Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Bistrô Pelotense – a deliciosa cozinha regional do Chef Márcio Ávila

Há um bom tempo ouço falar bem do Bistrô Pelotense em Pelotas no Rio Grande do Sul. Logo, o restaurante do Chef Márcio Ávila foi um dos motivos para nossa parada de 1 dia na cidade de Pelotas a caminho do Uruguai de carro. Para quem não sabe, Pelotas é a terra do doce, do charque e de um passado com importante riqueza cultural presente na sua arquitetura do centro histórico e das charqueadas.

Bistrô Pelotense

De Porto Alegre a Pelotas são em torno de 3 horas de viagem de carro. Chegamos em Pelotas em torno de 11h da manhã e fizemos um tour pelos prédios do Centro Histórico com direito a visita no Mercado Central para comprar uns doces pelotenses no Café Imperatriz (veja no final deste post o resumo do nosso roteiro)

Bistrô Pelotense


O charmoso Bistrô Pelotense

Após o tour pelo centro histórico de Pelotas, procuramos no GPS onde estava situado o Bistrô Pelotense para almoçar. Logo de cara me apaixonei pelo ambiente criativo. Pensa num lugar lindo e charmoso… As paredes são grafitadas e alguns cantinhos têm mensagens inspiradoras. Amamos.

O almoço é servido no esquema bufê self-service, diferente do jantar que tem um menu à la carte. Antes de mais nada é preciso explicar que antes de ser Bistrô Pelotense o restaurante de Márcio Ávila se chamava Creperia. A jornalista Criz Azevedo esteve lá e escreveu um post aqui no Café Viagem (leia aqui).

Bistrô Pelotense


O Chef Márcio Ávila do Bistrô Pelotense

A comida do Bistrô Peletonse prioriza os melhores ingredientes e receitas regionais. Tudo é claro, com o toque espetacular do Chef Márcio Ávila que vem ficando cada vez mais conhecido tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil. Márcio participa frequentemente de eventos gastronômicos de peso. O Chef é uma referência em pratos modernos com charque e na cozinha com fogo. De quebra, tem grande importância no cenário gourmet pois busca a essência tanto dos ingredientes quanto das receitas tradicionais gaúchas, resgatando a cultura gastronômica do Rio Grande do Sul. Acho demais esse trabalho. E saboroso, claro.

Márcio Ávila, o meu amigo Kaki de Pelotas

Para minha surpresa (juro que não sabia!), eu conhecia o Chef do Bistrô Pelotense de outros tempos. Não conhecia ele pelo nome (Márcio Ávila), só pelo apelido de infância. Para mim, ele era o Kaki, dos tempos que eu jogava Padel e turistava pelas quadras do Rio Grande do Sul. Durante os campeonatos de padel, a família dele nos hospedava em Pelotas. Adorava jogar e comer bem na terra do doce desde aquela época.

Os pratos do Bistrô Pelotense

Toda minha família toda aprovou a comida do Bistrô Pelotense. No almoço o bufê é por kilo e o preço é excelente para a qualidade dos pratos. Tudo estava delicioso, da salada às pratos quentes. Receitas com carne, frutos do mar e legumes grelhados. Inclusive meu caçula – que é bem chato para comer coisas diferentes- adorou. Aliás, meus filhos gostaram tanto que pedem sempre para voltar ao Bistrô Pelotense. Vai virar lei ir pra Punta del Este de carro e passar para almoçar em Pelotas, viu Márcio?

Bistrô Pelotense

No almoço do Bistrô Pelotense um bufê com pratos regionais deliciosos

Sobremesas do Bistrô Pelotense

As sobremesas foram um capítulo à parte. Não fazem parte do bufê. Tem papo de anjoambrosia, sorvete de doce de leite e pudim de leite. Se joga pois tudo é maravilhoso.

Bistrô Pelotense

Enfim, se estiver em Pelotas (ou próximo) procure pelo Bistrô Pelotense. Vale muuuito a pena. Um ícone da gastronomia de Pelotas. À noite, o ambiente é iluminado com velas. O almoço para 5 pessoas (casal, minha mãe e meus filhos) com sobremesa custou em torno de R$ 150 (valor em fevereiro de 2018).

Bistrô Pelotense

Oi, família! Aprovaram o Bistrô Pelotense?

Bistrô PelotenseSAIBA MAIS

Endereço: Rua Rafael Pinto Bandeira, 2120
Bairro Areal – Pelotas Rio Grande do Sul
Brasil
Telefone: (53) 3229-2029

Site:  www.facebook.com/bistropelotense/
Almoço e jantar de segunda a sábado

 

Nosso Roteiro 1 dia em Pelotas 

8h Partida de carro Porto Alegre Pelotas – 260 km de distância

11h Tour pelo centro de Pelotas para admirar os prédios históricos do centro

11h30 Parada no Mercado Central para compra de doces pelotenses no Café Imperatriz

13h Almoço Bistrô Pelotense

14h Check in na  Pousada Charqueada Santa Rita 

Tarde curtindo a pousada

20h30 Jantar no restaurante Chu

No dia seguinte partimos por volta das 10h30 para o Chuy (fronteira) e, logo após, Punta del Este e Cabo Polônio no Uruguai


——  ONDE FICAR EM PELOTAS  ——


Nós ficamos hospeados em família na charmosa Pousada Charqueada Santa Rita .
Clique aqui e veja todas as opções em oferta e sem taxa de reserva no Booking para Pelotas RS

 

VEJA MAIS DICAS DE PELOTAS NO CAFÉ VIAGEM

O que fazer em Pelotas – dicas e roteiro

Onde comer em Pelotas 

Post índice do Rio Grande do Sul com todas as dicas e roteiros do Café Viagem

Viagem Rota Farroupilha

Onde ficar em Pelotas: Pousada Charqueada Santa Rita 

 

Nossas melhores dicas do Rio Grande do Sul – post guia

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO