Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que visitar no Caminhos de Pedra – rota imperdível na serra gaúcha

Caminhos de Pedra – o que visitar na rota que resgata a cultura dos imigrantes na serra gaúcha

O que visitar no Caminhos de Pedra? Este é um roteiro turístico de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) resgata e preserva a cultura dos imigrantes italianos que chegaram a essas terras a partir de 1875. O grande destaque é a arquitetura das casas antigas de pedra, por isso, o nome. O roteiro é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Atualmente, nas casas de pedra – distantes uma das outras, – funcionam restaurantes, cafés e comércio de produtos da região

o que vistar no Caminhos de Pedra

 

Um dos pontos altos do Caminhos de Pedra é o Parque da Ovelha (ou Casa da Ovelha), idealizado por Tarcísio Michelon. O empresário é considerado um dos grandes “pais” deste roteiro. Tarcísio ajudou a fundar e a levantar o acervo arquitetônico que foi amplamente restaurado a partir de 1992.  Outro destaque no Caminhos de Pedra, afora a excelente gastronomia, é a possibilidade de vivenciar a herança cultural dos imigrantes através das atividades artesanais, como a tecelagem, o moinho, entre outros.

Importante: durante a pandemia do covid-19, muitos locais estão funcionando apenas nos fins de semana. Consulte antes de visitar!

Onde ficar no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – dica de hotéis

Para quem quiser se hospedar no roteiro Caminhos de Pedra, a dica é a Pousada Canteli e o novíssimo Lote20 Hotel Boutique. Em Pinto Bandeira, ao lado do roteiro Caminhos de Pedra, a Pousada da Vinícola Don Giovanni também é uma excelente opção de hospedagem entre vinhedos . 

onde ficar no Caminhos de Pedra

O novo hotel boutique Lote20 no Caminhos de Pedra. Foto divulgação Booking.com

Para outras opções de hospedagem em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, consulte este post do Café Viagem com uma seleção TOP de hotéis e pousadas em Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Garibaldi.

Caminhos de Pedra o que visitar

Visitando o Caminhos de Pedra desde sempre com os amores

Como chegar ao Caminhos de Pedra

O Caminhos de Pedra está situado na área rural de Bento Gonçalves. A rota turística tem em torno de 12 km com mais de 25 pontos de visitação. O ideal é estar de carro para percorrer sem pressa as principais atrações. Alguns visitantes optam por fazer o roteiro de bicicleta ou através de tours oferecidos por agências de turismo. 

Você pode chegar ao Caminhos de Pedra por dois trajetos principais:

1. Pelo centro de Bento Gonçalves (use aplicativo de mapa como Google ou Waze) – são  em torno de 6 km do centro de Bento Gonçalves ao roteiro rural

2. Pela rodovia 470 entrando na RS 453 (Rota do Sol) como se fosse para Farroupilha e após cruzar o Hotel Farina Park você deve fazer um desvio à esquerda para pegar a RS 444.

Quem vem do centro de Bento Gonçalves, inicia o roteiro pelo o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado junto ao Posto da Megapetro. Em contrapartida, quem chega pela Rota do Sol (RS 453 e RS 444) inicia o trajeto pelo lado oposto, na Casa da Erva-Mate.

alugue carro


Onde comer no Caminhos de Pedra

Uma das principais programações no roteiro é planejar um almoço gostoso. Para isso, fiz este post somente com dicas sobre onde comer no Caminhos de Pedra. Consulte!

Casa Angelo serra gaúcha


O que visitar no Caminhos de Pedra: principais atrações

Há várias atrações para visitar no Caminhos de Pedra. A programação envolve gastronomia local, produtos de artesanato, vinícolas familiares e parques de lazer e diversão, como o Parque da Ovelha e o Caminhos da Aventura. Tudo é muito próximo e fácil de encontrar para quem está de carro. Atualmente, a rota tem mais de 25 pontos de visitação. As atrações que recomendo fortemente conhecer são: Parque da Ovelha, Lovara, Casa Vanni, Casa da Tecelagem, Casa da Erva Mate e das Cucas e Benvenuto Chocolate e Café.

A seguir, destaquei 16 atrações principais para você visitar no Caminhos de Pedra. Bom passeio! 

Caminhos de Pedra restaurantes

1. Lovara Vinhas e Vinho

Linda vinícola com excelentes rótulos. Ponto imperdível para fotos e degustação. Não deixe de provar o rosé Libertá da uva tempranillo e o Gran Nature Lovara, espumante que fica 48 meses em contato com as leveduras. 

Veja aqui o post sobre a Vinícola Lovara no Café Viagem

Caminhos de Pedra Vinícola

Vinícola Lovara no Caminhos de Pedra – foto Instagram Roteiro Caminhos de Pedra

 

2. Trattoria Casa Angelo Serra Gaúcha

Linda casa de pedra centenária com detalhes em vermelho nas janelas. Serve farta gastronomia italiana regional com carnes bem gostosas. Vá com muita fome. O ambiente é bem aconchegante.
Site: www.facebook.com/trattoriacasaangelosg
Veja aqui o post sobre Casa Angelo no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar

3. Restaurante Nona Ludia

Um dos primeiros restaurantes do roteiro, e a primeira atração que conheci em 2003 visitando o Caminhos de Pedra. Serve típica cozinha italiana da serra gaúcha com massa, galeto, polenta, capeletti e outros acompanhamentos. A casa de pedra – que atualmente abriga o restaurante da família Cantelli – foi construída por volta de 1880. Não deixe de fotografar a árvore com uma pequena caverna que dizem ter servido de abrigo aos primeiros imigrantes que chegaram na região.
Site: www.nonaludia.com.br

Veja aqui o post sobre Nona Ludia no Café Viagem

onde comer no Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra o que visitar

a árvore com gruta no Nona Ludia, Caminhos de Pedra. Dizem que serviu de abrigo para os primeiros imigrantes

4. Casa do Tomate e Restaurante del Pomodoro

Além dos produtos feitos a base de tomate, a casa tem o objetivo de divulgar a história do roteiro. Os proprietários contam como tudo começou fazendo um resgate através de fotos em quadros na parede. Ao lado da Casa do Tomate há um simpático restaurante, o Del Pomodoro.
OBS: no caminho da Casa do Tomate está o Atelier de Bez Batti (, um dos maiores escultores do país). No entanto, é preciso sorte para ele receber você e mostrar seu ateliê.

Casa do Tomate Caminhos de Pedra

5. Pousada Canteli

Uma pequena pousada de charme no roteiro. Nunca fiquei hospedada na Pousada Canteli, mas muita gente recomenda.  No Booking a pousada tem nota 9.4, considerada excelente para os padrões dos internautas que votaram e se hospedaram por lá. 

Caminhos de Pedra hotel

Dica de pousada no Caminhos de Pedra, Canteli – foto Booking.com

6. Casa na Árvore 

Se você desviar o caminho da estrada, vai encontrar uma estrada que leva a Pinto Bandeira. No caminho, estão algumas atrações como a Casa na Árvore, a Pousada Canteli e o incrível bistrô Locanda di Lucca. O local é bem lúdico, ideal para quem tiver crianças no passeio.

 

7. Parque da Ovelha 

O Parque da Ovelha já foi chamado também de Casa da Ovelha. É um dos pontos mais famosos e mais visitados do roteiro Caminhos de Pedra. Além da loja que vender delícias derivadas de leite de ovelha, o Parque oferece uma programação divertida para as famílias, principalmente para crianças. A atividade mais concorrida é a amamentação das ovelhas.
Site:  www.parquedaovelha.com.br

Veja aqui o post sobre Parque da Ovelha no Café Viagem

Parque da Ovelha

Parque da Ovelha

Amamentação no Parque da Ovelha


8. Salumeria e Caminhos da Aventura Parque 

Uma salumeria que também tem um parque de aventuras com arvorismo, tirolesa, rapel e o destaque: o Super Jump. Lugar que vale a pena conhecer e fazer uma degustação dos vários tipos de salame. A entrada no parque custa R$ 5 com degustação na salumeria. Os brinquedos têm preços individuais ou combos a partir de R$ 99.
Site: www.caminhodaaventura.com.br

 Veja aqui o post sobre a Salumeria e Caminhos da Aventura Parque  no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar

parque Caminhos de Pedra

o parque Caminhos da Aventura junto a Salumeria


9. Casa das Massas

Neste antigo casarão funciona um pequeno museu. O local vende massas artesanais como o tortéi, capeletti, além de outras receitas típicas da culinária da região

 

10. Casa da Tecelagem

Adoro este lugar. Tenho vários trilhos de mesa que já comprei na Casa da Tecelagem. O trabalho é manual e é possível ver o ateliê. Além dos trilhos de mesa, cachecóis, tapetes, toalhas. Não deixe de tirar uma foto na janela do casarão.

Caminhos de Pedra o que visitar


11. Restaurante Casa Vanni

A Casa Vanni fica em frente à Casa da Tecelagem. O local tem um dos jardins mais inspiradores para apreciar uma taça de vinho. O cardápio do restaurante é enxuto, com opções de risoto e massas, além do carro-chefe que recomendo fortemente: o filé wellington – um filé de respeito com mostarda e presunto de Parma envolto em massa folhada e acompanhado de ravióli de berinjela na manteiga de sálvia. Pedida certeira com um bom vinho. 

Veja aqui o post sobre Casa Vanni no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar


12. Cantina Strapazzon

Pequena vinícola familiar (que sempre pertenceu à família Strapazzon). Oferece degustacão de produtos coloniais nos finais de semana! Além disso, também tem um pequeno tour pago pela propriedade, com degustação do seu vinho e com destaque para a visita a sua casa de pedra de 1880, da primeira geração de imigrantes. A casa  já foi cenário de filme (O Quatrilho) e novelas da Globo (Além do Tempo, Água na Boca e Passione). 

Veja aqui o post sobre a Strapazzon no Café Viagem

Caminhos de Pedra o que visitar


13. Vinícola Salvati & Sirena

A vinícola inaugurou em 2003. Resgatou algumas uvas rústicas como: Peverella, Goeth e Barbera. Também faz suco de uva.
Site: www.facebook.com/salvatisirena

Caminhos de Pedra vinícolas


14. Benvenuto Chocolate e Café

Ponto novo de lanches, cafés e chocolates gourmets Bean to Bar.
Site:  www.beneventochocolatecafe.com.br

15. Casa das Cucas Vitiaceri

Parada para uma cuca tradicional e com diversos recheios. E para acompanhar, vale suco de uva ou os vinhos e espumantes da casa.

Casa das Cucas

Casa das Cucas no Caminhos de Pedra – foto IG @casadacucasvitiaceri

16. Casa da Erva Mate

O local vale a visita por dois motivos: ensina a preparar o chimarrão e tem um moinho antigo de 1884.

Casa da Erva Mate

Casa da Erva Mate no Caminhos de Pedra – foto IG @roteirocaminhosdepedra

 


Caminhos de Pedra:
sugestão de roteiro de 1 dia

O ideal é percorrer durante um dia as principais atrações do Roteiro Caminhos de Pedra. Comece o dia visitando o Parque da Casa da Ovelha, ainda mais se você estiver com crianças. A primeira atividade do Parque é a amamentação das ovelhinhas por volta das 10h. Bom chegar em torno das 9h30 para garantir seu lugar. Depois de algumas atividades no Parque da Ovelha, você pode visitar a Casa da Tecelagem e já ir programando um local para almoçar no roteiro (escolha neste post).

Á tarde, você pode aproveitar para fazer mais alguma programação do Parque da Ovelha ou visitar as vinícolas Lovara, Cantina Strapazzon e/ou Salvati. Para o fim de tarde, reserve a visita na Casa da Erva Mate e finalize com um doce na Casa das Cucas ou no Benvenuto Chocolate e Café. 

Tem mais tempo? Visite Pinto Bandeira!

Vale a pena visitar Pinto Bandeira, cidade cocadinha no roteiro Caminhos de Pedra. Em Pinto Bandeira, estão as vinícolas Cave Geisse e Don Giovani. Nessa região os espumantes são a grande estrela!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO