Família Ramm, um café colonial autêntico em Gramado

O café colonial de Gramado da Família Ramm faz parte do Tour Quatrilho no interior de Gramado 

Sempre namorei aquele ônibus antigo (chamado de Princesinha) em frente a Praça das Comunicações e da Casa do Colono em Gramado. Então, em um belo dia de pesquisa de campo para o Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp (lançado em dezembro de 2012) lá fui eu passear pelo interior da Linha Tapera num Chevrolet de 1958 pelos Roteiros de Agroturismo no tour  do Quatrilho (existem outros dois roteiros e outra empresa que também tem um belo passeio, a Linha Bela).

Sobre o passeio de Agroturismo em Gramado – roteiro

Quer uma dica: faça o passeio com um grupo de amigos, vai ficar bem mais divertido. O ônibus entra na Linha Tapera numa estrada de terra. O percurso é lindo e bucólico. A primeira parada é na propriedade da família Lazaretti e seus parreirais de uva, onde é possível degustar uva e graspa. O segundo pit-stop é na casa que dá o nome ao tour. Por essa bandas viveram os protagonistas do “O Quatrilho” – filme brasileiro indicado ao Oscar em 1994.

Aviso aos solteiros e solteiras, pertinho dessa parada vocês vão encontrar a capela Santo Antônio, a mais antiga da região. O tour não pára na capela, mas não custa pedir para o motorista dar uma pausa por lá que vale a pena (nem que seja para umas fotinhos). Depois, prepare-se para admirar a bela vista do Morro Polenta – um bom nome para uma região tão gringa e rural.

casa onde viveram os protagonistas reais da história que origionou o filme “O Quatrilho”

visual do Morro da Polenta

Capela de Santo Antônio

O café colonial de Gramado da Família Ramm 

Mas toda a emoção – de gente boa, simples, elegante e sincera – está no bônus do final do tour: o café colonial da família Ramm. Dona Isolde e Ingo Ramm preparam tudo sozinhos, mesmo com a idade avançada. Produzem desde a linguiça até os pães, geleias, bolos e manteiga. “Única coisa que a gente não faz é o suco que vem do Masotti” – revelou-me Seu Ingo.

café colonial em Gramado

Casa de madeira da Família Ramm

O casal cozinha, serve a mesa, esquenta o café, corta e recebe com alegria o grupo. Uma revista de viagem registrou de forma belíssima Dona Isolde e Seu Ingo. “Foi um presente do fotógrafo” – contou-me feliz Dona Isolde.

O querido casal Ingo e Isolde Ramm

Depois de trocar algumas palavras com Dona Isolde e Seu Ingo, a casinha simples de madeira – com mesas de toalha de plástico –  pareceu-me um palacete. A gente sente que tudo é feito com carinho, com dedicação, sei lá.

café colonial em GramadoAlém dos quitutes, o café ganha um tempero especial com a animação do gaiteiro e de sua filha que divertem o pessoal.café colonial em Gramado

Típicas iguarias da serra:  lombo e mostardas caseiras, cucas, queijo, salame, nata, geleia e pães colonias. Enfim, mesa e casa cheia!


café colonial em Gramado
café colonial em Gramado

Recomendo fortemente a fortaia da Dona Isolde – espécie de omelete colonial com linguiça produzida pela família.café colonial em Gramado
Foi uma tarde de turista em Gramado, mas carregada de emoção. Adorei o passeio.

Ingresso Tour Quatrilho

—> Você pode comprar aqui o seu ingresso antecipado para tours de Agroturismo em Gramado. O site é parceiro do blog Café Viagem.


SAIBA MAIS


Roteiros de Agroturismo
 – tour Quatrilho (que inclui café colonial na Família Ramm)
Saídas em frente a Praça das Comunicações em Gramado
(Av. Borges de Medeiros)
Dias de tour: terças-feiras, quartas-feiras e sábados.
Passeio com 4 horas de duração a bordo de ônibus temático da década de 50 com degustação de produtos coloniais.
Site: www.agroturismogramado.com.br

 

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA GRAMADO

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:

Ale ! da pra acreditar estou assustada não conheço nada em Gramado! ainda bem que encontrei seu blog, vou para la em dezembro,e ja estou marcando esse passei para minha família ! muito bom maravilhoso

tania disse:

boa tarde, estou comprando pelo laçador de ofertas 2 ofertas do cafe colonial da familia Ramm, mas vamos em 5 pessoas, não posso comprar 3 ofertas pois perderiamos uma, gostaria de saber se consigo comprar pelo site para apenas uma pessoa e quanto fica uma menina de 14 anos.
obrigada, tania

Olá Tania
Desculpe a demora na resposta, estava viajando de férias. Bem Este café é longe do centro de Gramado. Você comprou só o café ou comprou o café e o passeio do Agroturismo? Bem, tanto o tour do Agroturismo quanto o café não é vendido no site, apenas por telefone ou através de agências locais. Ligue para : 51 – 321916 ou 8122 0909 (o passeio completo: tour + café sai por volta de 70 reias por adulto). Dá pra alugar um carro e ir sozinho. Mas é bom verificar antes no mapa a localização ou levar GPS.
Beijos
Ale

andrea disse:

Quero muito conhecer……hummmmmm

Boa tarde . vou estar em canela semana que vem e gostaria de fazer esse passeio , porém tenho a dúvida se apenas consigo visitar esses paraísos apenas com o tour agroturismo, ou posso faze lo de carro sozinha.

Grata.

Carolina disse:

Oi Alexandra! Sabe dizer o valor atual desse passeio? Obrigada!

Oi Carolina

Atualmente o valor do passeio é 90 reais. Tem à venda o ingresso no nosso parceiro, acabei de descobrir. Veja em>> http://www.belaviagem.com/compreatividade/idproduto:918/idadv:372971

Beijos
Alexandra
Café Viagem

Débora Caselani disse:

Boa tarde!!

Gostaria como ficam os horários do Roteiro Agroturismo em agosto?

Att,

Débora Caselani

Débora Caselani disse:

Boa tarde!!

Gostaria de saber como ficam os horários do Roteiro Agroturismo em agosto?

Att,

Débora Caselani

Natalia Brazão disse:

Olá! Ótimas dicas! Parabéns!

Uma pergunta: Dá pra fazer esse passeio de carro? A estrada é tranquila?

Alexandra disse:

Olá, xará, gostaria de agradecer demais todas as suas dicas de Gramado e Canela. Fizemos o passeio do Quatrilho e adoramos (comprei pelo Bela Viagem, assim como ingressos pro Parque Florybal); fomos também ao Empório Canela (tive a impressão de ter te visto por lá, foi na primeira semana de novembro); e amamos também o Ecoparque Sperry e o Bêrga Motta. Da nossa lista ainda ficou de fora o almoço no Sabor Rural, o Josephina e o Nonno Mio, vão ficar para outra oportunidade.
Beijo e parabéns por seu excelente trabalho!

Alexandra disse:

Ah, teve o Lá em Casa também, que achei uma delícia.

Marcio Luiz de Abreu disse:

Olá, gostaria de fazer esse passeio, onde consigo aggendar?

Olá márcio
Você pode reservar online através deste link abaixo, Mas não tenho certeza se é a mesma família que faz o café do passeio
https://brockerturismo.com.br/servicos/passeios-tours/tour-o-quatrilho?ida=519
Abs
Alexandra do Café Viagem

Ana lopes disse:

MEU NOME É ANA ROSALVA LOPES. JA ESTIVE POR TRÊS VEZES NESSE PASSEIO. É INCRIVEL, LINDO, SOMOS RECEBIDOS COM MUITO CARINHO, EM TODAS AS PARADAS. ESTOU ME PROGRAMANDO PARA IR NOVAMENTE. VALE A PENA TODOS OS PASSEIOS COM A PRINSESINHA.PARABENS TURMA

Gislaine disse:

Bom dia, adorei o seu blog. E este passeio deve ser incrível. Irei em agosto de 2023 e já irei me programar. Parabéns pelo seu trabalho!!!

Obrigada, Gislaine
Desejo um passeio lindo pela serra gaúcha. E se precisar de dicas de Gramado e Canela, temos 2 guias a venda aqui no blog:
https://cafeviagem.com/guia-gramado-e-canela-100-programas-para-amar/
https://cafeviagem.com/gramado-e-canela-com-criancas-2/
Abs
Ale

Gislaine disse:

Muito obrigada pela sua atenção!!!