Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dicas de Jericoacoara no Ceará – post índice

Este post reúne nossas principais dicas de Jericoacoara no Ceará. O destino é um dos pontos altos da ROTA DAS EMOÇÕES no nordeste do Brasil. Abaixo, você encontra um roteiro para pesquisar e organizar a sua viagem. Amei o destino e recomendo a dois ou em família. É um paraíso. Boa pesquisa, bons planos e boa viagem!

Jericoacoara Dicas d

 

SOBRE JERICOACOARA

Situada a 300 km de Fortaleza no Ceará, a praia de Jericoacora foi, em 2013, transformada em Parque Nacional, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. É um dos destaques da Rota das Emoções (rota que une os principais roteiros turísticos do estados vizinhos do Ceará, Piauí e Maranhão). Há mais de 20 anos, Jericoacora era apenas uma aldeia de pescadores isolada do mundo. Um vilarejo que segue com um ritmo muito particular e tranquilo, totalmente pé na areia. Praia de ventos perfeitos para a prática do kitesurfe e windsurf.

Ficou famosa no exterior em 1994 quando o jornal americano Washigton Post destacou a vila como uma das dez praias mais bonitas do mundo. Outros sites também destacaram sua beleza e fizeram de Jeri uma das praias mais famosas do Brasil. Atualmente, tem excelente estrutura hoteleira, restaurantes e serviços turísticos. A nossa estada foi de dois dias. Mas recomendo no mínimo 4 dias para aproveitar bem e desacelerar e entrar no ritmo particular desse paraíso.

 Lagoa do Paraíso Jericoacoara

A famosa Lagoa do Paraíso que junto com a Duna do pôr do sol são 2 atrações imperdíveis de Jeri


ÍNDICE DE POSTAGENS DO CAFÉ VIAGEM

COM DICAS DE JERICOACOARA

 

⇒  ONDE COMER EM JERICOACOARA  restaurantes e comidinhas

⇒ DUNA DO PÔR DO SOL – O CARTÃO POSTAL DE JERICOACOARA

 LAGOA DO PARAÍSO –  atração imperdível em Jericoacoara

DICA DE POUSADA EM JERICOACOARA: MAXITÁLIA 

O PASSEIO DE BUGGY EM JERICOACOARA : Pedra Furada, Lagoas, Preá

 2 PARAÍSOS DO KITESURF E HOSPEDAGEM NA ROTA DAS EMOÇÕES: pousada em Jericoacoara (CE) e Barra Grande (PI)

⇒  ROTEIRO –  o roteiro completo de Jericoacoara e da Rota das Emoções : Ceará, Piauí e Maranhão

 

Dicas Jericoacoara (10)

A rua principal de Jeri é assim, de areia !

A rua principal de Jeri é assim, de areia !

 DICAS DE JERICOACOARA – PRINCIPAIS ATRAÇÕES

1. Pôr do Sol na Duna

2. Curtir a Praia de Jeri

3. Percorrer Rua Principal e Beco do Forró e  Beco do Guaxelo

4. Skibunda e passeio a Tatajuba (para ver cavalos marinhos)

5. Aula de de Kitesurf ou Windsurf

6. Curtir Stand Up ou caiaque nas Lagoas

7. Visitar a Pedra Furada de charrete ou de bugy

8. Roda de capoeira no fim de tarde ou aula

9. Tour de Buggy : inclui Lagoa do Paraíso, Árvore da Preguiça, Lagoa do Coração, Lagoa Azul e Preá

10. Almoço e uma tarde na Lagoa do Paraíso

11. Fim de tarde a cavalo na praia

A atração principal de #Jericoacoara : o pôr do sol da Duna ☀️#RotaDasEmoçoes #Ceara #Jeri

A photo posted by Café Viagem (@cafeviagem) on


UM PANORAMA GERAL DE JERICOACOARA

Como chegar em Jericoacoara

Grande parte dos turistas vem de Fortaleza, a 300 km de Jericoacora. A viagem até Jeri dura por volta de 4 horas e, normalmente, é feita em duas etapas: a primeira em ônibus ou vans pela rodovia; a segunda, a partir de Jijoca onde é feita a troca do transporte para uma jardineira (veículo com tração 4×4) que percorre uma estrada entre as dunas até o Parque Nacional de Jericoacoara. Somente carros autorizados podem entrar no vilarejo de Jericoacora.

As emoções da estrada pelas dunas para chegar em Jeri

As emoções da estrada pelas dunas para chegar em Jeri

Para o transporte seguro até Jeri indico a Jeri Viagens e Jeri Dunas Off Road. Para os passeios, indicamos tanto a Jeri Viagens como a Cooperativa dos Bugueiros de Jericoacora.

Jericoacoara-Por-do-Sol-6

Quando ir e quantos dias em Jericoacoacara

Como a viagem até Jeri é longa (4 horas a partir de Fortaleza), o ideal é ter no mínimo 4 dias inteiros para curtir bem a região. Muita gente aproveita e segue viagem pela Rota das Emoções, roteiro que integra outros dois santuários ecológicos: o Delta (no Piauí) e os Lençóis (no Maranhão). Feriados e fim de ano são períodos de altíssima temporada. No inverno, as lagoas ficam bem cheias e ideais para banho. Setembro é o mês dos ventos. Entre fevereiro a maio, é a época das chuvas.

Dicas Jericoacoara (7)

 

Onde ficar em Jericoacoara – hotéis e pousadas

Fiquei hospedada na MAXITALIA , pousada que RECOMENDO FORTEMENTE. Apesar de não estar na beira da praia, oferece piscina, estrutura charmosa e quartos confortáveis. E ainda, por um excelente custo-benefício. Para quem quer mais facilidades para crianças, sugiro a estrutura da  MY BLUE HOTEL, situada na beira da praia. Para quem procura luxo (com certo ar rústico e autêntico), indico o RANCHO DO PEIXE, ESSENZA HOTEL , CASA DE AREIA, CHILI BEACH BOUTIQUE ou a JERIBÁ

Rancho do Peixe Prea d13


Compras e Souvenirs em Jeri

Grande parte das lojinhas se concentram na Rua Principal de Jeri, na beira da praia e no Beco do Guaxelo. Abaixo, alguns itens que me apaixonei e recomendo levar na mala:
-lustres de escamas de peixe
-redes
-artesanato
-cerâmica típica
-artigos esportivos de kite e windsurf

Dicas Jericoacoara (14)

 

Um pouco mais sobre Jericoacoara

Não há asfalto ou semáforos em Jeri, também não há postes e fios de luz (a rede elétrica é subterrânea). À noite, são as estrelas e a lua que ajudam a iluminar a poesia da aldeia junto com o lustre, feito por artesões locais, de escamas de peixe Cumurupim, uma marca registrada de Jeri.

Jericoacoara-Por-do-Sol-10

Além da praça principal, as ruas e becos do comércio, serviço e da cena gastronômica são: Beco do Forró, Rua Principal, Rua Santo Antônio e Beco do Guaxelo. Há um número impressionante de espécies de aves e um ecossistema riquíssimo na região. É possível sentir a energia contagiante. Desacelerar é a palavra de ordem. Abraçar a natureza, algo imprescindível.

Dicas Jericoacoara (12)

 

MATÉRIAS QUE ESCREVI SOBRE JERI PARA OUTRAS PUBLICAÇÕES:

No Caderno Viagem do Jornal Zero Hora 

Na Revista Like Magazine sobre Jericoacoara em Família

 

SAIBA MAIS

 

SOBRE JERICOACOARA – CEARÁ
Jericoacora é uma praia cdo nordeste om dunas e lagoas. Uma aldeia paradisíaca no Ceará, a 300 km de Fortaleza. Faz parte da Rota das Emoções. Um roteiro que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão. MAPA

SOBRE A ROTA DAS   EMOÇÕES


Jeri faz parte da Rota das Emoções, um roteiro criado em 2005 para integrar as principais atrações turísticas e belezas naturais de 3 estados do nordeste brasileiro : Ceará, Piauí e Maranhão. O destaque vai para 3 santuários ecológicos: o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão). No total, a rota passa por 14 municípios.

 

⊗  SITES DE PARCEIROS DO BLOG PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM A JERI 

RESERVE O SEU HOTEL OU POUSADA EM JERI PELO BOOKING.COM | facilidade de ofertas nas tarifas e cancelamento grátis na maioria dos quartos 

SEGURO VIAGEM   | site de confianças que busca as melhores ofertas das melhores empresas de seguro de viagem

ALUGUEL DE CARRO COM A RENTAL CARS |  site que faz a busca, entre as melhores locadoras de veículos, e indica o melhor preço

 

* A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. Entretanto, as dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão da autora.
© Todos os direitos reservados.

no seu email

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO