Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Festival de Teatro de Bonecos de Canela – vá e leve as crianças

(post atualizado em outubro de 2018 ) O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela acontece uma vez por ano. É quando cidade de Canela, na serra gaúcha, vive a magia dos bonecos. Em 2018, está programado entre 18 a 21 de outubro, trigéssima edição do evento. São 30 anos de fantasia. Um grande feito da cidade já que os eletrônicos tomaram conta da nossa vida e quase não deixam espaço para manifestações artísticas além das telinhas. Vale muito a pena dar um pulinho por lá com os filhos para conferir este evento único no calendário da serra.

Festival de Bonecos de Canela

Festival de Bonecos de Canela

Espetáculo O Senhor dos Sonhos

Fui no Festival em 2016 e adorei, voltei encantada. Recomendo aos adultos e crianças. Aliás, acredito que nossas crianças precisam vivenciar experiências lúdicas, artísticas e criativas como a do Bonecos de Canela. Precisam desconectar de seus aparelhos, viver a poesia desse festival. Se estiver com planos de ir à serra, vá a Canela.

Festival de Bonecos de Canela

Bonecos em exposição no Espaço 273

Bonecos em exposição no Espaço 273

Os bonecos são um belo resgate à fantasia tão distante do nosso cotidiano. Até nós, adultos, temos dificuldade em dar uma pausa e desconectar. E é por isso que os bonecos são tão especiais.

Festival de Bonecos de Canela

Bonecos à noite no Teatro Municipal durante o Festival de Bonecos de Canela

festival-de-bonecos-canela-27

 

—-  O que ver no Festival de Bonecos de Canela

Durante o festival há atrações pagas e gratuitas. Tudo se concentra ao redor do Teatro Municipal de Canela e do Multipalco – ambos em frente à praça central de Canela. É por lá que está a bilheteria, os bonecos infláveis e as apresentações diárias durante o festival. Além do Teatro Municipal e do Multipalco, as apresentações acontecem também no teatro do Laje de Pedra, no espaço Nydia Guimarães e Estúdio de Bonecos.

área da praça central onde se concentram as atrações principais, bilheteria e teatro

área da praça central onde se concentram as atrações principais, bilheteria e teatro

Festival de Bonecos de Canela

o multipalco do Festival de Bonecos de Canela

Pegue o folheto com a programação, distribuído em diversos pontos da cidade (incluindo a Central de Informações Turísticas) ou entre no site Bonecos de Canela ( www.bonecoscanela.com.br )  e agende-se. Há grupos de teatro do Brasil e do exterior. Além dos espetáculos oficiais da programação, o Bonecos de Canela terão oficinas, exposições, filmes, food trucks , autógrafos, e dois desfiles de bonecos.

 

Festival de Bonecos de Canela

O ” Olho Mágico” no Multipalco do Festival de Bonecos de Canela

O desfile com encontro de  bonecos, bonequeiros e a platéia acontece em frente à Catedral de Pedra de Canela e se desloca pela avenida principal até chegar a Praça João Corrêa.  Anote: tem desfile no dia 12, Dia da Criança, e no sábado, dia 15 de outubro.

Desfile de Bonecos e Bonequeiros - foto divulgação

Desfile de Bonecos e Bonequeiros – foto divulgação

Desfile de Bonecos e Bonequeiros - foto divulgação

Desfile de Bonecos e Bonequeiros – foto divulgação

O ” Carlão” é o apresentador argentino muito engraçado que normalmente abre as apresentações no Teatro Municipal. Conheci o Carlão na abertura  do ” O Senhor dos Sonhos”  da companhia Truks de São Paulo. Espetáculo que vi e indico. É da mesma companhia do ” A Bruxinha” (mas gostei mais do Senhor dos Sonhos!).

O Senhor dos Sonhos

O Senhor dos Sonhos

Festival de Bonecos de Canela

A Bruxinha, da mesma companhia do ” O Senhor dos Sonhos” , a Truks de São Paulo

Também vi “ Louça Cinderela” , espetáculo de 20 minutos de duração da Cia da Gente Falante de Porto Alegre, imperdível. É lindo, mágico, humano e envolvente.festival-de-bonecos-canela-2
Festival de Bonecos de Canela

Há ainda espetáculos que não vi em 2016 mas ouvi boas críticas, como o ” Fantástico Circo de Papel” de Belo Horizonte, o Gran Teatro de Dentro da Itália,  o ” Bilhete Azul” de Canela, entre outros. Ao todo são 20 espetáculos com cobrança de ingresso e 26 com entrada franca.

Festival de Bonecos de Canela

O final feliz do delicado Louça Cinderela

Achei o Festival de Bonecos de Canela tão especial que não queria deixar de grifar por aqui o quanto o recomendo. Minha sugestão é:  se tiver planos de ir a Gramado ou aproveitar o feriado do dia 12/10, não deixe de dar uma espiadinha com as crianças por lá. Os Bonecos e Bonequeiros merecem os nossos aplausos.

Bonecos de Canela

Dica: não deixe de levar uma lembrança para casa. Os bonecos de 10 e 15 reais de um uruguaio que vende na praça suas obras

 

Procurando melhores tarifas para hotéis em Gramado e Canela ?
Pesquise aqui  e faça sua reserva  no Booking, parceiro do Café Viagem

 

16 Hotéis com crianças em Gramado e Canela

 

 

 

SAIBA MAIS

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS CANELA
DE 18 a 21 DE OUTUBRO
CANELA RS | BRASIL
E mail: [email protected]
Telefone: 54 32820964
A realização do Bonecos Canela é da Fundação Cultural, com o apoio de Prefeitura Municipal de Canela.
Mais informações e venda de ingressos on-line em: www.bonecoscanela.com.br

INGRESSOS (valores referentes à 2016)
Espetáculos Teatro Municipal e Laje de Pedra R$ 50 
Espetáculos  no Nydia Guimarães e Estúdio de Bonecos R$ 30
Terceira Idade e Estudantes: meia entrada

PONTE DE VENDA
Bilheteria do Teatro Municipal

*Em 2016, o Café Viagem conferiu o Festival a convite e agradece a a oportunidade.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO