Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Um café no cofre do Centro Histórico de Porto Alegre

O Café do Cofre no Santander Cultural de Porto Alegre me remete a recordações especiais. Lembro com carinho das escadarias do seu prédio histórico. A construção (que iniciou em 1927)  já abrigou quatro Bancos, entre eles o Banco Sul Brasileiro onde meu avô trabalhava e tirou a foto de suas netinhas num passeio ao Centro Histórico de Porto Alegre. Todas nós guardamos esta foto (abaixo) com muito carinho.

Consegue adivinhar qual delas sou eu em frente às escadarias do Santander Cultural (na época da foto, Sul Brasileiro)

Consegue adivinhar qual delas sou eu em frente às escadarias do Santander Cultural ???                           (na época da foto, Sul Brasileiro)

Anos se passaram, as primas da foto continuam por aí e as belas escadas, idem. Agora, o belíssimo prédio é administrado pelo grupo Santander e se transformou num espaço de arte e cultura. Abriga exposições, um café dentro do antigo cofre do banco, o restaurante da Moeda, uma loja ótima de livros e arte, além de recordações de outros tempos (com documentos e notas antigas em exposição permanente)

Santander Cultural - Porto Alegre Centro Histórico

Santander Cultural – Porto Alegre Centro Histórico

as escadas internas que levam ao Café do Cofre!

as escadas internas que levam ao Café do Cofre!

O espaço das exposições

O espaço das exposições e os belos vitrais do teto

Em nossa última visita ao Santander Cultural , vimos a incrível  exposição de  Vik Muniz . Foi demais. O artista é um dos brasileiros mais requisitados no circuito internacional. Seu trabalho  ficou conhecido pelo jeito criativo com que usa o lixo eletrônico e a sucata para compor suas obras. A mostra “Tamanho do Mundo” tem 70 obras do artista e esteve em cartaz no Santander Cultural em curta temporada.

Vik Muniz
Vik Muniz
Indo ou não indo conferir uma boa exposição como a de Vik Muniz, a dica do Café Viagem no Santander Cultural  é dar uma volta pelo prédio e ir ao encontro do Café do Cofre – que como o próprio nome diz, fica dentro de um cofre no subsolo do prédio. Sugiro um cafezinho tradicional por lá. Há lanches e doces como o famoso apfelstrudel e a torta integral. Meus filhos tomaram um fofo e petit chocolate quente cremoso.

O café mais valioso de Porto Alegre...

O café mais valioso de Porto Alegre, o Café do Cofre 

O café servido é do Café do Centro - empresa de SP que nasceu em 1916

O café servido é do Café do Centro – empresa de SP que nasceu em 1916

Cafe do Cofre 2
Cafe do Cofre 8
Ao lado do Café do Cofre está localizado o restaurante Moeda e a loja Koralle (com livros e material para desenho e pintura).

a loja Koralle

a loja Koralle

Para quem se animar e quiser explorar mais a região sugiro o seguinte roteiro pelo Centro Histórico de Porto Alegre:

– Praça da Alfândega para visitar algums prédios históricos como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) e o próprio Santander Cultural. Aliás, é nesta localização especial, entre as paineiras, ipês e jacarandás,  que acontece todos os anos a Feira do Livro de Porto Alegre, programa amado pelos porto-alegrenses. Outro grande evento que toma conta dessa área  é a Bienal do Mercosul;
– Cais do Porto para dar uma olhadinha no visual do Guaíba e, quem sabe, uma voltinha de Catamarã;
– Gasômetro (que abriga algumas exposições temporárias ) ;
-Mercado Público de Porto Alegre;
– Praça da Matriz onde estão dois “tesouros”  da capital: a Catedral Metropolitana e o Theatro São Pedro.

 

 Cafe Viagem
SAIBA
MAIS

SANTANDER CULTURAL
CAFÉ DO COFRE (MOEDA BAR E RESTAURANTE)
Rua 7 de Setembro, 1.028 Centro Histórico – Porto Alegre | RS

Tel.: 3287-5500
Site: www.santandercultural.com.br
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Hotel Porto Alegre

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • O melhor Café do Centro Histórico, um lugar delicioso, cheio de histórias e para ser curtido como uma pausa de um passeio cultural, ainda que rápido. Sou fã! BjO!!

    • Valeu, Paula. Eu tinha me esquecido como era bom esse lugar no Centro!!!
      Merece mesmo ser curtido numa pausa suave e cultural!
      beijos grandes
      Ale

  • Amei a matéria, as fotos e o texto do Santander Cultural.
    Também me lembro com muito carinho deste ambiente de trabalho do meu pai, Lélio, onde eu ia depois das aulas no centro para pegar carona para casa.
    Me sentia muito importante neste ambiente que sempre foi lindo e imponente.

  • Eu simplesmente amo o centro de Porto Alegre. Estive na cidade três vezes e, em todas as oportunidades, consegui dar uma escapada no centro só para flanar. Sou fã de bandas de rock da cidade, como Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii, e suas letras e músicas que olham para dentro do estado do RS. Meu sonho é conhecer o Theatro São Pedro por dentro! Abraços!

  • Eu tô amando esse site sobre viagens. Sou de Porto Alegre, e o Santander Cultural é um dos lugares mais legais para passar uma tarde!!

    Beijão

DEIXE SEU COMENTÁRIO