Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A tradição do biergarten na Alemanha – o jardim da cerveja e da celebração

Nada mais alemão, nada mais imperdível do que visitar um biergarten na Alemanha, uma tradição que surgiu na Baviera. Na tradução literal, o Biergarten é o “ jardim da cerveja” (bier + garten). Esses “ jardins” são espaços convidativos ao ar livre, totalmente informais, com mesas compartilhadas ou não, que aliam cerveja e boa gastronomia. E ainda: um clima especial e familiar para brindar a vida com amigos ou até desconhecidos. A boa energia do biergarten é contagiante.

Os tipos de Biergärten na Alemanha

Os biergärten estão presentes nos restaurantes, cervejarias, espaços públicos e em grandes eventos anuais como a Oktoberfest. Ao meu ver, os mais autênticos são os localizados em parques e feiras. Escolha o seu!

Leia também no blog: OS MELHORES BIERGÄRTEN DE MUNIQUE

 

1. O Biergarten dos restaurantes e cervejarias

Operam como se fosse uma extensão do estabelecimento comercial só que ao ar livre. É um espaço disputado pelas torcidas de futebol em dia de jogo e pelos fumantes, o que pode ser bem inconveniente para os que não curtem fumaça por perto.

Dica: em Munique (paraíso dos biergärten), alguns famosos nessa modalidade são: o biergarten da cervejaria Hofbräuhaus e o da Augustiner Keller.

biergarten da cervejaria Hofbräuhaus em dia de jogo de futebol

2. O Biergarten dos parques, feiras e mercados

Para sentir a verdadeira essência de um biergarten na Alemanha , recomendo visitar os localizados em feiras, mercados e  os dos parques. São uma espécie de piquenique à mesa compartilhado com amigos e família. É claro que o principal item é a cerveja. Mas também encontrei à venda vinho, chá, bolo e outras gostosuras.

Não tem só cerveja para beber no biergaten, viu?

piquenique com mesa

O grande diferencial de um biergarten em um espaço público é que, quase sempre, é possível levar o sua comida ou pestisco de casa. Só será necessário (sempre)  comprar a bebida no local. É por isso que digo que o biergarten é o piquenique alemão, a galera leva sua marmita, monta o banquete e faz a festa. Lindo de ver!

Um autêntico biergarten onde as pessoas levam suas comidinhas e compram a bebida. Este é o de Munique no parque Englischer Garten

Mas um detalhe importante que é preciso estar atento nessa modalidade: as mesas que tiverem toalha demarcam que naquele local do biergarten é preciso comprar a cerveja e a comida, não sendo possível levar o seu lanche. O que confunde um pouco é que algumas pessoas levam toalha para ” picnicar” na sua mesa dos espaços públicos (como a foto acima no Englischer Garten)

Espaço com toalha em espaço público quer dizer que tem que comprar bebida e comida no local

Alguns biergärten oferecem atendimento self-service. Você pega a bandeja, escolhe a bebida e a comidinhas e depois leva para sua mesa.

Dica: em Munique, alguns famosos nessa modalidade são o da Hirschgarten (o maior Biergarten de Munqiue), o da Torre Chinesa (Chinesischer Turm) no parque Englischer Garten e o do mercado gastronômico de Viktualienmarkt . Em Berlim, não deixe de visitar o biergarten no parque Tiergarten do Café am Neuen See!

Feliz da vida no biergarten do mercado de Viktualienmarkt em Munique

 

3. O Biergarten de eventos especiais

Em muitos eventos anuais da Alemanha é possível apreciar o clima dos biergärten. Como por exemplo na Oktoberfest de Munique (setembro) ou a de Berlim e o Museumsuferfest de Frankfurt (final de agosto).

Museumsuferfest – uma festa única em Frankfurt em agosto as margens do Rio

 

Melhor época para curtir um biergarten

Esses espaços abertos normalmente funcionam durante a primavera e no verão (ou com tempo bom). Aliás, é nesse período do ano que as mesas dos biergärten da Alemanha são concorridíssimas, principalmente nos fins de semana.

esse biergarten em Berlin no Tiergarten é lindoooo

Com sorte, você será agraciado também com música (talvez dança). Animação, alegria e cordialidade fazem parte do clima desses espaços ao ar livre da cerveja.

Gente bonita e alegria? Sim, temos. Passa lá no Biergarten de Munique da Chinesischer Turm (torre chinesa) do Englischer Garten

Alguns biergärten tem bandinha com música, outros até espaço para as crianças como o do Englishcer Garten na Torre Chinesa em Munique e o do Tiergarten em Berlim

Quanto custa?

Sentar em um biergarten de um parque ou espaço público é gratuito, mas provavelmente vai custar o valor de uma cerveja, entre 3,5 a 5 euros. Já nos restaurantes e cervejarias, você vai pagar o que comer e beber e a taxa de serviço (normalmente 10%).

Este biergarten de Berlim em ame. Anota: Cafe am Neuen See no Tiergarten

biergarten em Munique é pura alegria, vai por mim!

| + dicas da Alemanha no Café Viagem

 

CERVEJA E BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS DE MUNIQUE

A FESTA IMPERDÍVEL DE AGOSTO EM FRANKFURT:MUSEUMSUFERFEST

ROTEIRO COLÔNIA ALEMANHA – POST ÍNDICE

ROTEIRO DÜSSELDORF ALEMANHA

6 atrações imperdíveis em Frankfurt

ROTEIRO DE 2 A 4 DIAS EM MUNIQUE COM PRINCIPAIS ATRAÇÕES

ONDE COMER: 5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE

JOGO DO BAYERN: DICAS PARA IR AO JOGO DO BAYERN DE MUNIQUE NA ALLIANZ ARENA

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS E ROTEIROS DA  ALEMANHA 

Cerveja e os melhores biergärten de Munique

 

 

 

SAIBA MAIS

Site oficial do Turismo alemão em português: www.germany.travel/pt

Fanpage: AlemanhaPaisTuristico

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Saiba mais sobre o roteiro neste post


Booking.com

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO