Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Campos de Cima da Serra: destino de ecoturismo no Rio Grande do Sul

Campos de Cima da Serra: ecoturismo e enoturismo

Já foi ou ouviu falar do Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul ? Essa foi uma das primeiras regiões do Sul do Brasil a retomar o turismo durante pandemia por ser isolada e por ter grande parte das cidades com bandeira amarela. E Campos de Cima da Serra é serra gaúcha ? Pois é, um pouco confuso. Mas a verdade é que Campos de Cima da Serra está dentro da Serra Gaúcha. No entanto, na classificação do modelo de distanciamento controlado do Governo do RS durante a pandemia, algumas cidades de Campos de Cima da Serra ficam dentro da serra gaúcha e outras fora. No caso de uma escapada para pegar a estrada para um passeio, é bom conferir a situação da região neste site!

Campos de Cima da Serra


Onde fica Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul

Inicialmente, é bom saber que Campos de Cima da Serra está na parte mais alta do Rio Grande do Sul, cercado a leste pelos cânions dos Aparados da Serra e, ao norte, pela serra catarinense. A área está situada no extremo nordeste do estado, bem na divisa com Santa Catarina. A região se tornou destino turístico apenas em 2019 quando o Governo do Rio Grande do Sul criou a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra (projeto sancionado pelo governador Eduardo Leite).

Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza, uma das principais atrações da Rota Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul

A nova Rota turística do Campos de Cima da Serra é composta por 10 municípios: Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Campestre da Serra, Bom Jesus e Cambará do Sul. Apesar da Rota turística, outras cidades também fazem parte da região do Campos de Vima da Serra, como, além das já citadas anteriormente, Esmeralda, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Pinhal da Serra, São Francisco de Paula.

Particularmente, considero as cidades com maior oferta turística de Campos de Cima da Serra as seguintes: Cambará do Sul, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes (sinalizadas em preto no mapa acima). Já Vacaria, grande produtora de maça, começa a aparecer como novo destino de enoturismo do Rio Grande do Sul.


DISTÂNCIAS

SÃO FRANCISCO DE PAULA – 112 Km de Porto Alegre
SÃO JOSÉ DOS AUSENTES – 233 Km de Porto Alegre
CAMBARÁ DO SUL 190 Km de Porto Alegre (3 horas de carro)
VACARIA – 237 Km de Porto Alegre
SÃO FRANCISCO DE PAULA A CAMBARÁ DO SUL – 70 km (1 hora de carro)
CAMBARÁ DO SUL A SÃO JOSÉ DOS AUSENTES – 54 km  (1 hora de carro)

Como chegar

A partir de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, você pode pegar a rodovia da Rota do Sol como se estivesse indo para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A partir da Capital Gaúcha, o caminho mais rápido é pelaBR 101 fazendo desvio em Terra de Areia onde se segue rumo à estrada da Rota do Sol (rodovia que vai dar em Caxias do Sul e Bento Gonçalves). A partir de Gramado você pode pegar a estrada para Tainhas ou Lajeado Grande.

+ Leia aqui: estrada para os Cânions em Cambará do Sul

Campos de Cima da Serra

Parque das Cascatas

E o que fazer na Rota Campos de Cima da Serra?

Os cânions e Parque Nacional dos Aparados da Serra são as grandes estrela da Rota do Campos de Cima da Serra. Mas a região também oferece outros cânions, cachoeiras, trilhas, passeios a cavalo, trilhas e boas opções para quem curte ecoturismo, aventura e o turismo rural. Sem falar de pousadas charmosas e/ou rústicas como as que já nos hospedamos (Estância das Flores e Parador Cambará do Sul).


A Truta e baixas temperaturas

A pesca esportiva de trutas também é outra atração. O peixe é prato principal de vários restaurantes da região. Sem falar, é claro, do frio no inverno que atrai muita gente com temperaturas abaixo de zero, geadas e, por vezes, possibilidade de neve.

almoço Estancia das Flores

Entrevero, outro prato junto com a Truta típico da região

Vinícolas e Vinhos de Campos de Cima da Serra

Campos de Cima da Serra é conhecida por sua aptidão na produção de frutas de clima frio, como maças, framboesas, morangos, mirtilos.  E, mais recentemente, uvas, tornando-se uma das regiões produtoras de uva e vinho do Rio Grande do Sul. O enoturismo também começa a aparecer por lá. Recentemente, visitamos uma das primeiras vinícolas que abriu para visitação e é linda, a Campestre – Veja aqui o post.

+ Leia também:  Vinícolas e Vinhos de Campos de Cima da Serra

Vinícola Campestre

O Queijo Serrano

Outro produto regional que harmoniza com o vinhos produzidos em Vacaria é o queijo serrano, iguaria típica dessa localidade. Tradição com mais de 250 anos, o queijo serrano se tornou até patrimônio cultural imaterial de São Francisco de Paula. A propósito, o Queijo Artesanal Serrano foi o primeiro queijo brasileiro a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO), reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Uma vitória dos pequenos produtores catarinenses e gaúchos dos Campos de Cima da Serra.

E afinal, o que torna o queijo serrano tão diferenciado? Segundo especialistas, um dos segredos está na alimentação do gado alimentado, basicamente por pastagens e leite de animais de corte. Outro diferencial é o tempo de maturação: 60 dias. 

queijo serrano

queijo serrano, iguaria da região de Campos de Cima da Serra

 

Onde se hospedar: dica de hotéis e pousadas

Cambará do Sul e São Francisco de Paula concentram as opções mais charmosas de hospedagem, como Parador Hampel, Tedesco Eco Park, Pousada do Engenho e  Parador Cambará do Sul.

Nós tivemos duas experiências incríveis de hospedagem: no Parador Casa da Montanha e na Pousada da Estância das Flores (entre Bom Jesus e São José dos Ausentes).

Mas para quem procura dicas mais econômicas e low cost sugiro Também sugerimos ainda para hospedagem:
Em Cambará do Sul (RS): Cambará Eco Hotel (para famílias) e Bolicho Guabiroba
São José dos Ausentes: Pousada Altos da Serra
São Francisco de Paula: Parque das Cascatas

+ Leia também: 6 hotéis isolados e charmosos no Rio Grande do Sul

café da manhã estância

>> PARA PESQUISAR TARIFAS 

VEJA AQUI OFERTA DO BOOKING.COM  com  até 50% de desconto, cancelamento gratuito e sem taxa de reserva

Alugue um carro:  pesquise aqui ofertas de aluguel de carro no site que faz cotação entre principais locadoras e encontra melhor preço

Aluguel de temporada no Airbnb – ganhe um crédito de R$ 179 para usar na primeira reserva

Campos de Cima da Serra

Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul – a grande estrela do Campos de Cima da Serra

 

Post feito com a colaboração de fotos da jornalista Criz Azevedo

+ DICAS DE CAMPOS DE CIMA DA SERRA NO CAFÉ VIAGEM

Pousada da Estância das Flores – hospedagem de charme

 Vinícolas e Vinhos de Campos de Cima da Serra

De carro para os Cânions  – Sobre estradas e melhor caminho

O Mirante da Rota do Sol – um vista sem igual entre a estrada da Serra Gaúcha e o Litoral RS

A primeira vez no Cânion Fortaleza

Visitando o Cânion Itaimbezinho

Almoço campeiro no Parador Casa da Montanha

Cerveja artesanal e refeição no Bolicho Guabiroba

Dica de pacote de tour para 1 dia  aos Cânions a partir de Gramado ou Canela

Post índice Cambará do Sul RS

GUIA SERRA GAÚCHA – todas dicas do blog

Empresas que realizam passeios de ecoturismo

Coiote Adventure
(54) 9611 0426 – Plantão
(54) 3504 – 5302
contato@coioteadventure.com.br

Condor Ecoturismo e Aventura
(48) 99995-6678
IG: @condorecotur
www.facebook.com/condorecotur

Terra Sul Ecoturismo e Aventura
(48) 99932-1180
IG: @terrasulecotur
www.facebook.com/terrasulecotur/

 

PARA SALVAR NO PINTEREST

PIN SAVE

Dicas Campos de Cima da Serra

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • MUito boa sua matéria. Tenho uma agência de turismo especializada em Caminhadas Contemplativas : NARA Orci Caminhadas Contemplativas. Criei o roteiro exclusivo : caminho das CORUCACAS. O roteiro é um circuito de Caminhadas Contemplativas que possui o objetivo de levar o Caminhante a experiência de contemplar a natureza em todas as suas formas.. para maiores informações entrar em contato via whatsapp 51 980-463020.

  • Muito boa, bem completa

  • Gostei muito de sua matéria. É detalhista, E bEm abranGente com adequadas iformaçOes.. resido em torres, conheço região e testemunho a exatidão de suas IndicaÇões.

  • Excelente matéria! Lindas fotos!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO