Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas de inverno de Gramado e Canela do blog em Zero Hora

O Café Viagem foi um dos blogs convidados pelo Caderno Viagem do jornal Zero Hora para dar dicas de inverno de Gramado e Canela na edição do dia 4 de julho de 2017. Nossas dicas foram publicadas ao lado de grandes amigas blogueiras: a Claúdia do Felipe o Pequeno Viajante, Paula Brum do Mochilinha Gaúcha e Claudia Bins do As Passeadeiras. Teve dica gastronômica, ao ar livre e para dos dias de chuva.

Neste post do Café Viagem, fiz uma “versão ilustrada” do meu  texto na matéria  com fotos para aquecer o frio de quem visita a região nessa estação. Bom passeio!

Matéria sobre Inverno na Região das Hortênsias no Viagem do Jornal Zero Hora

 

Na imagem abaixo:  chocolate quente da Caracol, pão colonial quentinho no Pães do Colono da Praça das Etnias, fondue de doce de leite do Chez Lyz Blanc e decoração de inverno de Canela

6 dicas de inverno em Gramado e Canela

 

1. O forno dos Pães dos Colonos

Sempre que apresento a região para alguém de fora, inicio o tour pelos Pães dos Colonos na Praça das Etnias (ou Praça das Comunicações), um dos pontos mais autênticos e Gramado. Tem o calor do fogo a lenha e dos pães quentinhos. É um  lanche aqui vale ouro.  São várias famílias da colônia que se revezam na produção artesanal de quitutes regionais. Minha dica é provar as minicucas (em formato de cupcake) e o minipão com linguiça (o cachorro-quente da colônia).  E ainda: o strudel. Ao lado dos Pães dos Colonos, você encontra a Casa do Colono que vende diversos produtos da agricultura familiar como suco de uva, queijos, geleias, entre outros.
DICA
Aos sábados pela manhã, acontece na praça (ao lado dos Pães dos Colonos)  uma feira de produtos orgânicos e convencionais.

Onde fica:
Av. Borges de Medeiros, Praça das Etnias | Gramado
(54) 3036-0389
Funciona de sexta a segunda das 9h às 18h30. Em alta temporada (julho e período Natal Luz), todos os dias.

as mini cucas quentinhas nos Pães dos Colonos de Gramado na Praça das Etnias

2. Hotéis com lareira

 

Inverno vale a pena investir em hotéis com o clima gostoso em volta da lareira, seja no quarto ou na sala de estar. Os que ofereem uma sala gostosa para os hóspedes com lareira são: Casa da Montanha , Pousada Volta ao MundoHotel Alpestre . Com lareira no quarto ou chalé, indico o  e o Vila Suzana e  Varanda das Bromélias .

lareira e lenha no quarto no Varanda das Bromélias e Vila Suzana

3. Calor do Sol no Lago Negro

Aberto todos os dias e com entrada gratuita, um dos pontos turísticos mais fotografados e visitados de Gramado. Se o  sol aparecer, corra para lá com uma toalha para se jogar no gramado e curtir o sol e, como os gaúchos, com um chimarrão embaixo do braço. Aproveite e passe antes nos Pães dos Colonos e na Casa do Colono para comprar umas comidinhas e faça um piquenique. O Lago Negro  tem pedalinhos (por volta de R$ 30) e é cercado por árvores originárias de mudas importadas da Floresta Negra da Alemanha (daí seu nome, Lago Negro).
Como Plano B, outros lugares para curtir o dia de sol são: Parque da Ferradura, Alpen Park , Parque das Lavandas e Gramado Zoo.

Onde fica:
A. J. Renner 

4. Refeição com lareira

Uma mesa ao lado do fogo é sempre uma boa pedida para o frio. Então, para almoço a dica é reservar uma mesa perto da lareira (no fim de semana) no Berga Motta no Ecoparque Sperry  . Depois da comilança maravilhosa, dá para se esticar e se esquentar no sol do gramado ou fazendo uma das trilhas do parque. Outra dica de almoço com lareira é o Estação Canela que tem um bufê com sequência de pratos deliciosos. Fica na Estrada do Caracol. Para a noite, o Galangal (pratos orientais) também tem mesas pertinho da lareira (mas é bom reservar com antecedência!).

No Ecoparque Sperry tem bergamata, lareira, gramado para curtir o sol e um almoço maravilhoso

5. Café ou chocolate-quente

Com lareira , sol ou chuva – o inverno em Gramado e Canela não será completo sem uma parada à tarde para um  docinho com café (ou chá), concorda?  As dicas são o Empório Canela, Café da Banca,Velha Bruxa, Containner Bistrô, Confeitaria da Martha, Holic e Castelinho Caracol. Todos refúgios especiais para relaxar e adoçar o dia. Já meus filhos adoram tomar um chocolate-quente na Caracol em frente à Catedral de Pedra.

Veja no blog: 18 cafés e chás para curtir em Gramado e Canela

 

 

6. Fondue

É um dos pratos mais tradicionais do inverno. Nessa época, aumenta a procura por lugares com vinho e fondue em Gramado em Canela. Eu gosto do Chez Lys Blanc de Canela (na rua principal). Mas também tem o fondue chique do Belle du Vallais em Gramado e o Piccolo Paradiso de Canela que é famoso entre as famílias pois tem espaço kids. Aviso: grande parte dos restaurantes de Gramado também oferecem fondue no menu noturno. O meu restaurante favorito Magnolia de Canela tem uma entrada deliciosa de fondue de queijo. E o Sabor Rural (almoço ) tem fondue de chocolate no bufê de sobremesas. Fica a dica!

 

E se o frio vier com chuva?

E se o frio vier acompanhado da chuva? Bem, daí o jeito é se entregar às atrações indoor como o Museu de Cera, Rua Coberta, Reino do Chocolate, Parque do Gaúcho e uma aula de esqui no Snowland. Veja abaixo o post que dá 10 dicas de lugares para escapar da chuva .

10 programas para dias de chuva em Gramado e Canela

Veja aqui o post índice com as dicas do blog de Gramado e Canela

Melhores sites planejar viagem

Conheça os PARCEIROS DO CAFÉ VIAGEM para pesquisar e fazer reservas para sua viagem.
Todos eles foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

HOSPEDAGEM EM GRAMADO E CANELA –  o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas  com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos casos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS. CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante. CONSULTE AQUI!

INGRESSOS E TRANSPORTE GRAMADO E CANELA  A BELA VIAGEM é a empresa parceira do blog e PRINCIPAL CANAL DE VENDA ONLINE DA SERRA GAÚCHA. Concentra as principais empresas e pacotes em um único site. CONSULTE AQUI!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO