Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dona llka – a mestre-cuca de Gramado

Procurando uma cuca em Gramado para provar e se encantar? Uma original? É a cuca da Dona Ilka. Para começo de conversa, para quem não sabe cuca é um pão doce de origem alemã, produzido com uma camada de frutas, cobertura de farofa doce e preparada de forma artesanal e sem conservantes. E onde encontrar as melhores? Em algum lugar “secreto” da Serra Gaúcha como na casa da Dona Ilka.

cuca alemã legítima da Dona Ilka de Gramado

cuca alemã legítima da Dona Ilka de Gramado

Situada próxima ao Hotel Alpestre, na avenida das Hortênsias em Gramado, está a casa dessa senhora alemã por volta de seus 80 anos. Dona Ilka vende a cuca original feita em casa. É só bater na porta e esperar pela próxima fornada. Dona Ilka é uma espécie é a própria “mestre cuca”!

casa da Dona Ilka que produz as cucas nos fundos.

casa da Dona Ilka que produz as cucas nos fundos.

Procure pela plaquinha“Cuca Caseira”. Pronto, bata palmas em frente à casa e torça para que Dona Ilka ainda esteja preparando as cucas nos fundos de casa. Morango, uva, leite condensado, ricota … tem vários sabores. Quentinhas e fumegantes. Ótimas para fazer um piquenique no Lago Negro ou no quarto do hotel. Provei a de uva e de ricota. Uma delícia. Impossível descrever o cheirinho daquela simples cozinha. Impossível, também, descrever a dedicação de Dona Ilka com o preparo de sua habilidade culinária.

cozinha de Dona Ilka

cozinha de Dona Ilka


SAIBA MAIS
Cuca caseira da Dona Ilka
Av. das Hortênsias, 255 Gramado | RS
Somente sextas e sábados.

+ DICAS DE GRAMADO E CANELA


7 endereços de comida alemã na Serra Gaúcha

Almoço alemão do Hotel Ritta Röppner – um almoço típico e especial em Gramado.

3 lugares gourmets
para apreciar a vista da Catedral de Pedra de Canela. 

Veja aqui o nosso post índice com tudo sobre Gramado e Canela

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá, agora com essa chuva e frio deu vontade de comer cuca, essa então. Parabéns pelo trabalho e pelas dicas.

  • Olá, gostaria de saber a media dos valores da cuca. Simplesmente amo cuca.

  • Oi Alexandra! Estarei em Gramado em Dezembro depois de pesquisar várias dicas de lugares para visitar em Gramado e fiquei simplesmente apaixonada pela história da D. Ilka e morrendo de vontade de provar as cucas!! O post é um pouco antigo, então sabe dizer se ainda são vendidas até hoje?
    Parabéns pelo blog, está me ajudando muito a planejar minha viagem. :)

DEIXE SEU COMENTÁRIO