Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

A Buenos Aires family friendly dos Bosques de Palermo

Esta série de Buenos Aires com crianças foi escrita por mim com todo o carinho para o blog de uma amiga, a Fernanda Paraguasu do Buenos Aires para Niños (e autora do Guia Buenos Aires com Crianças – Ed. Pulp). Achei que essas dicas também deveriam estar presentes aqui no Café Viagem para quem quiser se aventurar em terras portenhas com pimpolhos a bordo. Já aviso: todos falam que a capital está muito perigosa atualmente. É preciso tomar cuidado com assaltos, dinheiro falso (principalmente em trocos de taxi), etc. Uma pena, pois estou louca para voltar. Amo Buenos!

BUENOS AIRES, ONDE FICAR COM CRIANÇAS

Já fui à Buenos Aires e fiquei hospedada em hotéis no Centro, na Recoleta e em Palermo Soho e Hollywood. Porém, graças a Fernanda do blog Buenos Aires para Niños, conheci uma Buenos Aires mais verde, tranquila e com muito mais portenhos do que turistas: a Buenos Aires de quem se hospeda em Palermo Botânico, do ladinho dos Bosques de Palermo (leia-se: Zoo, Jardim Japonês, Rosedal, bicicletas, museus e muito mais). Adorei. Valeu, Fernanda pela dica dada no final de agosto de 2010 em nosso memorável encontro no Casa Mua.
Leia sobre outras dicas em Buenos com crianças no Destemperadinhos.


AWWA – O Hotel dos Bosques

O hotel Awwa Suites & Spa está lá na página 124 do guia Buenos Aires com Crianças. A localização é perfeita para quem vai com ou sem filhos na bagagem. Ainda mais se a previsão for de tempo bom, pois são diversas programações no entorno do hotel.
Não espere muitas mordomias (é um hotel padrão executivo), e sim uma excelente localização, um quarto espaçoso com varanda e uma pequena cozinha. Sim, o quarto tem micro-ondas, fogão elétrico, frigobar e cafeteira (baita mão na roda!). Aliás, é bom solicitar esta cozinha ao fazer a sua reserva. O Awwa não tem quartos conectados. Com crianças é preciso pedir uma cama ou berço extra. Fiz a minha reserva pelo “Booking”. A diária com café da manhã gira em torno de US$ 120 a 170.

Awwa Suites & SPA | End.: Lafinur, 3370
Reservas

Vista da janela do quarto para o Parque

Quarto Awwa, piscina e café da Nucha

 

CAFÉ, SORVETE OU CHÁ?

O café da manhã do hotel é servido na filial da confeitaria Nucha que fica praticamente dentro do Awwa, basta cruzar uma portinha na recepção e … buenos dias, desayuno! Caso não queira incluir o café da manhã na sua diária, no problems. Afinal, existem ótimos cafés portenhos por perto: o do Museu Evita, o Martinez, o da Persicco, o da Volta e até o da moderna e americana Starbucks. Quer trocar o café por um chá ma-ra-vi-lho-so? Corra para a Tea Connection a poucas quadras do Awwa.
Para os amantes de uma boa delicatessen, a Valenti tem uma farta variedade de queijos, presuntos, pães e outras delícias tradicionalíssimas. Eu tinha acabado de sair do café da manhã e mesmo assim entrei dentro da loja para respirar aquele aroma inigualável dos fiambres argentinhos.”
Café Martinez http://www.cafemartinez.com.ar |End.: Scalabrini Ortiz, 3195 – esquina com Cerviño
Volta http://www.unaltravolta.com.ar |End.: Libertador, 3060 – esquina Lafinur
Persicco http://www.persicco.com | End.: Salguero 2.591
Tea Connection http://www.teaconnection.com.ar | End: Cerviño, 3550 (entre S. Ortiz e Salguero)
Valenti  http://www.valenti.com.ar | End.: Salguero, 2691
 

ONDE COMER

Quando se trata de “crianças + restaurantes” em Buenos Aires, “observações atentas” aqui, ali e acolá comprovam que grande parte dos portenhos leva sua prole em peso para comer fora, o que torna os ambientes mais “family friendly” ao natural.
Provamos as carnes do La Gauchita (quase em frente ao Awwa) e achamos ótimo para um almoço rápido ( e sem grandes pretensões) no bairro. O meu preferido foi um italiano: Guido’s Restaurante. Fui sem crianças à noite, mas vi que eles têm cardápio infantil. A massa caseira com molho de tomate, rúcula e almôndegas é de comer ajoelhado. Na próxima quero conhecer a versão mais simples e tradicional deste restaurante: o Guido’s Bar.
Restaurante e cafés próximos: La Gauchita, Santa Paula Confiteria e Pasteleria,Guido’s, Valenti, Volta, Persicoo, La Parolaccia Casa Tua, Café Martinez, Voulez Bar, Astrid y Gastón, Bella Italia, Tea Conection.”

Guido

La Gauchita

OS PARQUES E PASSEIOS NOS ARREDORES

Os Bosques de Palermo … só esse verde já vale a viagem. Do hotel Awwa são passos até o Parque Tres de Febrero e uma quadra até o Zoológico. Visitamos o Jardim Japonês e nos encantamos. Vale muito uma volta até o Rosedal com o seu belo jardim de rosas. Mesmo com o frio de rachar, alugamos bicicletas e nos misturamos com os argentinos num típico domingo de inverno. Além de bicicletas, é possível alugar patins/rollerblades. Não deu tempo de visitar o Jardim Botânico, próximo ao Jardim Zoológico (fica para próxima!). Uma outra turma que adora os parques são os cães. É comum observar um bando deles feliz da vida com Sr. Passeador de Cães – uma bela cena típica portenha!

Cruzando o parque, em direção ao bairro Recoleta (numa gostosa caminhada de 20 minutos) passamos pelo Museu Malba – Museu de Arte Latinoamericano  – (que já conhecíamos de outras viagens – imperdível) e fizemos compras no shopping Paseo Alcorta  (ao lado do Malba). Fernanda, você estava certa: é um local tranquilo e o mais indicado para compras com crianças. A maioria das lojas que nós brasileiros (e pais) procuramos estão por lá. E o Alcorta ainda tem um bom playground externo.
A caminhada pela imponente Av. del Libertador até o Cemitério da Recoleta (ou até oBuenos Aires Design) é outro passeio agradável. Contudo, a pernada é um pouco cansativa para quem vai com crianças a tiracolo, melhor pegar logo um táxi.

Ah, já ia me esquecendo.

Alcorta, lojinhas de rua e Rosedal

O Museu Evita merece uma visitinha rápida. Está localizado na mesma rua do Awwa, a Lafinur. Gostei bastante.
Outra voltinha gostosa é pelas ruas que cercam o hotel: Scalabrini Ortiz, Salguero e Cerviño. Há um pequeno, porém charmoso, comércio local. Encontrei lojas de brinquedos, a Casa (ou Loja ) da Barbie (cheia de brasileiros), além de cafés e sorveterias como Persicco, Voulez Bar e Café Martinez.”

Atrações próximas: Zoológico, Rosedal, Jardim Japonês, Parque Tres de Febrero, Club de Amigos, Av. Del Libertador, Malba, Paseo Alcorta, Casa da Barbie, Museu Evita, Jockey Club e bairro da Recoleta.

Museu Evita, Recoleta e Casa da Barbie

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Em junho/2011 seguimos as dicas do livro da Fernanda e tb ficamos no Awwa e adoramos conquecer as redondezas. Todas as dicas foram testadas e aprovadas!

  • Oi Aline

    Obrigada pelo seu comentário. Que bom que também aproveitaram bastante. O guia dela é ótimo. Adorei ficar nesta região pq acabei curtindo uma Buenos Aires que ainda não conhecia.
    bjs
    Alexandra

  • Bom dia,
    gostaria de sugestões . É a primiera vez que vou a BAs gostaria de uma dica de hospedagem é melhoro centro por ficar perto dos pontos turiscos ou esse hotel q vc ficou por último . Estou indo com uma criança de 4 anos que nunca viajou e estamos aproveitando a ida de gramado. Ficaremos 4 dias em Gramado e depois iremos para BAs ou Santiago. oque vc sugere estou com muitas dúvidas a respeito de BAS em relação a violência o que vc sugere? Ficarei muito agadecida.
    Elba

    • Olá Elba
      Quer mesmo uma sugestão? Fique mais em Gramado. É uma delícia. 4 dias é pouco tempo por lá. Tem muita coisa pra fazer e passear com criança na Serra é tudo de bom. Se precisares dicas de atrações e hotéis por lá, conta comigo. Se sobrar tempo ainda dá pra visitar o Vale dos Vinhedos ali pertinho
      Mas, enfim, se quiseres mesmo ires pra Buenos, o hotel acima é + adequado com crianças, com certeza. A região é muito agradável e não é distante dos pontos turísticos
      Abraços
      Alexandra

  • Parabéns pelo blog.
    Primeira vez que entro em um blog e sinto a vontade de comentar. O blog é bem escrito e de fácil entendimento. AS fotos também são ótimas e fazem toda a diferença, alem dos comentários que são super validos.
    Gostei muito! E com certeza vou usar suas dicas em minha viajem!

    Abraço!

  • oi, Alexandra, vi seu blog e adorei, especialmente pq estava ficando maluca por qual destino escolher.
    Vc poderia me ajudar, vou viajar agoara em 31-07 a 05-07, mas não sei ao certo qual destino escolher.

    Vou eu e minha filha de 04 anos, quase não viajo muito, por isso estou perdida.
    estou em dúvida entre Bueno Aires, ou Gramado/Canela
    Qual dos dois vc acha mais interressante para criiança curtir também.
    e o custo beneficio, pelas minhas pesquisas as hospedagem na Argentina são mais em conta.
    Mais não consigo me decidir, por favor me ajude..
    Gostamos, de comer, e pra ela, gostaria que o hotel tivesse ou piscina aquecida ou uma banheira legal., alguma sugestão?
    um grande abraço e parabens pelo blog
    Elisa

    • Oi Elisa

      Obrigada!!! Olha só, minha sugestão para você seria mesmo Gramado e Canela. Perfeita com crianças e com muitas atrações. Elas vão adorar. Mas o período que você viaja é altíssima temporada por lá. E também muito frio. Por isso recomendo pegar um hotel com boa estrutura interna para as crianças. Os que indico estão neste post:
      https://www.cafeviagem.com/hoteis-com-criancas-em-gramado-em-canela/

      Superabraços
      Alexandra

  • Alexandra amei seus comentários preciso de sua ajuda estava pensando em viajar para buenos aires em setembro mas tenho um criança de 2 anos e meio e mais gêmeas de1 ano…. E loucura? Estou vendo que vc indica gramado seria melhor? Obrigado

DEIXE SEU COMENTÁRIO