Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Temporada da Baleia Franca em Santa Catarina

A Rota da Baleia Franca em Santa Catarina é um dos grandes atrativos de inverno nas praias de Garopaba, Laguna e Imbituba. Em 2017 fiz toda a rota da Baleia Franca e escrevi um post completo com todo o roteiro do sul de Santa Catarina, leia aqui

Tudo sobre a Rota da Baleia Franca em Santa Catarina – roteiro e dicas

O QUE ACONTECE NO PERÍODO DE JUNHO A SETEMBRO
Mães e filhotes de baleias podem ser vistos no litoral catarinense de agosto a novembro, em vários pontos de observação de Laguna a Garopaba – área da Rota da Baleia Franca. Nos meses de inverno e primavera, as baleias chegam ao local considerado, hoje, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para acasalamento e reprodução. Alguns animais começam  a aparecer em  junho, mas as chances de ver este espetáculo da natureza é mais garantida entre agosto e setembro. A partir de novembro, elas começam a migração de volta à Antártida.  E sabe o motivo pelo qual as baleias elegem o  litoral catarinense para este período de acasalamento e reprodução ? Os pesquisadores apontam a temperatura mais amena e águas calmas e rasas como o principal motivo para o ambiente ideal para o nascimento dos filhotes.

Baleia e filhote, foto Claudio Lima (divulgação da Rota)

Baleia e filhote, foto Claudio Lima (divulgação da Rota)

A observação das baleias  é feita por trilhas nos costões. Através dessas trilhas, é possível chegar bem próximo dos animais. Existe a possibilidade de aprovarem embarcações para observação no mar em agosto, mas ainda não está confirmado (antigamente havia!). Nessa época, os hotéis e restaurantes oferecem promoções de inverno (aproveite as boas tarifas).  E, com sorte, é possível pegar uma praia na região que tem locais protegidos pelos ventos em determindos pontos como Ferrugem, Silveira Canto Sul e Praia do Rosa Canto Norte. Afora as praias e baleias, há lagoas, dunas, boa gastronomia e um rico patrimônio histórico e cultural.

Como não encontrei nenhuma foto de baleia nos meus arquivos, aí vão a dos meu filhotes em pleno mês de setembro, curtindo um dia de sol

E os meus filhotes também curtem esta época do ano, principalmente quando faz sol. Na foto, os dois na Ferrugem (que é protegida do vento norte) em pleno mês de setembro.

Na foto abaixo, uma dica especial do instagram do café viagem para quem for a Garopaba: suba o morro da antena para ter uma vista de tirar o fôlego!!

Praia do Rosa (foto divulgação)

Praia do Rosa (foto divulgação)


CONFIRA MAIS DICAS DE GAROPABA E ARREDORES NO BLOG:


Onde comer em Garopaba, Rosa, Ibiraquera e arredores

Garopaba e arredores com Crianças

Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa

Praias para curtir SUP

Dicas da Barra de Ibiraquera

 

cafe viagem
SAIBA MAIS


ROTA BALEIA FRANCA

Laguna, Imbituba e Garopaba são os 3 municípios de destaque na rota. Laguna se destaca também pelo conjunto de 600 prédios em seu Centro Histórico, bem como pela famosa atividade da pesca interativa com botos.  A Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo, a Praia de Ibiraquera (com kitesurf e windsurf)  são outras grandes atrações da região.

www.baleiafranca.org.br
www.facebook.com/rotadabaleiafranca
 www.institutobaleiafranca.com.br
@rotadabaleiafranca

rota[email protected]

 

********* SITES PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM *********


ALUGUEL DE CARRO
PESQUISE AQUI MELHORES PREÇOS ALUGUEL DE CARRO NA RENTALCARS – SITE QUE FAZ COTAÇÃO E APRESENTA OS MELHORES PREÇOS


DICAS DE HOSPEDAGEM

Dica de casa para uma família no Airbnb para alugar (a minha!)

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente

DEIXE SEU COMENTÁRIO