Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro de Düsseldorf – um passeio completo de bike às margens do Reno

O post  ” roteiro Düsseldorf” pincela as principais atrações que fiz nessa charmosa cidade da Alemanha, vizinha  de Colônia. Aliás a cidade está a pouco mais de 40km de Colônia e divide com sua vizinha a paixão pelo Rio Reno. Düsseldorf é a capital da Renânia do Norte-Vestfália e tem o título de metrópole fashion do país, além de ser considerada um centro da moda em toda a Europa realizando uma das maiores feiras do mundo no setor. Depois de conhecê-la, para mim, Düsseldorf podia ser também a metrópole do charme, da elegância, do alto astral. Impossível não cair de amores por uma cidade tão bonita e com um visual fantástico.

Dusseldorf by bike

Dá para ver que eu aproveitei, não é?

Faça chuva ou faça sol, dá para ver que eu aproveitei, não é?

Uma curiosidade sobre Düsseldorf : é a terra de Wim Wenders, Claudia Schiffer, Karl Lagerfeld, Heidi Klum, Boris Becker entre outros famosos. Assim como Colônia, a atmosfera contagiante da capital alemã da alta costura está concentrada na passarela às margens do Rio Reno e em suas praças centrais: Stiftsplatz, Marktplatz , Burgplatz, RauPlatz, Carlsplatz. A cidade também tem inúmeros museus e galerias. Alguns dos mais famosos, são o Museu Kunstpalast e o KIT (Kunst im Tunnel)Abaixo, um roteiro de bicicleta para conhecer a cidade em 1 ou 2 dias. Parte desse trajeto foi feito na companhia de uma guia local (do escritório de turismo de Düsseldorf, veja aqui). Caso prefira, saiba que é tranquilo fazer o mesmo roteiro de transporte público ou caminhando. Iniciamos o nosso passeio por volta das 9 horas da manhã!

Clique no mapa e confira nosso trajeto e paradinhas especiais com endereços

Clique no mapa e confira nosso trajeto e paradinhas especiais com endereços

Pelas margens do Reno, Düsseldorf tem muitos recantos especiais para caminhar ou pedalar!

Pelas margens do Reno, Düsseldorf tem muitos recantos especiais para caminhar ou pedalar!

 

 

1.  I N F O R M A Ç Õ E S   T U R Í S T I C A S   – O INÍCIO

Em qualquer cidade da Europa, um bom ponto de partida é o centro de informações turísticas. Em Düsseldorf, o posto de informações turísticas está situado em duas áreas bem distintas e centrais: em Altstadt (Cidade Velha, centro histórico) e ao lado da estação central de trem (confira logo abaixo os endereços). Pegue o mapa, as informações necessárias e, se for preciso, agende um tour com guia local por uma ou duas horas (em grupo ou privado – veja aqui). Existe a possibilidade de fazer o tour no ônibus turístico (HopOn HopOff) que dá uma boa noção da cidade e custa por volta de 11 euros (veja aqui mais detalhes!). A minha recomendação é o passeio de bicicleta pois a cidade é plana e uma delícia de pedalar pelas margens do Reno. Eu aluguei a minha bicicleta no hotel onde fiquei hospedada ( confira aqui o hotel). Mas você pode pedir ajuda para alugar direto com o pessoal do centro de turismo.

ENDEREÇO CENTRO DE INFO TURÍSTICAS DÜSSELDORF:
*Ao lado da estação central de trem:
Immermannstraße 65 b. Aberto de segunda a sábado.
*No centro histórico de Altstadt: Marktstraße/corner Rheinstraße. Aberto todos os dias

O post de informações turísticas em

O post de informações turísticas e lojinha em Marktstrasse

A charmosa rua de Marktstraße (Marktstrasse) merece um passeio

A charmosa rua de Marktstraße (Marktstrasse) merece um passeio

 

2.  P O N T O    DE   P A R T I D A :  A L T S T A D T

É interessante iniciar o roteiro pela manhã a partir da CIDADE VELHA (ALTSTADT). Comece pela BASILICA DE ST.LAMBERTUS (Stiftsplatz 7) e vá até o coração da cidade, a Burgplatz (uma das praças principais da cidade às margens do Reno). Bateu a vontade de tomar um café?  Faça um pit-stop no Schwan Altstadt (Mühlenstraße 2) e recupere as energias nesse ponto estratégico e muito apreciado pelos locais. Aliás, prepare-se. São muuuitos locais gourmets para fazer um descanso saboroso no percurso. Estacione a bike (será necessário cadeado!) e caminhe pela rua Bergerstraße. É preciso visitar duas lojas de souvenirs ícones da cidade. A primeira é a  LÖWENSENF (Bergerstraße 29) – loja de mostarda fundada em 1903. Faça a degustação ao fundo da loja. A outra, é a bebida símbolo (além da cerveja Altbier, é claro) de Düsseldorf, o KILLEPITSCH (Flinger  1)- espécie de licor de ervas. As duas lojas são bem próximas uma da outra.

Iniciando o percurso pela Cidade Velha (Alstadt), seus marcos e praças

Iniciando o percurso pela Cidade Velha (Alstadt), seus marcos e praças

Cidade Velha e a Burgplatz vistas da outra margem do Rio

Cidade Velha vista da outra margem do Rio

Dusseldorf Altstadt

Esse potinho de mostarda é um dos ícones de Düsseldorf ! Leve na mala

Esse potinho de mostarda é um dos ícones de Düsseldorf ! Leve na mala

Depois da cerveja Alt, a bebida oficial de Düsseldorf: Killepitsch

Depois da cerveja Alt, a bebida oficial de Düsseldorf: Killepitsch

No verão, há muita animação e barcos às margens do Reno na Rheinuferpromenade

No verão, há muita animação e barcos às margens do Reno na Rheinuferpromenade

 

 

3.   CA F É   E   S U C O    E M    M A R K T  A M    C A R L S P L A T Z

Na área central e histórica, a feirinha de MARKT AM CARLSPLATZ” merece uma visita. Foi por lá que tomei um café (KAFFEE REICH) e um suco natural delicioso (bem ao lado da banca do café). Outra parada obrigatória por essa região é a concorrida e perfumada casa de pães HINKEL (Hohe St 31 e Mittelstraße 25). A padaria é quase ao lado da feira e vale a visita.

A feirinha de Carlsplatz tem vários segredinhos gourmets, bom café, excelentes sucos e würsts

A feirinha de Carlsplatz tem vários segredinhos gourmets, bom café, excelentes sucos e würsts

A padaria Hinkel, bem próximo à feira, é um achado! Vá nem que seja para sentir o aroma da casa

A padaria Hinkel, bem próximo à feira, é um achado! Vá nem que seja para sentir o aroma da casa

 

4.   D E  A L T S T A D   A O    B A I R R O  D E   M E D I E N H A F E N

Se não estiver de bicicleta, você também pode caminhar pela “Rheinuferpromenade” (a passarela à beira rio). É claro que de bike é mais tranquilo, mas muita gente faz o trajeto de ALTSTADT (Cidade Velha) até o centro moderno de MEDIENHAFEN (o Bairro da Mídia) a pé. No caminho, você vai cruzar por atrações como o museu contemporâneo KIT (com um café perfeito para um pit-stop com vista para o rio), os prédios conceito (tortos e ultradivertidos) do arquiteto FRANK GEHRY, além de cervejarias, esculturas, jardins, restaurantes e bares. No Bairro da Mídia (MedienHafen) estão localizadas agências de publicidade, escritórios de design, arquitetura arrojada e hotéis conceito. A caminhada por lá é uma delícia. Prepare a câmera para muitos clics!

Em frente ao FilmmMuseum, uma ruela imperdível para pedalar e se apaixonar: CitadellStraße

Em frente ao FilmmMuseum, uma ruela imperdível para pedalar e se apaixonar: CitadellStraße

Passando pela Torre da TV e pelos prédios tortos de Frank Gehry

Passando pela Torre da TV e pelos prédios tortos de Frank Gehry

predios Frank Gehry

Nem parecem de verdade esse prédios, concorda? É demais!

Chegando em no moderno bairro de MedienHafen (ao fundo, o prédio do Meliá)

Chegando ao moderno bairro de MedienHafen

arquitetura arrojada e divertida !

arquitetura moderna com interferências divertidas !

 

5.  P A U S A   P A R A   C U R T I R   A   V I S T A   D A   C I D A D E

Para ter uma vista de tirar o fôlego da cidade, há três opções distintas no trajeto entre Altstad e Medienhafen. A primeira, e mais turística, é o visual panorâmico da torre da TV (RHEINTURM| Stromstraße 20). As outras, estão localizadas na área de MedienHafen: o café-bar do 16o andar do HOTEL MELIÁ e no bar-iglu “PEBBLE”, no terraço do hotel Hyatt. Eu estacionei minha bike e fui tomar algo no bar Pebble onde tirei as fotos abaixo. Era quase uma hora da tarde quando sentamos por lá.

O hotel Hyatt ao fundo e à frente o bar-iglu Pebble onde nos sentamos para admirar a vista

O hotel Hyatt ao fundo e a frente o bar-iglu Pebble onde nos sentamos para admirar a vista

Curtindo...

Curtindo…

a vista do local...

a belíssima vista do local…

 

6.  A L M O Ç O   B A R A T O   E M   M E  D I E N H A F E N 

Há muitas opções em Medienhafen para comer. Por lá, você vai encontrar executivos almoçando e será mais fácil e gostoso se misturar com os locais. Eu tinha duas dicas: o mais sofisticado (e bem frequentado) MEERBAR para frutos do mar (restaurante na Neuer Zollhof 1 em Medienhafen) e o descontraído CURRY (espécie de fast food típico alemão na Hammer Str.2). Meu clima estava mais para uma cerveja Alt com o clássico alemão: salsicha com curry (currywürst). Não gastei mais do que 7 euros e foi a combinação mais do que perfeita. Vai com tudo, mergulha na cultura alemã se atira na currywurst !  

O almoço perfeito: bom e barato. E clássico!

O almoço perfeito: bom e barato. E clássico!

O ambiente do Curry. Perfeito para quem está suando e pedalando, certo?

O ambiente do Curry. Perfeito para quem está suando e pedalando, certo?

7.   D E S C A N S O   O U   C O M P R AS  ?

Depois do almoço, a pedida era se atirar em várias áreas verdes às margens do Reno (de Altstad à Medienhafen) ou se entregar às compras na boulevard mais movimentada de luxo da Alemanha: KÖNIGSALLEE (apelidada de “Kö” pelos moradores). O eixo principal de compras está situado a partir da Altstadt (Cidade Velha) via Königsallee e por todo o caminho até a Schadowstrasse. A FONTE DE NETUNO no eixo central do fosso, por onde correm as águas do rio Düssel que divide a Königsalle, é o cartão postal da avenida. Em uma de suas extremidades, localiza-se uma das áreas arquitetônicas mais impactantes de Düsseldorf, o moderno complexo “KÖ-BOGEN” (adorei esse lugar!!!).  Por lá, lojas exclusivas como a Apple, cafés e restaurantes charmosos fazem a alegria dos freqüentadores que ainda contam com a paisagem verde e relaxante do PARQUE HOFGARTEN em frente ao local. Foi em Kö-Bogen que me estiquei um pouco e descansei até a hora da cerveja!

Na área de compras luxuosas (via Königsallee e por todo o caminho até a Schadowstrasse), a fonte de Netuno no eixo central

Na área de compras luxuosas (via Königsallee e por todo o caminho até a Schadowstrasse), a fonte de Netuno no eixo central

Compras, café, design e relax, esse é o lugar perfeito: Kö-Bogen

Compras, café, design e relax, esse é o lugar perfeito: Kö-Bogen

A área gostosa apelidada de Kö

A área gostosa apelidada de Kö

Amei essa área de Kö

Amei, amei, Kö!

 

8.   F I M   D E   T A R D E ,  H O R A   D A   C E R V E J A   A L T

Por mais turístico que o programa possa parecer, a qualquer momento do dia, principalmente a partir das 17h, é imprescindível agendar uma paradinha nas animadas mesas cercadas de árvores da calçada da cervejaria UERIGE (Berger Strasse 1). Eu acabei passando por lá sem querer no fim de tarde e me surpreendi com o astral do lugar. Ninguém come nada, só bebe. Aliás, bebe muito a cerveja símbolo de Düsseldorf, a “Alt!!!!! Na tradução, “alt” significa “velho, pois identifica o antigo método de alta fermentação de fabricar a cerveja. Aliás, Düsseldorf é reconhecida como a guardiã do velho estilo alemão de fazer cerveja. Para quem deseja mergulhar no mundo da Altbier, a dica é pegar o tour guiado “Altbier Safari”. O passeio deve ser agendado no Centro de Informações Turísticas de Düsseldorf ou online e custa por volta de 22 euros.

E tudo acaba em cerveja, claro. E por aqui tem que ser uma Alt

E tudo acaba em cerveja, claro. E por aqui tem que ser uma Alt

O astral das mesas ao ar livre no fim de tarde no BierGarten da Uriege

O astral das mesas ao ar livre no fim de tarde no BierGarten da Uerige

Depois desse longo e maravilhoso dia, fui descansar no hotel ultracharmoso que eu estava hospedada (veja aqui o post) entre o Rheinpark e o Hofgarten. Retornando de bike, ainda deu tempo de admirar um fim de tarde espetacular pelas margens do Rio Reno (anote o local: um quiosque simpático próximo à ponte de Oberkasseler brücke e o Tonhalle). Não tive tempo de conhecer a “Little Tokyo” da Alemanha. Em Immermannstraße – área de próxima a Estação Central de Trem de Düsseldorf (HBF) – está situada a terceira maior colônia japonesa da Europa. Mas quem sabe eu ainda volto para descobrir mais a cidade? Dar outra volta de bike? Torcer pelo Fortuna Düsseldorf? Adorei!!

margens do Reno próximo ao Parque de

margens do Reno próximo à ponte de Oberkasseler brücke e o Tonhalle

Dusseldorf fim de tarde

Cerveja no fim de tarde no Reno

Curtiu a cidade ? Confira mais fotos ….

 + DICAS DE DÜSSELDORF NO CAFÉ VIAGEM

ROTEIRO COMPLETO DE DUSSELDORF DE BIKE

COMPRAS EM DÜSSELDORF

DICA DE HOTEL CHARMOSO EM DÜSSELDORF

ONDE COMER EM DÜSSELDORF

unnamed-1
SAIBA MAIS

 

DÜSSELDORF | ALEMANHA
Confira aqui e aqui onde alugar a sua bicicleta em Düsseldorf.
Mapa com endereços e percurso percorrido neste roteiro, veja aqui!
Site oficial do Turismo alemão em português: www.germany.travel/pt
Fanpage: AlemanhaPaisTuristico
Site oficial de turismo em inglês: www.duesseldorf-tourismus.de
Fanpage: /VisitDuesseldorf
Info e ingressos: welcome@visitduesseldorf.de

DICA: Düsseldorf Card – cartão que oferece ao turista (pelo valor de 9 euros – 24 horas ) viagens nos transportes públicos da cidade, e descontos nas entradas dos museus, das atrações turísticas e das atividades de entretenimento. Saiba mais em: www.duesseldorf-tourismus.de/en/duesseldorfcard

⊗  SITES DE PARCEIROS DO BLOG PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM  

RESERVE O SEU HOTEL EM DÜSSELDORF PELO BOOKING.COM | facilidade de ofertas nas tarifas e cancelamento grátis na maioria dos quartos

REAL SEGURO VIAGEM  | site de confiança que busca as melhores ofertas das melhores empresas de seguro de viagem

ALUGUEL DE CARRO COM A RENTAL CARS |  site que faz a busca, entre as melhores locadoras de veículos, e indica o melhor preço

PROMO PASSAGEM AÉREA COM VOOPTER | buscador gratuito que além de pesquisa de passagens aéreas e hotéis que compara todos os preços encontrados na internet

no seu email


*SOBRE A VIAGEM

Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Alemanha a convite do
 Turismo da Alemanha. Foi selecionada para o circuito “lifestyle & shopping” de Colônia-Düsseldorf-Frankfurt. Despesas de transporte terrestre, hotéis e parte da alimentação foram pagos pelo programa. Contudo, a experiência acima faz parte de suas descobertas pessoais durante a viagem!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá.
    Por favor, sabe me informar onde posso alugar uma bike em Dusseldorf por até 30 dias?
    Vou fazer uma viagem de bike na Alemanha começando por Dusseldorf.
    Obrigado.
    Luis Andrade

  • Q coisinha chique essa tua página !!!!
    Maravilhosas informações, fotos e dicas..vai ser muito útil !!
    Parabéns.

  • Alexandra, me tira uma dúvida. Tu fizeste o passeio de bike com um guia só para você ou tem algum lugar que posso fazer em grupo, só tenho algumas horas em Dusseldorf e queria aproveitar o máximo possível com custo baixo.
    bjs.

  • Oi Alexandra, tudo bem?

    quero ver se tu consegue me ajudar com uma dica. Teremos uma conexão de 6 horas e 40 minutos em Dusseldorf. Eu amo conexões longas e sempre que posso fujo do aeroporto para dar uma volta. Como estaremos em 4 pessoas, até pra pegar taxi fica mais em conta.
    Tu achas que conseguimos sair do aeroporto e dar uma voltinha com esse tempo?

    Muito obrigada

DEIXE SEU COMENTÁRIO