Compras no Paraguai – Eu fiz!

Por Alexandra Aranovich

Abaixo, um relato (em forma de entrevista!!) com dicas da minha experiência “compras no Paraguai” durante o #BlogTurFoz

Tempo de compra?
Tive somente uma manhã. Confesso que foi pouco. Mas, com os guias certos, as dicas certas e as minhas “encomendas” anotadas, deu para o gasto (ou melhor, deu para gastar!)

E o transporte? Com quem foi?
Fui e voltei com a van da Loumar Turismo. Super recomendo. Cruzar essa fronteira não é para qualquer um. O pessoal da Loumar cuida de toda a documentação e a van estaciona no Shopping del Este – um porto seguro no meio de tanta zueira. Além do mais, você recebe todas as orientações necessárias no caminho até o Paraguai. E aviso: é im-pos-sí-vel dirigir na Ciudad del Este.

Impressões sobre a Ciudad del Este…
Um caos. Estou acostumada a comprar na fronteira do RS (como Chuí, Jaguarão e Rivera), mas a Ciudad del Este é diferente e imensa – um grande centrão. É possível fazer tudo caminhando, mas as lojas são distantes uma das outras. Tem que andar bastante e segurar firme a bolsa. Traje: roupas simples, tênis e nada de jóias e relógios. Olho vivo!

O que comprou?
Não sou muito consumista, mas comprei em apenas uma manhã: um perfume, cremes, cosméticos, um tênis infantil, dois jogos de Nintendo DS, capa para Iphone e um HD de 500gb. Procurei uma Apple TV e não encontrei (mas procurei pouco, confesso!). Se tivesse mais tempo, teria gasto mais. E repito: não sou consumista!

 


Estou com pressa… dicas, barbadas, lojas, mapas, por favor?
Nosso tour pelo Paraguai foi todo guiado pelo trio supersimpático do blog Paraguai Pink. Essas meninas fizeram um mapa impecável de compras para o nosso grupo. Indico o serviço delas de olhos fechados. São demais. Sabem onde a gente encontra cada item e adoram futricar as novidades. Anote aí:  www.paraguaipink.com.br  E para início de conversa, leia o  “Antes das Compras” do Paraguai Pink :  www.paraguaipink.com.br/ajuda

No twitter, você também pode pedir ajuda para @comprasParaguai – eles respondem de forma rápida e eficiente as suas dúvidas. Algumas dicas básicas você encontra no ClickFoz!  E agora… minhas considerações gerais após um curto e leve circuito de compras:

1. As meninas do Paraguai Pink têm razão, o Shopping del Este tem de tudo: eletrônicos, cosméticos, decoração, artigos esportivos, entre outros. E com uma vantagem: ar condicionado e conforto. A Casa Nippon tem brinquedos e boas “guloseimas” para encher a mala. O café do shopping é um point gostosoe tranquilo para relaxar entre uma compra e a outra.

meninas do Paraguai Pink e o Café del Este

2. Cosméticos, perfumes é na Monalisa. Ou na Vendôme (eu comprei eletrônicos lá na Compubras). www.monalisa.com.py


3. Eletrônicos, corra para o shopping Lai Lai ou Vendôme.

é assim que se compra eletrônicos: senta e pede para o consultor.

4. Para se sentir em Miami – e não no Paraguai – o lugar é um só: SAX (parece até a Saks dos EUA!). Uma loja imensa de departamento com luxo, grifes e muito brilho e glamour. A SAX tem o maior showroom de óculos da America Latina. Roupas de festa, marcas consagradas, loja da Ferrari e tudo mais. Ouvi falar que tem gente em São Paulo que vem para Foz só para passar o final de semana renovando o guarda-roupas na SAX. Dica: a SAX tem um bom bistrô. Eu almocei por lá e adorei. Pratos (massas, bons peixes, carnes e até o bom e velho estogonofe) em torno de US$ 15 a 30. Ah, e o setor de bebidas também merece uma vista! Já solicite um personal stylist na entrada e boas compras! www.sax.com.py

SAX – o lado Miami do Paraguai!

BCBG, Fendi, Ferrari, Prada…

Bistro SAX

Alguma dica final?
Os preços em geral são muito bons no Paraguai. Contudo, o esforço de enfrentar o caos da Ciudad del Este só é válido para quem deseja adquirir produtos muito mais caros no Brasil (sabendo que a cota é de apenas US$300 por pessoa). Se tiver pouco tempo, sugiro o roteiro: Shopping del Este, SAX e Monalisa (ou Vendôme e Lai Lai para eletrônicos).
No caso de perfumes, óculos e brinquedos, minha dica é não perder tempo com o Paraguai e ir direto no Duty Free da vizinha Puerto Iguazú na Argentina. É um pouco mais caro (pouco mesmo), mas o conforto compensa. No mais, você pode esticar a programação até um dos excelentes restaurantes do lado argentino. #FicaaDica! Ah, e por favor. Não ouse passar por Foz sem aproveitar o parque das Cataratas do Brasil e Argentina, Itaipu, Parque das Aves e todas as atrações que a região oferece. No mais, boas compras!

eu queria tanto ter levado estes molhos do Tony Roma’s…

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012
Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)
RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional
ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes
Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping
Apoiadores – Moleco – Pulp Edições – Zupper
Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

topo-levatraz-paraguai

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
02
maio
12
Deixe o seu comentário!
  1. George Henrique03/05/2012 - 14:26

    Quer uma maneira de aumentar a divulgação do seu site?
    Acesse o DivulgaBlog. É completamente gratuito, simples de usar e em poucos minutos o seu blog estará cadastrado na nossa base de blogs e visível para milhares de usuários.
    Dê uma conferida ! http://www.divulgablog.com.br/

  2. Marcia04/05/2012 - 22:49

    Tenho uma duvida sobre a Sax, os produtos são originais ou falsificados ?

    • Alexandra07/05/2012 - 13:10

      Oi Márcia

      Tudo superoriginal. Mas, é claro, os preços não são os mesmos de Miami. Um pouco mais caros.
      Beijos
      Alexandra

  3. Fabiane Colling08/05/2012 - 21:56

    Óunnn.. muito amor vc nos citar!
    e o gancho mesmo foi ótimo!

    beijãooo e obrigadinha!
    adorei conhecer todos vocês
    ;****

    • Alexandra09/05/2012 - 15:52

      Oi Fabiane

      Vcs são uns amores. Ótimas. Beijos grandes e boa sorte com o BlackFriday!
      Alexandra

  4. Marilza Cardoso Almeida10/05/2012 - 11:12

    Seu blog caiu do céu, estou indo pela primeira vez à Foz e claro vou aproveitar para fazer umas comprinhas no Paraguai.
    Também não sou muito consumista, quero coisinhas para meu uso e da família, coisinhas para casa…depois quero ler tudinho com bastante calma.
    Eu tb tenho um blog, não escrevo apenas sobre viagens, mas tenho alguma coisa, esse de Campos do Jordão e um da Disney.
    http://marilzaalmeida.blogspot.com.br/2011/06/campos-do-jordao-alem-da-vila-capivari.html
    beijos

    • Alexandra10/05/2012 - 19:24

      Oi Marilza
      Se tiveres alguma dúvida, é só perguntar. Vou dar uma olhada nos seus blogs.
      Boa viagem. Abraços grandes
      Alexandra

  5. Marilza Cardoso Almeida16/05/2012 - 12:39

    Muito obrigada, depois me conta se gostou do meu blog!

    beijos

  6. Diego Fagundes10/06/2012 - 02:43

    Olá. Vou para Foz com minha esposa em agosto, e ficaremos em torno de tres dias. Será que conseguimos conhecer os pontos turisticos de Foz, e dar uma passada em Porto Iguazu e Ciudad del Leste?

    Desde logo agradeço.

    • Alexandra Aranovich10/06/2012 - 19:38

      Oi Diego

      Sinceramente… três dias é muito corrido. Mas dá pra fazer. Sugiro…
      -um dia para Cataratas Brasil + tarde no Parque das Aves ou tour de Helicóptero
      -um dia no Parque das Cataratas Argentina + compras no Free shop da Argentina + jantar na cidade de Puerto Iguazu
      -uma manhã na Ciudad de Leste e, quem sabe, uma tarde em Itaipu .

      Abraços
      Alexandra

  7. Fernanda03/07/2012 - 01:24

    Tenho que discordar de algo… é possível dirigir em CDE sim, só não em dias de Black Friday, realmente foi um inferno, muitas ruas estavam trancadas… o problema em dirigir por lá é local para estacionar, o bom para quem vai de carro é estacionar em algum shopping (Americana e Vendome são mais centrais) e sair batendo perna por lá.
    Agora, como moro em Foz e conheço desde sempre as lojas, achei essa Black Friday uma fraude pura! Poucas lojas estavam com descontos bons. Muitas aumentavam os preços só para dar desconto no final (trocando seis por meia dúzia), outras colocavam em promoção somente os itens que estavam empoeirados no fundo do estoque. Prefiro ir com mais calma em um dia normal e pesquisar preços (principalmente quando se trata de eletrônicos). O Shopping Del Este realmente tem de tudo e é confortável, mas nem de longe tem os melhores preços… o importante é pesquisar (e pechinchar MUITO! principalmente com vendedores ambulantes… demonstre que perdeu o interesse depois de ouvir o preço, que na maioria dos casos eles vão baixar o valor).
    A propósito, adorei seu blog, achei ótimas dicas para minha mais recente viagem. Vou sempre voltar pra ver mais dicas e dar meus pitacos!

    • Alexandra04/07/2012 - 20:07

      Oi Fernanda

      Obrigada pela sua contribuição. Nada como a opinião de uma “local”. Eu realmente fiquei com medo de dirigir por lá (e não era dia de Black Friday).
      Fique a vontade sempre que quiser contribuir ou sugerir algo. Fiquei curiosa qual será a sua viagem (hehehe)
      Abraços grandes
      Alexandra

  8. Flávia08/08/2012 - 19:50

    Amei seu Blog, mas preciso de uma informação, estou indo ao paraguai, gostaria de saber se a loja Nave eletronicos fica proximo a unitron, poiius está é um ponto de referncia para mim.
    Se puder me responde por email. Beijos até.

  9. Simone21/10/2012 - 21:01

    Olá! Gostaria de saber se tem referência de loja de scrapbook em Foz do Iguaçu? Obrigada e parabéns pelas dicas,ótimas!

    • Alexandra Aranovich22/10/2012 - 22:13

      Oi Simone

      Infelizmente não sei se tem scrapbook no Paraguai. Não vi nada.
      Abraços grandes
      Alexandra
      PS: talvez as gurias do blog Paraguai Pink saibam responder.

  10. Eldy veras22/10/2012 - 12:26

    Bom dia Alexandra
    Vi uma foto que vc postou acima com a marca Tonyroma´s. Tem o restaurante em algum shopping? Estou indo dia 1/11 para foz e meu primeiro dia será de compras e adorei suas dicas. Um abraço
    Eldy

    • Alexandra Aranovich22/10/2012 - 22:11

      Oi Eldy
      Infelizmente não tem o restaurante (quem dera!). Eu só vi os molhos para vender em uma loja no Paraguai e me arrependi de não ter comprado.
      Se precisares de alguma outra dica, estou à disposição.
      abraços grandes
      Alexandra

  11. Eldy veras24/10/2012 - 11:44

    Ai que pena!!! Mas você lembra onde viu esse molhos?
    anotei sua dicas e, quando retornar, escrevo o que achei da viagem ok?
    obrigada pela atenção
    Eldy

    • Alexandra Aranovich24/10/2012 - 12:07

      Oi Eldy
      Sim, lembro: os molhos era da Casa Nippon no Shopping del Este. As vans da Loumar Tur estacionam neste shopping. É um bom local de compras, mas não para produtos de beleza nos quiosques (muitos ali são falsificados).
      Outro local que também tinha coisas boas gastronômicas era a parte gourmet do SAX (o ponto mais sofisticado da Cidade del Este).
      Abraços e boa viagem. Vou adorar suas considerações e dicas na volta
      Alexandra

  12. Eldy veras25/10/2012 - 10:58

    Grata querida! Com certeza vou me pronunciar!
    Um abraço

  13. Sandro24/01/2013 - 13:36

    Olá! Estou indo com a família para Foz, quero só comprar umas bugigangas para as crianças; tipo “gastar US$ 100,00 e deixá-los super felizes!!”… :-)
    Aconselha ir no Paraguai, ou melhor no Dutty free na Argentina? Estou pensando em ir no serviço transhop da Loumar (noturno), 15 reais por pessoa e minha filha de 6 anos não paga! Obrigado!

    • Alexandra Aranovich24/01/2013 - 15:02

      Oi Sandro
      Muito particular, mas eu acho beeem mais tranquilo e fácil de agradar as crianças no Dutty Free da Argentina que tem um setor só de brinquedos. Se for no transhop da Loumar para o Paraguai, ele vai estacionar no Shopping del Este. Lá tem uma loja que tem um setor pequeno de brinquedos. Sair pra caminhar na Ciudad del este com crianças eu não recomendo muito.
      Abração
      Alexandra

  14. Rodrigo Medeiros11/03/2013 - 11:33

    Olá, moro em Nova Petrópolis e queria saber como funcionam os pacotes de viagem pra compras no Paraguai, quanto tempo de viagem, valor da passagem, a cota é 300 dólares mesmo? Não posso ultrapassar?
    E quando saem as excursões?

    Obrigado

    • Alexandra Aranovich11/03/2013 - 13:34

      Oi Rodrigo
      Tudo bem? Baseada na minha experiência de viagem, eu dedicaria de 3 a 4 dias pra conhecer a região das Cataratas. Para o Paraguai, dedicaria um dia inteiro por lá se teu interesse for compras. Quem faz o serviço de pacote com translado (e outras facilidades) para de Foz para o Paraguai e a Loumar. Veja mais detalhes nesse link http://www.loumarturismo.com.br/compras-no-paraguai.html A cota é 300 dólares sim. Muita gente arrisca e não declara. Mas, é o risco. Dependendo do valor é melhor declarar e pagar o imposto, pois ainda assim sai mais barato.
      Abs
      Alexandra

  15. Isabella09/06/2013 - 16:58

    Ooi, sou apaixonada por capinhas de iPhone! E nessas férias de julho, estou indo ao Paraguai e quero comprar algumas! Vale apena? Qual o preço de cada uma mais ou menos?
    Se puder, me responda por e-mail por favor!
    Bjs

  16. Fernanda09/07/2014 - 10:20

    Ola! Gostei muito das suas dicas. Estou indo para Foz pela segunda vez e na primeira, não foquei tanto nas compras, e sim nos passeios.
    Vc sabe onde consigo comprar as blusas da GAP e essas marcas que os adolescentes tanto gostam?
    Obrigada!!!