre que posso observo de longe com o meu binóculo. Este ano, já vi a equipe do Instituto Australis fazendo o monitoramento diários das praias. Tentei conversar de longe (e de máscara) mas eles me falaram que estão com equipe reduzida e muito trabalho, não podem dar entrevistas. Se o leitor tiver interesse, pensei em fazer uma Live no meu perfil do Instagram com algum integrante da coordenação do projeto, querem? 

baleia franca do sul

No Safari da Baleia, com guia e um passeio incrível para ver baleias e belas paisagens da região

O turismo de observação em tempos de pandemia

Este é um turismo diferente e, talvez, ideal para os tempos de pandemia. É o turismo de observação e, também, da distância e quase sempre com isolamento e ao ar livre. Isso porque as áreas de avistagem das Baleias Franca têm pouco movimento, ainda mais durante o inverno, período de baixa temporada no Sul de Santa Catarina. De qualquer forma, neste ano de 2020, e durante a pandemia, será um turismo local, de máscara e com todo o cuidado necessário. Ou seja, nada de pegar o avião pra ver as baleias, certo?

baleia franca do sul

praias desertas na baixa temporada

Como ver a Baleia Franca do sul em Santa Catarina 

O avistamento da Baleia Franca do sul acontece entre os meses de julho e outubro. O ideal é procurar lugares elevados nas praias em pedras ou encostas e ter um bom binóculo. Em 2020, já apareceram as primeiras baleias na praia da Ribanceira e na Barra de Ibiraquera, Itapirubá. 

Leve roupas quentes, um bom casaco, pois nesse período do ano o vento gelado do inverno pode pegar você de surpresa.

Durante a avistagem, você deve ficar de olho no mar no borrifo ou no dorso preto da baleia. Com sorte, você vai observar a cauda pontuda. Para ver a nadadeira peitoral, é preciso visitar as praias no período em que os filhotes e adultos estão saltando. Normalmente isso começa a acontecer antes do retorno das baleias à Antártica, normalmente entre final de setembro e início de outubro.

baleia franca do sul

Onde ver a Baleia Franca do sul  

As cidades de Imbituba, Garopaba e Laguna são berçários da Baleia Franca que vem ter o seu filhote na costa. No entanto, são inúmeras as praias dessa área onde as baleias podem aparecer. Segundo biólogos, as praias onde há maior probabilidade de ver baleias são:

—– Praia da Ribanceira 

—– Ibiraquera

—– Guarda e Gamboa

—– Praias ao redor do Farol de Santa Marta

Obs: isso não impede que as baleias apareçam em outros locais. Nos últimos anos, vi baleias na Praia da Vigia em Garopaba, na Praia do Rosa, na Praia da Silveira e no morro do canto norte da praia de Garopaba. A propósito, não é 100% garantido ver baleias. Afinal, a contemplação depende da vontade dos animais e condições do mar. Contudo, alguns guias locais podem ajudar a encontrá-las.  

Morro do canto norte de Garopaba tem vista para toda praia e para o Siriú, ponto bom pra ver baleias

 

—– GAROPABA:  Gamboa, Sirú, Praia de Garopaba, Vigia, Praia do Silveira, Praia da Ferrugem
Tanto no canto sul quanto no canto norte da Praia da Silveira você pode subir nos morros para avistar melhor as baleias. Entre a Praia da Barrinha e da Ferrugem, há uma boa encosta para a observação. Já na Praia do Silveira, é possível avistar com mar mais calmo de ambos os cantos que tem morros para a observação. Dica: a trilha do Canto Norte da Silveira é linda e pode ser um ponto perfeito de obsevação.

—– LAGUNA  Farol de Santa Marta (Praia do Cardoso e Prainha), Praia da Ribanceira, Praia do Gi

—– IMBITUBA : Ouvidor, Praia Vermelha, Praia do Rosa, Praia do Luz, Ibiraquera, Itapirubá

Para saber diariamente onde são vistas as baleias, acompanhe os perfis no Instagram @institutoaustralis e @rotadabaleia. Ambos informam no stories onde as baleias são vistas.

 

Não deixe de provar a tainha, prato típico do inverno na costa  catarinense!

tainha Santa Catarina

Tainha do restaurante Geraldo de Laguna


SAIBA MAIS

ROTA DA BALEIA FRANCA DO SUL
SANTA CATARINA
Praias de Garopaba, Imbituba e Laguna

Site do projeto ProFranca – Instituto Australis

www.baleiafranca.org.br
www.facebook.com/rotadabaleiafranca
 www.institutobaleiafranca.com.br
@rotadabaleiafranca
@institutoaustralis

+ Dicas de Garopaba no Café Viagem

Casa do Padre – pôr do sol, música, drinks e good vibes

Roteiro Rota Baleia Franca em Santa Catarina 

Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira – seleção de hotéis e pousadas

Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores

Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa

Praias para curtir SUP em Santa Catarina

Dicas da Barra de Ibiraquera

Pousada Silveira Ecovillage – dica de hospedagem na Praia da Silveira

Solar Mirador na Praia do Rosa – refúgio romântico e de charme

Mercado do Produtor de Garopaba: paraíso gourmet com produtores locais

Dica de pousada em Garopaba: Hotel Pousada da Lagoa

Amazon Tastes em Garopaba

+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem

Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina

Nossa visita ao Parque Beto Carrero World

Vinícola Abreu Garcia em Santa Catarina: vinho, paisagem e arqueologia

Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina

Roteiro de vinho em Santa Catarina – vem brindar com a gente!

Restaurante Ostradamus: o templo das ostras no sul da ilha de Floripa

Todos os posts de Santa Catarina no Café Viagem

Restaurante Geraldo de Laguna – uma refeição de respeito com vista

Praias para curtir SUP

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Muito legal, minha esposa é apaixonada pelas baleias, vamos cONHECER, tem indicações de pousada ou casa próxima do morro do canto do norte, achei muito legal na foto. Abraços.

    @dois_natrip

DEIXE SEU COMENTÁRIO