Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Uma tarde em Camaquã RS (dia 1 na viagem Rota Farroupilha)

*Série especial Rota Farroupilha (RS)  – Camaquã

Saindo da cidade de Guaíba (RS),  após o almoço, seguimos nosso trajeto no primeiro dia de viagem pela Rota Farroupilha. Tínhamos programado uma visita à tarde em Camaquã, cidade que era importante base dos farroupilhas na Costa Doce do Rio Grande do Sul. Durante a Revolução Farroupilha (1835- 1845), Camaquã abrigava estâncias de vários líderes do conflito. A cidade não foi palco de batalhas, mas de muitas reuniões. Atualmente, detém o título de “Terra Farroupilha”. É conhecida também por ser a cidade de Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929 a 2002), advogado, escritor, músico e folclorista gaúcho. Uma de suas canções mais populares é a Negrinho do Pastoreio.

Na praça central

Na praça central, a Igreja Matriz

Sabíamos que poderia ser difícil encontrar grandes atrativos turísticos por lá. No entanto, como fica junto à BR 116, é uma cidade fácil de entrar e ser percorrida de carro em pouco tempo. Aos curiosos, vale o passeio. Camaquã tem origem em três sesmarias, sendo uma delas  propriedade do pai de Bento Gonçalves, General Farroupilha. É bom avisar que as estâncias históricas são mais afastadas da cidade e não são abertas a visitação. Uma delas é a Fazenda Estância da Figueira, adquirida por Jaimbe Monjardim (diretor de novelas da TV Globo) que restaurou durante dois anos a propriedade. Aliás, contam por aí  que a casa ficou impecável. A estância foi uma das propriedades da família e primeira casa de Don’Anna (irmã de Bento).

Camaqua Rota Farroupilha RS (4)

Sem fazendas históricas para visitar, percorremos o centro da cidade que tem casarios lindos e bem conservados. Fomos recepcionadas pelo historiador Paulo Vianna Sant’Anna,  responsável pelo Museu Divino Alziro Beckel. Um verdadeiro guardião da história de Camaquã. Passeamos com ele pela cidade num agradável domingo de sol.

Camaqua Rota Farroupilha RS (12)

Camaquã está a 127 km de distância de Porto Alegre, capital gaúcha. Em sua margem direita está  a Lagoa dos Patos e a esquerda, o Rio Camaquã. É atualmente considerada a Capital Nacional do Arroz Parapolizado”. A praça central foi o início do nosso tour. É nesta área que está a Igreja Matriz de São João Batista , a sede da Casa do Poeta Camaquense (bem no centro da praça) e o Cine Teatro Coliseu.

Camaqua Rota Farroupilha RS (14)

Em um domingo iluminado e  com evento na praça, Camaquã revela sua alma pacata e até meio tímida. Muito poucos moradores caminhavam nas ruas ou curtiam a praça. Não havia um café aberto para que a gente pudesse provar algo local.

Camaqua Rota Farroupilha RS (15)

O encantamento do grupo de blogueiras se deu no Cine Teatro Coliseu de 1914, um prédio tombado pelo município e muito bem preservado. É  palco de palestras, peças de teatro e atividades da comunidade.

Camaqua Rota Farroupilha RS
Camaqua Rota Farroupilha RS (1)

Logo no início do tour nosso guia-historiador destacou o famoso semáforo de Camaquã de 1953, presente do governo francês a cidade. O fato curioso: é o único semáforo (ou sinaleira, como falam os gaúchos) desse modelo no Brasil e uma das quatro ainda encontradas no mundo.

Camaqua Rota Farroupilha RS (9)

Nossa próxima parada foi no Forte Zeca Netto, residência de 1903 do lendário General Zeca Netto, líder Maragato. No local funcionam a Secretaria da Cultura de Turismo, a Biblioteca Pública Municipal Oswaldo Lessa da Rosa, o Memorial Zeca Netto, o Museu Municipal, o Memorial da 16ª Região Tradicionalista e o Acervo Barbosa Lessa.

Camaqua Rota Farroupilha RS (2)

O espaço tem horário de visitação de segunda a sexta-feira ou  mediante agendamento pelo telefone 36715288. Ainda visitamos o cemitério onde está o túmulo de Caetana Garcia (Cayetana Joanna Francisca Garcia Gonçalves da Silva), esposa de Bento Gonçalves.

Camaqua Rota Farroupilha RS (3)
Camaqua Rota Farroupilha RS (7)

Ao fim da tarde, descobrimos onde os moradores da cidade se refugiam em um dia lindo de sol: na Barragem Arroio Duro, área de lazer em Camaquã e de um formoso pôr-do-sol. Uma pena chegarmos tão tarde para admirar o espetáculo. A Barragem é um reservatório artificial de água cercado de mata nativa. A área possui churrasqueiras e pracinha com brinquedos. É palco de prática de esportes como SUP, Jet Ski, entre outras atividades da cidade. Fica aberta diariamente a partir das 8h, situada na estrada de acesso à Vila Aurora, a 7 km da zona urbana.Camaqua Rota Farroupilha RS (8)
Camaqua Rota Farroupilha RS (16)

Já era noite quando partimos de Camaquã rumo à São Lourenço do Sul onde passamos a noite e jantamos.

 

ROTEIRO RESUMIDO DO DIA 1 DA ROTA FARROUPILHA:
Passeio de Catamarã POA / Guaíba
City Tour Jardineira
Almoço Caisinho
Tarde com tour em Camaquã
Jantar em São Lourenço do Sul no Tropicalis
Hospedagem em São Lourenço do Sul no Hotel Três Figueiras

 


cafe viagem
SAIBA MAIS

 

 

CAMAQUÃ | RIO GRANDE DO SUL
Brasil
Cidade a 127 km de Porto Alegre

Para passeio histórico pelos pontos turísticos da cidade, vale a pena entrar em contato com o historiador que nos acompanhou neste passeio: Paulo Vianna pelo fone 51-85569247 ou pelo e-mail pvsa21@yahoo.com.br.

 

******* ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS *******

 

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL  -5 MOTIVOS PARA VISITAR  A CIDADE

RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL 

FRONTEIRA – RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING

FRONTEIRA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

FRONTEIRA : QUEJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL  – A MELHOR COMPRA DE RIVERA

FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA

FRONTEIRA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO

ROSÁRIO DO SUL:  visita ao vinho da Kombi e a vinícola Routhier & Darricarrère 

SÃO GABRIEL E  AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios e do As Peripécias de uma Flor, em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha , que contou com as participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS e oferecido, como pacote turístico, pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé/RS. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO