Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Passeio de lancha no Rio das Antas – a nova atração de Bento Gonçalves

No final de fevereiro de 2016 fiz mais uma visita à Bento Gonçalves no período da Vindima. Levei amigos para curtir um fim de semana por lá. Programei um roteiro especial que incluiu uma atração novíssima em uma das rotas turísticas de Bento, a Rota do Vale do Rio das Antas. Trata-se do Capitano Brutus, uma novidade completamente diferente na programação da capital brasileira do vinho.

Rio das Antas no trecho que forma a famosa Ferradura. Visual do Mirante da Tenda do Teco, no caminho para o Capitano Brutus

Rio das Antas no trecho que forma a famosa Ferradura. Visual do Mirante da Tenda do Teco, no caminho para o Capitano Brutus

chegando a Capitano Brutus para o tour de lancha

embarcando no Capitano Brutus para o tour de lancha

O capitão e proprietário do Capitano Brutus

O capitão  do Capitano Brutus

O Capitano Brutus é um empreendimento que oferece atividades náuticas para curtir a paisagem belíssima da Rota do Vale do Rio das Antas. Situado a 500 metros da Ponte Ernesto Dorneles (ou Ponte dos Arcos, cartão postal da região!), entre Bento Gonçalves e Veranópolis, o local oferece aos turistas passeios de lancha, Stand Up Paddle, banana boat, wakeboard, entre outros. Inaugurou oficialmente no dia 25 de fevereiro. Fomos praticamente pioneiros nessa aventura.

as animadas tribulantes

as animadas tribulantes

Os passeios de lancha saem de hora em hora, mas liguei antes e agendei o nosso horário para  as 16h (recomendo ligar e agendar para não perder a viagem!)

Mesmo no dia nublado, o visual era lindo

Mesmo no dia nublado, o visual era lindo

O dia não ajudou muito já que estava nublado. Mesmo assim, aproveitamos bastante. Fiquei imaginando como deveria ser ainda mais lindo em dia de sol. O Capitano Brutus tem opção de passeios de lancha de 40 minutos e de  1 hora com valores distintos. Fizemos o tour de 1 hora que vai até a barragem e passa pelo vale da Ferradura (trecho em que o Rio tem formato de ferradura). Tomamos um banho no Rio das Antas, ponto alto do programa. O dia estava quente e a temperatura da água extremamente agradável.Rio das Antas (6)

Rio das Antas Valley

o passeio vai até a barragem onde fizemos o mergulho no Rio

o passeio vai até a barragem onde fizemos o mergulho no Rio

Capitano Brutus Rio das Antas (23)

Depois do mergulho, o passeio inclui uma espumante moscatel para o brinde no Rio. Um pouco adocicada demais para o meu gosto, mas valeu para fazer o brinde!

Rio das Antas Bento

Rio das Antas Cafe Viagem

Bora, navegar!!!

No final do passeio, já em terra firme, a chuva apareceu com tudo.

a chuva chegando...

a chuva chegando…

Capitano Brutus Rio das Antas (39)

Enquanto aguardávamos a chuva se acalmar, ficamos por lá curtindo o espaço com lounge e  quiosque, além de restaurante e lancheria com opções que pareciam deliciosas. Tomamos uma cerveja e petiscamos uns risoles de camarão. Mas fiquei de olho nos sanduíches prensados que vi, pareciam ótimos.

Capitano Brutus Rio das Antas (42)

Capitano Brutus Rio das Antas (43)

Capitano Brutus f

Capitano Brutus Rio das Antas (41)

Imagino que no fim de semana o pessoal de Bento usa a estrutura do Capitano Brutus para curtir o Rio e as atividades náuticas. Havia uma turma da região com jet ski. É uma novidade bem divertida, principalmente no verão.

Capitano Brutus Rio das Antas (33)

 

—-> FICA A DICA

*ligue antes para agendar o seu passeio e conferir as condições do tempo
*leve roupa de banho e toalha pois se ficar com vontade de se atirar no Rio vai precisar
*o local tem vestiário para deixar as suas coisas e se trocar
*repelente e protetor solar
*antes ou depois do passeio, contemple a vista da Ponte atravessando a pé. E contemple a visual da Ferradura do Rio das Antas do mirante da Tenda do Teco.

algumas casas ainda restaram às margens do Rio

a turma do jet ski

Capitano Brutus Rio das Antas (11)

NOTA DA AUTORA
O Rio das Antas é o caminho das águas da Serra Gaúcha. Antigamente, era considerado um obstáculo para os imigrantes e tropeiros. Faz parte da identidade da região, das raízes do povo. Única parte triste de todo o passeio na lancha citado acima é que ficamos sabendo, através do próprio motorista do Capitano, a história do Rio das Antas que sofreu um grande impacto após a chegada da usina hidroelétrica nessa áerea. A construção da barragem provocou uma extensa inundação. Muitas famílias e agricultores perderam terras às margens do Rio e, acredito, foram indenizadas. Um dos efeitos das barragens foi o alto volume do Rio. Hoje, autoridades locais procuram reverter a situação aproveitando o alto volume das águas para proporcionar o lazer com rafting nas corredeiras e atividades como as que são oferecidas no Capitano Brutus. Existe também um estudo de projeto para ciclovia às margens do Rio.

Fotos do Rio das Antas que tirei em um dia de sol!

Fotos do Rio das Antas que tirei em um dia de sol!

 

MAIS DICAS E ROTEIROS DA REGIÃO?

Não deixe de ler também o nosso post índice com várias dicas da região.
POST ÍNDICE DO CAFÉ VIAGEM SOBRE ATRAÇÕES DE BENTO GONÇALVES

ONDE FICAR ?

RESERVE AQUI O SEU HOTEL OU POUSADA EM BENTO GONÇALVES/VALE DOS VINHEDOS COM TARIFAS ESPECIAIS E A FACILIDADE DO CANCELAMENTO
GRATUITO NA MAIORIA DOS QUARTOS
 !

O Café Viagem indica os seguintes hotéis e pousadas:
 Hotel Super 8 no Vale dos Vinhedos
Hotel Casacurta em Garibaldi
Pousada e Vinícola Don Giovanni
Vila Michelon
 SPA do Vinho
Dall Onder
Villa Tuiuty

⇒Mais dicas de hospedagem? Leia o post 24 Hotéis e pousadas para namorar – nossa seleção de hotéis românticos em Bento GonçalvesGramado, Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis e Cambará do Sul

 


unnamed-1
SAIBA MAIS

 

CAPITANO BRUTUS
Estrada Vicinal Passo Velho 1120 (entrada à esquerda da Ponte Ernesto Dornelles)
Rota Turística Vale do Rio das Antas
(15 km de Bento Gonçalves,)

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul| BRASIL
Tel.: 54 9151-1542
www.facebook.com/capitanobrutus
Valores: em março o Capitano Brutus tem promoção nos passeios de 40 minutos que custam R$ 70 por pessoa. Já os tours de 1 hora são R$ 110 por pessoa
Horário: quinta a sexta das  14h às 19h e sábados e domingos das 10h às 19hs

 

unnamed-2
SOBRE A ROTA DO RIO DAS ANTAS

 

Por volta de 10/15 km do centro de Bento Gonçalves, a rota turística apresenta vinícolas (Salton e Cainelli) cachaça de qualidade, rapaduras e mirantes para apreciar a paisagem que se descortina pelo vale e pela serra. As águas que cercam a região (do Rio das Antas) formam uma ferradura ao redor das montanhas.
––>Leia mais sobre a rota do Vale do Rio das Antas no post do Café Viagem

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO