Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A emoção de participar da caminhada do Círio das Crianças em Belém do Pará

O Círio das Crianças acontece todos os anos dentro da programação de outubro do Círio de Nazaré em Belém do Pará.  Casualmente, eu estava por lá (em 2015) bem nesse período do ano.  Como uma forma de agradecer a acolhida dessa cidade e povo tão especial, participei dessa caminhada tradicional e emocionante que é a Romaria (ou Círio) das Crianças. Eu não tinha ideia o que era o Círio. E você, sabe o que significa?

No aeroporto, recepção para festa do Círio

No aeroporto, recepção para festa do Círio

O Círio de Nazaré uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Trata-se de um evento católico que, no Pará, é mais festejado do que o Natal. Acontece há mais de dois séculos e leva cerca de dois milhões de romeiros em uma caminhada de fé em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Jesus.

cirio-de-nazare

O povo enfeita as ruas e as casas com imagens e capelinhas nas janelas, árvores e jardins.

cirio-das-criancas-2

 

E quem não pode caminhar tantos quilômetros, acompanha os passos da caminhada…

cirio-das-criancas-19

Contam que no ano de 1700, às margens do igarapé Murutucu, Plácido José de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora e levou para sua chopana. No outro dia, quando acordou cedo, a imagem misteriosamente havia voltado para o mesmo ponto onde foi encontrada. Plácido, então, fez uma capela para a Santinha bem no lugar onde foi descoberta. A atual Basílica de Nazaré em Belém, inaugurada em 1923,  foi construída no mesmo local onde passava o igarapé. A imagem fica em um trono na Basílica. Durante a quinzena da festa do Círio, a imagem é colocada em um altar perto do povo que faz fila se aproximar dela.

cirio-das-criancas-1

E porque Círio? Círio vem de cera, significa vela.

basilica-de-nazare
cirio-das-criancas-33
cirio-das-criancas-32

A procissão é gigantesca e repleta de simbologias e carros como o Carro dos Milagres, o Carro do Anjo Custódio, o Barco das Velas, entre outros.  É o povo quem puxa os carros que vêm carregados de promessas. O último cortejo, de menor percurso, é o das crianças que acontece em um domingo de outubro encerrando a festa com  300 mil romeiros.

Em frente à Basílica no dia do Círio das Crianças

Em frente à Basílica no dia do Círio das Crianças

Foi a Romaria das Crianças  que participei e posso contar um pouco da minha experiência.  Antes de mais nada, quero deixar claro que não fui a Belém para rezar. Fui para namorar e cometer o pecado da gula (leia aqui o roteiro completinho!). Porém, bateu aquela imensa curiosidade e vontade de participar desse evento tão importante para o povo do Pará e até para os brasileiros e católicos.

cirio-das-criancas-5
cirio-de-nazare-criancas-3
Fui, então, prestigiar e senti uma energia como nunca havia sentido antes.  Realmente arrepia ver tantas famílias unidas pelos seus filhos. É lindo.

E essa sou eu, já emocionada

E essa sou eu, já emocionada

cirio

A Romaria das Crianças acontece domingo bem cedo pela manhã partindo da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. No céu, inúmeros balões coloridos.

cirio-das-criancas-6

Os brinquedos feitos de miriti são uma tradição do Círio das Crianças.  O mirito é uma palmeira nativa de áreas alagadiças, pertencente à mesma família do buriti.

cirio-das-criancas-13
cirio-das-criancas-9

No entanto, o mais emocionante são as crianças vestidas de anjo, inclusive os bebês. Usam vestidos brancos com asas e auréola. Os pais e avós dão as mãos aos seus anjos ou carregam no colinho ou na garupa.  Lindo, lindo, lindo!

cirio-das-criancas-25

 

cirio-das-criancas-para
Depois de derramar algumas lágrimas de emoção, cheguei a ficar bem perto da imagem da Santa que vai dentro de uma berlinda. Abre parênteses: por segurança, a imagem verdadeira nunca sai da Basílica. É apenas uma cópia.

cirio-das-criancas-27

A caminhada das crianças faz um percurso de 2,8 km. Foi impossível ficar incólume à corrente de emoção. Ser mãe ou pai, e independente de qual seja a sua religião, é se sentir agradecido e abençoado pelos anjos que nos cercam diariamente. E não custa agradecer a saúde de nossos pimpolhos de vez em quando.

cirio-das-criancas-16

Bem, achei a festa tão linda que antes de voltar para casa comprei de presente para os meus filhos um livro da Turma da Mônica que contava sobre o Círio.  Aliás, foi através do livro que entendi muita coisa sobre esse evento religioso. Obrigada, Maurício de Souza!

cirio-das-criancas-18

Curiosidades: Belém do Pará não tem só a força da religião católica. A capital abriga a maior descendência de judeus e a mais antiga sinagoga do Brasil. E como eu respeito ambas as religiões, deixo aqui a dica.

 

CONFIRA TODOS OS POSTS DE BELÉM DO PARÁ NO BLOG:

POST ÍNDICE BELÉM E ROTEIRO DE 3 DIAS

5 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS PARA CURTIR BELÉM DO PARÁ

HOTEL: A EXPERIÊNCIA ROMÂNTICA DO RADISSON

RESTAURANTE REMANSO DO BOSQUE – CELEBRANDO O AMOR E A PREMIADA GASTRONOMIA EM BELÉM

UM TOUR GUIADO NO MUNDO DO MERCADO-VER-O-PESO

ONDE COMER EM BELÉM DO PARÁ – dicas do que provar e onde ir para passar bem

ESTAÇÃO DAS DOCAS E O PASSEIO ORLA AO ENTARDECER 

#PARTIUBELÉM – O CONVITE E PREPARATIVOS PARA A VIAGEM E DICAS DE AMIGOS

 


unnamed-1
SAIBA MAIS

 

 

CÍRIO DE NAZARÉ
SITE: www.ciriodenazare.com.br
Todos os anos no mês de outubro (primeira quinzena)
BELÉM- PARÁ  | Brasil

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores  procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas de Belém. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta. O percurso é de 3,6 km

–—> Para mais informações sobre hotel, tarifas e melhores ofertas no Booking, clique aqui !!

*A viagem a Belém foi um convite da Atlantica Hotels ao blog Café Viagem para viver a Experiência Radisson em Belém do Pará. Apesar do convite, nossa programação e roteiro em Belém foram planejados de forma pessoal e sem nenhuma interferência do hotel.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO