Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Família Ramm, um café colonial autêntico em Gramado

O café colonial de Gramado da Família Ramm faz parte do Tour Quatrilho no interior de Gramado 

Sempre namorei aquele ônibus antigo (chamado de Princesinha) em frente a Praça das Comunicações e da Casa do Colono em Gramado. Então, em um belo dia de pesquisa de campo para o Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp (lançado em dezembro de 2012) lá fui eu passear pelo interior da Linha Tapera num Chevrolet de 1958 pelos Roteiros de Agroturismo no tour  do Quatrilho (existem outros dois roteiros e outra empresa que também tem um belo passeio, a Linha Bela).

Sobre o passeio de Agroturismo em Gramado – roteiro

Quer uma dica: faça o passeio com um grupo de amigos, vai ficar bem mais divertido. O ônibus entra na Linha Tapera numa estrada de terra. O percurso é lindo e bucólico. A primeira parada é na propriedade da família Lazaretti e seus parreirais de uva, onde é possível degustar uva e graspa. O segundo pit-stop é na casa que dá o nome ao tour. Por essa bandas viveram os protagonistas do “O Quatrilho” – filme brasileiro indicado ao Oscar em 1994.

Aviso aos solteiros e solteiras, pertinho dessa parada vocês vão encontrar a capela Santo Antônio, a mais antiga da região. O tour não pára na capela, mas não custa pedir para o motorista dar uma pausa por lá que vale a pena (nem que seja para umas fotinhos). Depois, prepare-se para admirar a bela vista do Morro Polenta – um bom nome para uma região tão gringa e rural.

casa onde viveram os protagonistas reais da história que origionou o filme “O Quatrilho”

visual do Morro da Polenta

Capela de Santo Antônio

O café colonial de Gramado da Família Ramm 

Mas toda a emoção – de gente boa, simples, elegante e sincera – está no bônus do final do tour: o café colonial da família Ramm. Dona Isolde e Ingo Ramm preparam tudo sozinhos, mesmo com a idade avançada. Produzem desde a linguiça até os pães, geleias, bolos e manteiga. “Única coisa que a gente não faz é o suco que vem do Masotti” – revelou-me Seu Ingo.

Casa de madeira da Família Ramm

O casal cozinha, serve a mesa, esquenta o café, corta e recebe com alegria o grupo. Uma revista de viagem registrou de forma belíssima Dona Isolde e Seu Ingo. “Foi um presente do fotógrafo” – contou-me feliz Dona Isolde.

O querido casal Ingo e Isolde Ramm

Depois de trocar algumas palavras com Dona Isolde e Seu Ingo, a casinha simples de madeira – com mesas de toalha de plástico –  pareceu-me um palacete. A gente sente que tudo é feito com carinho, com dedicação, sei lá.

Além dos quitutes, o café ganha um tempero especial com a animação do gaiteiro e de sua filha que divertem o pessoal.

Típicas iguarias da serra:  lombo e mostardas caseiras, cucas, queijo, salame, nata, geleia e pães colonias. Enfim, mesa e casa cheia!




Recomendo fortemente a fortaia da Dona Isolde – espécie de omelete colonial com linguiça produzida pela família.
Foi uma tarde de turista em Gramado, mas carregada de emoção. Adorei o passeio.

Ingresso Tour Quatrilho

—> Você pode comprar aqui o seu ingresso antecipado para tours de Agroturismo em Gramado. O site é parceiro do blog Café Viagem.


SAIBA MAIS


Roteiros de Agroturismo
 – tour Quatrilho (que inclui café colonial na Família Ramm)
Saídas em frente a Praça das Comunicações em Gramado
(Av. Borges de Medeiros)
Dias de tour: terças-feiras, quartas-feiras e sábados.
Passeio com 4 horas de duração a bordo de ônibus temático da década de 50 com degustação de produtos coloniais.
Site: www.agroturismogramado.com.br

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Ale ! da pra acreditar estou assustada não conheço nada em Gramado! ainda bem que encontrei seu blog, vou para la em dezembro,e ja estou marcando esse passei para minha família ! muito bom maravilhoso

  • boa tarde, estou comprando pelo laçador de ofertas 2 ofertas do cafe colonial da familia Ramm, mas vamos em 5 pessoas, não posso comprar 3 ofertas pois perderiamos uma, gostaria de saber se consigo comprar pelo site para apenas uma pessoa e quanto fica uma menina de 14 anos.
    obrigada, tania

    • Olá Tania
      Desculpe a demora na resposta, estava viajando de férias. Bem Este café é longe do centro de Gramado. Você comprou só o café ou comprou o café e o passeio do Agroturismo? Bem, tanto o tour do Agroturismo quanto o café não é vendido no site, apenas por telefone ou através de agências locais. Ligue para : 51 – 321916 ou 8122 0909 (o passeio completo: tour + café sai por volta de 70 reias por adulto). Dá pra alugar um carro e ir sozinho. Mas é bom verificar antes no mapa a localização ou levar GPS.
      Beijos
      Ale

  • Quero muito conhecer……hummmmmm

  • Boa tarde . vou estar em canela semana que vem e gostaria de fazer esse passeio , porém tenho a dúvida se apenas consigo visitar esses paraísos apenas com o tour agroturismo, ou posso faze lo de carro sozinha.

    Grata.

  • Oi Alexandra! Sabe dizer o valor atual desse passeio? Obrigada!

  • Boa tarde!!

    Gostaria como ficam os horários do Roteiro Agroturismo em agosto?

    Att,

    Débora Caselani

  • Boa tarde!!

    Gostaria de saber como ficam os horários do Roteiro Agroturismo em agosto?

    Att,

    Débora Caselani

  • Olá! Ótimas dicas! Parabéns!

    Uma pergunta: Dá pra fazer esse passeio de carro? A estrada é tranquila?

  • Olá, xará, gostaria de agradecer demais todas as suas dicas de Gramado e Canela. Fizemos o passeio do Quatrilho e adoramos (comprei pelo Bela Viagem, assim como ingressos pro Parque Florybal); fomos também ao Empório Canela (tive a impressão de ter te visto por lá, foi na primeira semana de novembro); e amamos também o Ecoparque Sperry e o Bêrga Motta. Da nossa lista ainda ficou de fora o almoço no Sabor Rural, o Josephina e o Nonno Mio, vão ficar para outra oportunidade.
    Beijo e parabéns por seu excelente trabalho!

  • Ah, teve o Lá em Casa também, que achei uma delícia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO