Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Passeando pela Suíça de antigamente em Ballenberg

Este post faz parte do roteiro de verão pela Suíça que fiz no projeto SWISS Experience. Cheguei na Europa por Zurique num voo da @SwissInternacionalAirlines. De lá, parti de trem (tudo é muito próximo) para a região do Lago de Genebra e Fribourg onde fiquei 6 dias visitando Genebra,Lausanne, Montreux, vinhedos de Lavaux, e vilarejos de Broc, Le Gruyère e Charmey. Na segunda semana, almocei e passei uma tarde maravilhosa em Zurique e, de lá, fui de trem para a charmosa cidade de Thun onde mora uma prima muito querida. A partir de Thun (onde fiquei 3 dias curtindo minha prima e seu baby) fiz uma viagem de 3 dias na parte central da Suíça por Interlaken. Este post apresenta meu passeio pelo museu ao ar livre de Ballengerg – uma das atrações de quem visita a região dos Alpes Suíços e lagos de Interlaken.

 

Ballenberg Open Air Museum é mais do que um museu. É praticamente um parque ao ar livre que mostra fielmente como a Suíça costumava ser. O objetivo é recriar a vida rural do país no século XVIII. E mais, tornando possível que cada visitante vivencie a “experiência de antigamente”.Ballenberg Museu  (9)

foto divulgação Ballenberg Open Air Museum

foto divulgação Ballenberg Open Air Museum

O passeio nostálgico é uma das atrações oferecidas a quem visita a região de Interlaken. Aviso: o dia precisa estar bom para que a visita seja agradável, afinal a área bucólica é completamente ao ar livre. Os visitantes mergulham fundo na cultura, na história e na arquitetura do país. São mais de 100 reconstruções antigas e toda uma atmosfera que recria a Suíça de outros tempos com trajes, música, artesanato (um dos temas principais), culinária (amei esta parte!), agricultura, muitos animais do campo, entre outros detalhes bem peculiares da época. Toda a estrutura documenta aspectos interessantes do desenvolvimento econômico da Suíça.

Ballenberg Open Air Museum

Ballenberg Museum
Ballenberg Museu  (18)
É realmente impressionante. Recomendo o passeio principalmente para quem estiver com crianças. Há uma área especial para elas brincarem, além de amplo espaço verde e inúmeras atividades – não é por menos que Ballenberg recebe muitos  grupos de escola). As crianças interagem em diversas atividades como artesanato, culinária, plantações, entre outros.

Ballenberg Museu Ar Livre

Ballenberg Museu  (24) copy

Adorei a horta com ervas medicinais. Em frente à horta, esta situada uma farmácia antiga que vende os produtos naturais. Sensacional!Ballenberg Museu  (4)

Museu Ballenberg Suica

Só é bom estar preparado para caminhar bastante. Ballenberg é como se fosse uma fazenda cheia de trilhas e locais a serem descobertos pelo visitante, que, aliás, pode optar ou não por uma visita guiada em grupo.

Ballenberg Museu  (12)

Ah, a comida é uma atração à parte. Tanto nos três restaurante do parque – que servem pratos típicos – , quanto nos vários pontos espalhados que produzem artesanalmente linguiças, massas, queijos e pães como antigamente. Aliás, em um dos tours guiados oferecidos pelo parque você pode cozinhar em uma cozinha histórica, fazer pão ou o sopão que os antigos agricultores preparavam. Os aromas se espalham por todos os cantos do parque. Aos interessados, há tours guiados também sobre arquitetura. É possível até, em determinadas áreas, fazer o seu próprio churrasco ao ar livre. Sinta-se em casa, ou melhor, na casa dos seus antepassados!

Ballenberg Open Air Museum

Além de comprar linguiça e pão, eu provei comidinhas típicas no restaurante. Tive o prazer de almoçar em uma mesa ao ar livre (embaixo das árvores) com a presença de Dario Gross, responsável pela área de marketing de Ballenberg. Foi ele quem me contou alguns detalhes de Balenberg e me sugeriu o prato vegetariano de “Röstikroketten” – ou seja, croquetes de batata rösti com creme de queijo e salada fresca. Para seguir provando a Suíça à mesa, experimentei dois refrigerantes naturais e autênticos suíços: Rivella e o  Ramseier Schorle Apfel (espécie de um suco de maça). Os pratos no restaurante custam entre 10 a 20 francos suíços.

as bebidas clássicas da Suíça!

as bebidas clássicas da Suíça!

meu prato com salada e croquete rösti

meu prato com salada fresquinha e  croquete rösti

A tábua de frios também é uma boa pedida por lá!

A tábua de frios também é uma boa pedida por lá!

Para souvenirs, os produtos artesanais mais clássicos à venda no parque são os chocolates, as salsichas, os queijos e pães, as frutas e as ervas medicinais. Abaixo, um vídeo do parque que mostra o clima nostálgico e bucólico do local…

Achei toda a proposta de Ballenberg bem interessante. Sem dúvida, uma experiência genuinamente suíça e que preserva para as futuras gerações as raízes do seu país.

 

unnamed-1
SAIBA MAIS

BALLENNBERG OPEN AIR MUSEUM (MUSEU AO AR LIVRE DE BALLENBERG)
End.: Museumsstrasse, 131 3858 Hofstetten (ver localização no mapa)
Aberto diariamente de abril a outubro, das 9h às 17h (restaurantes das 9h às 18h).
Ingressos no local (das 9h às 17h). Ingressos: 22 francos suíços (adultos), 11 francos suíços (crianças) e 50 francos suíços para famílias (pais e filhos ou avós e netos).
Site para mais informações:  www.ballenberg.ch

 

PARA AGENDAR O PASSEIO:
Centro de Informações Turísticas ( Interlaken Tourism)
Höheweg 37 (tem todas as infos, mapas e contato de guias)
Tel. +41 (0)33 826 53 00  | Fax +41 (0)33 826 53 75
mail@interlakentourism.ch
www.interlaken.ch

unnamed
MAIS SOBRE A SUÍÇA NO CAFÉ VIAGEM


Todos os posts SWISS Experience  da Suíçaleia aqui!
Sobre  Genebra | Lausanne | Interlaken | Zurique | Lavaux
Em breve: 
Montreux, Fribourg , Thun

Hotel Interlaken


*Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS Experience.  Contudo, este roteiro de Interlaken foi um convite à parte da Interlaken Tourism e Jungfrau RailwayAgradeço imensamente a oportunidade!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO