Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Dicas de Positano na Costa Amalfitana: um passeio pela praia, restaurantes e centro

Procurando boas dicas de Positano? A cidade é um dos principais destinos da Costa Amalfitana na Itália, região classificada pela UNESCO, desde 1997, como Patrimônio Mundial da Humanidade. Junto com Amalfi, Positano é uma das praias preferidas e mais charmosas da Costa para se hospedar. E, diga-se de passagem, uma das mais caras. Destino paradisíaco de luxo, de casais apaixonados. Tanto que já atraiu pintores, escritores e celebridades. Tem um labirinto de ruelas, muitas subidas e descidas, caminhos caóticos, mas lindos. Por isso, um lugar perfeito para se perder.

Dicas de Positano

chegando em Positano

Positano foi um dos primeiros destinos que comecei a pesquisar na viagem pelo Sul da Itália. Romântico e fotogênico. Certamente, é uma praia que não pode faltar no seu Roteiro pela  Costa Amalfitana.

dicas de Positano


Dicas Positano Costa Amalfitana: como se locomover

É importante destacar a geografia de Positano: uma vila cravada em um penhasco sobre o mar. Logo, o sobe e desce por escadas e ladeiras é um desafio para o fôlego. A propósito, é praticamente impossível entrar de carro no centro de Positano ou até a praia. Por isso, o principal meio de transporte é mesmo a caminhada. Escolha um sapato confortável e pernas pra que te quero.

Como chegar a Positano

No entanto, digamos que você não está hospedado em Positano. Como chegar até lá? O transporte oficial entre as praias vizinhas da Costa Amalfitana (Amalfi, Sorrento, por exemplo) é o ônibus e táxis. Ou ainda, você pode alugar carro ou motinhos. Entretanto, já vou alertando os motoristas que alugam carro:  o estacionamento é uma missão impossível na alta temporada pela Costa Amalfitana. Jurooo! Bem complicado.

Muita gente passa o dia em Positano a partir de Nápoles. Os principais meios de transporte públicos que chegam nas praias da  Costa Amalfitana a partir de Nápoles são os transfers particulares, ônibus e, durante o verão, as balsas (o ferry) e barcos. A balsa é o trajeto mais rápido e prático para passar o dia em Positano.

+ Veja aqui todo o nosso Roteiro pela Costa Amalfitana 

dicas de Positano

A geografia de Positano cravada entre os penhascos


Quanto tempo para conhecer Positano

Em apenas um turno é possível percorrer grande parte do centro de Positano. Mas… se quiser entrar no ritmo da Costa Amallfitana, terá que ficar mais tempo por lá curtindo o “dolce far niente”, ou a “doçura de não fazer nada” – mais ou menos o que acabamos fazendo no nosso hotel, na praia vizinha de Positano, pra aproveitar cada instante do nosso “camarote para Costa Amalfitana”.

Nas principais dicas de Positano, anote: vale a pena ficar até anoitecer para curtir a movimentação alegre dos bares e restaurantes e as luzes sobre o penhasco dando um brilho especial ao destino.

igreja de Positano no centrinho agitado

Dicas de Positano: compras, o que levar de souvenir

As lojas de cerâmicas pintadas a mão, sandálias artesanais e da bebida limoncello estão por todos os cantos nas inúmeras lojas de Positano. São os principais souvenirs e dá vontade de levar tudo. Bom saber que muitas lojas de cerâmicas não permitem fotos (devem ter medo de cópia dos desenhos, sei lá).

cerâmicas Costa Amalfitana

fazendo pose em Positano com as cerâmicas

 

compras Positano

famosas Sandálias rasteiras feitas a mão de Positano

 

As cores elegantes de Positano

Minhas primeiras impressões em Positano foi de que tudo era amarelo: limão siciliano e cerâmicas. E mais: todo mundo vestia muito cor branca ou tons pastéis. Tons escuros não existem na aquarela de Positano. Então fica a dica: nada de preto na mala para Costa Amalfitana, ok? E vale para homens e mulheres. Roupas leves, linho, cores claras, enfim, Esse é o clima elegante de Positano.

Dicas de Positano: praias

Positano tem basicamente duas praias famosas: Spiaggia Grande e Spiaggia del Fornillo. Nós visitamos apenas a Spiaggia Grande que é a é praia conectada ao centrinho de Positano, logo, a mais conhecida. Olhando de longe a praia parece de areia. Mas, chegando bem perto você percebe que são pedrinhas bem pequenas. Uma dica, anote: dizem que a luz perfeita nesta praia para fotografar é ao redor das 7h30 da manhã.

Praias Costa Amalfitana

separação da praia pública (pessoas no chão)  da privada em Positano (pessoas bem sentadas, kk)

Praia pública e paga em Positano

A praia central de Positano tem área privada (ou seja, paga-se para sentar areia, usar banheiro, etc) ao lado de um pequeno espaço na areia (e lotado de turistas) de praia pública. Para sentar na primeira fila (mais perto do mar) da praia privada com guarda sol e serviço de toalha custa em média 25 euros.

a área da praia paga em Positano

Da praia de Positano, partem barcos privados (que você contrata por hora para passeios) e a balsa (ferry boat) transporte entre algumas praias e ilhas no verão como Capri, Sorrento, Amalfi.

Onde ficar em Positano

Nós ficamos hospedados em um hotel boutique na praia ao lado de Positano, chamada de Praiano (veja aqui o post). Nosso hotel oferecia a facilidade de transfer (shuttle) gratuito para Positano. Logo,  aproveitamos um fim de tarde magnífico em Positano caminhando por suas ruelas que mais parecem um labirinto em um penhasco sobre o mar. O visual é arrebatador.

Positano tem vários hotéis e aluguéis de temporada pelo Airbnb e Booking.com. No entanto, aviso que são as tarifas mais caras de toda Costa Amalfitana. Outra dica importante: é complicado entrar de carro dentro de Positano. Se tiver alugado um carro, procure hotéis pela rodovia da costa.

A seguir, deixo outros achados de hotéis que pesquisei. Não esqueça de reservar com muita antecedência se for alta temporada ou se quiser garantir bons preços.

Hotel La Conchiglia – dica econômica na Costa Amalfitana

Montemare em Positano – dica de uma amiga que amou a localização em Positano

onde ficaria Costa Amalfitana


Dicas Positano: o nosso passeio pelo centro e praia

Nós chegamos pelo alto de Positano (na parada de ônibus) com o shuttle do nosso hotel Casa Angelina. Fomos caminhando e descendo as ladeiras e escadarias até a praia. No caminho, passamos por lojas de artesanato local e pela famosa igreja local, a Chiesa di Santa Maria Assunta com construção é do século 17. Nos perdemos pelos labirintos de ruelas e seguimos o movimento de turistas que seguia até a praia.

Onde comer em Positano

É na Spiaggia Grande que se concentram os principais bares e restaurantes. Depois de descer do alto de Positano até a praia, aproveitamos alguns instante de um fim de tarde lindo. Era verão e, em torno das 18h, o sol já se escondia nos penhascos. Achamos o espetáculo tão incrível que resolvemos jantar cedo no “camarote” de Positano, o restaurante Chez Black. Fizemos reserva e sentamos em torno das 18h30. Espetáculo de vista! E nosso jantar é tema de outro post do Café Viagem, leia aqui! Um lugar que valeu cada euro investido.

Leia também:

+ como é jantar no restaurante Chez Black em Positano, à beira mar

Chez Black em Positano

Além do Chez Black, há vários restaurantes pela praia e no alto de Positano com uma vista surreal da praia (perto do ponto da parada de ônibus). À noite, Positano é pura alegria de gente caminhando pelas ruas, praias e bares. Para sorvetes, há vários locais pelo centrinho como a Gelateria Buca di Bacco e Antiga Gelateria Sorrentina 1860.

Antes de partir, ainda aproveitamos para experimentar uma taça do vinho tinto ícone da Campânia, o taurasi. Passamos por um wine bar e degustamos este vinho potente, com taninos bem presentes.

dicas Positano

Positano ao anoitecer com bares e restaurantes na praia e também no alto com vista linda

Tudo sobre o roteiro Costa Amalfitana e Puglia  no Café Viagem


+ ROTEIRO ROMÂNTICO:
Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem

+ NÁPOLES:
Pizzarias para provar em Nápoles

+ COSTA AMALFITANA:
Casa Angelina, Hotel Top na Costa Amalfitana para Lua de Mel
Roteiro Costa Amalfitana
Chez Black – jantar imperdível em Positano

+ CAPRI:
 Tudo sobre passeio de barco ao redor da ilha de Capri

 O que fazer em Capri – atrações que amamos

 Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

Praias de Capri na Itália, onde ir

+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis para roteiro romântico

Roteiro Puglia Itália – 5 dias de praias e vilarejos históricos

 

Organize sua viagem para Costa Amalfitana

Reserve o seu hotel em Positano: pesquise hotel no Booking.com com cancelamento gratuito

Alugue carro na Itália: pesquise aqui aluguel de carro nas principais locadoras

Viaje Conectado: chip internacional – 10% DE DESCONTO. Nós usamos o CHIP internacional com internet livre da PlusSim Travel em nossa viagem pela Itália. Compramos no Brasil. Facilitou bastante o uso de GPS, mapas e a nossa comunicação. Para leitores do Café Viagem, a  PlusSim oferece desconto de 10%.  Só clicar e aproveitar! Também já usamos na Europa e gostamos do Chip da Easysim4u 

Não esqueça o Seguro de Viagem – ele será cada vez mais obrigatório nas viagens para a Europa e em todo o mundo. O Café Viagem recomenda cotar nos sites  Real SegurosSeguros Promo. Ambos são confiáveis, preço bom e parcelam no cartão de crédito. 

Veja + dicas da Itália no Café Viagem

+CINQUE TERRE:
 Roteiro Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos

+EMILIA ROMAGNA:

O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice, dicas de Bologna, Parma e Modena

Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO