Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas de Santo André na Bahia – uma praia sem pressa e sem axé

As dicas de Santo André na Bahia deste post fazem parte do nosso roteiro de 8 dias em família pela Costa do Descobrimento. O vilarejo de Santo André foi o nosso último destino. A região pertence ao município de Santa Cruz Cabrália na Bahia, região da Costa do Descobrimento. Já tinha lido e ouvido falar que o vilarejo era pequeno, remoto e tranquilo. Mas chegando lá, atravessando a balsa do Rio João de Tiba, descobri que era ainda menor do que eu podia imaginar. Tipo, paz total mesmo.

Santo André e o Rio João de Tiba

Família na balsa que transporta o carro de Santa Cruz de Cabrália para Santo André

Não existe um centrinho, quase nada de lojas ou comércio. É um pequeno povoado com 800 habitantes em uma praia bem preservada e deserta. Aliás, um povo muito simples e sorridente. Destino para quem gosta de carregar as energias entre a tranquilidade da natureza. A praia de Santo André ficou famosa depois que hospedou a seleção alemã de futebol durante a Copa do Mundo de 2014. Hoje, a casa da Alemanha virou um hotel, o Campo Bahia.

Atravessando o Rio João de Tiba

a igreja de Santo André

Dá pra comprar caranguejo em Santo André na Bahia. Aceita aí? Tá fresquinho

 

— COMO CHEGAR EM SANTO ANDRÉ

Santa Cruz de Cabrália está a 27 km de distância de Porto Seguro na Bahia, ao norte da Costa do Descobrimento (lado contrário de Arraial e de Trancoso). A partir de Porto Seguro, pega-se a rodovia 367 que vai pela costa passando pelas praias. Atenção: cuide os buracos no asfalto!!

Chegando em Santo André a partir de Porto Seguro são por volta de 30km. Quem vem de Belmonte

A vila de Santo André faz parte de Santa Cruz de Cabrália. Contudo, para chegar à vila é preciso pegar a balsa que atravessa o Rio João de Tiba. O carro atravessa junto na balsa. A partir de Porto Seguro são por volta de 40 minutos a 1 hora de viagem de carro até o destino. O trajeto passa por pontos turísticos como  Coroa Vermelha (marco da celebração da primeira missa do Brasil em 1500) e a reserva indígena Pataxó.

Paradinha no caminho para visitar a cruz em Coroa Vermelha (marco da primeira missa no Brasil) e a feira de artesanato

Santa Cruz de Cabrália. Para chegar ao vilarejo de Santo André (que faz parte do município) é preciso pegar a balsa

 

— O QUE FAZER EM SANTO ANDRÉ 

Uma das grandes atrações de Santo André é visitar a Ponta de Santo André, local onde o Rio João de Tiba encontra o mar. O cenário é lindo com coqueiros, mangue, restaurantes com deck para o rio e, é claro, muitos barquinhos passando.

O Rio vai ao encontro do mar na Ponta de Santo André

O mangue e a praia na Ponta de Santo André

Santo André tem por volta de 13 km de praias desertas. No canto norte (esquerdo) está situada a Praia das Tartarugas. Ainda ao norte, a 14 km, está a bela praia do Guaiú que merece uma visita. O ideal é ir até lá de carro. No Guaiú, afora o visual, a cozinheira Maria Nilza é a celebridade local que prepara um banquete rústico-chique em uma barraca bem decorada e totalmente pé na areia.

A Praia do Guaiú, vizinha de Santo André

Na Praia do Guaiú a atração é o Restaurante de Maria NIlza

Passeios náuticos em Santo André da Bahia

Os passeios náuticos também fazem parte das atrações da região, tanto no mar quanto no rio. Fizemos contato com um biólogo e amante da pesca esportiva e fomos pescar de barco no Rio João de Tiba. Para quem tiver interesse, segue o contato do Érico Penteado que rcomendamos  :  www.facebook.com/pescaesportivaericopenteado

Fizemos um passeio de pesca partindo do pier da Pousada Corsario

Aprendendo a pescar no Rio João de Tiba

Santo André também é destino conhecido pela prática da pesca oceânica de marlin azul, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para a atividade. A temporada do marlin azul acontece no verão. Em 2016, o vilarejo realizou o a 1º Festival da Lagosta de Santo André (final de novembro).

Pesca esportiva, uma das atrações em Santo André na Bahia

Uma visita ao Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália também vale a pena. Além de bonita, a igreja tem um belo visual da praia pois fica em um morro.


Nos indicaram também o parque ecológico  Fazenda Mãe Tereza. Mas como não tínhamos tempo, não fomos conferir pois era mais distante. Outra atração recomendada em Santo André da Bahia são os passeios de barco que levam aos corais de Araripe e de Coroa Alta.

Oficina do Sabor

Difícil encontrar um local para compras (meninas, não tem lojinhas em Santo André!!).  Mas o melhor lugar para levar umas lembranças na mala é a loja (Oficina do Sabor) de cocadas da simpática Leti (bem em frente à igreja de Santo André). Suuuuper recomendo!

A simpática Leti da Oficina do Sabor e suas cocadas divinas

 

— ONDE COMER EM  SANTO ANDRÉ NA BAHIA

Para dicas de restaurante e comidinhas em Santo André da Bahia veja o post do Café Viagem: Onde comer em Santo André na Bahia

 

— ONDE FICAR EM SANTO ANDRÉ NA BAHIA

Nos hospedamos com estilo no 5 estrelas Campo Bahia, hotel que foi inaugurado pela seleção alemã na Copa do Mundo de 2014. Certamente, uma opção para quem procura conforto e bom-gosto (leia aqui o post).

Mas percebi que Santo André também tem opções para todos os bolsos e estilos. Como o Costa Brasilis Resort, hotel 5 estrelas na beira de praia (pertinho do Campo Bahia) com arquitetura colonial e boa estrutura para famílias.

Para uma opção mais em conta, sugiro a Pousada Corsário que me pareceu bem simpática e com boa localização e restaurante.

Já o Mata Encantada é uma categoria que pode agradar os mais aventureiros pois oferece casas suspensas em palafitas entre a mata nativa e o mar. Porém, este último hotel não visitamos!

Pousada Corsário e o luxo do Campo Bahia, hotel que hospedou a seleção alemã na Copa do Mundo

Clique aqui e Pesquise no Booking.com tarifas para reservas pelo melhor preço em Santo André.
O site oferece cancelamento gratuito da reserva (na maioria dos quartos) .

VEJA + DICAS DE SANTO ANDRÉ NA BAHIA:

Onde comer em Santo André na Bahia

A nossa experiência no Campo Bahia hotel-paraíso que foi a casa da seleção da Alemanha na Copa do Mundo

 

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Sabe eu conheço bem Santo André, mas temo pelo progresso se é que se pode chamar de progresso. Santo André está numa região do sul da Bahia e muito próximo a Porto Seguro, e Porto Seguro emana e tem uma passarela do álcool, sem querer dizer que não é só álcool. Estas festas de final de ano e o comportamento do povoado está afastando muitos que antes não trocavam seu roteiro de férias para outro lugar. Lamentavelmente isto não é privilégio de Santo André, muitos outros povoados no Brasil e cidades, estão se tornando perigosos, barulhentos e não convidativos para passar as férias com a família. Agora imagine quando o uso da Cannabis sativa for legalizada.

  • Nesse mês de janeiro/2018 estive em Santo André na Bahia, um pequeno povoado depois de Santa Cruz de Cabrália, achei o local muito lindo com praias desertas, fomos até Graiú. O único ponto não aprazível é não ter muitas barracas por ser praias mais desertas. Porem o local vale a pena, é belo…tem um rio que encontra o mar com uma paisagem maravilhosa.Amei o local.Muito tranquilo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO