Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Da Europa para o Brasil com a SWISS na classe econômica

Fui para a Europa de executiva da SWISS e voltei de econômica. Pude testar ambas. Neste post conto como foi voar com a Swiss International Air Lines (SWISS) de econômica . A companhia aérea suíça engloba 104 destinos em 48 países e faz parte do Grupo Lufthansa e é membro da Star Alliance. Dentro da Europa, a companhia tem conexões para mais de 50 destinos. Fui para a Suíça de executiva e voltei para o Brasil de classe econômica com a SWISS. A diferença de classe (na ida e na volta) fez parte da experiência no projeto que participei em 2014, como blog convidado, o  SWISS Experience. A ação foi idealizada pela @SwissInternacionalAirlines com o apoio do Switzerland Toursim.

Então, já contei como foi voar na mordomia da business class. Agora, está na hora de saber como foi o meu retorno de classe econômica…

Como é voar da Europa para o Brasil pela SWISS na econômica?

Voo na classe econômica da SWISS para o Brasil

Voo na classe econômica da SWISS para o Brasil

 

Conexão: de Frankfurt para Zurique

Cheguei na Suíça por Zurique (cidade considerada  porta de entrada para várias conexões em toda a Europa). Porém, meu retorno ao Brasil foi pela Alemanha onde peguei um voo da SWISS em FRANKFURT para ZURIQUE (e depois de Zurique para São Paulo). A conexão de Frankfurt para Zurique durou menos de uma hora. O avião era pequeno, mas foi um voo bem tranquilo onde serviram vinho e chocolates suíços (ah, os chocolates suíços… que saudades!). Ouve um atraso de 15 minutos para decolar (engarrafamento aéreo!).

Voo de Frankfurt para Zurique

Voo de Frankfurt para Zurique

Mas deu tudo certo. Em Zurique, o nosso voo para o Brasil nos aguardava. Demos uma corridinha para trocar de terminal no aeroporto (pega-se um trem para fazer a troca!). As malas embarcaram direto de Frankfurt para São Paulo. Único detalhe é que como não havia muita folga de horário entre a conexão de Frankfurt e o voo de Zurique para o Brasil, não consegui fazer compras no Free Shop  do aeroporto de Zurique. Que pena, teria enchido as malas de chocolate. As lojas por lá são ótimas.

Um bom companheiro de viagem: o vinho!

Um bom companheiro de viagem: o vinho!

Esse chocolate é tudo de bom!

Esse chocolate é tudo de bom!

 

D e Zurique para São Paulo

Nosso voo partiu por volta das 22h40 rumo a São Paulo. É claro que senti a diferença entre a ida de executiva e a volta, de econômica. Principalmente, a inclinação da poltrona na hora de dormir.  Mas a real é que não dá para comparar a classe econômica com a classe executiva (impossível). Se é para comparar, melhor que seja com as outras classes econômicas do mercado que a gente conhece. Eu achei a da SWISS confortável e com um padrão bom. Aos poucos fui me acomodando e curtindo tudo. Peguei umas revistas que estavam disponíveis e aguardei o meu jantar.

Embarcando de Zurique para o Brasil de econômica

Embarcando de Zurique para o Brasil de econômica

Bom saber que o menu da TV conta com várias opções de filmes, aliás, as mesmas que encontrei quando viajei na classe executiva. Para mim conta muito ter bons filmes e um bom equipamento no avião para gente se distrair (não acha?). Assim, o tempo passa mais rápido. Foi bom também conversar meus vizinhos de poltrona: um casal gaúcho muito simpático. Contamos sobre nossas viagens e experiências distintas na Suíça. Além da boa programação de entretenimento e o excelente serviço de bordo, destaco no voo da SWISS a refeição.

Este é o meu lugar, meu espaço para as pernas. Nota 10 para o equipamento de entretenimento com boas opções de filmes

Este é o meu lugar, meu espaço para as pernas. Nota 10 para o equipamento de entretenimento com boas opções de filmes

Revista, jornal em alemão... aceito tudo para me distrair no voo!

Revista, jornal em alemão… aceito tudo para me distrair no voo!

Tanto o jantar quanto o café da manhã têm produtos típicos suíços. A comida foi um jeito gostoso de me despedir de tudo que tanto adorei por lá: chocolate, vinhos, iogurte, queijo gruyère. No voo, deu para estender um pouco mais essas emoções gustativas da SWISS Experience.

O jantar. Coloco o pão por cima do prato quente assim ele fica quentinho também!

O jantar. Coloco o pão por cima do prato quente assim ele fica quentinho também!

A despedida do queijo e do iogurte suíço. Na maletinha também: geleia, creamcheese, 2 pães e suco

A despedida do queijo e do iogurte suíço. Também na maletinha: geleia, cream cheese, 2 pães e suco

O voo da SWISS chegou no horário pela manhã em São Paulo. Fiz uma viagem de 20 dias maravilhosos entre a Suíça e a Alemanha. Recomendo fortemente a companhia, só tive boas experiências. Mas fica a dica: mesmo na SWISS, nunca viaje na última fileira de bancos da econômica. O assento fica ao lado do banheiro.SWISS economic class (15)

Já estou sonhando com uma próxima visita à Europa.  Quem sabe 2015 me aguarda com novas aventuras?


unnamed-1
SAIBA MAIS

 

A experiência de viajar na classe executiva da SWISS e o Star Alliance Lounge no novo terminal 3 de Guarulhos SP. Leia aqui.


TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM 
Genebra
 | Carouge |  Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch |  Zurique |  Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey

Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines 

Voando de executiva com a  Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS

Emoções de um Verão na Suíça

Sobre a  SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa

PESQUISE:

Aluguel de carro na Suíça : site que indica as melhores tarifas entre as empresas
Hotéis sugeridos na Suíça  : fotos, avaliações, tarifas e reservas!

Site oficial de turismo da Suíça em português: www.myswitzerland.com
Página da @SwissInternacionalAirlines (SWISS) no facebook:  facebook.com/flyswiss

SOBRE A SWISS EXPERIENCE
Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS Experience


E VOCÊ, JÁ VIAJOU DE SWISS ?
ESCREVA SUA EXPERIÊNCIA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO. COMPARTILHE SUA VIAGEM E DICAS COM A GENTE.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Alexandra,
    Muito legal!
    Fui para lá no projeto umas 2 semanas depois, mas a aeronave não era assim tão bonita. Era um A340 bem conservado, mas um pouco mais antigo. Em breve publico o meu review para compararmos.
    Agora esta do pãozinho… Achei que eu era o “único” que fazia isto. Rsss.
    Bem que as empresas poderia ao menos guardá-lo numa temperatura ambiente.
    Abraço.

  • Oi, gostaria de saber qual o limite de bagagem na classe econômica… Vi no site da Swiss que é permitido apenas uma bagagem despachada e uma de mão, se for dessa forma, qual o valor do peso extra?

DEIXE SEU COMENTÁRIO