Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O Bar da Sabedoria – mais um motivo sábio para visitar Garibaldi

O Bar da Sabedoria de Garibaldi – Capital Brasileira do Espumante (RS) – parece ter saído de uma cena de novela, de um filme ou das páginas de um livro. Tenho um post que escrevi no Café Viagem com 16 motivos para visitar Garibaldi. Contudo, cada vez que visito essa cidade especial da serra gaúcha encontro mais motivos para minha lista. E o Bar da Sabedoria, certamente, é um deles.
 

Sobre o Bar da Sabedoria de Garibaldi

O pequeno bar peculiar existe desde 1980. É bar de pinga e cerveja, bar de conversa em plena Capital do Espumante. Curioso que fica em frente à igreja principal da cidade e ao lado do hospital.

Funciona também como um armazém, pois abastece a vizinhança (que inclui médicos, pacientes e acompanhantes) de pequenas necessidades.

Bar da Sabedoria de Garibaldi

Eduardo Mantelli, proprietário do Bar da Sabedoria, ao lado dos filhos

 
O nome “Bar da Sabedoria” homenageia os grandes “pensadores” que já passaram pelo estabelecimento. Outras explicações também apontam que o nome está relacionado…
1. ao freguês que sempre achava que sabia mais do que o outro;
2. ao local onde se sabia de tudo e de todos.
 
Passei inúmeras vezes pelo bar em minhas visitas à cidade. Mas foi só recentemente que resolvi entrar. Era um domingo e o bar estava em festa. Dia de sol, de galeto e choripan em plena calçada. O músico Beto Pires de Santa Maria – que andava na cidade por conta dos shows da Fenachamp – estava dando uma palhinha na calçada. A convite do amigo e garibaldense, Luíz Carrer, o músico animava o encontro dos amigos naquele dia iluminado de domingo.

 

a festa dos amigos na calçada em comemoração ao aniversário do bar

A lente da minha câmera entrou de penetra na festa. Mas não demorou muito para ser convidada para o galeto e conhecer alguns fregueses. Simpatia típica do povo de Garibaldi. Fui apresentada ao proprietário da casa: Eduardo Mantelli de 72 anos, que exalta simpatia. Eduardo me mostrou orgulhoso o quadro pendurado na parede com recorte da matéria no jornal sobre o bar. No destaque do artigo, o título: “Cada caso é um caso”.

Não precisei ler a matéria para compreender a verdadeira sabedoria do Bar: por ali a amizade é mais forte do que qualquer discussão de trago no balcão.
 

Roteiro “Passadas” – arquitetura do olhar

E fica a dica: ao visitar Garibaldi, conheça o Bar da Sabedoria. Ele faz parte do roteiro histórico “Passadas” que traça um caminho a pé pelo patrimônio histórico e arquitetônico de Garibaldi. O roteiro ” PASSADAS” . Placas em frente a cada estabelecimento indicam que o local faz parte do roteiro, contando um pouco sobre sua história. Bom passeio. E boa sorte no caminho. Quem sabe você não encontra o seu motivo para se apaixonar por Garibaldi.

o Bar da Sabedoria à esquerda e o Café à direita fazem parte do roteiro das Passadas !

 

SAIBA MAIS


Bar da Sabedoria

Rua Doutor Carlos Barbosa 242
Garibaldi – Rio Grande do Sul, serra gaúcha
Brasil
 
 Informações sobre Garibaldi, consulte também o site da Secretaria de Turismo: www.turismogaribaldi.com.br
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO