Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Entre vinhos e mulheres na bodega Artesana no Uruguai

O post da charmosa Bodega Artesana no Uruguai foi enviado pela minha amiga Andrea Nocchi. Uma  valorosa e saborosa contribuição ao Café Viagem. Tuas dicas são sempre bem-vindas por aqui, Andrea.

Texto e fotos Andrea Nocchi

Jantando no simpático restaurante Ithaka de Maldonado (Ventura Alegre 1057) no Uruguai (cidade de Punta del Este), nos chamou a atenção um vinho de bodega uruguaia feito com a uva zinfandel, muito popular na Califórnia (uva também chamada de Primitivo, de origem européia). Os vinhos uruguaios são famosos por conta das uvas merlot e, principalmente, tannat. Experimentamos. O vinho leve e fresco combinou bem com a deliciosa comidinha do lugar. Nada de mais, mas honesto. Eu adorei o nome da vinícola, Artesana e o lindo rótulo com um perfil de mulher.

Artesana Uruguay 9

Dia seguinte, no nosso “boteco” em Punta del Este, o La Milonguera (J. Lenzina, casi Bvar. Artigas Pda.2 Playa Mansa), comentamos com Fabrizio, o dono do restaurante, que tínhamos experimentado essa bodega e ele, pronta e generosamente, como são os uruguaios, nos presenteou com uma garrafa de outro vinho da Artesana. Agora um corte das uvas tannat, merlot e zinfandel.  Encorpado, mais como gosto, um ótimo vinho. Ficamos curiosos e aproveitamos para pesquisar a vinícola e programar passar por lá quando da volta de um passeio pela encantadora Colônia del Sacramento, dias depois.

Artesana Uruguay 11

Conhecendo a Bodega Artesana em Canelones, Uruguai

E assim foi, na volta, perto de Montevidéu, na região de Canelones, fomos visitar a Bodega Artesana. Um telefonema marcando a visita, um pouco de dificuldade para chegar, e a agradável surpresa.

Artesana Uruguay8

Fomos recebidos pela simpática Analia, enóloga e sócia, que nos mostrou os parreirais, a diferença das uvas e suas folhas. Falou da colheita e contou da estória da propriedade, desde 2007, com a primeira produção em 2010 e que são a única bodega a produzir com a uva californiana.Artesana Uruguay 10

Com sorriso largo, foi falando da cuidadosa e pequena produção exclusivamente de vinhos tintos e rosé que é exportada para os Estados Unidos e Europa, agora para o Brasil, sendo que só 20% fica  no mercado interno, quase todo diretamente em restaurantes.Artesana Uruguay 6

O rosé da uva tannat da Artesana

Dia de sol e calor, lindo lugar, conversa boa, tábua de queijos e os vinhos. Degustação. Começamos com um rosé da uva tannat, bem gelado. Levei um susto quando Analia anunciou o vinho. Olhei de canto de olho pro Vicente, meu marido, que deu uma risada marota.  Logo eu que não gosto de vinho rosé e muito menos de vinho tannat. Começaríamos muito mal a degustação! Nada! Me rendi ao delicioso vinho. Eram os primeiros dias de um novo ano e eu estava aberta para novas experiências.Artesana Uruguay 7

Depois vieram os vinhos de corte até chegar no carro-chefe da produção, o tannat. Reconheci, mesmo sem ser especialista de vinhos, o corpo, o perfume e a qualidade. Mas não aprecio a textura e o gosto do vinho tannat. Me falta paladar e me despir de um preconceito adquirido muito provavelmente por ter tomado um vinho de baixa qualidade que me marcou de forma negativa. Mas, preconceitos  existem para serem superados. Ali mesmo já tinha experimentado e gostado de um vinho rosé de tannat. Um a menos. Vencer a resistência ao tinto tannat vai ser uma questão de tempo e de experimento.

Artesana Uruguay tannat

E não será difícil com o exemplo da Artesana. Afinal, bons vinho e abandono de preconceito são sua característica. Além de ser pioneira e exclusiva no plantio e produção da uva californiana, a bodega tem duas sócias mulheres, uma enóloga responsável mulher, quatro pessoas que trabalham na árdua tarefa do campo e duas delas são mulheres.

Artesana Uruguay 3

Artesana Uruguay 2

Nome, alma e perfil de mulher. Uma bodega feminista. Do zinfandel ao tannat, do rosé ao tinto, entre vinhos e mulheres, uma ótima experiência, sem qualquer possibilidade de preconceito.

 

ANOTE


ARTESANA

Ruta 48, km 3.600, Las Brujas
Canelones | URUGUAY 

Contato: (598) 9578-0629|  turismo@artesanawinery.com
Site: www.artesanawinery.com

Facebook: www.facebook.com/artesanawinery

Melhores vinícolas perto de Montevidéu para visitar no Uruguai

Bodega Bouza
Juanicó e Familia Deicas
Artesana
H Stagnari (Antigua Bodega Stagnari)
Bodegas Carrau
Bracco Bosca
De Lucca
Pizzorno
Los Vientos

Leia também: vinícolas para visitar perto de Punta del Este

Vinícolas do Uruguai perto de Colonia del Sacramento:
Campotinto
Narbona


Tudo para Planejar  sua viagem para Montevidéu

Booking.com: consulte tarifas Hotéis em Montevidéu com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

RentCars: site com ofertas de aluguel de carro  que faz cotação entre principais locadoras

Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

Ingressos e Tours: pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu

Passagens Aéreas em Promoção – encontre seu voo para o Uruguai

Viaje Conectado: chip celular com internet 

 

Dicas e roteiros Montevidéu no Café Viagem

GUIA MONTEVIDÉU: post índice com todas as dicas e Montevidéu no Café Viagem

Onde comer em Montevidéu:  + de 12 restaurantes por bairros em Montevidéu

Experiência no hotel Hyatt: Hyatt Centric Montevideo, hotel para se apaixonar

Onde ficar em Montevidéu: Melhores Hotéis em Montevidéu por bairro

Melhores Hotéis no Uruguai : uma seleção de hotéis charmosos em todo o Uruguai

Como chegar e circular em Montevidéu: tudo para chegar e circular na cidade

Montevidéu em 2 dias  –  roteiro 1 a 2 dias em Montevidéu 

Roteiro Centro de Montevidéu – atrações para caminhar pela Cidade Velha

Dicas de Carrasco: 10 lugares para curtir o bairro mais elegante de Montevidéu

Cafés Montevidéu: 6 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Sofitel Montevideo| uma experiência única no hotel histórico e renovado de Carrasco

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevidéu, Colônia e Carmelo)

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Visitei em 20 de dezembro de 2019 .
    Estive sem agendamento , mesmo assim fui atendido , super recomendo , e o corte de tannat com Zinfandel está excelente , pena que comprei poucas garrafas .
    Gracias pela recepção.

DEIXE SEU COMENTÁRIO