Caminhos de Pedra o que visitar

O que visitar no Caminhos de Pedra: rota da serra gaúcha

O que visitar no Caminhos de Pedra? Este é um roteiro turístico de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) resgata e preserva a cultura dos imigrantes italianos que chegaram a essas terras a partir de 1875. O grande destaque é a arquitetura das casas antigas de pedra, por isso, o nome. O roteiro é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Atualmente, nas antigas casas de pedra funcionam restaurantes, cafés e comércio de produtos da região

Caminhos de Pedra: o que visitar na rota que resgata a cultura dos imigrantes na serra gaúcha

o que vistar no Caminhos de Pedra

Um dos pontos altos do Caminhos de Pedra é o Parque da Ovelha (ou Casa da Ovelha), idealizado por Tarcísio Michelon. O empresário é considerado um dos grandes “pais” deste roteiro. Tarcísio ajudou a fundar e a levantar o acervo arquitetônico que foi amplamente restaurado a partir de 1992.  Outro destaque no Caminhos de Pedra, afora a excelente gastronomia, é a possibilidade de vivenciar a herança cultural dos imigrantes através das atividades artesanais, como a tecelagem, o moinho, entre outros.

Onde ficar no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves: dica de hotéis

Para quem quiser se hospedar no roteiro Caminhos de Pedra, a dica é a Pousada Cantelli e o novíssimo Lote20 Hotel Boutique. 

1. Pousada Cantelli

Situada entre o Roteiro Caminhos de Pedra e Pinto Bandeira, a pousada tem casarão centenário e rodeado por mata verde e vinhedos. Ideal para casais.

2. Lote20 Hotel

Uma pousada nova e boutique, no Roteiro Caminhos de Pedra ao lado de Pinto Bandeira. Decoração moderna, cheia de charme e estilo. Ideal para casais

onde ficar no Caminhos de Pedra
O novo hotel boutique Lote20 no Caminhos de Pedra. Foto divulgação Booking.com

Para outras opções de hospedagem em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, consulte este post do Café Viagem com uma seleção TOP de hotéis e pousadas em Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Garibaldi.

Caminhos de Pedra o que visitar
Visitando o Caminhos de Pedra desde sempre com os amores

Como chegar ao Caminhos de Pedra

O Caminhos de Pedra está situado na área rural de Bento Gonçalves. A rota turística tem em torno de 12 km com mais de 25 pontos de visitação. O ideal é estar de carro para percorrer sem pressa as principais atrações. Alguns visitantes optam por fazer o roteiro de bicicleta ou através de tours oferecidos por agências de turismo. 

Você pode chegar ao Caminhos de Pedra por dois trajetos principais:

1. Pelo centro de Bento Gonçalves (use aplicativo de mapa como Google ou Waze) – são  em torno de 6 km do centro de Bento Gonçalves ao roteiro rural

2. Pela rodovia 470 entrando na RS 453 (Rota do Sol) como se fosse para Farroupilha e após cruzar o Hotel Farina Park você deve fazer um desvio à esquerda para pegar a RS 444.

Quem vem do centro de Bento Gonçalves, inicia o roteiro pelo o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado junto ao Posto da Megapetro. Em contrapartida, quem chega pela Rota do Sol (RS 453 e RS 444) inicia o trajeto pelo lado oposto, na Casa da Erva-Mate.

alugue carro

Onde comer no Caminhos de Pedra

Uma das principais programações no roteiro é planejar um almoço gostoso. Para isso, fiz este post somente com dicas sobre onde comer no Caminhos de Pedra. Consulte!

Casa Angelo serra gaúcha

O que visitar no Caminhos de Pedra: principais atrações

Há várias atrações para visitar no Caminhos de Pedra. A programação envolve gastronomia local, produtos de artesanato, vinícolas familiares e parques de lazer e diversão, como o Parque da Ovelha e o Caminhos da Aventura. Tudo é muito próximo e fácil de encontrar para quem está de carro. Atualmente, a rota tem mais de 25 pontos de visitação. As atrações que recomendo fortemente conhecer são: Parque da Ovelha, Vinícola Lovara, Casa Vanni, Casa da Tecelagem, Casa da Erva Mate e das Cucas e Benvenuto Chocolate e Café.

A seguir, destaquei 16 atrações principais para você visitar no Caminhos de Pedra. Bom passeio! 

Caminhos de Pedra restaurantes
Caminhos de Pedra e suas antigas casas de pedra dos imigrantes italianos na serra gaúcha

1. Lovara Vinhas e Vinho

Linda vinícola com excelentes rótulos. Ponto imperdível para fotos e degustação. Não deixe de provar o rosé Libertá da uva tempranillo e o Gran Nature Lovara, espumante que fica 48 meses em contato com as leveduras. 

Veja aqui o post sobre a Vinícola Lovara no Café Viagem

Caminhos de Pedra Vinícola
Vinícola Lovara no Caminhos de Pedra – foto Instagram Roteiro Caminhos de Pedra

2. Trattoria Casa Angelo Serra Gaúcha

Linda casa de pedra centenária com detalhes em vermelho nas janelas. Serve farta gastronomia italiana regional com carnes bem gostosas. Vá com muita fome. O ambiente é bem aconchegante.
Site: www.facebook.com/trattoriacasaangelosg
Veja aqui o post sobre Casa Angelo no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar

3. Restaurante Nona Ludia

Um dos primeiros restaurantes do roteiro, e a primeira atração que conheci em 2003 visitando o Caminhos de Pedra. Serve típica cozinha italiana da serra gaúcha com massa, galeto, polenta, capeletti e outros acompanhamentos. A casa de pedra – que atualmente abriga o restaurante da família Cantelli – foi construída por volta de 1880. Não deixe de fotografar a árvore com uma pequena caverna que dizem ter servido de abrigo aos primeiros imigrantes que chegaram na região.
Site: www.nonaludia.com.br

Veja aqui o post sobre Nona Ludia no Café Viagem

onde comer no Caminhos de Pedra
Caminhos de Pedra o que visitar
a árvore com gruta no Nona Ludia, Caminhos de Pedra. Dizem que serviu de abrigo para os primeiros imigrantes

4. Casa do Tomate e Restaurante del Pomodoro

Além dos produtos feitos a base de tomate, a casa tem o objetivo de divulgar a história do roteiro. Os proprietários contam como tudo começou fazendo um resgate através de fotos em quadros na parede. Ao lado da Casa do Tomate há um simpático restaurante, o Del Pomodoro.
OBS: no caminho da Casa do Tomate está o Atelier de Bez Batti (, um dos maiores escultores do país). No entanto, é preciso sorte para ele receber você e mostrar seu ateliê.

Casa do Tomate Caminhos de Pedra

5. Pousada Canteli

Uma pequena pousada de charme no roteiro. Nunca fiquei hospedada na Pousada Canteli, mas muita gente recomenda.  No Booking a pousada tem nota 9.4, considerada excelente para os padrões dos internautas que votaram e se hospedaram por lá. 

Caminhos de Pedra hotel
Dica de pousada no Caminhos de Pedra, Canteli – foto Booking.com

6. Casa na Árvore 

Se você desviar o caminho da estrada, vai encontrar uma estrada que leva a Pinto Bandeira. No caminho, estão algumas atrações como a Casa na Árvore e a Pousada Canteli. O local é bem lúdico, ideal para quem tiver crianças no passeio.

7. Parque da Ovelha 

O Parque da Ovelha já foi chamado também de Casa da Ovelha. É um dos pontos mais famosos e mais visitados do roteiro Caminhos de Pedra. Além da loja que vender delícias derivadas de leite de ovelha, o Parque oferece uma programação divertida para as famílias, principalmente para crianças. A atividade mais concorrida é a amamentação das ovelhas.
Site:  www.parquedaovelha.com.br

Veja aqui o post sobre Parque da Ovelha no Café Viagem

Parque da Ovelha
Parque da Ovelha
Amamentação no Parque da Ovelha

8. Salumeria e Caminhos da Aventura Parque 

Uma salumeria que também tem um parque de aventuras com arvorismo, tirolesa, rapel e o destaque: o Super Jump. Lugar que vale a pena conhecer e fazer uma degustação dos vários tipos de salame. A entrada no parque é paga. Os brinquedos têm preços individuais ou combos.
Site: www.caminhodaaventura.com.br

 Veja aqui o post sobre a Salumeria e Caminhos da Aventura Parque  no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar
parque Caminhos de Pedra
o parque Caminhos da Aventura junto a Salumeria


9. Casa das Massas

Neste antigo casarão funciona um pequeno museu. O local vende massas artesanais como o tortéi, capeletti, além de outras receitas típicas da culinária da região

10. Casa da Tecelagem

Adoro este lugar. Tenho vários trilhos de mesa que já comprei na Casa da Tecelagem. O trabalho é manual e é possível ver o ateliê. Além dos trilhos de mesa, cachecóis, tapetes, toalhas. Não deixe de tirar uma foto na janela do casarão.

Caminhos de Pedra o que visitar

11. Restaurante Casa Vanni

A Casa Vanni fica em frente à Casa da Tecelagem. O local tem um dos jardins mais inspiradores para apreciar uma taça de vinho. O cardápio do restaurante é enxuto, com opções de risoto e massas, além do carro-chefe que recomendo fortemente: o filé wellington – um filé de respeito com mostarda e presunto de Parma envolto em massa folhada e acompanhado de ravióli de berinjela na manteiga de sálvia. Pedida certeira com um bom vinho. 

Veja aqui o post sobre Casa Vanni no Café Viagem

restaurantes Caminhos de Pedra
jardim da Casa Vanni

12. Garbo Enologia Criativa

Uma novidade do roteiro Caminhos de Pedra. Um Wine Bar com rótulos elaborados por três jovens enólogos que também oferecem outros rótulos da região.
Instagram : @garboenologiacriativa 

Garbo Enologia
O que fazer no Caminhos de Pedra


13. Cantina Strapazzon

Pequena vinícola familiar (que sempre pertenceu à família Strapazzon). Oferece degustacão de produtos coloniais nos finais de semana! Além disso, também tem um pequeno tour pago pela propriedade, com degustação do seu vinho e com destaque para a visita a sua casa de pedra de 1880, da primeira geração de imigrantes. A casa  já foi cenário de filme (O Quatrilho) e novelas da Globo (Além do Tempo, Água na Boca e Passione). 

Veja aqui o post sobre a Strapazzon no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar

14. Vinícola Salvati & Sirena

A vinícola inaugurou em 2003. Resgatou algumas uvas rústicas como: Peverella, Goeth e Barbera. Também faz suco de uva.
Instagram: @vinicolasalvatisirena

Caminhos de Pedra vinícolas

15. Benevento Chocolate e Café

Ponto novo de lanches, almoço ou apenas um cafés e chocolates gourmets Bean to Bar. Lindo jardim!
Site:  www.beneventochocolatecafe.com.br

16. Casa das Cucas Vitiaceri

Parada para uma cuca tradicional e com diversos recheios. E para acompanhar, vale suco de uva ou os vinhos e espumantes da casa. Também tem espaço ao ar livre em um belo jardim para refeições e piqueniques. 
Instagram: @casadacucasvitiaceri

Cucas no Caminhos de Pedra

17. Casa da Erva Mate

O local vale a visita por dois motivos: ensina a preparar o chimarrão e tem um moinho antigo de 1884.

Casa da Erva Mate
Casa da Erva Mate no Caminhos de Pedra – foto IG @roteirocaminhosdepedra

NOVO no roteiro Caminhos de Pedra: 

Pietra Trattoria – @pietratrattoria, das 11h30 AS 16h
Santo Fruto Gelateria – @santofruto.gelateria, Gelateria Italiana com formação na Carpigiani Gelato University de Bologna, Itália

Caminhos de Pedra: sugestão de roteiro de 1 dia

O ideal é percorrer durante um dia as principais atrações do Roteiro Caminhos de Pedra. Comece o dia visitando o Parque da Casa da Ovelha, ainda mais se você estiver com crianças. A primeira atividade do Parque é a amamentação das ovelhinhas por volta das 10h. Bom chegar em torno das 9h30 para garantir seu lugar. Depois de algumas atividades no Parque da Ovelha, você pode visitar a Casa da Tecelagem e já ir programando um local para almoçar no roteiro (escolha neste post).

Á tarde, você pode aproveitar para fazer mais alguma programação do Parque da Ovelha ou visitar as vinícolas Lovara, Cantina Strapazzon e/ou Salvati. Para o fim de tarde, reserve a visita na Casa da Erva Mate e finalize com um doce na Casa das Cucas ou no Benvenuto Chocolate e Café. 

Tem mais tempo? Visite Pinto Bandeira!

Vale a pena visitar Pinto Bandeira, cidade cocadinha no roteiro Caminhos de Pedra. Em Pinto Bandeira, estão as vinícolas Cave Geisse e Don Giovani. Nessa região os espumantes são a grande estrela!

-> Leia também:

Roteiro completo de Pinto Bandeira

10 vinícolas que você precisa conhecer na serra gaúcha

Casa das Cucas
Casa das Cucas no Caminhos de Pedra – foto IG @casadacucasvitiaceri

Organize aqui a sua Viagem para Serra Gaúcha

—– RESERVE O SEU HOTEL

Pesquise aqui  o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito pague em até 12x sem juros e sem IOF

—– ALUGUE SEU CARRO

Compare valores em 100 locadoras e alugue um carro na Serra Gaúcha na RentCars sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO

Encontre aqui o seu voo para Rio Grande do Sul em promoção

—– E MAIS:

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha

+ Guia completo de Bento Gonçalves e Garibaldi

+ Post índice Gramado e Canela 

O roteiro Caminhos de Pedra também tem um site, veja  www.caminhosdepedra.org.br

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Marcia Rodrigues disse:

Oi alexandra, vou tirar ferias em agosto 2020 e vamos pra serra gaúcha
Como esta as coisas por lá?
Está funcionando tudo?

Oi Márcia
Estou atualizando semanalmente os posts abaixo com infos de bandeira.
https://cafeviagem.com/serra-gaucha-o-que-esta-aberto/

Também vou colocar um novo post hoje sobre Gramado e Canela com bandeira vermelha
Esperamos que a situação melhore até agosto, mas por enquanto não está bom e não tem muita coisa aberta. Mas dá para curtir hotel e passear de carro.
Abs
Alexandra

Renata disse:

Excelente Conteúdo! Parabens pelo trabalho!!! Quais sao 3 vinicolas charmosas imperdiveis na regiao para casal que gosta de espumantes? Grata!

Oi Renata
São tantas vinícolas imperdíveis nada serra gaúcha, nossa. Neste post selecionei 10: https://cafeviagem.com/10-vinicolas-da-serra-gaucha-imperdiveis/
Mas se gostam de espumante, acho que precisam ir na Geisse, sem dúvida.
Neste post índice do blog você consegue tb se organizar: https://cafeviagem.com/post-indice-bento-goncalves-roteiro-vale-dos-vinhedos-e-caminhos-de-pedra/
Abs
Alexandra do Café Viagem

Tatiane disse:

Boa tarde, quero visitar o lugar mas estou em dúvida se contrato o passeio por agência ou faço por conta própria, quanto sairia esse passeio no caminho das pedras em um dia se fosse fazer por conta.

Oi Tatiane
Se você dirige, acho que é melhor fazer por conta própria. Ideal só é ver se no dia de sua visita os estabelecimentos estão abertos. Fim de semana eu sei que abrem sempre, mas depende da bandeira , claro (dos distanciamento controlado do RS). Você pode alugar um carro na serra gaúcha no link do nosso parceiro em http://bit.ly/2vtVe2oCarroSerraGaucha
Abs
Alexandra

Luciana disse:

Oi Bom dia!
Como funciona a fisCalizacao dos caminhos de PEdra? Vamos alugar um carro, mas nao queremos abrir mao da defust dos cinhos! Seria uma pena. Existe outra forma que nao seja por agenCias de turismO?

Oi Luciana
Bem, difícil dizer que não tem fiscalização. Mas é pouca. Vão parar o seu carro se você fizer algo errado.
Mas para sua segurança, pode contratar um guia que dirija seu carro.
Abs
Alexandra

Ana Cláudia Benetti disse:

Oi Alexandra! Acabamos de voltar de uma viagem em que dividimos alguns dias em Gramado e alguns em Garibaldi. Me arrependi de não ter ficado só em Garibaldi! Que lugar mais lindo!!! Caminhos de Pedra, já em Bento, é a coisa mais linda que eu já vi! Pena que muitos estabelecimentos não funcionam durante a semana! 😕 Tivemos que trocar alguns planos por isso…
Outra tristeza foi saber q o Restaurante da Dal Pizzol está temporariamente fechado…
Mas, ainda assim, valeu muito a viagem! Lugar lindíssimo!

Agradeço o comentário. Não sabia que a Dal Pizzol está temporariamente fechada, que triste. Também sou apaixonada por Garibaldi.
Abraços, Alexandra do Café Viagem

Pingback: 3 estradas incríveis para curtir seu novo carro | Blog 99
Flavia disse:

Olá, Alexandra. Queremos fazer o caminho das pedras no sentido contrário. temos uma harmonização na Geisse e depois gostaríamos de voltar pra Bento pelo caminho das pedras. Isso é possível? A estrada tem mão dupla?
Obrigada

Olá Flávia
Sim, é possível. Estrada tem mão dupla.
Abs e bom passeio por Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra
Alexandra

Conceição e João Henrique Noronha Goncalves disse:

ESTAREMOS NA REGIAO NO PERIODO 06 A 12 DE AGOSTO DE 2023.
QUEREMOS FAZER O ROTEIRO CAMINHO DAS PEDRAS .
O QUE SUGERE PARA UM OU DOIS DIAS.
ET teremos um evento em Gramado RS entre os dias 08 a 11 de agosto 2023 .

Olá Conceição
Sugiro para 2 dias em Bento:
Dia 1 visitar o Caminhos de Pedra (em meio turno você percorre) e Pinto Bandeira (ao lado)
Dia 2: Vale dos Vinhedos
tem várias dicas no blog em https://cafeviagem.com/amoserragaucha/
abs
Alexandra do Café Viagem

Cleide Cardoso disse:

Excelente conteúdo! Parabéns!
Vou em Junho e vou hospedar em gramado, tem como fazer esse passeio em um bate e volta?

Claudia Moscardi Teles disse:

Oi Alexandra! Estou montando meu roteiro e estou meio perdida; ficarei apenas um dia em Bento Gonçalves, uma tarde e uma manhã. Pensei em começar a manhã na Vinícola Família Geisse e de lá ir para o Caminhos de Pedra, passar pela Casa de Tecelagem, almoçar no Restaurante Casa Vani, passar na Casa das Cucas Vitiace e seguir pra Gramado. É possível eu seguir este roteiro? Ou um lugar não está no caminho do outro, seguindo esta sequência?
Desde já agradeço tua atenção.
Beijos.

Olá Claudia
Tudo bem? Acho muita coisa você ir pra Gramado no mesmo dia da visita a Geisse e Caminhos de Pedra. Gramado está a 2 horas deste destino. Melhor ir no dia seguinte e dormir em Gramado.
Abs
Alexandra do Café Viagem

Excelente trabalho! Parabéns! Vou em Junho e vou hospedar em gramado, tem como fazer esse passeio no bate e volta? disse:

Excelente trabalho! Parabéns!
Vou em Junho e vou hospedar em gramado, tem como fazer esse passeio no bate e volta?

É puxado fazer bate e volta , mas tem tours que oferecem esse passeio. Eu recomendo pelo menos dormir uma noite em Bento para aproveitar melhor esta região.
Os passeios mais perto de Gramado são Canela e Nova Petrópolis

https://brockerturismo.com.br/servicos/passeios-tours/tour-origens-alemas-nova-petrepolisida=519

Abs
Alexandra

Neimar Oliveira disse:

Bom dia.
Obrigado por nos transmitir conhecimento.
Estamos desenvolvendo a Villa Borussia, passeios com caminhoes de trilha, no Morro da Borussia, Osorio RS.

Inês disse:

Não encontrei nada sobre o passeio na Maria Fumaça saindo de Bento. Existe este passeio?

Olá Ines
Sim, passeio ainda existe. Quem opera é a Giordani Turismo, está a venda no site deles
Abs
Alexandra do Café Viagem