Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

8 dicas de vinhos Malbec brasileiros para comemorar Malbec World Day

Mais de 8 dicas de vinhos Malbec brasileiros para comemorar Malbec World Day

A uva Malbec tem origem francesa, mas ganhou fama mesmo foi na Argentina, principalmente na região de Mendoza onde é a grande estrela. E sabia que o vinho Malbec tem um dia de celebração? Sim, dia 17 de abril. A data foi criada pela Wines of Argentina, instituição que divulga o vinho argentino. E como os brasileiros amam o Malbec (uma das uvas mais consumidas no Brasil), estou fazendo uma série de 2 posts no dia de hoje com dicas de vinhos Malbec para degustar no Brasil ou, quem sabe, em uma viagem a Mendoza.

O primeiro post da série é de dicas de vinhos Malbec brasileiros. Sim, o Brasil tem Malbec, apesar de não ser a sua especialidade. Aliás, tem tintos e rosés com a uva Malbec. E quem dá as dicas deste post é o Cesar Nicolini, sommelier e diretor do querido e amado Hotel Casacurta de Garibaldi e Hostaria Casacurta na serra gaúcha. Fica a dica: o hotel está com uma promoção inacreditável durante a quarentena: voucher de 50% de desconto no valor da diária para aproveitar a partir de junho deste ano num prazo de 1 ano. Imperdível, viu! Hotel sensacional numa cidade que amooo. Para aproveitar tem que enviar email para reservas@hotelcasacurta.com.br !

vinho Malbec brasileiro

Cesar Nicolini na Enoteca do Hotel e Hostaria Casacurta

+ veja aqui o post do Café Viagem sobre o Hotel Casacurta

+ saiba neste post mais dicas de Garibaldi 

+ 9 Malbecs argentinos que você precisa conhecer

Hotel Casacurta promocao

Promo Voucher 50% de desconto no Hotel Casacurta – imperdível. Para aproveitar envie email para reservas@hotelcasacurta.com.br

A seguir, as dicas de vinhos Malbec brasileiros que foram retiradas da Live que fiz com o Cesar Nicolini no perfil do Instagram @cafeviagem no dia 16/04. Segundo ele, é preciso entender que o Malbec brasileiro e o argentino são distintos. Ou seja, não tem encontrar no Malbec brasileiro o vinho Malbec que você tanto ama da Argentina. Certo?

 

8 dicas de vinhos Malbec brasileiros

por Cesar Nicolini,  sommelier Hotel e Hostaria Casacurta

 

 

1. Malbec Orgalindo Bettú, Garibaldi RS

Poucos conhecem a vinícola, pois a venda dos rótulos e visita só abriu pouco antes da quarentena começar. Temos um post no blog Café Viagem bem completo sobre a nossa visita e degustação na Orgalindo Bettú. O Malbec de Orgalindo Bettú não é barato, mas tem uma qualidade incrível segundo Cesar Nicolini que indica para uma ocasião especial. Eu provei o Cabernet Franc 2013 e fiquei encantada, bem como o Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Orgalindo Bettú trabalhou 16 anos como enólogo-chefe da renomada vinícola Vila Francioni de Santa Catarina – fundada pelo empresário Dilôr Freitas. Atualmente, Bettú e sua esposa estão tocando sua própria vinícola no interior de Garibaldi que já tem vinhos engarrafados desde 2006.

Orgalindo Bettu Garibaldi

Orgalindo Bettú de Garibaldi

2. Malbec Vintage Don Guerino, Alto Feliz RS

Um campeão de vendas na Hostaria Casacurta, este vinho Malbec é muito apreciado por quem frequenta o restaurante do Cesar. O enólogo, Bruno Motter, estudou em Mendoza e trouxe de lá, além do conhecimento, a paixão pelo Malbec expressa neste vinho. No desenho do rótulo, está o carro que Bruno andava em Mendoza. Preço médio: R$ 67. Um Malbec mais encorpado, aromas frutados. 100% Malbec. Passagem de 6 meses por carvalho francês.

Notas de Degustação do produtor: coloração vermelho rubi com reflexos violeta. Aromas de frutas vermelhas, amora, ameixas, toque floral e especiarias. Em boca apresenta-se equilibrado, potente, e com longa persistência.

+  Leia aqui mais sobre a vinícola Don Guerino de Alto Feliz

 

vinícola Don Guerino Malbec

Malbec Don Guerino

3. Malbec Vaccaro Colllina D’Ouro, Garibaldi RS

Uma cor quase de um vinho Pinot Noir, segundo o sommelier Cesar Nicolini. Boa acidez, equilibrado, bons aromas. Vale a pena experimentar. E tem bom custo-benefício, entre 50 e 60 reais. Envelhecimento de 4 meses em barrica de carvalho.

No final de 2019, provei o Rosé Malbec da vinícola e adorei. Foram apenas 350 garrafas e a nova produção está sendo super aguardada para 2020.

Notas de Degustação do produtor: coloração vermelha rubi. Aromas de frutas silvestres vermelhas maduras, cereja, amoras pretas, algo lembrando especiarias e café. Vinho redondo, taninos suaves, adocicados, médio teor alcoólico. Elegante, bom corpo, afinado, acidez equilibrada, harmônico. Graduação alcoólica: 12,5 %.  Harmonização: carnes vermelhas assadas, queijos de massa semi-dura, embutidos, massas, pizzas, frango recheado ao forno.

+ Leia aqui o post sobre a vinícola Vaccaro no Café Viagem

Vaccaro Vinhos

4. Reserva Malbec Don Laurindo – Vale dos Vinhedos, RS

Uma linda vinícola e com muita tradição familiar no Vale dos Vinhedos.

Notas de Degustação do produtor: coloração vermelho rubi. Aroma frutado, ressaltando frutas vermelhas maduras. A integração com o carvalho torna o vinho complexo, com notas que remetem a cacau e baunilha.
Avaliação Gustativa: Apresenta taninos redondos, com boa estrutura e persistência. Passa por barrica de carvalho por 9 meses. Graduação alcoólica: 12 %.  Harmonização: Acompanha pratos de sabor médio e acentuado.

malbec brasileiros5 . Malbec Almaúnica – Vale dos Vinhedos RS

Malbec elaborado com uvas provenientes de um único vinhedo, 100% Malbec. Maturação em 18 meses em barris de carvalho 50% franceses e 50% americanos.

Notas de Degustação do produtor: 
 cor vermelha violácea, profunda e viva. No aroma apresenta frutas vermelhas e negras como cereja, cassis e amoras, integrados com aromas de baunilha e chocolate. No paladar tem boa estrutura de taninos macios e muito bem equilibrados. Harmonização: carnes grelhadas, paleta de cordeiro e suflê de espinafre.

vinhos Malbec brasileiros

6. Larentis Malbec, Vale dos Vinhedos, RS

Vinho da Família Larentis, elaborado somente em safras especiais para  vinhos longevos. 

Notas de Degustação do produtor: vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, excelente transparência e brilho. Notas de frutas vermelhas, torrefação e chocolate com boa intensidade. Vinho equilibrado com bom volume de boca e persistência.

vinhos Malbec brasileiros

7. Malbec Lídio Carraro – Vale dos Vinhedos, RS

Vinho com bom custo-benefício, em torno de R$ 60. Vem dos vinhedos de Encruzilhada do Sul (RS). Gastronômico e bom frescor. Tem para vender no site da vinícola

Notas de Degustação do produtor: coloração vermelho púrpura com reflexos violáceos. No nariz, intenso, maduro e frutado. Notas de frutas pretas como ameixa, amora e mirtilo e um toque floral, típico desta uva no terroir da Serra do Sudeste. Paladar cativante e vigoroso. Ótimo volume de boca e agradável frescor. Taninos macios, retrogosto frutado, longo e saboroso. Harmonização: churrasco e carnes vermelhas em geral, grelhados e massas com acompanhamento a base de cogumelos e queijos de média à longa maturação. Álcool: 13,0% Vol

8. Vinhos Malbec brasileiros Rosés 

Gosta de vinho Rosé?  Prove os Malbecs Rosés brasileiros:

Sinais Malbec Rosé da Don Guerino

Espumante Malbec Rosé método charmat  da Don Guerino

Rosé Malbec Vaccaro 

Malbec Brasil

Mais dicas vinhos brasileiros e enoturismo no Café Viagem

Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos

Pizzato Vinhas e Vinhos 

Wine Garden Miolo

Vinícola Courmayeur com experiência Cela da Cave

Toda a  experiência do Curso de Sommelier na Serra Gaúcha

Concurso de Espumantes Brasileiros 2019 

Destaques Vinhos Brasileiros na Feira Wine South America 2019

16 motivos para visitar a Capital do Espumante – cidade vizinha de Bento, Garibaldi

Passeio Rota Turística  Vale do Rio das Antas

Roteiro Vale dos Vinhedos de carro – vinícolas, onde comer e atrações

8 roteiros românticos na serra gaúcha

15 comidas típicas para provar na serra gaúcha

 

 

 RESERVE AQUI O SEU HOTEL OU POUSADA  EM BENTO GONÇALVES VALE DOS VINHEDOS 

Mais dicas da serra gaúcha

INSTAGRAM:
Procurando mais dicas da serra gaúcha?
Então acompanhe os perfis  @amoserragaucha e @cafeviagem no Instagram

PODCAST
Além do Instagram, temos uma série para ouvir em Podcast com muitas dicas do Vale dos Vinhedos e de toda a serra.
Veja todos os episódios que já foram publicados em www.cafeviagem.com/podcast-amo-serra-gaucha/

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO