Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Rasen Platz – a nova cervejaria de Gramado inspirada na HB de Munique

(post atualizado após inauguração da cervejaria Rasen Platz de Gramado) .

Tem supernovidade em Gramado na serra gaúcha: a cervejaria Rasen Platz. Prepare o brinde pois a cidade agora tem uma cervejaria com a cara de Munique. A inauguração oficial foi dia 12 de dezembro de 2017. O Café Viagem esteve por lá para registrar tudo. Uma cervejaria típica alemã em plena Rua Coberta. Pasmem, além do belíssimo ambiente interno, a Rasen Platz também tem mesas ao ar livreRasen Platz de Gramado

Para quem não sabe, a Rua Coberta (local onde a Rasen Platz está situada) é considerada um dos principais pontos turísticos de Gramado e coração da cidade. Atenção, cervejeiros e festeiros, Gramado ganhou um ponto turístico ímpar para vocês!Rasen Platz de Gramado

Rasen Platz de Gramado

Sobre o projeto da Cervejaria Rasen Platz de Gramado

O projeto arquitetônico é inspirado na famosa Hofbräuhaus de Munique – cervejaria clássica também chamada de HB –  fundada em 1589. O espaço está mesmo cinematográfico, lindo. Arrisco-me a dizer que mais bonito que o projeto da foto abaixo.

Rasen Platz de Gramado

Projeto arquitetônico da Rasen Platz inspirado na cervejaria mais famosa de Munique – Foto Divulgação

A ideia é dos irmãos Augusto e Guilherme, proprietários da Rasen Bier (da família do Grupo Lugano). Para realizar este sonho, a dupla contou com sócios investidores e a ajuda de assessorias para compor a cultura germânica e atmosfera festiva da cervejaria.

Rasen Platz de Gramado

O músico gaúcho Sady Homrich da banda Nenhum de Nós ( expert em cervejas), foi um dos grandes colaboradores da concepção do projeto. Ele se autointitula burgomestre e conversou com a gente no ônibus durante a viagem para Gramado a caminho da inauguração da Rasen. O cara tem a cerveja no sangue, bem como o astral típico alemão. Simpático ao extremo.

Rasen Platz de Gramado

Sady Homrich , músico (Nenhum de Nós) e mestre cervejeiro, responsável pela consultoria da cultura da cerveja no projeto Rasen Platz

O projeto da Rasen Platz de Gramado tem investimento de 15 milhões, e um dos grandes parceiros investidores da Rasen Bier neste projeto é a empresa Gramado Parks (a mesma do Snowland). Sim, os projetos de Gramado estão ganhando proporções imensuráveis. A área do local é de 2 mil metros quadrados com capacidade para atender 590 pessoas sentadas.Rasen Platz de Gramado

Rasen Platz de Gramado

Rasen Platz de Gramado

Na entrada, há uma loja com produtos da Rasen Platz, incluindo os copos

Gastronomia da Cervejaria Rasen Platz de Gramado

Assim como na Alemanha, a cervejaria terá força na gastronomia para harmonizar com as cervejas. Quem assina o cardápio é Eduardo Natalício, proprietário e Chef do Bar Natalício em Porto Alegre. No dia da inauguração, os convidados provaram uma pequena amostra de alguns quitutes da nova casa, como bolinho de batata, bolinho de pato, salsicha bock e mostarda, chucrute e porco a pururuca

cervejaria Rasen Platz de Gramado

porções degustação no dia da inaguração

Admito que senti falta de alguns sabores que amo da Alemanha, como a salada de maionese, a salsicha de Nuremberg (que parece a nossa linguiça fininha), o molho picante da currywürst ou dos pretzels. Mas acredito que o menu está em evolução, e o cardápio vai ser maior do que o que foi oferecido no dia da inauguração. Vou ter que voltar para conferir ou vocês me contam aí nos comentários deste post, ok?

cervejaria Rasen Platz de GramadoJá no quesito cervejas, incialmente serão servidos cinco tipos de cerveja da Rasen Bier, primeira fabricante gramadense. Em versões nos copos tulipas e nos canecas gigantes, típicas de Munique. Achei a cerveja bem boa, na temperatura certa.

Rasen Platz de Gramado

Rasen Platz e o clima festivo das cervejarias de Munique

Afora a arquitetura e decoração, o que mais me encantou na Rasen Platz foi a atmosfera festiva. O espaço conta com a simpatia dos atendentes, o colorido dos uniformes típicos e das flores à mesa e, é claro, com a alegria da bandinha alemã que, assim como na Hofbräuhaus de Muniquetoca em um palco no centro do das mesas internas.

Não sei ainda ao certo se a banda alemã (de Nova Petrópolis) vai estar presente todos os dias, mas, segundo um músico da banda que conversei, parece que já está agendado para eles tocarem por lá pelo menos duas vezes por semana.

Rasen Platz de Gramado

Brindando com Miltinho Talaveira

cervejaria Rasen Platz de Gramado

Com os mestres da cerveja: @viajantecervejeiro e @burgomestresady

 

A cervejaria é apenas a primeira etapa do Complexo Rasen Platz

A cervejaria da Rasen Platz de Gramado é apenas a primeira etapa de um complexo da cerveja que está sendo criado no mesmo local. Nos fundos da cervejaria, obras estão em andamento. Está previsto para maio/junho de 2018, a abertura do Parque da Cerveja em Gramado. Além de contar a história da bebida no Museu da Cerveja, o local oferecerá cursos sobre cervejas.

Segundo o músico gaúcho e mestre cervejeiro Sady Homrich (totalmente envolvido no projeto), o parque vai oferecer uma visita guiada interativa onde os amantes da cerveja poderão acompanhar o que a bebida representa na evolução humana. “Desde que o homem começou a fazer pão, começou também a fazer cerveja“, revela Sady.

Além da Rasen Platz, a Rasen Bier também está presente em outro empreendimento temático no coração de Gramado, o Boreal Rasen GastroPub e Boreal Ice Bar (na Avenida Borges de Medeiros, 2497). Trata-se de um bar com gastronomia e possibilidade de visitar o bar gelado dentro do “Poló Norte”.

Rasen Platz de Gramado

cervejaria Rasen Platz de Gramado

Será que eu me diverti nessa inauguração? Muitoooo – saúde! Prost

Rasen Platz de Gramado

 

Veja abaixo o vídeo com momentos da festa de inauguração da Rasen Platz

 


SAIBA MAIS

 

Rasen Platz
Rua Madre Verônica, 50 (Rua Coberta)
Gramado RS | Brasil
Tel.: (54) 3286 1495
Inaguração dia 12 de dezembro de 2017

Outros lugares com Rasen em Gramado:
BOREAL RASEN GASTROPUB
RASEN DEUTSCH BAR
Cervejaria Rasen  (com  visitação à fábrica diariamente)

 

3 TOURS DA CERVEJA EM GRAMADO: veja aqui o post que conta as opções de tours para quem ama visitar as cervejarias artesanais com degustação

 

Leia aqui todos os posts da série Amo Serra Gaúcha no blog Café Viagem

 

—– ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

Se você sonha em visitar a Serra GaúchA no fim do ano é essencial se organizar cedo, pesquisando melhores tarifas de hotéis! Abaixo, a lista de nossos parceiros para organizar a sua viagem!

—– RESERVE O SEU HOTEL EM GRAMADO: BOOKING.COM   
—– ALUGUE SEU CARRO NA SERRA GAÚCHA: RENTCARS 
—– SEGURO VIAGEM: REAL SEGURO VIAGEM
—– PASSEIOS SERRA GAÚCHA (PACOTES, INGRESSOS, TRANSPORTE)
—– CIRCUITO DOS VINHOS – 
tour bate e volta a partir de Gramado/Canela para o Vale dos Vinhedos (VEJA AQUI VOUCHER DE DESCONTO PARA LEITORES DO BLOG)

Caso precise de um help para indicação de hotéis e consultoria de roteiros, não deixe de entrar em contato pelo contatocafeviagem@gmail.com

No Café Viagem você encontra nossas indicações de melhores hospedagens em Gramado e Canela e Bento Gonçalves:

15 DICAS DE HOTÉIS E POUSADAS ECONÔMICAS EM GRAMADO E CANELA

MELHORES HOTÉIS EM GRAMADO COM CRIANÇAS

MELHORES HOTÉIS EM GRAMADO E CANELA PARA LUA DE MEL

12 HOTÉIS NO VALE DOS VINHEDOS E BENTO GONÇALVES

Rasen Platz de Gramado

Compartilhar este Post
Escrito por

A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.

Comentário Recente
  • Acho que vocês não viram. Mas tem pretzel no cardápio sim.

DEIXE SEU COMENTÁRIO