Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Sol, o amigo mais antigo de Vilaró e das suas férias

Bem-vindo, 2014!! Inicio os posts do Café Viagem de 2014 com o meu primeiro texto do Caderno Vida da Zero Hora de 2014.  Um bom ano pra todos! 

Foto Alexandra Aranovich copy


*texto publicado na Zero Hora do dia 04/01/2014

Sol, o amigo mais antigo de Vilaró.
Grande companheiro de viagens, o astro é rei na
“casa muito engraçada” de Punta del Este 

Depois da série de fogos da virada do ano, nada melhor do que aproveitar o astro dos fogos: o sol. O parceiro do verão e das férias (após o uso de um bom filtro solar, é claro!). No balneário de Punta del Este, a mágica esfera gigante é tratada como merece: uma estrela. Por lá, o pôr do sol é o grande espetáculo à beira-mar, ovacionado com aplausos. Um jogo enigmático de cores que nos faz pensar que celebrar apenas o novo ano é pouco. Cada dia também é digno de agradecimento. De um brinde. De um feliz 4 de janeiro de 2014.

A praia Mansa é um dos points para comemorar o entardecer com a criançada (leve o chimas, a bici e a bola). Entretanto, quem procura um camarote VIP deve seguir para a Casapueblo em Punta Ballena, a 15 quilômetros do centro de Punta del Este. Antes das 18h, não deixe de visitar a vizinha praia de Portezuelo, uma das mais lindas e indicadas para famílias com crianças na região.

É na Casapueblo que o espetáculo do sol atinge o seu ápice. Debruçada sobre um penhasco e mirando o infinito, está uma das obras mais importantes de Carlos Páez Vilaró. O local é ateliê, museu, loja, hotel e café. Ninguém sai incólume das pinceladas da paisagem que o célebre artista uruguaio proporcionou a cada entardecer único em sua casa-labirinto à la Gaudí e Salvador Dalí. Nem as crianças, por mais adulto que o programa possa parecer.

Meus filhos visitaram comigo o “castelo branco”, a “casa engraçada”, a “casa do sol”, a “casa do amigo da Vovó Ró” (amigo pela semelhança do nome, claro!). Deram seus apelidos a esta casa que tem como símbolo o sol, marca registrada da energia sem fim do artista. Para envolvê-los no mundo de Vilaró, dei uma câmera fotográfica para que cada um registrasse seu ângulo particular das telas, obras e da vista.

A amizade de Vinícius de Moraes e de Vilaró, durante a construção da suntuosa Casapueblo em meados de 1960, originou a canção eternizada pela voz de Toquinho. Foi um presente do poeta brasileiro para as filhas do pintor. Originalmente, os versos declamavam: “Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada, era uma casa de pororó, era a casa de Vilaró”.

No verão, às 21h em ponto, é o momento em que a Casapueblo se transforma em um barco e, nas varandas, turistas navegam pela imensidão azul na Ceremonia del Sol, com direito a poema gravado e recitado por Vilaró. “O sol é o meu amigo mais antigo” _ ressalta em seus versos. Divido com o artista a adoração. O sol é o grande companheiro de viagens. Faz os dias ficarem mais longos, as crianças mais felizes, afastam o mau humor. Que 2014 venha com dias lindos e iluminados pelas cores de Vilaró e os versos de Vinicius de Moraes.

Foto Alexandra Aranovich Casapueblo


Veja + dicas do Uruguai e Punta del Este no Café Viagem

Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour

Visita à Viña Edén – como chegar, degustação e restaurante

Onde Ficar em Punta del Este – dicas de hotéis por região

Roteiro Enoturismo em Punta del Este: 5 vinícolas para visitar perto de Punta

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

9 restaurantes mais em conta em Punta del Este para favoritar

ONDE COMER EM PUNTA DEL ESTE

Melhores medialunas em Punta del Este

Museu da Casapueblo
 |  o museu e a experiência imperdível do pôr do sol de camarote

Museu Ralli | um museu gratuito e belíssimo no bosque de Punta

Museu do Mar
| uma atração com crianças

POST ÍNDICE URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM as melhores dicas do Uruguai do blog

Guia Punta del Este

POST ÍNDICE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO