Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Nossa Senhora do Caravaggio, um passeio para fiéis e famintos na serra gaúcha

(post atualizado em abril de 2017 com novas datas de romarias) No mês de maio, uma festa sagrada toma conta da Serra Gaúcha.  É a Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio em Farroupillha. Abre parênteses: Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado à Maria, mãe de Jesus que segundo a tradição católica apareceu na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432. O seu maior santuário brasileiro está na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. É para lá que milhares de pessoas devotas à Santa enfrentam o frio e uma caminhada de muitos quilômetros para agradecer a graça alcançada. A caminhada é longa, porém divertida. Encontra-se amigos, come-se bergamota, bebe-se chimarrão e o pessoal vai curtindo os paradouros e tendas da peregrinação até o Santuário.

a bela estrada até Caravaggio e sua paisagem de outono

a bela estrada até Caravaggio e sua paisagem de outono

É para lá que milhares de pessoas devotas à Santa enfrentam o frio e uma caminhada de muitos quilômetros para agradecer a graça alcançada. A caminhada é longa, porém divertida. Encontra-se amigos, come-se bergamota, bebe-se chimarrão e o pessoal vai curtindo os paradouros e tendas da peregrinação até o Santuário.

Além da “Romaria oficial”, o calendário de Caravaggio tem romarias de ciclistas, maratonistas, carros antigos, motociclistas, enfim, até junho são inúmeras manifestação de carinho e devoção para todos os estilos de fiéis.

Santuário de Caravaggio em Farroupilha – romarias oficiais no final de abril e maio

A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio

A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio

Eu não participei de nenhuma romaria, mas fiquei encantada com o pequeno local. Escondido entre Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul na Serra Gaúcha, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio é um passeio cheio de energia, fé e, para os famintos, de comida colonial das boas, imperdível: o tradicional Real Brunetta.

o restaurante Real Bruneta

o restaurante Real Bruneta

mangia que te va bene

mangia que te va bene

No pitoresco Real Brunetta (que funciona desde 1959), todos enfrentam o pecado da gula. Você encontra uma farta opção de pratos saborosos. Fica a dica de que é preciso chegar cedo ao restaurante. Caso contrário,  será preciso enfrentar uma fila de espera imensa. O ambiente é simples, antigo e rústico, uma volta ao tempo.

Caravaggio-e-Brunetta13

Nada de frescuras. Sopa de capeletti, piem, maionese, massas, queijo colonial à milanesa, bife na chapa, tudo é impecável. No almoço de sábado e domingo o Real Brunetta também oferece rodízio de carnes e galetinho.

queijinho colonial dos deuses

queijinho colonial dos deuses

o suculento bife na chapa!

o suculento bife na chapa!

Real Brunetta
A sobremesa é o único detalhe que não surpreende por lá. Mas recomendo, principalmente para quem é de fora do RS, provar os tradicionais grostolis. Ah, e na saída aproveitar a lojinha e levar na mala os capelettis caseiros, molho de tomate e bucho congelado. Não esqueça de levar uma lancheira térmica. Baita passeio!

Caravaggio-e-Brunetta02

 Para quem não conseguir lugar no Real Brunetta, há ainda outro restaurante e lancheira no local: Nostro Sapore.

ambiente old school da lancheria Nostro Sapore

ambiente old school da lancheria Nostro Sapore

Após o almoço, a dica é se esticar pelos bancos e árvores que cercam o Santuário ou curtir a vista da Serra…

área verde que cerca o Santuário

área verde que cerca o Santuário

e a minha filhota na vista linda do local!

e a minha filhota na vista linda do local!

As Pré- Romarias de 2017 iniciam no final de abril, a partir do dia 15/04 (romaria dos caminhoneiros). No dia 29/04 acontece a Romaria das Crianças.  Nos dias 26, 27 e 28 de maio acontece a romaria oficial, a ROMARIA DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO.

 

Cafe Viagem
SAIBA
MAIS


REAL BRUNETTA  e CARAVAGGIO 

Entre Farroupilha e Caxias do Sul | RS
Localização no Mapa
acesso pela RS-453 p/ Bento Gonçalves (distr. de Caravaggio)
Para programação da Romaria de Caravaggio de 2017, Clique aqui!

Sobre o restaurante: www.realbrunetta.com.br
Horários do restaurante: sexta e sábado à noite, sábado e domingo ao meio-dia e feriados ao meio-dia. O preço do almoço por adulto sai por volta de R$ 55.

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM

POST ÍNDICE GRAMADO E CANELA (RS)

POST ÍNDICE BENTO GONÇALVES (RS)

POST ÍNDICE CAMBARÁ DO SUL | CÂNIONS


ROTEIRO NOVA PETRÓPOLIS (RS)

Tours Serra Gaucha

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Vontade imensa de ir conhecer a Serra Gaúcha. Aqui em Santa Catarina, quase no pé da nossa serra, temos também um local chamado Caravaggio. Na verdade é distrito de uma cidade com jeitinho italiano: Nova Veneza. Temos também um santuário, que é lindo. Ele ficou conhecido mesmo por causa do Felipão, da seleção brasileira! Por aqui também temos gente indo a pé para o santuário
    Beijos!
    Angelica
    http://www.angelicabrunatto.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO