Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre em verso e rosa

Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre em verso e rosa

A visita à Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)é um das atrações do centro histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O antigo hotel, onde está situada a instituição, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Ao ver as lindas fotos da Criz Azevedo da Casa de Cultura, pedia a ela que escrevesse um post para o Café Viagem. Sim, é um lugar especial para tomar um café e apreciar a Porto Alegre em imagens rosas que mais parecem versos.

Textos e fotos Criz Azevedo – Instagram @crizazevedo

Casa de Cultura Mario Quintana

 

Ele tem uma cor rosa que, quando recebe a luz do sol, fica mais bonito ainda ressaltando detalhes arquitetônicos de uma época que não existe mais, assim é o Majestic. De um antigo hotel, que teve seu auge dos anos 30 aos 50 do século passado, até tornar-se um espaço cultural em 1990, a Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ é um dos prédios históricos mais fotografados e visitados em Porto Alegre (RS). Foi lá que o poeta gaúcho Mario Quintana morou de 1968 a 1980. Inclusive há uma sala no 2° andar que representa o quarto onde viveu com objetos pessoais em exposição. 

Para quem gosta do estilo eclético em construções antigas, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) rende sempre bons registros da sua estrutura externa. Sacadas, passarelas, colunas arredondadas, cúpulas. São diversos elementos marcantes que se destacam na paisagem urbana da Rua da Praia no Centro de Porto Alegre.

+ O que fazer em Porto Alegre: 10 passeios imperdíveis

O que ver e fazer na Casa de Cultura Mario Quintana

Ao explorar internamente a estrutura, o visitante encontra bibliotecas, pequenos cinemas, teatros, lojinha, espaço coworking, sala de leitura, salas para exposições temporárias, o Museu de Arte Contemporânea, auditório, terraço aberto, e um café, o Santo de Casa. No alto de uma das cúpulas, onde acontece happy hours no café, a vista para o Lago Guaíba.

 

Olhe mais, observe mais. Dentro da própria cidade é possível apreciar outras perspectivas de um lugar que você esteja acostumado a ver. Não permita viciar o olhar. Eu adoro buscar novos ângulos. Saindo do restaurante, me deparo com a Casa de Cultura Mario Quintana e ela sempre me encanta.

Sobre Mario Quintana

Mario Quintana (1906-1994) foi um dos maiores poetas da literatura brasileira. Poeta, tradutor e jornalista. Estreou na literatura em 1940 com o livro “A Rua dos Cataventos”. Publicou mais de 20 livros. Morreu em 5 de maio de 1994, aos 87 anos, imortalizado pela Casa de Cultura que leva seu nome e a peça “Quarto do Poeta” que tem uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor.
O mais feroz dos animais domésticos
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família

dicas de Porto Alegre


Jardim da Casa de Cultura Mario Quintana no 7° andar

Ao completar 21 anos, a instituição inaugurou no 7° andar um jardim que aproveita floreiras e vasos que estavam na Casa sem uso. O espaço é uma homenagem ao ambientalista José Lutzenberger.

Casa de Cultura Mario Quintana visita


Programação da Casa de Cultura Mario Quintana

A entrada da Casa de Cultura Mario Quintana é gratuita. Porém, as atividades oferecidas podem ter ingressos com valores sempre em conta. Antes de programar a sua visita à Casa de Cultura Mario Quintana, acesse o site para ver toda a programação de cinema, teatro, cursos, música, oficinas, exposições, entre outras atividades: www.ccmq.com.br

Casa de Cultura Mario Quintana

Casa de Cultura Mario Quintana 


Onde ficar em Porto Alegre – dicas de hotéis bem localizados

Para quem procura hospedagem em Porto Alegre, nossa dica é conferir este post do Café Viagem bem completo de hotéis por bairros e bem localizados na Capital dos gaúchos.

Melhores hotéis em Porto Alegre – em bairros bem localizados

 

SAIBA MAIS

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736- Centro Histórico de Porto Alegre

Horário de funcionamento: Terças a Sextas-feiras: das 9h às 21h
Sábados, domingos e feriados: das 12h às 21h
Site: www.ccmq.com.br
Não é permitido trânsito de animais

Atenção, os horários de abertura de cada atração (cinema, exposição ou café) podem ser diferentes.
Por isso, é sempre bom consultar o site da Casa de Cultura Mario Quintana antes de programar a sua visita.

GUIA RIO GRANDE DO SUL

Junto com a Criz Azevedo (que escreveu este post) e mais 3 blogueiras fizemos o Guia RS Rota Farroupilha – um e-book com dicas de 17 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.


Veja mais dicas de Porto Alegre no Café Viagem

ORLA DO GUAÍBA –  área revitalizada, ideal para pedalar, caminhar o apreciar o pôr do sol

A FEIRA ORGÂNICA DA REDENÇÃO

O que fazer em Porto Alegre: 10  PASSEIOS TURÍSTICOS

6 LUGARES PARA COMER CHURRASCO EM PORTO ALEGRE

10 CAFÉS PARA CURTIR PORTO ALEGRE

ACAMPAMENTO FARROUPILHA

Planeje sua viagem a Porto Alegre

RESERVE SEU HOTEL
Pesquise tarifas de melhores hotéis em Porto Alegre com opção de cancelamento grátis

ALUGUE UM CARRO
PESQUISE AQUI MELHORES TARIFAS PARA ALUGUEL DE CARRO NO RIO GRANDE DO SUL

site parceiro que faz uma busca entre as principais locadoras e oferece o melhor preço

DICAS DA SERRA GAÚCHA

POST ÍNDICE COM DICAS E ROTEIROS DE GRAMADO E CANELA (a 120 km de POA)

POST ÍNDICE COM DICAS DO VALE DOS VINHEDOS E ARREDORES (a 120 km de POA)

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO