Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

El Enemigo entre amigos – um banquete harmonizado em Mendoza

O almoço harmonizado na El Enemigo de Alejandro Vigil em Mendoza foi a experiência enogastronômica mais incrível que tivemos em Mendoza na Argentina. Sem dúvida, deve estar no topo da sua lista de lugares para brindar e comer com amigos em Mendoza. Não só pelos vinhos maravilhosos ou pelo fantástico menu em quatro etapas, mas principalmente (e se você tiver sorte) pela presença ilustre do proprietário da casa e nome de peso do vinho argentino, Alejandro Vigil.

El Enemigo Mendoza

E quem é Alejandro Vigil? Alejandro é enólogo principal da vinícola Catena Zapata, engenheiro agrônomo (mestre dos solos) e apontado como um dos profissionais mais talentosos da vitivinicultura argentina. O projeto El Enemigo (Bodega Aleanna) começou em 2008 em parceria com a filha mais nova de Nicolas Catena, a historiadora Adrianna Catena. Atualmente  El Enemigo produz 100 mil garrafas, sendo que o Cabernet Franc representa 70% da produção. Bonnarda e Chardonnay são outros destaques da El Enemigo.


Procurando hotel em Mendoza?
Não deixe de conferir o post com as melhores indicações de hotel em Mendoza  no centro e nos vinhedos 

Alejandro Vigil, o popstar do vinho na argentina

Alejandro Vigil é uma espécie de enólogo popstar da argentina, o Messi dos vinhos. Porém engana-se quem pensa que por ser uma celebridade do vinho Alejandro não se aproxime dos reles mortais amantes da bebida. Alejandro Vigil é extremamente comunicativo, simpático, autêntico, tem um estilo despojado e excêntrico (sempre de camiseta e jeans) e demonstra ser extremamente apaixonado pelo que faz. Quem tem a chance de conhecer Alejandro pessoalmente se encanta. E brinda!

El Enemigo de Alejandro Vigil

brindando entre amigos com El Enemigo Alejandro Vigil : vinhos fantásticos e almoço harmonizado divino

Alejandro Vigil Bodega El Enemigo

A Casa El Enemigo de Alejandro Vigil

A bodega e restaurante El Enemigo funcionam na própria casa de Alejandro Vigil onde ele vive com a esposa e filhos pequenos. Ou seja, tudo em casa, tudo entre amigos.almoço na El Enemigo em Mendoza

Um belo jardim com vários recantos já conquista o visitante. A bodega tem inspiração na Divina Comédia de Dante Alighieri. Alejandro é apaixonado pela obra e prestou a sua homenagem no espaço que também tem a horta da família e o restaurante.

El Enemigo de Alejandro Vigil

as esculturas na boega El Enemigo

Falando em família, vale contar que a El Enemigo é uma vinícola kids friendly em Mendoza com brinquedos no jardim para as crianças e menu kids.

Mesmo sem sol, nosso dia por lá foi iluminado. Uma mesa para 10 pessoas estava reservada para o nosso almoço em um ambiente com vitrais coloridos e com atendimento sempre muito atencioso.

Como é o almoço harmonizado da El Enemigo

O menu é servido em quatro passos e há opções de pratos para cada etapa. A cozinha do talentoso Chef Santiago Maestri e sua equipe impressiona. Da salada à costela que se desmanchava, tudo foi digno de aplausos. Pratos com uma apresentação exemplar e bem servidos, um verdadeiro banquete de sabor. As ervas aromáticas, os produtos regionais e carnes argentinas são parte da essência da cozinha da El Enemigo.

almoço El Enemigo Alejandro Vigil

Iniciamos com o couvert com pães especiais e pastinhas que estava maravilhoso. Dos Deuses!

Como estávamos entre 10 amigos, provei um pouco de cada prato que foi sendo servido. Destaco entre as entradas, a de molleja e a de ovo poché.

melhores vinícolas de Mendoza

a entrada de molleja da El Enemigo – simplesmente di-vi-na

Casa Vigil El Enemigo Mendoza

a entrada de ovo poché

El Enemigo de Alejandro Vigil
Como prato principal havia opção de carne de porco com molho agridoce, peixe , cordeiro e a costela.  Todos estavam maravilhosos, mas a costela (que não era o prato mais bonito) foi a campeã de elogios. Teve gente à mesa que até lambeu e roeu o osso .

Entre os pratos principais da cozinha da Casa El Enemigo, a carne de porco,

Casa Vigil El Enemigo Mendoza

Entre os pratos principais da cozinha da Casa El Enemigo, a carne de cordeiro

almoço El Enemigo Mendoza

E o prato campeão em elogios à mesa da Casa El Enemigo, a costela

Já no quesito sobremesas, difícil eleger a melhor. Mas o petit gâteau surpreendeu com sua calda de espuma leve e saborosa.

Para quem quis experimentar algo típico da região, a opção era o potpourri de doces e queijos.

 

Ao final da refeição, fiz questão de fotografar o Chef da cozinha da Casa El Enemigo (Santiago Maestri ) e sua equipe. Foi um banquete harmonizado inesquecível.

Chef El Enemigo Mendoza

Chef Santiago Maestri, ao centro, e sua equipe da cozinha da El Enemigo de Mendoza

Brindando com vinhos El Enemigo

Foi o próprio Alejandro em pessoa que nos serviu e apresentou os vinhos do almoço harmonizado – um vinho melhor do que o outro a acompanhando cada prato. Perdi as contas de quantas vezes brindamos com ele ou o vi brindando com clientes das outras mesas.

Alejandro Vigil Bodega El Enemigo

Não tenho certeza se Alejandro está sempre por lá, mas como era sábado imagino que nesse dia seja mais fácil de encontrá-lo pela bodega. Fica a dica!

Eis a sequência de vinhos servidos no nosso almoço harmonizado:

El Enemigo Malbec
El Enemigo Cabernet Franc
Gran Enemigo Blend (maravilhoso, com especiarias e frutas de todas as cores, pede prato de carnes grelhadas)
Gran Enemigo Gualtallary Single Vineyard (com altíssima pontuação de 97 no Guia Descorchados 2017)
PS: os vinhos da El Enemigo dispensam apresentações, são todos maravilhosos !!

El Enemigo de Alejandro Vigil

Quanto custa a experiência na Casa Vigil ou El Enemigo de Mendoza ?

O valor para o menu de quatro passos do almoço fica por volta de $540 pesos argentinos  (em torno de R$ 115 reais em março de 2017). Para quem está com crianças, tem a opção de menu kids por $280 pesos argentinos. A El Enemigo também oferece menu harmonizado para jantar com um preço um pouco mais elevado. As degustações dos vinhos variam de preço de acordo com os rótulos escolhidos. Parte de $195 pesos argentinos e vai até $850.

Nosso valor do almoço e degustação na El Enemigo foi fechado em um pacote para grupo com o nosso guia da Vendimia Wine Tours.

Ao término da refeição, demos uma volta pela propriedade, conhecemos a vinícola e fizemos compras na loja, é claro. Impossível não levar na mala um Gran Enemigo para beber entre amigos. 

O Gran Enemigo Gualtallary é a grande compra para fazer em Mendoza pois é muito difícil encontrar no Brasil. Um topstar para a sua adega. A gente levou a nossa garrafa!

Efeito El Enemigo…

Saímos tão ” felizes” da Casa de Alejandro Vigil que insisti para tirarmos umas fotos do grupo pelas lindas arborizadas ruas ao redor da vinícola (onde tivemos que cuidar os carros!). Chamamos toda essa animação do grupo de ” efeito El Enemigo”   …

O estadinho do grupo pós almoço e visita El Enemigo !

Vai por mim, esse lugar, esse vinho e esse almoço harmonizado são imperdíveis em Mendoza!

Dica bônus: vale a pena seguir o instagram de Alejandro Vigil : @alevigilmalbec 

 

 

SAIBA MAIS

CASA EL ENEMIGO (BODEGA ALEANNA)
Alejandro Vigil
Videla Aranda, 7008
Maipu Mendoza,Argentina
Tel.: +54 261 413 9178

Aberto segunda a sábado para visitas, degustações e almoço. Domingo abre somente para visitas
Reservas: constanzah@enemigowines.com
facebook.com/casaElEnemigo

Site enemigowines.com 

 ——————————————

ENCONTRE O SEU HOTEL EM MENDOZA
Clique aqui e consulte as ofertas do Booking.com
 que além das tarifas econômicas tem a facilidade de reserva com cancelamento grátis para a maioria dos quartos. Ou veja neste post a nossa lista de recomendações de hotel em Mendoza

Vai para Argentina? Não esqueça o seguro viagem

Em nossa viagem a Mendoza, fizemos o seguro no  SITE DA  REAL SEGURO VIAGEM .  O site faz a cotação entre melhores empresas e busca o melhor preço entre os planos de seguro.

 

+ Dicas de Mendoza no Café Viagem

 

POST ÍNDICE: Guia Mendoza- todas as dicas de Mendoza e posts do Café Viagem sobre o destinos

ONDE FICAR: MELHORES HOTÉIS EM MENDOZA : no centro e nos vinhedos

ROTEIRO MENDOZA ENTRE AMIGOS : nosso roteiro completo de vinícolas, restaurantes, passeios e hotel

QUEM LEVA : dica de transporte e guia para passeios vinícolas Mendoza

ONDE COMER EM MENDOZA: dicas de restaurantes, vinícolas e cafes 

ROTEIRO MENDOZA A DOIS – roteiro feito no inverno

 

——– VINÍCOLAS EM MENDOZA: 

ACHAVAL FERRER  – visita e degustação (Vale de Uco)

CATENA ZAPATA  – visita e degustação (Luján de Cuyo)

SUSANA BALBO   – almoço harmonizado (Luján de Cuyo)

BODEGA NORTON    a experiência incrível de enólogo por um dia (Luján de Cuyo)

BODEGA EL ENEMIGO  – visita e almoço harmonizado na bodega de Alejandro Vigil, enólogo da Catena (Maipú)

PULENTA ESTATE – visita e degustação sensorial (Luján de Cuyo)

ANDELUNA – visita e degustação  (Vale de Uco)

BODEGA LA AZUL– visita e almoço harmonizado  (Vale de Uco)

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Boa tarde, meu nome é jane benck e sou fã do blog. amante de viagem, vivo consultando as dicas do blog. estamos indo a mendoza e gostaria de saber se posso contar com os serviços de uber para locomoção, inclusive para as bodegas, até as mais distantes, como as que estão localizada no vale do uco. se puderem me ajudar…com essa informação. não vou contratar transfer porque fica muito limitado e trnasfer particular achei caro demais. aguardo retorno se possivel

DEIXE SEU COMENTÁRIO