Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas Ilha da Madeira: o que fazer, onde comer e ficar

Dicas Ilha da Madeira – por Guilherme Luz

As dicas da Ilha da Madeira deste post são de Guilherme da Luz que já morou em Londres, Praga e, atualmente, vive em Lisboa. Viaja frequentemente para ilha da Madeira para passar férias e curtir a natureza.

Fotos e textos por Guilherme da Luz

Popular entre pensionistas ingleses e europeus, mas muito procurado por turistas que buscam conhecer sua natureza e também suas famosas ‘levadas’ com vários níveis de dificuldade. Cercada por praias, piscinas naturais e com uma vista montanhosa: é assim que eu posso descrever um pouco da Ilha da Madeira em Portugal.

Dicas Ilha da Madeira

passeio de barco na Ilha da Madeira


Onde fica a Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira está localizada no Oceano Atlântico e com pouco mais de 250 mil habitantes, esse é um destino para quem quer descansar e fugir da agitação de grandes cidades turísticas. Se está viajando pela Europa e vai passar por Portugal, eu recomendo que inclua esse destino no seu roteiro de viagem.

A Ilha da Madeira tem pouco mais de 57 km de comprimento e 22 km de largura, sendo que daria para conhecê-la em um único dia, só que eu recomendo que fique cerca de 5 dias, pois assim poderá aproveitar tudo ao máximo.

Foto: Guilherme da Luz @westie_matilda

Como chegar à Ilha da Madeira

Se você aceitou a minha dica e está pensando em visitar a Ilha da Madeira, saiba que não existe voo direto para lá. Será preciso ir até Lisboa ou Porto e então pegar um voo pela TAP ou Easyjet que vai até Funchal, dentro da ilha. No primeiro caso, o voo dura cerca de 1h20. Já no segundo, a viagem é um pouco mais demorada, cerca de 2h.

Quem já está em uma das ilhas do arquipélago, pode optar pelo trajeto de barco. Ele é comum entre a Ilha do Porto Santo e a Ilha da Madeira.

O que fazer: Dicas Ilha da Madeira

Mesmo quem fica mais de uma semana no local terá muitas opções de passeios e locais para conhecer. Se você der alguns passos já verá uma possibilidade. A verdade é que existem passeios para todos os gostos. Eu separei alguns deles para que possa conhecer. A seguir, listei os meus preferidos.

dicas ilha da madeira


1. Cabo Girão Ilha da Madeira(Miradouro)

O Cabo Girão também é chamado de Miradouro, sendo formado por uma massa de terra que se estende até o mar e dá uma vista panorâmica da ilha. Por lá você vai encontrar muitos turistas que querem registrar a vista incrível, mas, atente-se ao horário de funcionamento, pois à noite o local está fechado.

2.  Passeio de barco na Ilha da Madeira

Se você está em uma ilha, não tem como esquecer do oceano. Eu fiz um passeio de barco e pude ficar bem perto dos golfinhos. Tem muitos barcos que ficam no porto e oferecem esse passeio. O que eu fiz era guiado por uma bióloga que nos ensinava sobre as espécies marinhas. Durante o passeio, descobri que não tem uma rota definida, eles vão onde os animais são avistados e possuem um tempo limite para ficar no local.

 

3. Visitação da Old Town – Centro de Funchal – Cidade Velha

Funchal é a maior cidade da ilha e onde se concentra a maioria dos hotéis e restaurantes, por isso, por lá existem muitos turistas. Aqui também vale a pena fazer umas comprinhas.

 

4.  Passeio de Van – West Tour Madeira (Lido Tour)

O transporte público até existe por lá, mas os ônibus são bem restritos e passam em poucos horários. O melhor mesmo é fazer um tour. Existem vários roteiros que as agências oferecem. Eu fiz alguns com a Lido Tour. Em um deles conheci a Câmara dos Lobos e Cabo Girão. Em outro, para o norte da Ilha visitei as Grutas de São Vicente, a Northern Milling Company que produz rum e no final passamos em um miradouro na cidade de Machico. Nos dois casos, os passeios são extensos e existe uma parada para o almoço.

5. Levada de São Lourenço (e outras levadas)

As levadas são os canais de irrigação que contornam as montanhas e vales e podem ser encontrados por todos os lugares. Só passei por algumas delas e encontrei uma paisagem belíssima. Todos falavam que a Levada de São Lourenço era a trilha mais bonita e realmente eles tinham razão. Ela não é difícil e fica em uma área de preservação ambiental com vegetação rasteira. Recomendo que faça esse passeio em um dia de maré baixa para visitar a Prainha.

Além dela, é possível também visitar a levada dos Cedros que permite um contato com a natureza e com quedas d’água. O caminho é considerado fácil. Para quem tem mais preparação, pode optar pela Levada da Ribeira da Janela, um passeio com algumas cavernas e uma vista rochosa no final.

Dicas Ilha da Madeira

Foto: Guilherme da Luz (Levada Ponta de São Lourenço)

6.  Câmara dos Lobos

A Câmara dos Lobos é uma cidade no lado sul da ilha e foi nela que morou João Gonçalves Zarco, o descobridor da ilha, e Winston Churchill. Por lá pude conhecer um pouco do patrimônio histórico da Ilha da Madeira visitando a igreja de São Sebastião. Há ainda outras coisas que pode ver, como o barco dos pescadores com suas pinturas peculiares e o Pico da Torre que permite ter uma visão de cima da ilha.

 

Onde comer na Ilha da Madeira

Uma hora você terá que parar para comer, mesmo que a vontade seja andar e andar para conhecer ainda mais a cidade. Algumas especialidades da gastronomia da Madeira são: anonas, bolo de caco, atum, lapas, espetadas, milho frito, espada (peixe), bolo de mel, batatas doces e carne vinha d’alhos (carne de porco marinada). Tenho algumas dicas de restaurante que indico abaixo…

Restaurante Tokos Funchal

O Tokos Funchal fica em Funchal e o ambiente é super convidativo. Lá eles servem uma comida típica europeia, mas também existem algumas opções vegetarianas e sem glúten.

Restaurante O Garrafão

Ele é bem localizado, no centro de Funchal, e um dos pratos mais pedidos no local é o peixe Espada com banana. O sabor é delicioso e o peixe é bem fresquinho, pescado na própria ilha.

Restaurante Casa do Farol – Câmara dos lobos

Quem está em Câmara dos Lobos pode fazer uma refeição maravilhosa. O local é muito conhecido por suas tapas, mas os frutos do mar também são famosos.

Onde comer na Ilha da Madeira

Restaurante O Garrafão

Onde ficar na Ilha da Madeira

Depois de passear e comer, precisa descansar para repor as energias, então aqui vão algumas dicas de onde se hospedar.

Cliff Bay Hotel 5*

Essa é uma opção luxuosa e muito agradável que garante ao hóspede uma vista incrível. Lá quartos são muito bem equipados e possuem uma varanda com uma vista linda. O hotel possui estrutura de lazer completa, SPA e restaurante com estrela Michelin. Para tarifas e reservas, clique aqui!

Pestana Village

Esse é um hotel 4 estrelas que fica localizado dentro de um jardim e perfeito para as férias. O legal é que eles aceitam animais de estimação como hóspedes. Para tarifas e reservas, clique aqui!

 

Hotel na Ilha da Madeira

Hotel Cliff Bay (Suite Presidencial) – foto Guilherme Luz

 

Então, depois de conhecer um pouco sobre a Ilha da Madeira, posso dizer que o passeio vale a pena. Aliás, já estou pensando em quando vou lá de novo. Ah, e não pode se esquecer de cuidar da saúde, afinal, um lindo lugar como esse precisa de máxima atenção e qualquer problema de saúde vai atrapalhar. Conforme o site da Euroclinix, os problemas mais comuns dos viajantes são a malária, cinetose, enjoo de altitude e jet lag, então fique atento a eles.

Depois disso, é só aproveitar as dicas e curtir o passeio.

Guilherme da Luz que atualmente mora em Lisboa.
Viaja frequentemente para ilha da Madeira para passar férias e curtir a natureza

 

Vinhos da Madeira – por Alexandra Aranovich do Café Viagem

Na Madeira existem vinhos fortificados (doces). A casta Sercial é utilizada para vinhos secos. E a Verdelho é uma uva branca que produz alguns dos melhores vinhos da Madeira, utilizada para vinhos meio secos. Dá origem a vinhos aromáticos e bem equilibrados. Ela combina com a Malvasia Fina, dando origem a um vinho com frescura moderada e suave.  Já a uva Boal (Bual) é considerada a melhor para vinho meio doce. A Tinta Negra é a que produz vinho da Madeira em todos os níveis de doçura. Dica: experimente vinhos doces com pratos adocicados e sobremesas!

Alguns especialistas indicam que os vinhos da Madeira estão em extinção pois o território é minúsculo e cada vez mais caro de se cultivar uvas. Ou seja, se tiver a oportunidade, deguste os vinhos da região que são raridade.

Rota dos Vinhos

Para mais informações sobre a Rota dos Vinhos da Madeira acesse: www.facebook.com/VinhoMadeiraWine

vinhos da Madeira

vinhos da Madeira, foto Facebook www.facebook.com/VinhoMadeiraWine

SAIBA MAIS

Ilha da Madeira
Portugal – Europa
Site oficial de turismo: www.visitmadeira

Pesquise outros destinos e dicas da Europa no Café Viagem

ALEMANHA
BÉLGICA
ESPANHA

INGLATERRA
HOLANDA
PORTUGAL
REPÚBLICA CHECA
SUÍÇA     


GUIAS EUROPA – séries especiais

——– ALEMANHA

Guia Colônia – Alemanha
Guia Munique – Alemanha
Guia Nuremberg – Alemanha
Roteiro Stuttgart – Alemanha
Roteiro Alemanha  

——– SUIÇA

Suíça – swiss experience
Guia Genebra – Suíça 
Guia Lausanne – Suíça 

——– ITÁLIA

Emilia Romagna – Itália
Liguria e Cinque Terre – Itália 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Em Lisboa, bem no meio da Rua Augusta pude provar na Casa do pastel de Bacalhau o bolinho recheado com queijo da serra da estrela, HARMONIZADO com um vinho branco da madeira, que delícia, é uma combinação perfeita!

DEIXE SEU COMENTÁRIO